Artigo

O que é uma VPN e como funciona: conheça essa barreira de segurança

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 26 fevereiro 2021
Última atualização em 26 fevereiro 2021

Com o crescimento do trabalho remoto, mais empresas estão buscando entender o que é uma VPN e como funciona. Afinal, por meio dela é possível estabelecer uma conexão segura e evitar que dados sigilosos sejam acessados por criminosos. 

De forma resumida, uma VPN funciona como uma barreira entre o dispositivo, seja um computador ou celular, e a internet. Os dados de navegação são criptografados e o endereço de IP fica oculto, de modo que terceiros têm mais dificuldade para rastrear os dados de navegação.

Para te ajudar a entender melhor o assunto, aqui vamos explicar:

  • O que é uma VPN?
  • Como as VPNs funcionam?
  • Por que usar uma VPN?
  • Como eu ativo minha conexão VPN?
  • É seguro usar VPN?
  • Quanto custa uma VPN?

Confira! 

O que é uma VPN?

VPN é a sigla para Virtual Private Network (em tradução livre Rede Privada Virtual). Por meio dela, é possível ter mais segurança e privacidade para navegar na internet, evitando a exposição aos criminosos que tentam hackear computadores e celulares e roubar informações.

Por isso, entender o que é VPN na internet é simples: ela é uma barreira entre seus dispositivos e a internet. Ao navegar, seus dados passam pela VPN antes de chegarem à internet, de modo que você fica menos exposto aos ataques cibernéticos.

Como as VPNs funcionam?

Se você não sabe como funciona a rede VPN, basicamente essa é uma maneira de você se conectar à internet com mais segurança e ter todos os seus dados criptografados. Seu endereço de IP e sua localização não ficam visíveis, de modo que a VPN funciona como uma barreira a mais entre seu computador e os criminosos que podem tentar hackeá-lo. 

Todos os dispositivos têm um endereço de IP, que funciona como um endereço residencial que localiza seu computador ou celular na rede e está vinculado à pessoa responsável pela contratação do serviço de internet. Por isso, com uma VPN você reduz sua exposição e mantém seus dados em um sigilo maior. 

Assim, ao ativar uma VPN, ela criptografará todos os seus dados, dificultando o acesso remoto de hackers e autoridades às suas informações. O aplicativo da VPN é executado em segundo plano no dispositivo e você consegue navegar normalmente sem notar nenhuma diferença.

Por que usar uma VPN?

Usar uma VPN é importante para garantir a segurança das suas informações: histórico de navegação, conversas online, registros de extratos bancários e afins. Para que seus dados sigilosos não sejam acessados por pessoas indevidas e você garanta a sua privacidade, é importante ter uma VPN para te blindar e reduzir sua exposição online.

Como a VPN oculta o seu endereço de IP e sua localização, você fica mais seguro para navegar na internet e não corre o risco de ter suas ações rastreadas por quem não deve.

Além disso, a VPN criptografa todos os seus dados, reduzindo sua vulnerabilidade online e te protegendo de ataques de criminosos. E mais: a VPN também evita que empresas coletem seus dados para divulgar anúncios para você, já que seu IP ficará oculto durante a sua navegação.

Como eu ativo minha conexão VPN?

Para ativar a VPN, primeiro você deve encontrar um servidor de VPN confiável e seguro, fazer o download do software e instalá-lo. Depois, basta fazer as configurações de acordo com suas preferências de segurança e, então, conectar a VPN antes de começar a navegar na internet.

Os softwares costumam ser bem intuitivos e têm opções de configurações prontas para diferentes sistemas, como Windows, Mac, Linux, Android e iPhone.

Dica importante: baixe a VPN direto do site do provedor para garantir que você adquira o sistema verdadeiro e não uma cópia que não é verdadeira e tem como único objetivo roubar os seus dados.

É seguro usar VPN?

Uma VPN terá acesso às suas informações antes que elas sejam criptografadas, por isso é importante optar por um servidor confiável e que não fará um uso inadequado dos seus dados. 

Os softwares idôneos não armazenam registros do que você faz na internet, por isso eles são as melhores opções de VPN para garantir a sua segurança online. Dessa forma, redobre sua atenção com preços muito tentadores ou até mesmo com opções gratuitas. 

É melhor pagar por uma VPN de qualidade do que ter seus dados expostos por um servidor inseguro.

Quanto custa uma VPN?

Existem diversos provedores de VPN disponíveis no mercado e os valores variam de US$ 2 a US$ 10 mensais, dependendo do nível de segurança que você deseja. Também é possível contratar planos anuais para obter um desconto e pagar menos pela VPN.

Porém, cuidado com os preços muito fora da média praticada pelo mercado, pois você pode acabar contratando um software lento e que não seja completamente seguro. Por isso, pesquise bem antes de optar por uma VPN, leia resenhas sobre as opções disponíveis e opte por aquela com o melhor custo-benefício.

O que achou das explicações sobre o que é uma VPN e como funciona? A Zendesk tem soluções completas e seguras para otimizar o dia a dia das empresas e garantir a privacidade de todos os dados dos clientes. Conheça!