Ir para o conteúdo principal

Artigo 12 min read

O que é uma VPN de acesso remoto? Para que serve e quais os benefícios?

Por Zendesk

Última atualização em 26 junho 2023

A pergunta o que é uma VPN de acesso remoto tem surgido, ainda com mais frequência, em consequência do crescimento do trabalho remoto e da necessidade de acesso a dados ou sistemas das empresas, independentemente de barreiras físicas.

É cada vez maior o número de pessoas que trabalham em home office ou mesmo precisam ter acesso aos processos da empresa fora do escritório. Para que isso aconteça de maneira tranquila, segura e ágil, os serviços de acesso remoto são indispensáveis. 

Esse tipo de tecnologia, o VPN, ajuda a garantir que o trabalho possa ser realizado, não só em sua casa na mesma cidade, mas em qualquer lugar do mundo. Desde que tenha acesso à internet.

Estas constantes mudanças e evoluções nas formas como as empresas tratam seus processos, oferecem, além de novos benefícios, novos desafios com o acesso remoto.

Portanto, vamos aprender sobre o que é uma VPN de acesso remoto, como funcionam os serviços de acesso remoto, para que servem e muito mais.

Conheça também algumas alternativas ao VPN, suas vantagens e entenda qual pode ser a melhor opção para sua empresa!

O que é uma VPN de acesso remoto?

VPN é a sigla para Virtual Private Networking, uma rede privada com diversos computadores ou servidores interligados. A VPN de acesso remoto é a ligação realizada entre o usuário e a própria VPN da empresa, ou à rede privada da organização, que oferece conexão com diversos computadores ou servidores.

Uma VPN permite que os profissionais autorizados, que não estão dentro da empresa, acessem aplicativos, pastas, documentos e dispositivos da organização, desde que todos estejam conectados via internet. Tudo isso por meio de um sistema que usa a criptografia para garantir a segurança. 

O que é uma VPN e para que serve?

A VPN (Virtual Private Networking), que é a rede privada interligada a vários computadores e servidores, serve para manter os dados importantes de sua empresa em uma rede local privada e segura ao mesmo tempo que faz a ligação à uma rede pública, normalmente a própria internet.

Os serviços de acesso remoto são realizados por meio de um software instalado no dispositivo ou até mesmo no próprio navegador.

Dessa forma, com as credenciais certas, você faz o login dentro da rede e tem acesso remoto, seguro e controlado.

Em resumo, o que é uma VPN de acesso remoto?

É um recurso que faz a conexão (controlada) dos computadores e servidores privados da empresa com seus diversos funcionários ou pessoas autorizadas, independentemente do local em que estes estejam. Tudo isso ocorre através de dispositivos e sistemas que permitem o acesso aos dados através da internet.

Para quem não está familiarizado com o que é acesso remoto, pode parecer que esse acesso abre uma grande brecha de segurança em sua empresa, mas isso não é verdade. Veremos mais sobre a segurança nos serviços desse tipo de acesso mais adiante.

Principais tipos de VPNs

Os tipos de VPNs mais utilizados por empresas são: VPN PPTP, oferecida como software add-on; VPN Site a Site ou VPN Roteador a Roteador, muito usada por empresas que possuem filiais no país ou exterior, garantindo a segurança de dados; e VPN L2TP, parecida com a PPTP, porém mais segura.

VPN PPTP

A VPN Point-to-Point Tunneling Protocol é uma das mais utilizadas no mercado corporativo, mas pode ser usada para fins pessoais também. Esse tipo não precisa ser instalado, é oferecido como software add-on.

Compatível com os sistemas Windows, Mac e Linux, a VPN PPTP precisa ser analisada antes do objetivo de uso. Isso porque ela não oferece criptografia e depende do PPP (Protocolo Ponto-a-Ponto) para implementar práticas de segurança.

VPN Site a Site

Essa VPN, conhecida também como VPN Roteador a Roteador, visa promover uma comunicação privada e segura entre empresas e filiais nacionais e/ou internacionais.

A VPN Site a Site é bastante usada no mundo corporativo, especialmente para conectar a matriz com suas filiais de modo seguro. Ela pode ser baseada na intranet ou na extranet, dependendo do objetivo de sua implementação.

VPN L2TP

A VPN Layer 2 Tunneling Protocol (L2TP) foi criada pela Microsoft e Cisco que combinam protocolos de segurança para fornecer maior segurança.

Ela é parecida com a VPN PPTP, pois também não possui criptografia e é dependente do PPP para funcionar adequadamente. Porém, é mais segura e mantém melhor a integridade dos dados.

Benefícios dos serviços de acesso remoto e sua segurança

Além da vantagem mais clara que é a possibilidade de realizar o seu trabalho remotamente, este processo também, ao contrário do que pode parecer, oferece mais segurança para a empresa. A segurança se dá, principalmente, por conta da encriptação dos dados enviados por uma rede VPN.

