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O que são SDK e API e como utilizá-los na sua empresa?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Um das principais características da transformação digital, incluí a inovação e o aprimoramento constante de novas tecnologias, e, nesse contexto, duas siglas chamam muito a atenção nos setores de TI das empresas, são elas: SDK e API, que quando utilizadas em sincronia, ampliam as possibilidades de comunicação dos negócios.

Para quem não sabe, SDK e API são ferramentas que auxiliam as empresas a otimizarem suas estratégias, tornando o uso da tecnologia muito mais prático e acessível, no entanto, por às duas estratégias terem funções que se misturam, acabam confundindo um pouco os profissionais de tecnologia.

SDK e API são fundamentais para o desenvolvimento de softwares modernos, e, apesar de serem ferramentas muito parecidas, essas estratégias são complementares, mas não iguais!

Para sanar as principais dúvidas sobre a aplicação dos SDKs e API, como, quais as diferenças dessas ferramentas, acompanhe esse conteúdo até o final!

O que é SDK?

SDK é a sigla que remete ao termo inglês “Software  Development Kit”, que, traduzindo para o português significa “Kit para Desenvolvimento de Software”, e é uma linguagem de programação do Android.

Trata-se de um conjunto de produtos e ferramentas, que, acompanhadas de instruções, auxiliam no desenvolvimento de novas funcionalidades para softwares que já existem.

Os SDKs, também conhecido como devkit, consistem em diversos recursos de desenvolvimento de códigos e gravações prévias, construídos em um ambiente integrado de desenvolvimento, que possibilita editar, escrever e finalizar a estruturas de aplicativos, ferramentas de debug e outras configurações.

Essa estratégia permite que os desenvolvedores melhorem seus aplicativos com mais funcionalidades, e permite que notificações push, anúncios e outras ferramentas sejam incluídas com muito mais facilidade aos aplicativos.

Assista o vídeo “SDK (DevKit) // Dicionário do Programador”, do canal Código Fonte TV, e aprenda o que é SDK de uma maneira mais leve de entende

De que o SDK é composto?

Os SDKs são ferramentas de desenvolvimento fundamentais para a execução de APPS, e geralmente, esse sistema são compostos por:

  • bibliotecas ou API — que são partes de códigos pré definidos, que permite aos desenvolvedores realizar tarefas comuns de programação na plataforma, sempre precisar refazer tudo do zero todas às vezes que as aplicações mudarem;
  • ambiente de desenvolvimento integrado — trata-se de um editor visual, que auxilia os desenvolvedores a projetar os layouts de elementos gráficos, e são muito comuns em SDKs de softwares móveis.
  • ferramentas — para ajudar os desenvolvedores a realizar tarefas como depuração, construção, execução e teste de aplicativos.
  • dentre outros.

Para que serve o SDK?

Para entender para que serve o SDK, é preciso saber que esse conjunto de ferramentas é direcionado às áreas de tecnologia e inovação das empresas, que têm o conhecimento adequado para lidar com elas, e então implementá-las nos sistemas do negócio.

Com isso, fica mais fácil definir que os SDKs servem basicamente para emular softwares desenvolvidos em outras plataformas, para serem utilizados no sistema Android, sendo ele a base que desenvolvedores utilizam para criar APPs para plataformas como o Google.

Basicamente, o SDK fornece ao desenvolvedor todos os componentes necessários para a criação de novas aplicações em suas plataformas, e são uma excelente solução de desenvolvimento, para empresas que apoiam seus negócios em inovações e mudanças do mercado.

Os SDKs reduzem a complexidade da criação e aprimoramento de aplicativos, e tornam a criação de processos padrões, como de assinaturas de autorizações, ou interpretações de mensagens SMS em idiomas ou plataformas nativas muito mais fáceis. 

É importante dizer que a função do SDK é muito confundida com a destinação de uso das APIs, por isso, neste artigo, explicaremos também o que é API, e quais as diferenças e aplicações de SDK e API.

Tipos de SDK

Existem diversos tipos de SDK, utilizados em diferentes funções no desenvolvimento de aplicativos móveis. Veja a seguir alguns desses tipos e exemplos de SDK.

SDK Analytics

São ferramentas utilizadas na análise de dados de comportamentos, caminhos e ações dos usuários. Bons exemplos de SDK Analitycs são o Google Analytics, o Facebook Ads, e também os relatórios gerados por plataformas de suporte e atendimento, muito usadas por empresas que avaliam seu relacionamento com os consumidores. 

SDK de monetização

São aplicativos desenvolvidos no intuito de gerar receita para as empresas, e, exemplos de SDK de monetização são as ferramentas de anúncios do Google e do Facebook, que facilitam que desenvolvedores, ou até mesmo leigos, distribuam suas publicidades, por meio de um aplicativo simples.

