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O que é Golden Circle: entendendo o conceito de Simon Sinek

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 21 Março 2021
Última atualização em 26 Março 2021

Um método de liderança, que inspira as pessoas a pensar, agir e se comunicar, a fim de criar um impacto no mundo. Esse é o conceito do chamado Golden Circle, criação do especialista em liderança Simon Sinek, pensado para causar impacto positivo, e uma imagem de confiança e sucesso nas empresas.

Tudo tem a ver com inspiração, e o modo como alguns líderes lidam com as situações. O Golden Circle seria o tipo de direcionamento que as lideranças de sucesso se guiam, sendo esse guia um círculo, onde três perguntas centrais são sempre respondidas: por quê, como e o quê?

A ideia é que antes de realizar uma ação, primeiro se pense em qual o propósito principal da empresa. As pessoas não compram apenas coisas, elas compram propósitos, por isso o Golden Circle é um método que vem se destacando nos últimos anos.

Para entender melhor sobre a metodologia de Simon Sinek e a ideia de atrelar o sucesso ao propósito, preparamos esse conteúdo, que reunirá todas as informações necessárias para que você comece pelo porquê e colha bons frutos do Golden Circle.

Entendendo o conceito: o que é Golden Circle?

Golden Circle, ou em português, Círculo de Ouro, é uma metodologia, criada pelo inglês Simon Sinek, que ajuda empresas e líderes a gerarem impacto através do seu propósito.

O conceito levanta que as empresas e os líderes devem pensar, agir e comunicar de dentro para fora, partindo do centro do círculo em direção às extremidades, seguindo 3 camadas, também conhecidas como esferas de trabalho, que ajudam a empresa a extrair seu potencial de dentro, e se destacar de outras empresas.

Entender o que é o Golden Circle, auxilia para que empresas fujam do padrão de desenvolvimento de potencial de fora para dentro, deixando de ter como única motivação o ganho de dinheiro.

Ao longo de seus estudos, Sinek constatou que muitos líderes de sucesso pensam e agem da mesma forma, e sempre são movidos por propósitos, em busca de realizar aquilo que acreditam.

As 3 camadas do Golden Circle

Um círculo, em formato de alvo, indicando do centro para fora as três seguintes camadas: por quê, como e o quê.

Na teoria do Círculo de Ouro Simon Sinek enfatiza que muitas pessoas e empresas sabem o quê fazem, algumas sabem como fazem, mas poucas tem ideia do porquê fazem.

O estudioso então convida que os líderes e empresas passem a começar pelo centro do círculo, ou seja, pelo por quê. Daí o nome do livro de Simon Sinek "Start with why: How Great Leaders Inspire Everyone to Fale Action", traduzindo literalmente, Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir.

Por quê?

Na camada central do Círculo de Ouro Simon Sinek deixou o por quê, que nada mais é que o propósito do seu negócio, da sua iniciativa ou empreendimento. Trata-se da razão de existir de algo, aquilo que move todas as ações.

Quando uma empresa sabe o seu porquê, tudo flui de maneira mais assertiva, pelo caminho certo. Esse é o ponto de partida do Golden Circle.

Como?

Na camada intermediário do Círculo de Ouro são determinadas as estratégias para se chegar ao sucesso através do propósito já determinado no por quê.

Para o mundo dos negócios poderíamos dizer que aqui é onde se cria o plano de ação de uma empresa, com base nas crenças e valores, que serviram para nortear o caminho para o sucesso.

O quê?

A camada externa do Golden Circle, é onde se define o que se faz ou vende. É nesse ponto da jornada que uma empresa pode expandir seus serviços.

É a etapa mais simples do todo o processo, afinal, o mais importante nessa metodologia não é o quê, mas sim o porquê.

Quem é o estudioso por trás do método Golden Circle

Escritor, palestrante motivacional e especialista em liderança, o inglês Simon Sinek é reconhecido mundialmente na área de liderança, por ajudar a inspirar pessoas através do Círculo de Ouro.