Independentemente do usuário realizar o acesso por uma rede pública ou particular de wi-fi, o tráfego de dados enviados e recebidos são encriptados e mantidos em segurança.

Com a grande quantidade de dados gerados atualmente pelas empresas e a necessidade de acesso instantâneo, de qualquer lugar do planeta, os serviços de VPN de acesso remoto trouxeram grandes benefícios para a agilidade dos processos.

Portanto, podemos citar aqui os principais benefícios de uma VPN.

Benefícios de uma VPN

  • colaboradores podem trabalhar remotamente;
  • facilidade de acesso em diversos dispositivos como: celulares, tablets e notebooks;
  • segurança dos dados por meio do uso de diversas políticas de seguranças como encriptação dos dados de ponta a ponta e protocolos rígidos de acesso;
  • estrutura descentralizada e simplificada de acesso que pode substituir diversos outros serviços complementares para realizar a mesma ação;
  • estrutura descentralizada e enxuta que permite a empresa, além de reduzir custos de materiais de escritório, diminuir também custos de infraestrutura que comportam seus diversos funcionários e os gastos associados à manutenção destas;
  • permissões de acesso individuais e controladas. Você pode escolher o horário que determinada pessoa pode acessar, quanto tempo ela pode ficar e quais arquivos ela tem acesso;
  • agilidade em todos os processos da empresa;
  • melhora da produtividade no trabalho.

Os benefícios de uma VPN são muitos e sua empresa pode até mesmo descobrir os seus próprios ganhos com as facilidades que os serviços de acesso remoto fornecem. 

De fato, se há a necessidade de trabalho remoto, entender o que é uma VPN e para que serve é um divisor de águas entre uma solução incompleta e a organização profissional desse formato de empresa, garantindo boas condições de trabalho para a equipe e melhores resultados para o negócio.

Como funciona uma VPN?

As VPNs em smartphones, tablets ou notebooks funcionam de forma similar: ela conecta o colaborador ao firewall da empresa e, ao acessar o sistema, seu IP está protegido, pois o IP visto é apenas o da VPN. Como tudo é criptografado, ninguém saberá quais dados foram acessados, enviados ou baixados.

Para explicar ainda melhor, vamos ao exemplo de VPNs em smartphones, que, geralmente, são os dispositivos mais usados de acesso remoto.

Se você acessa o wi-fi de uma cafeteria, restaurante ou hotel, que possuem as chamadas redes wi-fi públicas, a VPN garante a segurança contra ataques de hackers, já que o usuário fica exposto na rede. Isso porque há criptografia e dados anônimos.

Outra função da VPN, fora do ambiente de trabalho (ou não) é proteger o celular de invasão em aplicativos de bancos ou qualquer tipo de serviço financeiro ou acompanhamento de conversas por apps como FaceTime, WhatsApp, Skype, Google Hangouts etc. 

Outros tipos de acesso remoto

Entendido o que é uma VPN e para que serve é importante que você compreenda que existem outros tipos de acesso remoto, como a VDI e o workspace.

A seguir, um breve resumo sobre o que são e quais as suas diferenças: 

  • VDI: no dispositivo físico de cada colaborador é gerada uma imagem do sistema operacional da empresa, hospedado em um servidor. Por meio do seu dispositivo eletrônico o colaborador pode navegar pelo sistema da empresa e ter acesso a todas as passas e sistemas oferecidos, sem precisar instalá-lo,
  • VPN: permite a conexão segura e direta entre o dispositivo do colaborador e a rede da empresa. Funciona a partir de um software instalado na máquina, com login e senha corporativos, que dá acesso a tudo o que está hospedado no sistema da empresa, 
  • workspace: é um ambiente virtual de trabalho, que faz parte de uma tecnologia chamada desktop as a service (DaaS) que permite o acesso virtual a dispositivos, de maneira unificada, criando um ambiente de trabalho online conectado à nuvem. 

Qual o melhor tipo de acesso remoto?

Para escolher qual é a opção que melhor se adapta à empresa, fique de olho no estágio de amadurecimento e no seu porte. Por exemplo, o serviço de acesso remoto VPN é uma boa escolha para companhias com menos dispositivos remotos, geralmente, negócios de porte pequeno a médio.

O VDI é mais robusto, sendo interessante para empresas com mais experiência em acesso remoto ou que possuem uma estrutura relativamente grande e complexa trabalhando remotamente. 

O workspace, por ser uma solução de cloud computing, oferece diversas vantagens à empresa, inclusive muita segurança. Entre as três é a opção mais robusta e completa, facilitando o acesso à integração com todos os sistemas da empresa.