SDK Web ou SDK para linguagem de programação

Normalmente, esse tipo de SDK não é direcionado especificamente para aplicativos, mas sim para atender as necessidades de quem precisa de um kit de ferramentas em outras linguagens. Nesse caso, geralmente os programadores desenvolvem essa estratégia utilizando a linguagem Java Developer Kit (JDK), HTML, JSON, dentre outras.

O que é API? 

API – Application Programming Interface, que em português pode ser traduzida como “Interface de Programação para Aplicativos”, e é uma interface de comunicação entre aplicativos e seus componentes. 

Trata-se de um conjunto de padrões, bibliotecas com códigos, objetos, métodos, funções, rotinas e instruções de programação, que permitem o interfaceamento, ou, para simplificar, a comunicação eficiente entre softwares ou aplicativos diferentes.

Leia também: “O que é API? Vantagens e aplicações”.

Para que serve o API?

A principal função da API é evitar que um desenvolvedor precise criar e instalar diversas aplicações de recursos em um sistema ou aplicativo, pois, por meio do API eles podem criar estratégias que farão os softwares conversarem entre si, e com isso reduzir o tempo de integração de novas estratégias.

As funcionalidades da API facilitam a integração entre sistemas computacionais e outros dispositivos externos, e, com a expansão da computação em nuvem, as APIs se tornaram fundamentais para as empresas, que costumam utilizar plataformas de suporte e atendimento que utilizam as APIs em seus sistemas.

Tipos de API

Podemos dizer que existem quatro tipos de APIs. Confira quais são a seguir!

APIs públicas

As APIs abertas, conhecidas como APIs públicas, estão disponíveis para desenvolvedores e outros usuários de forma pública para o consumo e com restrições mínimas. Elas podem exigir registro, uso de uma chave de API ou OAuth, e podem também ser completamente abertos. 

Esse tipo de API é direcionado para usuários externos, e podem ser utilizados por meio de um Developer Portal, com documentação de suas APIs, ou mesmo uma chave para expô-las de forma pública.

Um exemplo de API pública é a do Google Maps, que expõe os dados de seu sistema para consumo externo de parceiros.

APIs privadas

As APIs internas, também conhecidas como APIs privadas, são utilizadas exclusivamente em sistemas internos de empresas. São direcionadas para melhorar a produtividade e a rentabilidade dos serviços.

APIs de parceiros

As APIs de parceiros são expostas por parceiros de negócios. Não são expostas de maneira pública, pois, precisam de direitos específicos para acesso. 

Assim como as APIs abertas, as APIs de parceiros são as mais visíveis e usadas para se comunicar além dos limites da empresa, porém, exigem um acesso exclusivo.

APIs compostas

As APIs compostas combinam vários dados ou APIs de serviço. São desenvolvidas usando os recursos de orquestração de API de uma ferramenta de criação de API. Eles permitem que os desenvolvedores acessem vários terminais em uma chamada.

As APIs compostas são úteis em um padrão de arquitetura de microsserviços em que você precisa de informações de vários serviços para executar uma única tarefa.

SDK e API: entendendo a relação e as diferenças

A maioria dos SDKs possuem tutoriais explicativos, que exemplificam a implementação de códigos, a fim de facilitar o trabalho dos desenvolvedores e programadores das empresas, e uma característica importante dessa ferramenta, é que ela possibilita o uso de APIs na integração de aplicativos.

Ou seja, um SDK pode incluir APIs em suas estratégias, e com isso facilitar o interfaceamento de diversos recursos de vários SDKs. Sendo assim, uma API pode permitir que diversos usuários utilizem recursos de uma plataforma, enquanto um SDK pode utilizar uma API para integrar várias ferramentas em um software.

Pode parecer complexo, mas, basicamente é o SDK a ferramenta onde os softwares podem ser desenvolvidos, porém, essa estratégia não faz a integração entre os códigos e programas criados, essa é a função da API, que precisa fazer parte do SDK para então poder integrar recursos entre SDKs.

Principais diferenças entre SDK e API

Podemos definir que as principais diferenças entre SKD e API são:

  • o SDK possibilita a criação de aplicativos, a API não;
  • a API possibilita a integração entre sistemas, o SDK não;
  • o SDK pode acoplar uma API em seus recursos, já a API não ter um SDK em suas funções.
  • um SDK é a ferramenta e parte do código do componente que o desenvolvedor cria, já o API é apenas uma interface para um serviço;
  • os SDKs possuem ao menos um API, pois, sem o API o SKD não consegue retransmitir informações.

