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Artigo 7 min read

6 ações de marketing de relacionamento para seu negócio

Última atualização em 16 fevereiro 2022

As ações de marketing de relacionamento não servem apenas para atrair mais consumidores, mas na realidade ela favorece a manutenção e recorrência dos clientes para sua empresa e, por isso, é tão importante quanto as demais técnicas de marketing do mercado.

Manter um bom relacionamento com seu público vai além de fornecer um bom produto, ou seja, envolve se importar genuinamente com as suas dores e dúvidas, fornecer um bom atendimento e também marcar presença nos meios digitais de comunicação.

Mas como é possível utilizar as ações de marketing de relacionamento em seu negócio? Afinal, o que é marketing de relacionamento e quais etapas precisam ser seguidas para ter sucesso na prática? 

Veja a seguir como criar essa estratégia e tirá-la do papel em poucos passos. Continue a leitura!

O que é marketing de relacionamento?

Marketing nada mais é do que a arte de criar, explorar e entregar tudo que contempla a satisfação e necessidades do seu cliente, seja por meio de seus produtos ou serviços. Então, o marketing visa conquistar consumidores e chamar atenção para o seu mercado.

No modelo de marketing de relacionamento não é diferente, já que seu objetivo é tornar técnicas comuns em estratégias que promovem o relacionamento com os clientes, tornando essa relação benéfica para os dois lados.

Portanto, o marketing de relacionamento consiste em promover a interação dos parceiros, clientes e colaboradores, visando o engajamento com seu negócio, destacando os valores e visão da empresa, além de promover um diferencial da concorrência.

Podemos citar como exemplo clássico dentro das ações de marketing de relacionamento o programa de fidelização, já que ele é fácil de implementar em qualquer setor e promove o relacionamento a longo prazo com seu público, atraindo diversos olhares para sua marca.

6 principais etapas do marketing de relacionamento ao cliente

Agora que você compreendeu que o que é marketing de relacionamento, e como esse conjunto de ações podem construir e propagar uma marca, seja na prospecção de novos clientes, fidelização dos antigos e até criando autoridade no mercado, acompanhe as seis principais etapas do marketing de relacionamento:

  1. Conheça seu público

  2. Mantenha o CRM atualizado

  3. Personalize o atendimento

  4. Planeje as estratégias

  5. Use a automação de marketing

  6. Avalie os resultados

Lembre-se de que esse modelo não estabelece uma estratégia correta, mas na verdade você pode contar com metodologias do marketing digital, inbound marketing, marketing de conteúdo e muitos outros para isso.

As ferramentas também variam e por isso é necessário identificar como seu público-alvo interage com a sua empresa, definindo o melhor lugar para aplicá-lo de acordo com suas ações, tanto online quanto offline.  

Acompanhe as seis principais etapas do marketing de relacionamento ao cliente para você aplicar ainda hoje em sua empresa!

Conheça seu público

O primeiro passo antes de implementar quaisquer ações de marketing voltadas ao relacionamento com o cliente é conhecer seu público-alvo. Como já dito, é preciso identificar onde ele está presente para utilizar o meio a seu favor.

Essa não será uma tarefa difícil se você já fez a criação de persona, utilizou para outras estratégias ou até mesmo criou alguma identidade para sua marca. Entretanto, caso o público-alvo não tenha sido definido ou precise atualizar, comece por aqui sua jornada.

Um exemplo prático para definir o cliente ideal é utilizar o método de buyer persona, que é baseada em dados reais sobre comportamento, combinados com características demográficas dos seus clientes.

Mantenha o CRM atualizado

Vamos supor que você decida hoje implementar as ações de marketing de relacionamento definidas pela sua equipe comercial. Sua lista de prospecção e de clientes está atualizada? 

Para conseguir medir a efetividade dessas ações é necessário entender quem entra em contato com frequência e se essas pessoas estão alinhadas com a buyer persona definida pela marca.

Por exemplo, se decidir utilizar o e-mail marketing para nutrir o relacionamento com esses clientes e a base não estiver organizada, não é possível definir a linguagem a ser utilizada ou calcular com eficiência a taxa de abertura de e-mails, por exemplo.