Como dissemos, se você quer um ponto de partida, entender o que é uma VPN de acesso remoto é o passo ideal para que sua empresa passe a melhorar seus processos e acessos remotos. Então, mãos à obra!

Importância de processos ágeis e modernos

Como todos nós acompanhamos, as empresas estão migrando seus sistemas para facilitar o acesso e trabalho de seus colaboradores independentemente de sua localização.

É claro que, com fatores externos como uma pandemia, diversas empresas não tiveram outra opção a não ser implementar soluções às pressas para continuar operando. Muitas delas não tinham essa transição planejada ou mesmo não queriam fazê-la tão cedo.

Entretanto, a necessidade de trabalhar remoto fez com que muitas se adaptassem rapidamente, mesmo com uma solução que não era, exatamente, a ideal. 

É comum, em períodos de mudanças, a necessidade de uma solução intermediária e emergencial, para a posterior adaptação, com opções mais robustas e adequadas às necessidades reais da empresa.

Mas, o tamanho do trabalho remoto vai muito além da pandemia e dos meses que a seguem. De fato, segundo pesquisas como a da Fundação Instituto de Administração (FIA), 94% das firmas aprovam o home office e 30% devem manter o home office mesmo após a pandemia. 

Isso quer dizer que, mesmo tendo sido impulsionado pelo Covid-19, o trabalho remoto talvez se torne uma realidade cada vez mais permanente nas nossas vidas.

Para as empresas, ele representa economia, redução de diversos custos, motivação de colaboradores, um benefício que atrai talentos e muito mais.

Quando usar uma VPN?

Usar uma conexão VPN é necessário quando há colaboradores que trabalham de forma remota ou então empresas terceirizadas que precisam obter determinadas informações dentro do sistema corporativo. Além disso, há outras situações de quando usar uma VPN:

  • garantir a segurança de dados quando há acesso de redes públicas de internet;
  • acessar sites bloqueados;
  • tornar o acesso anônimo em alguns sites e e-commerces;
  • bloquear o rastreio de localização de sites e aplicativos.

Como usar uma VPN do Brasil?

Há diversos tipos de VPNs disponíveis no Brasil, nacionais ou internacionais, gratuitas ou pagas. Basta analisar cada uma delas e entender quais atendem suas necessidades.

Não se esqueça de conferir as formas de pagamentos, afinal, muitos sistemas sobram em dólar ou euro, mas existem os que cobram em reais.

Alguns exemplos são:

Como implementar uma VPN?

Se sua empresa puder fazer esta transição de maneira gradual, aproveite! Faça o seu planejamento, aplique os processos de gestão de mudanças, estude as diversas formas de implementação e aproveite os benefícios! A adoção de uma VPN de acesso remoto pode ser a solução de dezenas de problemas. 

Ao aprender o que é uma VPN de acesso remoto fica fácil perceber que o trabalho remoto não só é uma realidade possível, mas que também pode trazer muitos benefícios para empresas e seus funcionários.

Conte com a ajuda da Zendesk que oferece a seus clientes muito mais que atendimento remoto. Ela conta com um conjunto de soluções no atendimento ao cliente que incluem:

  • CRM,
  • automação de contatos com o cliente, 
  • chat, 
  • central de suporte,
  • inteligência de dados, 
  • base de conhecimento para autoatendimento, e muito mais.

O software de suporte ao cliente da Zendesk é um sistema que pode ser acessado remotamente, fácil de usar e que ajuda sua empresa a oferecer uma experiência mais completa aos consumidores, contribuindo para um atendimento mais ágil, assertivo e personalizado.

Para que você e sua empresa consigam atingir todos esses objetivos, com uma única ferramenta, a Zendesk reuniu poderosos recursos dentro de uma mesma plataforma, entre eles:

  • soluções omnichannel com capacidade de integração de diversos canais de atendimento como mensagens, chat em tempo real, email ou voz.
  • interface unificada para atendente gerenciar todas as demandas, dos variados canais de atendimento, a partir de um mesmo local, facilitando o monitoramento, a priorização e as respostas aos clientes.
  • central de ajuda e um fórum da comunidade integrados que podem ser criados para oferecer melhor atendimento ao cliente,
  • automação e chatbots com IA para obter o contexto necessário dos clientes,
  • criação, gestão e disponibilização de uma base de conhecimento inteligente para melhorar o autoatendimento dos clientes e capacitar a equipe, e mais.  

Gostou? Então que tal fazer uma avaliação grátis do software de atendimento ao cliente para sua equipe poder fazer muito mais, em menos tempo?

Entre em contato com a Zendesk e descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar a experiência do cliente por meio de um atendimento ágil. Quer experimentar gratuitamente? Então, acesse este link: Quero fazer uma avaliação grátis!

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.