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Suporte de vendas: o que esperar deste setor?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

O relatório The State of CX Maturity 2021, mostra que as empresas que investem em  serviços de atendimento e suporte de vendas lideram os resultados de negócios com sua excelente experiência do cliente.

Isso acontece porque, se alinhados, os setores funcionam de maneira complementar e integrada, sempre atentos às demandas internas (o que assegura uma entrega fluida para o cliente) e externas (garantindo a satisfação do consumidor ao longo de sua jornada de compra). 

Neste artigo, falamos mais sobre o suporte à área comercial, incluindo suas principais atribuições e dicas para otimizar a performance do setor. 

Boa leitura! 

O que é suporte de vendas? 

O suporte de vendas é um setor de apoio, cujas responsabilidades têm relação direta com o processo comercial

Apesar disso, as atribuições de um funcionário do suporte de vendas não se limitam apenas às demandas internas e cumprimento de fluxos organizacionais

Em algumas empresas, o suporte de vendas também presta atendimento em alguns pontos de contato da jornada do consumidor.

Diante disso, podemos dizer que o suporte de vendas é o setor de assistência, que trabalha para assegurar a fluidez da jornada de compra, contribuindo também com a satisfação e o encantamento do cliente

O que faz o suporte de vendas? 

De maneira geral, podemos dizer que o suporte a vendas atua em 3 principais frentes:

  • assistência na resolução de problemas de clientes internos (outros vendedores e demais membros da força de vendas) e externos (clientes da empresa);

  • gerenciamento e fornecimento de documentos e dados-chave para a equipe comercial;

  • monitoramento indicadores de desempenho e de relatórios de performance. 

A seguir, falaremos com mais detalhes sobre cada uma delas. 

1- Assistência na resolução de problemas 

A característica fundamental de um setor de suporte é sua habilidade de apoiar outras áreas. No caso do suporte a vendas, cabe à equipe acolher demandas de seus clientes internos (outros vendedores ou membros da força de vendas) e oferecer as ferramentas necessárias para saná-las. 

Além disso, o suporte de vendas também atua diretamente com o cliente externo, ao receber tickets de dúvidas antes (quando ainda são prospects) ou durante o ciclo comercial.  

2- Gerenciamento e fornecimento de documentos e dados-chave para a equipe comercial

As informações coletadas pelo time de suporte em vendas devem ser constantemente documentadas em uma base de conhecimento acessível a todo o time comercial. 

Este material (formado pelas principais dúvidas dos clientes, pontos de atrito identificados ao longo da jornada de compra etc) tem importância estratégica no embasamento de tomadas de decisão e no entendimento de tendências de consumo na empresa — especialmente quando aliados ao próximo item desta lista. 

3- Monitoramento indicadores de desempenho e de relatórios de performance

Além de armazenar e gerenciar dados e documentos, o time de suporte de vendas deve ser capaz de analisá-los de maneira estratégica. Isso acontece por meio do uso de indicadores de desempenho e da consolidação dos resultados em relatórios de performance. 

A soma das informações coletadas com sua análise detalhada e identificação de padrões, gaps e tendências torna o setor de suporte essencial para a elaboração de planos de ação customer centric (centrados no cliente). 

Características-chave do profissional de suporte

Para desempenhar de maneira satisfatória as tarefas acima pontuadas, é preciso que o profissional de suporte desenvolva algumas habilidades específicas para a sua função, tais como: 

  • conhecimento sobre técnicas de vendas e atendimento;
  • habilidades básicas de leitura e interpretação de métricas de vendas
  • orientação para resultado; 

  • boa organização;

  • excelente gestão de tempo e prioridades;

  • capacidade de trabalho em equipe; 

  • excelentes habilidades de relacionamento com o cliente. 

Como atuam os profissionais do setor? 

As atividades de rotina do setor de suporte a vendas variam em complexidade de acordo com o cargo desempenhado pelo profissional. Em geral, encontramos áreas de suporte formadas por Gestores/Gerentes/Supervisores de suporte, analistas e técnicos em vendas. 

A partir daí, as tarefas a seguir são segmentadas de acordo com a maturidade demandada ao profissional e as expectativas inerentes à hierarquia do cargo:

  • Analisar o processo de suporte estrategicamente e desenhar planos de ação para propor melhorias; 

  • Prestar assistência na resolução de tickets de clientes;
  • Desenvolver indicadores de desempenho;

  • Acompanhar os indicadores; 

  • Fornecer dados para ajudar a equipe de vendas;

  • Organizar o registro das tendências de vendas (análise de resultados);

  • Apoiar os gerentes de conta no desenvolvimento de estratégias de venda específicas; 

  • Gerenciar prioridades e acompanhar o andamento das vendas em aberto; 

  • Sugerir melhorias no processo de vendas. 

Como otimizar o trabalho do suporte de vendas?

Até aqui, você sabe o que é o suporte de vendas e como trabalham os profissionais do setor, certo? É hora de ir além! Para garantir que todos os profissionais desempenhem suas funções de forma satisfatória, é importante entender como fornecer a estrutura para bom suporte ao cliente interno ou externo. 

Aqui estão os pontos principais: 

  • defina os objetivos da equipe, apoiando-a com metas claras, objetivas e realizáveis;

  • estruture os processos por meio de um mapa de possibilidades construído de maneira visual para orientar os agentes;

  • escolha um bom software com funcionalidades integradas, tais como: centralização de canais, ferramentas de colaboração, painéis de dados, automação de atividades etc;

  • treine os agentes para que se familiarizem com todos os processos ligados à ferramenta escolhida;

  • invista em um CRM.

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