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A importância do relatório de atendimento ao cliente na satisfação do consumidor
Douglas da Silva
Web Content & SEO Associate, LATAM
Você já deve ter ouvido por aí que um cliente mal atendido, muito provavelmente se torna um cliente perdido. Por isso, apostar em estratégias como o relatório de atendimento ao cliente, ajuda uma empresa em crescimento a avaliar seus atendimentos e a satisfação gerada por eles.
Administrar a expansão de uma empresa não é uma tarefa fácil, tudo precisa ser planejado para que nenhuma informação se perca durante essa jornada. Dessa forma, ter ferramentas que auxiliem no gerenciamento de dados, facilita a vida dos colaboradores, reduz erros humanos e ainda potencializa os atendimentos.
Em nosso relatório mais recente sobre as tendências da experiência do cliente, identificamos que dentre os 45 mil clientes pesquisados, 74% se declararam fiéis a uma determinada marca ou empresa, e 52% fizeram o possível para comprar com sua marca favorita.
A fidelização de um cliente muito tem a ver com a qualidade do atendimento, principalmente quando levamos em conta que 52% dos consumidores valorizam a experiência oferecida por uma marca, fazendo o possível para sempre consumir de suas marcas favoritas.
Por isso, contar com um relatório de atendimento ao cliente é tão importante, considerando que o acompanhamento das solicitações de um consumidor, e a oferta de soluções ágeis podem determinar ou não o fechamento de uma venda.
Qual a utilidade de um relatório de atendimento ao cliente na prática?
Um relatório de atendimento ao cliente é uma ferramenta que armazena todas as informações relacionadas a atendimentos realizados.
Antigamente, esse tipo de relatório era feito em planilhas, que reuniam todas as informações de atendimento. Hoje em dia, ferramentas automatizadas de CRM possibilitam o armazenamento desses dados, facilitando muito a vida das empresas.
Através desse relatório é possível identificar:
quantos atendimentos foram realizados;
qual o número de abertura de tickets;
quantos tickets foram resolvidos;
o tempo médio de respostas para os clientes;
o tempo médio da resolução de problemas;
- a satisfação dos clientes;
e muito mais.
A análise dessas informações ajuda na identificação de pontos fortes e fracos de equipes de atendimento, dando suporte para que os líderes consigam guiar seus liderados para alcançar sempre o melhor atendimento.
O que é um ticket?
Trata-se da transformação de chamados de atendimento ao cliente em uma numeração, essa numeração é criada por um sistema de abertura de tickets, e com essa numeração o cliente consegue dar continuidade a um atendimento, e a equipe de atendimento consegue identificar todas as interações que já aconteceram com aquele cliente.
Um bom relatório de atendimento deve possibilitar a abertura de tickets, isso facilita muito os processos de atendimento, diminuindo registros duplicados de informações, organizando todos os dados, e economizando tempo da equipe de atendimento e dos clientes, que não precisam ficar se repetindo.
Entendendo a relação entre relatório de atendimento ao cliente e relatório CRM
Um relatório de atendimento ao cliente faz parte de um relatório CRM. Parece complexo, mas quando você entende que a Gestão de Relacionamento com o Cliente precisa analisar vendas, campanha e clientes, automaticamente fica subentendido que o atendimento ao cliente compõe algo maior, que é CRM.
O relatório CRM é um relatório estratégico e analítico, que dá uma visão ampla de todos os processos que envolvem o relacionamento de uma empresa com seus clientes. Ele avalia a questão do atendimento, mas não só isso.
Através do relatório CRM é possível avaliar desempenho, follow-up de vendas, relacionamento, planejamento estratégico, produtividade e outros quesitos importantes numa empresa.
Para entender mais, leia: Quais são os objetivos do CRM? Entenda como essa solução pode ajudar sua empresa.
O que não pode faltar em um relatório de atendimento ao cliente?
Tempo médio de atendimento
Essa métrica, conhecida também como TMA, é fundamental para determinar o tempo que um atendente precisa para solucionar um problema ou fechar um atendimento com um cliente.
Esse indicador mede a eficiência de uma equipe de atendimento, e quando avaliamos que os clientes gostam de ser bem atendidos, prezando a eficiência, identificar o TMA é muito importante para chegar na satisfação no atendimento ao cliente.
Para se aprofundar nessa métrica, leia: Tempo médio de atendimento (TMA): o que é e como otimizar o seu.
Índice de reclamações
Esse índice, que pode ser avaliado através do relatório de atendimento ao cliente, tem a ver com a qualidade do atendimento e serviço prestado por uma empresa.
Através do número de reclamações é possível modificar processos e ajustar falhas, o que ajuda a potencializar a satisfação no atendimento e também a evitar erros parecidos aos já registrados no futuro.
Tempo de resposta
A avaliação de um relatório permite que as empresas consigam identificar se suas metas de atendimento estão sendo alcançadas, e se a comunicação com os clientes está sendo rápida o suficiente.
Conseguir resolver dúvidas, solucionar problemas e principalmente fechar vendas pode estar ligado diretamente ao tempo de resposta da equipe de atendimento com o cliente.
Índice de satisfação do cliente
A experiência do cliente é o ponto chave de um atendimento considerado excelente. Ter informações que ajudem a entender quem são seus consumidores, são determinantes para a satisfação dos mesmos.
Nesse ponto, ter dados ligados a pesquisas de satisfação dos clientes ajudam as empresas a determinar onde estão acertando ou errando.
Entender a satisfação do cliente também ajuda a identificar possíveis problemas em equipes de atendimento, o que possibilita que as lideranças melhorem os pontos fracos de suas equipes, fortalecendo os pontos que potencializam a satisfação dos consumidores.
Como o relatório de atendimento ao cliente melhora a produtividade de uma equipe?
O monitoramento de informações de atendimento ao cliente, ajudam as empresas a identificar não só erros, mas também os principais acertos das equipes que lidam diretamente com os consumidores.
Tantas informações possibilitam aos líderes usar insights para estimular os resultados, sempre motivando a performance de suas equipes para alcançar soluções satisfatórias.
O reflexo da motivação é muitas vezes o aumento de produtividade. Portanto, usar relatórios de atendimento ao cliente pode melhorar não só os atendimentos, mas também o tempo produtivo dos atendentes de uma empresa.