Essas diferenças nos ajudam a entender o motivo do SDK ser chamado de kit de desenvolvimento de softwares, pois trata-se de uma ferramenta que permite que diversas outras aplicações e recursos sejam aplicados aos seus.

Benefícios de um SDK 

Após entender o que é SDK, é chegado o momento de identificar quais os benefícios que essa ferramenta pode trazer ao desenvolvimento de aplicativos, e principalmente ao desenvolvimento tecnológico das estruturas empresariais. Confira!

SDK integra funcionalidades de maneira rápida, e torna os ciclos de venda mais curtos

É essencial que a integração de um SDK seja rápida, eficiente e harmoniosa, e o resultado seja acessível não só para os desenvolvedores, mas também para os agentes e clientes que terão acesso ao conteúdo. 

Além disso, os SDKs ajudam os aplicativos a ter um melhor desempenho e ser mais estáveis, permitindo que os desenvolvedores incorporem novos recursos e atualizações em primeira mão. 

SDK tem suporte de backup que garante uma implantação mais rápida e eficiente

Um aplicativo utiliza em média 19 mil SDKs externos, e esperar que desenvolvedores codifiquem tudo isso todas as vezes que precisarem atualizar algo, é uma grande perda de tempo.

Por isso, existem muitos SDKs pré-existentes, que aceleram o trabalho dos programadores, e tornam a implementação de estratégias digitais muito mais fáceis e rápidas, e, além de tudo, ainda podem ser personalizadas, e, ainda, são mais baratas do que criar um SDK.

Maximiza a credibilidade da marca e o alcance do público

Um aplicativo de alto desempenho compatível com um kit de ferramentas SDK tem uma grande chance de ser publicado primeiro no Google Play e na App Store.

Existem cerca de 2,2 milhões de aplicativos eficientes no Google Play (loja de aplicativos Android) e mais de 2 milhões de aplicativos em execução na loja de APPs da Apple. Se o seu aplicativo não for eficiente e recomendável o suficiente, é provável que ele se perca.

Além disso, o SDK aumenta a evidência do seu produto, melhorando as oportunidades de ferramentas de terceiros se integrarem ao seu APP, levando a uma melhor exposição e maior credibilidade da marca.

Permite um melhor controle da marca que ajuda a eliminar erros

Após implantar uma ferramenta SDK, sua empresa consegue controlar melhor os componentes da interface de usuário que se integram a outros aplicativos.

Esse controle permite que os desenvolvedores regulem não apenas como o produto funciona com aplicativos de terceiros, mas também como ele se parece e fornece uma experiência de usuário. 

Outro ponto positivo é que um aplicativo móvel compatível com o kit de ferramentas SDK permanece protegido de atividades fraudulentas ou de interferência. No geral, oferece uma experiência de usuário ininterrupta. 

Cria uma experiência de aplicativo personalizada para seus usuários

Um conjunto de ferramentas e funcionalidades úteis pode aumentar de forma acessível a versatilidade de seu aplicativo. O SDK permite que você forneça uma experiência de aplicativo única, mais relevante e personalizada para os usuários de seu aplicativo.

Uma experiência de aplicativo personalizada invariavelmente aumenta a retenção do aplicativo e o comportamento móvel. 

SDK e API do Zendesk para atendimento ao cliente, como incorporar em seu atendimento

A plataforma de suporte da Zendesk, é um diferencial e uma solução completa e de atendimento para empresas que pretendem oferecer boas experiências para seus clientes.

Com isso, contar com o Zendesk para atendimento ao cliente também em aplicativos para dispositivos móveis, é uma maneira de ampliar a capacidade de relacionamento dos negócios.

Os SDK do suporte do Zendesk, foi desenvolvido para sistemas operacionais iOS e Android, e permite que os usuários:

  • naveguem e pesquisem na base de conhecimento da central de ajuda de dentro do aplicativo, sem usar o navegador para dispositivos móveis;
  • criem tickets no aplicativo;
  • visualizem e comentem em tickets existentes do aplicativo, sem ter que mudar para o e-mail.

Além disso, as APIs do Zendesk são organizadas em REST, e têm URLs orientadas para recursos previsíveis, aceitando corpos de solicitações codificadas por formulários, retomo de respostas codificadas por JSON e isa códigos de respostas HTTP padrão, autenticação e verbos.

Para entender como integrar todos os softwares do Zendesk para atendimento ao cliente omnichannel, usando os SDKs e APIs da Zendesk, confira o vídeo abaixo, e conheça mais sobre a ferramenta!

Para saber mais sobre as possibilidades que o SDK e API da Zendesk para atendimento ao cliente oferece, comece hoje mesmo a testar essa ferramenta!

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