Artigo | 7 min read

Técnica SMART: 6 passos para definir suas metas

Por Zendesk

Última atualização em 24 janeiro 2023

Já imaginou ter ao seu alcance uma ferramenta que ajude a organizar, direcionar e definir metas de forma efetiva? Este é o objetivo da técnica SMART. 

Seja na vida profissional ou pessoal, estabelecer parâmetros orientativos para realizar tarefas é comprovadamente efetivo. 

Estudos como este, da Harvard Business Review, divulgado pelo portal Stitch and Shutter, apontam que 83% da população não tem metas; 14% têm um plano em mente, mas as metas não estão escritas; e 3% têm metas anotadas. 

O estudo também descobriu que os 14% que têm metas são 10 vezes mais bem-sucedidos do que aqueles sem metas. Os 3% com metas escritas são três vezes mais bem-sucedidos do que os 14% com metas não escritas. 

Diante de informações como essa, é seguro inferir que desenvolver metas e objetivos é, sim, um caminho comprovado para atingir resultados e encontrar o sucesso. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a desenvolver um método efetivo de organização de metas. Siga em frente e conheça tudo sobre a técnica SMART! 

O que é a técnica SMART?

SMART é um acrônimo utilizado para orientar a definição de metas. A técnica tem autoria atribuída ao especialista em gestão Peter Drucker.Em essência, ela estabelece alguns parâmetros essenciais para assegurar que uma meta ou objetivo seja claro e aderente à realidade. Aqui estão eles: 

  • S (Specific, ou, em português, específico);
  • M (Measurable ou Mensurável);
  • A (Attainable ou Alcançável);
  • R (Relevant, ou Relevante);
  • T (Time-based ou baseado em um parâmetro temporal).

Ao longo dos anos, em função da evolução do mercado e da demanda por novos critérios definidores, o acrônimo ganhou letras adicionais. Uma das revisões do termo prevê a adição das letras E (Evaluated, ou Avaliado) e R (Reviewed ou Revisado), transformando o acrônimo em SMARTER.  

Como a ferramenta SMART ajuda a atingir metas? 

Agora que você já conhece o conceito, deve estar imaginando os benefícios das metas SMART. Para te ajudar a projetá-los em sua realidade, aqui vai um resumo: 

1. Traz clareza aos processos

Um dos principais benefícios de utilizar as metas SMART no trabalho é a clareza nos processos. Afinal, a essência da técnica é trazer orientações e objetivos bem estruturados e, sobretudo, realistas. 

Sua empresa pode, por exemplo, utilizar plataformas colaborativas ou bases de conhecimento para compartilhar as metas com todos os membros da equipe. Isso garante que todos tenham acesso ao guia e trabalhem de forma alinhada.

2. Motiva o time no cumprimento das tarefas

O segundo benefício da técnica SMART diz respeito à produtividade, tão desejada por empresas e equipes de trabalho. 

Isso ocorre porque, com metas e objetivos bem definidos, a equipe trabalha com mais motivação. E a ligação entre motivação e produtividade está cada vez mais clara, comprovada, inclusive, por pesquisas. Esta, por exemplo, mostra que colaboradores motivados são 50% mais produtivos.

3. São facilmente construídas por qualquer pessoa 

Por fim, é importante destacar que qualquer pessoa pode trabalhar com a técnica SMART, sem que seja preciso utilizar ferramentas específicas ou passar por treinamentos especializados.  

Isso torna a estratégia democrática e acessível, sendo recomendada para empresas de diferentes portes e segmentos. 

6 passos para executar a técnica SMART

Agora você já conhece o conceito e os benefícios de ter metas SMART na sua empresa. É hora da parte prática. Afinal, como executar a técnica? Aqui estão 6 passos para conduzir o seu raciocínio.

1. Descreva a meta de forma específica 

O primeiro passo para executar a técnica SMART é pensar no objetivo a ser alcançado de forma específica. A ideia é que, neste primeiro momento, você e sua equipe sejam capazes de responder a perguntas como: 

  • O que precisa ser realizado?
  • Quem é responsável por isso?
  • Que passos precisam ser dados para alcançá-lo?

2. Quantifique a meta

A quantificação dos objetivos facilita o acompanhamento do progresso, tornando mais rápido e simples o entendimento de “meta cumprida”. 

