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Artigo 6 min read

SMarketing: o que é e como ele pode ajudar sua empresa?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 15 julho 2022

Já imaginou a sua empresa ter um alinhamento harmônico entre as equipes de marketing e vendas? Se você acha que essa situação é um sonho, provavelmente ainda não conhece o que é SMarketing.

As práticas que geram a união entre os times com foco em aprimorar processos e garantir resultados escaláveis têm sido bastante difundidas entre as empresas. Afinal, os objetivos são alcançados mais rápido quando há o trabalho em conjunto entre marketing e vendas.

E isso acontece por meio de uma comunicação eficiente, contínua e transparente e com o compartilhamento de dados e informações.

Ficou curioso? Quer entender melhor o que é SMarketing e seus benefícios e ainda conferir algumas dicas de como implantar essa metodologia no seu negócio? Continue a leitura!

O que é SMarketing?

O nome realmente pode causar um certo estranhamento. Mas, na verdade, ele é apenas a junção das palavras sales (vendas) e marketing que define um método de trabalho que integra totalmente esses setores.

A ideia é deixar as rivalidades e a competitividade entre as equipes no passado. E mostrarem, na prática, que elas têm um poder imenso nas mãos: vender mais e melhor.

Por exemplo: a equipe de marketing cria e divulga campanhas para atrair e reter leads em potencial. O time de vendas atua após essa captação, segmentando os perfis de leads e investindo em técnicas de vendas para construir um relacionamento longo e frutífero.

Essa integração completa não acontece da noite para o dia e requer alguns passos para conquistar a fluidez do trabalho. Mas, saiba que, quanto antes a sua empresa aprender o que é SMarketing e como implementar essas práticas internamente, melhor vantagem competitiva ela terá frente aos concorrentes.

Vantagens do SMarketing

Como já adiantamos aqui, as vantagens de adotar o SMarketing no seu negócio são muitas! Listamos abaixo as principais para você entender toda a potência dessa metodologia corporativa.

  • otimização do funil de vendas;

  • previsão de vendas e de crescimento mais precisa e confiável;

  • melhor definição da persona do negócio;
  • campanhas mais direcionadas e efetivas;

  • aumento da taxa de conversão;

  • mais argumentos contra objeções;
  • melhor visualização de oportunidades;

  • torna o trabalho muito mais estratégico, baseado em dados reais;

  • promove uma maior integração de dados em sistemas inteligentes, como o CRM de vendas;

  • une habilidades e talentos diferentes, permitindo soluções mais criativas.

Continue aprendendo: 8 tipos de funil e suas principais diferenças

Como implantar o SMarketing na sua empresa?

Depois de entender o que é SMarketing e quais benefícios ele gera ao seu negócio, vamos acabar com a sua ansiedade e mostrar um passo a passo completo para implantar esse método na sua organização.

Uma ótima notícia ao compreender melhor o que é SMarkerting é: ele pode ser adotado por empresas de diversos tamanhos e setores! Isto é, se sua companhia possui áreas pequenas, médias ou grandes de marketing e vendas, não é um problema. O SMarketing é sempre solução.

Mas, por outro lado, a aplicação desse conceito na prática é um processo de médio a longo prazo, já que muitas arestas precisam ser alinhadas e direcionadas.

Até porque, antes de colocar em prática, é necessário todo um processo de entendimento das etapas de trabalho, com entrevistas e pesquisas com colaboradores de ambos os times, divisão mais clara de atuação, definição de metas, objetivos e estratégias, entre outros detalhes para buscar o verdadeiro equilíbrio.

Vamos entender melhor como agir para tornar essas áreas ainda mais complementares? Veja quais são os primeiros passos:

  • determinar metas e objetivos iguais ou parecidos entre os setores;
  • melhorar a comunicação entre equipes sobre o andamento das atividades;

  • definir quais são as personas do negócio;

  • estabelecer quais métricas e indicadores serão avaliados constantemente;

  • tornar ambos os times voltados para números, dados e mensurações.

Agora, confira outros aspectos que precisam ser otimizados ou alterados dentro da empresa.

1. Estímulo do respeito e da colaboratividade entre equipes

 Antes de iniciar qualquer processo de alinhamento e trabalho em conjunto de equipes, é preciso trazer a importância de uma atuação colaborativa, respeitosa e amigável.

Para que o SMarketing funcione de verdade é fundamental que os times de marketing e vendas entendam que possuem o mesmo objetivo e qual o papel de cada um para alcançá-lo.

Além disso, destacamos a relevância de gestores apresentarem com clareza e objetividade as estratégias sugeridas, afinal, uma equipe não entende como funciona o trabalho da outra. Trazer esse conhecimento para ambas ajuda a criar empatia e conexão com os outros colaboradores.

2. Investimento na cultura orientada a dados

Só é possível mensurar o resultado de alguma ação se puder medi-lo. Logo, é necessária a mudança de paradigma para ser mais data driven.

Com uso de CRM de vendas completo, que organize informações e forneça insights interessantes, o trabalho se torna mais objetivo, analítico e eficiente. Já que dá para mudar a estratégia caso algo não desempenhe conforme o esperado.

Essa cultura orientada a dados traz muitas vantagens a qualquer tipo de organização, como aumento de produtividade, previsão de vendas mais certeira e análise profundas que mostram problemas, oportunidades e tendências de negócios.

Dica: criar metas possíveis de alcançar e bem-definidas: aumento de 20% da captação de leads, aumento de 30% da receita em um mês, entre outras.

Custo de um CRM de vendas: como justificar o sistema?

3. Alinhamento das etapas do funil de vendas e de marketing

Por que as equipes de marketing e vendas trabalham com um funil diferente um do outro? O trabalho delas se complementam e é preciso padronizá-lo.

Ao compreender o que é SMarketing percebe-se que é preciso uma padronização e integração de todos os processos operacionais para que o método seja um sucesso. O CRM de vendas facilita muito esse contexto, já que ele realiza todas essas atividades em um só lugar.

Além desses aspectos a serem trabalhados, há outros fatores que impactam a qualidade da implementação do SMarketing, como:

  • criação de um SLA (Acordo de Nível de Serviço) entre marketing e venda;
  • integração completa de ferramentas e softwares utilizados.

Entendeu o que é SMarketing e como ele pode ajudar a sua empresa a vender mais e melhor? Além disso, ele cria uma maturidade operacional que será base para outras integrações dentro do negócio.

Quer saber como funciona essa integração na prática? Faça um teste gratuito do CRM de vendas da Zendesk e veja como ele aumenta as conversões e aprimora todos os processos corporativos.

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