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Artigo 9 min read

Vender por chat: como abordar o cliente? Confira 7 dicas para atendimento!

Por Zendesk

Última atualização em 1 Abril 2024

Vender por chat é o novo modelo adotado por e-commerces e empresas que querem ter mais prontidão em seus atendimentos e, consequentemente, aumentar as conversões.

Com a transformação digital, é fundamental estar atualizado e atento às novidades que o mundo dos negócios exige. Hoje, é muito mais difícil ter o contato presencial com o lead, por isso, plataformas digitais são o meio que muitas empresas encontraram para continuar no mercado.

A automatização de canais foi uma dessas formas de facilitar a comunicação, seja com clientes, colaboradores ou até mesmo para acompanhar a demanda de logística. 

A dúvida que pode ficar neste momento é: como abordar um cliente no chat para vender seu produto ou serviço? 

Acompanhe neste conteúdo imperdível dicas sobre como vender por chat que vão diminuir o prazo de respostas de seus leads, ajudar a aquecê-los e facilitar todas as fases para conversão de um prospect.

Quer saber isso e muito mais? Então tenha uma ótima leitura!                                                                                                                                                                          

Qual a importância de uma plataforma de atendimento on-line?

Como dito, uma plataforma de atendimento on-line não é nenhuma novidade, mas tem se popularizado cada vez mais. O principal motivo disso é a facilidade de se conectar com seus clientes, prospects e até mesmo leads. 

Afinal, por meio dela é possível conversar em tempo real, em um cantinho lateral da tela. Isso possibilita que, durante o atendimento, a pessoa que está se comunicando com você navegue pelo seu site ou até mesmo desempenhe outras tarefas no computador.

No entanto, não basta apenas instalar uma plataforma de atendimento on-line e fornecer respostas prontas. Atualmente, já é necessário estudar a abordagem certa para cada intenção no chat e, juntando isso com algumas técnicas de vendas, é possível otimizar o atendimento e vender de forma mais eficiente.

Por isso, trouxemos dicas de como abordar os clientes no chat e mais 7 passos para começar a vender por chat que trarão resultados extremamente relevantes para sua empresa. Confira tudo a seguir!

Como abordar clientes no chat?

Ao abordar clientes via chat, é preciso se atentar a uma abordagem cuidadosa e personalizada para garantir uma interação positiva. É importante que você se identifique, seja gentil, claro e direto, mostre empatia e respeito e demonstre que o principal objetivo é ajudar a solucionar o problema específico do usuário. 

  • Identifique-se: logo de início, apresente-se e forneça informações sobre a empresa que você representa. 
  • Seja gentil, claro e direto: tanto a gentileza quanto a clareza e a comunicação direta ajudam a tornar o relacionamento mais agradável e sem ruídos de comunicação.
  • Mostre empatia e respeito: mostre respeito e empatia para com o cliente, reconhecendo suas preocupações e necessidades.
  • Demonstre querer ajudar: disponibilize-se a ajudar e esteja pronto para responder a perguntas ou fornecer informações adicionais.

Dessa forma, você cria uma experiência de chat positiva e útil para seu cliente.

Como vender por chat? 7 passos simples

Agora que você já sabe como abordar os seus clientes, trouxemos 7 dicas para atendimento via chat:

  • escolha a ferramenta certa;
  • forneça um treinamento para equipe;
  • conte com a ajuda de chats interativos;
  • direcione o atendimento e melhore a performace;
  • otimize com chatbots avançados;
  • realize vendas personalizadas;
  • aplique em todos os canais.

Passo 1: Escolha a ferramenta certa

O primeiro passo, por mais que seja simples, é o que vai ditar o sucesso da sua venda por chat. Por isso, é necessário escolher uma ferramenta que atenda todas as suas necessidades.

Para isso, confira qual é a rede de alcance e onde pode ser aplicada e confirme se ela atende apenas em um canal ou se abrange seu atendimento em site, redes sociais e afins, como o omnichannel

Em seguida, veja se ela é capaz de suprir todas as necessidades de sua equipe de vendas e atendimento, quantos acessos há dentro dela, se existem mensagens prontas ou customizadas e se você consegue extrair informações de quem está sendo atendido.

É importante se certificar de todos esses pontos antes de aderir a uma plataforma qualquer se quiser que sua experiência seja positiva e livre de contratempos.

Passo 2: Forneça um treinamento para equipe

Para quem está acostumado com ligações, às vezes pode ser uma dor de cabeça se expressar por meio de mensagens de texto. Por isso, o segundo passo é investir no treinamento do agente de atendimento.

Assim, você consegue definir um script de vendas, controlar a qualidade do serviço que será prestado e também entender as dúvidas de seus colaboradores referente a um determinado assunto e até mesmo ao produto ou serviço que é vendido.

Lembre-se também de incluir no seu treinamento o uso no dia a dia da plataforma que a empresa utilizar. Isso pode fazer a diferença na otimização do atendimento, além de tornar o processo de aprendizado das funcionalidades do software mais simplificado.

Também pode te interessar: O que é script de atendimento ao cliente e como montar um em 5 passos descomplicados

Passo 3: Conte com a ajuda de chats interativos 

Agora, seus atendentes e vendedores já estão antenados em novas formas de se comunicar via chat, já conhecem as utilidades da plataforma e você já integrou ela em seus respectivos canais de venda.