Lembre-se de que para toda e qualquer ação de marketing funcionar, as etapas precisam ser cumpridas e os dados precisam ser reais. Então, mantenha sua base no CRM sempre atualizada e evite desgastes com clientes desinteressados.

Veja também: Higienização de dados: o que é e 7 boas práticas para realizá-la

Personalize o atendimento

O grande destaque de uma empresa é o atendimento e, não à toa, essa é uma das ações de marketing de relacionamento que mais são utilizadas no mercado. Isso porque os clientes estão cada vez mais exigentes e com urgência, o que torna um diferencial aquelas empresas que possuem um bom atendimento.

A personalização de atendimento não é apenas “sorrir” ao falar no telefone ou ser prestativo durante as ligações, na realidade, é promover mecanismos que facilitem as solicitações em tempo real, otimizando o atendimento para quem não quer contactá-lo por telefone.

Muitas empresas optam por softwares projetados para melhorar o relacionamento com os clientes, usando mensagens, chat em tempo real, e-mail e telefone, possibilitando aumentar a quantidade de atendimento sem a necessidade de novos funcionários.

No fim, essa é a importância do omnichannel: uma estratégia que busca oferecer uma experiência única e interligada por meio do diálogo e alinhamento dos canais online e offline.

Planeje as estratégias

Agora que atualizou a base de clientes, compreendeu melhor o seu público e escolheu uma forma de personalizar o atendimento, é o momento de focar nas estratégias e planejá-las nos meios de comunicação que sua persona está presente.

Temos como grande exemplo as redes sociais, visto que ela é uma ferramenta poderosa que aproxima os clientes  das empresas, além de ser de fácil monitoria e acesso. Se desejar escolher esse meio, atue com o SAC 2.0 e surpreenda seu público.

O SAC 2.0 ajuda a comunicar-se efetivamente com seus clientes nas redes sociais, de maneira mais interativa, em tempo real sem muita enrolação.

Use a automação de marketing

A automação de marketing é uma das principais etapas do marketing de relacionamento com o cliente, já que podem ser personalizadas para diferentes jornadas de compra, atendendo assim todos os públicos.

Ou seja, fazendo uma abordagem correta dentro dessas ações de marketing voltadas ao relacionamento com o cliente, é possível aumentar as vendas totais do seu negócio, otimizar todo processo de relacionamento e diminuir os custos de aquisição por cliente 

Avalie os resultados

Aplicadas uma dessas ações de marketing de relacionamento é hora de monitorar os resultados, afinal, faz parte de qualquer estratégia ou campanhas de vendas checar sua efetividade e comparar o retorno com os custos dessa implementação.

Ou seja, para considerar uma boa estratégia de marketing de relacionamento, é preciso  acompanhar as métricas, feedbacks dos clientes e taxas de conversão, isso vai te ajudar a entender melhor os canais utilizados.

Também é possível comparar o tempo disposto nessas ações, se foram otimizados e se a ferramenta escolhida está funcionando a seu favor. Somente com essa análise é possível identificar ajustes ou até mesmo realocar estratégias tornando seu marketing de relacionamento cada vez melhor.

Como aplicar as ações de marketing de relacionamento em sua empresa?

Você acompanhou as seis principais ações de marketing de relacionamento para se destacar no mercado e ganhar o olhar de seus clientes, agora, é investir no atendimento e acompanhar os resultados.

Viu também que para toda e qualquer ação é necessário ter os dados atualizados, tanto de público-alvo, utilizando a metodologia de buyer persona, quanto para base do CRM. Afinal, nada pior do que investir tempo em clientes desinteressados.

O software de atendimento ao cliente da Zendesk pode auxiliar neste momento. Por meio dele, é possível integrar e centralizar diversos canais de comunicação e dados sobre os consumidores em um único lugar. Assim, fica muito mais simples organizar e gerenciar as informações dos seus consumidores.

Tudo isso porque a Zendesk oferece o equilíbrio certo entre simplicidade e sofisticação, com soluções de suporte e vendas que ajudam as empresas a fornecerem uma experiência contínua durante a jornada do cliente.Quer saber mais sobre o que podemos oferecer na prática? Comece agora sua avaliação gratuita!

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