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Vender por chat: como abordar o cliente? Confira 6 dicas para atendimento!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Vender por chat é o novo modelo adotado por e-commerces e empresas que querem ter mais prontidão em seus atendimentos e, consequentemente, aumentar as conversões.

Com a transformação digital, é fundamental estar atualizado e atento às novidades que o mundo dos negócios exige. Hoje, é muito mais difícil ter o contato presencial com o lead, por isso plataformas digitais são o meio que empresas encontraram para continuar no mercado.

A automatização de canais foi uma dessas formas de facilitar a comunicação, seja com um cliente, seus colaboradores e até mesmo acompanhar a demanda de logística. 

A dúvida que pode ficar neste momento é: como abordar cliente no chat para vender seu produto ou serviço

Acompanhe neste conteúdo imperdível dicas para atendimento chat que vão diminuir o prazo de respostas de seus leads, ajudar a aquecê-los e facilitar todas as fases para conversão de um prospect.                                                                                                                                                                                                  

Qual a importância de uma plataforma de atendimento online?

Como dito anteriormente, a plataforma de atendimento online não é nenhuma novidade, mas tem se popularizado cada vez mais. O principal motivo disso é a facilidade de se conectar com seus clientes, prospects e até mesmo leads

Afinal, por meio dela é possível conversar em tempo real, em um cantinho lateral da tela, o que possibilita que durante o atendimento a pessoa que está se comunicando com você navegue pelo seu site ou até mesmo desempenhe outras tarefas no computador.

Mas não é apenas instalar uma plataforma de atendimento online e fornecer respostas prontas, é necessário estudar a abordagem certa para cada intenção no chat e, juntando isso com algumas técnicas de vendas, é possível otimizar o atendimento e até mesmo vender.

Por isso, trouxemos passos para começar a vender por chat que trarão resultados extremamente relevantes para você, confira!

Como vender por chat? 6 passos simples

Passo 1: Escolha a ferramenta certa

O primeiro passo, por mais que seja simples, é o que vai ditar o sucesso da sua venda personalizada por chat. Por isso, é necessário escolher uma ferramenta que atenda todas as suas necessidades.

Para isso, confira qual é a rede de alcance e onde pode ser aplicada, veja se ela atende apenas em um canal ou se abrande seu atendimento em site, redes sociais e afins, como o omnichannel

Em seguida, veja se ela é capaz de suprir todas as necessidades de sua equipe de vendas e atendimento, quantos acessos possuem dentro dela, se existem mensagens prontas, customizadas e se você consegue extrair informações de quem está sendo atendido.

Passo 2: Forneça um treinamento para equipe

Para quem está acostumado com ligações, às vezes pode ser uma dor de cabeça se expressar através de mensagens. Por isso, o segundo passo é investir no treinamento do agente de atendimento.

Assim, você consegue definir um script de vendas, controlar a qualidade do atendimento que será prestado e também entender as dúvidas de seus colaboradores referente a um determinado assunto e até mesmo ao produto ou serviço que é vendido.

Lembre-se de incluir no treinamento o uso no dia a dia da plataforma que a empresa utilizar. Isso pode fazer a diferença na otimização do atendimento, além de tornar o processo de aprendizado das funcionalidades do software mais simplificado.

Também pode te interessar: O que é script de atendimento ao cliente e como montar um em 5 passos descomplicados

Passo 3: Conte com a ajuda de chats interativos 

Agora seus atendentes e vendedores já estão antenados em novas formas de se comunicar via chat, já conhecem as utilidades da plataforma e você já integrou ela em seus respectivos canais de venda.

Então, vale a pena contar com a ajuda de chats interativos para garantir que seus clientes sejam atendidos fora do horário de funcionamento de sua equipe.

O importante desta função é que além de prestar atendimento 24 horas por dia, você promove uma boa qualidade do atendimento, mesmo distante do cliente.

Passo 4: Direcione o atendimento e melhore a performace

O quarto passo é mais uma dica para você que deseja ir além de vender por chat: otimizar o atendimento criando um direcionamento exclusivo.

Por exemplo, se você tem uma equipe de vendas, pós-vendas e atendimento ao cliente, uma das dicas para atendimento por chat é filtrar o atendimento e direcionar cada pessoa para o setor com quem ela deseja falar.

Assim, você evita que seu cliente vá para o canal de vendas e até mesmo que um lead vá para o atendimento ao cliente, facilitando todo processo de comunicação e demonstrando agilidade, o que hoje é o diferencial para destacar-se no mundo digital.

Passo 5: Otimize com chatbots

Você sabia que a inteligência artificial pode solucionar sua dúvida de como abordar clientes no chat? 

Isso porque dentro da plataforma de atendimento online é possível utilizar o aprendizado de máquina, ou seja, alguns chatbots conseguem mensurar a qualidade das respostas e os direcionamentos corretos para cada ação que o cliente tem.

Sendo assim, otimizando com chatbots inteligentes você consegue gerar mais vendas e resolver mais prontamente as dúvidas e apontamentos de clientes dentro de um só lugar. 

Passo 6: Aplique em todos os meios

Como último passo deixamos uma dica valiosa para você não perder mais oportunidades de venda, qual é a principal dica para quem quer começar um e-commerce ou qualquer negócio no meio digital? 

Marcar presença onde seu público está e principalmente nas redes, certo!

Então, engana-se quem pensa que só dá para vender por chat apenas nos sites. Na realidade, as redes sociais possuem um grande potencial a ser explorado. Afinal, elas trazem grande tráfego e permitem coletar detalhadamente as informações sobre seu público.

Aproveite nossas dicas e coloque-as em prática

Vender por chat não é tão difícil quanto parece. Aliás, com a transformação digital foi necessário mudar algumas táticas de venda e optar por uma abordagem mais sutil e ao mesmo tempo constante.

Por isso, a automação de canais digitais é uma excelente ferramenta para empresas que desejam aumentar suas vendas e facilitar a comunicação de seus vendedores.

Já que dentro dela é possível realizar a venda personalizada, trabalhar com chatbots e ficar disponível 24/7, mesmo se os atendentes não estiverem online.

Lembre-se de que o primeiro passo para vender por chat é escolher uma plataforma que, além de suprir todas as necessidades, forneça cobertura 24 horas e disponibilize ferramentas que agreguem o atendimento.

Um dos principais motivos para investir em um CRM de vendas é a facilidade que você tem na gestão e análise de interações com os clientes, além da possibilidade de personalizar abordagens.

Tudo isso sem falar da automatização de tarefas, o que permite que o seu tempo seja muito melhor aproveitado com atividades mais relevantes. Transforme as suas conversas em conversões com o CRM de vendas da Zendesk.

Faça o teste gratuito da ferramenta e otimize os seus negócios.

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