Então, vale a pena contar com a ajuda de chats interativos para garantir que seus clientes sejam atendidos fora do horário de funcionamento de sua equipe.

O importante dessa função é que, além de prestar atendimento 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, você ainda promove uma boa qualidade do atendimento, mesmo distante do cliente.

Dessa forma, a experiência do cliente é aprimorada, independentemente da distância física entre a equipe de atendimento e o consumidor. 

Passo 4: Direcione o atendimento e melhore a performace

O quarto passo é mais uma dica para você que deseja ir além de vender por chat: otimizar o atendimento criando um direcionamento exclusivo.

Por exemplo, se você tem uma equipe de vendas, outra de pós-vendas e outra para atendimento ao cliente, uma das dicas para atendimento por chat é filtrar o serviço e direcionar cada pessoa para o setor com quem ela deseja falar. Essa funcionalidade é facilmente encontrada em diversas plataformas de qualidade do mercado. 

Ao aderir a essa prática, você evita que seu cliente vá para o canal de vendas e até mesmo que um lead vá para o atendimento ao cliente, facilitando todo processo de comunicação e demonstrando agilidade, o que hoje é um diferencial para destacar-se no mundo digital.

Passo 5: Otimize com chatbots avançados

As ferramentas de chat podem ser potencializadas quando você as otimiza com os chatbots mais avançados.

Isso porque, com ajuda da inteligência artificial, essas tecnologias são capazes de proporcionar respostas rápidas e precisas, otimizando o seu atendimento ao cliente. Podem ser programados para entender perguntas, fornecer informações relevantes e até mesmo concluir transações básicas sem a necessidade de um vendedor humano por trás.

Além disso, os chatbots são uma maneira eficaz de lidar com um grande volume de interações, garantindo que nenhum cliente fique sem resposta.

Sendo assim, otimizando com chatbots inteligentes você consegue gerar mais vendas e resolver mais prontamente as dúvidas e apontamentos de clientes dentro de um só lugar, tornando o serviço mais eficiente. 

Saiba mais: Chatbot de inteligência artificial da Zendesk: aprimore o atendimento!

Passo 6: Realize vendas personalizadas

Oferecer vendas personalizadas é algo essencial para uma empresa atualmente, uma vez que os consumidores valorizam experiências de compra mais individuais e adaptadas às suas necessidades específicas.

Só para ter uma ideia, segundo um relatório da Next in Personalization, 71% dos consumidores esperam ter experiências personalizadas e 76% se sentem frustrados quando isso não ocorre.

Logo, as respostas prontas para chat já não são mais uma boa. Com o avanço das tecnologias como análise de dados, inteligência artificial e machine learning torna-se possível a compreensão profunda do perfil de cada cliente, permitindo a personalização de todo o processo. 

Vale destacar que essa abordagem personalizada não se limita a recomendações de produtos, mas envolve também o processo de compra, desde o atendimento inicial até o pós-venda. 

Passo 7: Aplique em todos os canais

Como último passo deixamos uma dica valiosa para você não perder mais oportunidades de venda: marcar presença onde seu público está, principalmente nas redes!

Engana-se quem pensa que só dá para vender por chat em sites. Na realidade, as redes sociais possuem um grande potencial a ser explorado. Afinal, elas trazem grande tráfego e permitem coletar detalhadamente as informações sobre seu público.

Com isso, ao integrar estratégias de vendas aos canais de comunicação das redes sociais, é possível alcançar um público mais amplo e diversificado e construir relacionamentos mais sólidos com os clientes. 

Aproveite as dicas para atendimento via chat e comece a vender agora!

A transformação digital demandou algumas mudanças estratégicas de abordagem, como a promoção de diálogos mais sutis e constantes.

Por isso, a automação de canais digitais é uma excelente ferramenta para empresas que desejam facilitar a comunicação e, assim, vender mais.

Isso porque, com ela, é possível realizar a venda personalizada, trabalhar com chatbots e ficar disponível 24/7, mesmo se os atendentes não estiverem on-line.

E você se lembra do nosso primeiro passo para vender por chat? É preciso escolher uma plataforma que, além de suprir todas as necessidades, forneça cobertura 24 horas e disponibilize ferramentas que agreguem o atendimento.

Um dos principais motivos para investir em um software completo é a facilidade para ferir e analisar interações com os clientes, além da possibilidade de personalizar abordagens.

Tudo isso sem falar da automatização de tarefas, o que permite que o seu tempo seja muito melhor aproveitado com atividades mais relevantes. 

É por isso que gostaríamos de apresentar a Zendesk para atendimento ao cliente, nossa solução de suporte que permite que você personalize as experiências dos seus clientes, gerando fidelidade e receita.

Trabalhe com mensagens personalizadas em todos os seus canais, ofereça central de ajuda para os usuários, resolva os problemas dos clientes mais rapidamente com inteligência artificial, faça integrações com seus sistemas diários e muito mais! 

Realize o teste gratuito da ferramenta agora mesmo ou solicite uma demonstração e otimize os seus negócios com apenas alguns cliques! 

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