Então, caso a sua meta tenha, como objetivo “aumentar”, “multiplicar”, “reduzir”, torne estes valores palpáveis.

Aumentar, multiplicar ou reduzir em quanto? Qual será a unidade de medida utilizada? Valores absolutos ou porcentagem? 

3. Pense de forma realista

A estruturação da técnica SMART deve acontecer de maneira realista. Ainda que seja tentador estabelecer parâmetros elevados, o principal é garantir que eles sejam alcançáveis pelo time responsável por sua execução. 

4. Coloque os “porquês” em questão

Para construir uma meta verdadeiramente relevante, é preciso questionar os seus por quês. Qual o objetivo da meta em questão? Quem será beneficiado pela solução desenvolvida? Quais são as dores solucionadas a partir desta mobilização? 

5. Estabeleça prazos

Outro ponto essencial na hora de estruturar uma meta SMART é o controle de prazos. Isso porque, para avaliar de forma precisa o sucesso da estratégia, é preciso que todos estejam na mesma página, orientados por um referencial comum de início e fim da jornada. 

Qual é o seu horizonte de tempo? Quando a equipe começará a criar e implementar as tarefas que identificaram? Quando vão terminar? — estas são perguntas essenciais que devem ser respondidas ao longo da estruturação da técnica SMART. 

6.Teste, avalie e otimize! 

Por fim, após estruturar suas metas, coloque-as em prática, mas não as perca de vista! Isso porque, como qualquer outro projeto, a técnica SMART deve ser avaliada, mensurada e otimizada. 

Ou seja, se, na prática, o intervalo de tempo pré-determinado não for suficiente para o time, faça ajustes, comunique a mudança e teste novamente. 

Exemplos de metas SMART: inspire-se

Dominar a técnica SMART pode te ajudar a gerenciar melhor o time, manter a produtividade elevada e avaliar resultados com maior precisão. 

Se quiser ver, na prática, como a meta SMART é construída, confira os exemplos a seguir. 

1. Meta SMART para otimizar a produtividade do time

S – O time de vendas precisa entregar mais resultados em menos tempo. Para isso, a liderança designará 2 sponsors para coordenar as equipes e acompanhar, diariamente, o progresso das entregas. 

M – O objetivo é dobrar o número de tickets concluídos em um prazo de 30 dias (comparativo com o mês anterior)

A – A equipe de vendas conta com 6 analistas. É, portanto, possível e alcançável que cada um deles se organize para dobrar os tickets solucionados

R – Equipes produtivas tendem a ser mais motivadas e engajadas ao propósito da empresa

T – O prazo estabelecido para o cumprimento da meta é de 30 dias, com avaliações diárias por parte dos sponsors. 

2. Meta SMART para aumentar a retenção de clientes

S – A retenção de clientes está baixa na empresa, afirmação constatada após análise de resultados do último trimestre. A partir de agora, a equipe de pós-venda, formada por 4 profissionais, será responsável por executar o plano de ação previsto com o objetivo de ampliar o índice de fidelização. 

M – O objetivo é aumentar em 25% a retenção de clientes no prazo de 60 dias.

A – Por ser um desafio que demanda esforços contínuos e minuciosos, a meta estabelecida tem um prazo de execução moderado; 

R – A empresa reconhece que reter e fidelizar clientes é mais vantajoso do que captar novos. 

T – O prazo estabelecido é equivalente a 60 dias de trabalho.

Facilite o cumprimento das metas SMART com a ajuda da tecnologia 

Os times comerciais tendem a ter rotinas de trabalho intensas e dinâmicas. Muitas vezes, o ritmo acelerado do dia a dia faz com que o maior trabalho das equipes seja o de “apagar incêndios”, ou solucionar problemas decorrentes da falta de integração e organização de informações dos clientes.

Com um software de atendimento, fica mais fácil gerenciar os percursos dos consumidores, analisar dados, elaborar estratégias e entregar resultados mais efetivos em menos tempo.

Pensando nisso, a Zendesk oferece uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar que acompanha o crescimento da sua empresa. 

É o Zendesk Service, uma solução completa em um pacote eficiente, desenvolvida não só para facilitar o atendimento ao cliente, mas também para preparar as equipes para o sucesso, mantendo a empresa em sincronia.

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