Sinek estudou Direito na Universidade de Londres, e se licenciou em antropologia cultural na Universidade de Brandeis.

Além de já ter palestrado muito a respeito de o que é Golden Circle, Sinek também escreveu dois livros muito conhecidos sobre o tema. Sendo eles: Por quê? Como grandes líderes inspiram ação, lançado em 2017, pela editora Saraiva, e Comece pelo porquê, lançado em 2018, pela Sextante.

Vídeo de Simon Sinek sobre Golden Circle TED Talks

Em 2009, Simon Sinek falou sobre o que é Golden Circle no TED. Sua palestra foi intitulada de "como grandes líderes inspiram ação", e já foi vista mais de 53 milhões de vezes.

Durante a apresentação de Sinek, ele apresenta o conceito de Golden Circle, ressaltando a percepção de que grandes líderes e organizações como Apple, irmãos Wright e Martin Luther King, agiam pensavam e comunicavam de dentro para fora, a partir dos seus princípios, o que os tornava diferentes dos outros.

Mas não é isso que leva sucesso para esses líderes e empresas, mas sim a parte do cérebro que controla o comportamento e recebe aquele tipo de propósito, e então, racionalizam com as coisas tangíveis que tais lideranças e empresas dizem e fazem.

Durante a palestra sobre o Círculo de Ouro Simon Sinek enfatiza: "as pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz. As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz".

Para entender melhor, não deixe de assistir a palestra sobre o que é Golden Circle no TED.

Golden Circle, Apple e um propósito

Uma das empresas muito citada por Simon Sinek, por utilizar o Golden Circle "Apple". Mas o que será que essa empresa fez e faz de diferente das demais?

O foco principal da Apple são os seus celulares de última tecnologia, correto? Errado. A empresa é dona do ITunes, maior loja de música do mundo, faz relógios desenvolvidos pelos melhores designers, todos os anos inova alguma coisa em seus aparelhos, mas não tem grandes trabalhos na área de tecnologia e TI.

Mas o que a Apple faz que as outras empresas não fazem? Basta ver um vídeo com Steve Jobs para entender. Jobs falava com vontade daquilo que gostava de fazer, e aquele era o seu propósito de vida. Ele não queria uma empresa que fizesse apenas novas tecnologias, queria desenvolver produtos ligados a música, arte e coisas incríveis, e são essas coisas que as pessoas amam.

Exemplificando o Golden Circle Apple:

  • Por quê: tudo o que fazemos é desafiar o que está no mercado e fazemos pensando de forma diferente.
  • Como: desenvolvendo produtos lindos e fáceis de usar.
  • O quê: computadores, celulares, MP3 players, etc.

A Apple é um excelente exemplo de empresas que apostam no seu desenvolvimento de dentro para fora, a partir do seu propósito, fazendo coisas porque acreditam nelas, esse é o sentido do Círculo de Ouro de Simon Sinek.

Outras empresas que utilizam a metodologia do Círculo de Ouro

Natura

  • Por quê: somos apaixonados pela cosmética e pelas relações.
  • Como: a forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros.
  • O quê: através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

Nike

  • Por quê: nós começamos as coisas. Apenas faça!
  • Como: inovamos em equipamentos esportivos para que você seja o melhor.
  • O quê: através de tênis, roupas, e acessórios esportivos de qualidade.

Google

  • Por quê: para organizar os mundos e torná-los universalmente acessíveis.
  • Como: criando algoritmos.
  • O quê: serviços da web, aplicativos, sistema operacional para computadores e smartphones.

Coca-cola

  • Por quê: Compartilhe um sabor refrescante que combina com comida e experiências.
  • Como: criando uma receita flexível que pode ser usada em todo o mundo.
  • O quê: uma bebida suave.

A lei da difusão da inovação

Algo que está diretamente ligado em  o que é Golden Circle, é a Lei da difusão da inovação, que foi uma proposta de Everett Rogers, para explicar como produtos inovadores são percebidos e passam a ser consumidos.

Inovadores

Aproximadamente 2,5% da população são os inovadores: aqueles que passam horas na fila de uma loja esperando o último lançamento de um produto.

Primeiros adeptos

14% da população são chamados de early-adopters: são aquelas pessoas que só trocam seus produtos, pois deixaram de fabricar a versão anterior, ou seja, consumidores bem lentos.

Maioria Inicial

34% da população geral é chamada de maioria inicial: aqueles consumidores lentos, mas que estão abertos a inovações.

Maioria Tardia

34% da população é chamada de maioria tardia: os consumidores mais conservadores, de gerações passadas, que só se adequam a inovações quando elas se tornam usuais.

Retardatários

16% são as pessoas resistentes, chamados retardatários: aquelas pessoas que defendem um mercado ultrapassado, e que dificilmente se adequam a inovações.

Atrair as pessoas certas, ajuda que um negócio se mantenha, por isso ligar o Círculo de Ouro à Lei da difusão da inovação, pode auxiliar que empresas e lideranças se comuniquem melhor com o público que mais tem a ver com seus princípios e propósitos de existir.

O pensamento por trás do Golden Circle

Ao entender o que é Golden Circle, as empresas, os grandes líderes e empreendedores mais inspiradores, passam a agir sempre de dentro para fora, no intuito de mostrar o porquê de fazerem ou venderem alguma coisa.

Essa linha de pensamento inovador, mostra que o foco está sempre no propósito de realizar algo pelo qual se acredita, e fica muito mais fácil ter retorno de algo que pode ser um propósito em comum com outras pessoas.

Quando uma empresa busca novos colaboradores, buscar por pessoas que tenham princípios alinhados com o da empresa, tornam a comunicação muito mais efetiva, melhorando não só o desempenho desse profissional, mas também elevando o serviço oferecido pela empresa, que terá colaboradores alinhados com os seus propósitos, trabalhando por um objeto comum.

Incluir o pensamento do Golden Circle em um empreendimento, empresa ou equipe, potencializa a comunicação, melhora a inspiração das pessoas, motiva, e torna os resultados muito mais positivos.

O Golden Circle nos negócios

Imagine uma empresa que ao realizar uma campanha de marketing, ao invés de apresentar os resultados do seu produto, ou enfatizar as qualidades da sua marca, fala sobre os motivos que a de produzir tais produtos, sua missão, seus valores, seus propósitos e motivações. Imaginou?

Pode parecer divulgação institucional, mas não. Trata-se do jeito Golden Circle de fazer marketing. A propagando pelo caminho inverso. Não é sobre mostrar os resultados ou as qualidades de um produto, mas sim sobre conquistar pessoas que estejam alinhadas com a missão da empresa, e por isso consomem os produtos que ela produz.

Lembra-se sempre da citação de Sinek: 

"as pessoas não comprar o que você faz, mas o porquê do que faz".

Uma maneira interessante e prática de incentivar e inspirar os clientes e colaboradores da empresa, pode ser através de mensagens, via SMS, whatsapp ou e-mail, de forma:

  • Corporativa: para informar os funcionários a respeito de alguma coisa, ou seja, como meio de comunicação interna;
  • Marketing: mensagens relacionadas ao relacionamento com os clientes, campanhas de produtos, etc;
  • Interativa: mensagens de pesquisa de satisfação, oferta de promoções exclusivas, confirmação de presença, dentre outras.

Esses são apenas alguns meios de chegar aos clientes.

Fortalecer esse relacionamento de dentro para fora, ajuda que as empresas sempre sejam vistas e lembradas por seus propósitos, dessa forma, a ligação com seus colaboradores e consumidores será muito mais forte. Essa é a vantagem de utilizar o Golden Circle nos negócios.

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