Ir para o conteúdo principal

Artigo 10 min read

12 estratégias de CRM para alavancar os seus resultados!

Por Zendesk

Última atualização em 5 Abril 2023

Ter uma estratégia de CRM bem definida é fundamental para que sua empresa atinja os objetivos almejados e, consequentemente, se torne uma referência dentro do seu segmento.

Até porque o CRM é muito mais do que um software. Ele é uma ferramenta que melhora ainda mais o relacionamento com o cliente, conforme o conhecimento sobre  seus hábitos.

E, quando falamos em estratégia CRM, estamos nos referindo a um conjunto de táticas usadas no relacionamento com o cliente. O foco é elevar sua experiência, desde o primeiro contato com a marca, até a compra do produto ou serviço e o pós-venda.

Nesse sentido, o CRM é uma estratégia de marketing e vendas capaz de alavancar o lucro do seu negócio. Quer saber como aplicá-lo na sua empresa? Então, leia este post e conheça as 12 principais estratégias de CRM do mercado.

O que é uma estratégia CRM?

A estratégia CRM é a soma de técnicas que visam melhorar o relacionamento da empresa com seus clientes. A ideia é melhorar a reputação da empresa e conquistar a satisfação dos clientes, retendo-os e fidelizando-os.

Nos dias atuais, partimos do princípio de que o cliente deve ser colocado no centro do negócio. E, quando bem implementada, a estratégia CRM permite aos gestores compreenderem melhor as necessidades e dores dos seus consumidores.

Em vista disso, eles criam soluções para satisfazer essas necessidades, resultando em mais vendas e lucro para o negócio.

Qual o objetivo do CRM?

O principal objetivo do CRM é orientar o planejamento, coletando e armazenando dados dos clientes em um sistema centralizado que melhora a relação da empresa com o consumidor.

Assim sendo, toda a interação do cliente com a marca é registrada. E esse histórico serve de parâmetro para os gestores tomarem decisões mais embasadas no momento de definir as ações de conquista e fidelização dos clientes.

Quais as vantagens do CRM de vendas?

O CRM (Customer Relationship Management) traz inúmeros benefícios para uma empresa. Um dos principais deles é a melhora do relacionamento com seus clientes. Adicionalmente, a estratégia colabora para:

  • identificar as melhores oportunidades do mercado;
  • ter mais praticidade no armazenamento de informações;
  • planejar com mais eficácia a gestão do tempo;
  • manter o foco nos clientes;
  • acompanhar a performance.

Fora isso, destacamos que a estratégia é fundamental para aprimorar os resultados da organização. De acordo com uma pesquisa recente, 75% dos clientes estão dispostos a comprar de marcas que proporcionem uma melhor experiência.

Logo, o ideal é que o planejamento estratégico seja voltado para estabelecer um bom relacionamento com o cliente, garantindo uma experiência ainda mais personalizada.

12 estratégias de CRM para o seu negócio

Agora que você já sabe o que é e a importância para seu empreendimento, separamos 12 estratégias que vão alavancar seu negócio. Dá só uma conferida.

1 – Analisar os clientes e entender suas necessidades

A primeira estratégia de CRM é o conhecimento profundo sobre seus consumidores. De fato, não há como efetivar vendas sem saber quem é seu público-alvo e como ele pensa.

É crucial extrair informações relevantes sobre quais produtos ou serviços são mais procurados por eles, quais épocas do ano mais compram e o que buscam em um produto.

Tais respostas contribuem para encontrar os produtos e serviços que melhor atendam aos anseios do seu persona e, por conseguinte, ampliam a lucratividade.

2 – Fortalecer as relações com o persona

Responda rapidamente a essa pergunta: qual é o foco principal da sua empresa? Se a  resposta foi vender, você precisa rever os seus conceitos.

Na verdade, a resposta deveria estar focada nos benefícios proporcionados ao seu cliente. Isso quer dizer que o propósito não será apenas vender, mas sim sanar a dificuldade ou o desejo que ele sente.

Portanto, entenda a necessidade de se construir uma relação com seu cliente, como em um casamento, ou seja, um relacionamento sadio e duradouro. É isso que fará dele um verdadeiro advogado do seu negócio.

Leia também:

3 – Tomar decisões baseadas em dados e não achismos

Outro ponto que eleva o CRM como ferramenta estratégica é que as decisões deixam de ser tomadas com base em achismos e são embasadas em dados. Aqui, você tem um parâmetro maior sobre o seu consumidor.

Em paralelo, as informações são compartilhadas mais facilmente entre todos os membros da equipe, em tempo real. E, quando os funcionários entram em contato com o lead, eles já sabem exatamente em que ponto está na jornada do consumidor.

O resultado é que a estratégia de conteúdo é muito mais focada naquilo que ele precisa. E mais: o próprio desenvolvimento de produtos e serviços volta-se exclusivamente para sanar uma dor específica.

4 – Criar uma cultura de excelência no atendimento

Uma das estratégias CRM que estreita o relacionamento com o consumidor é a excelência no atendimento. A propósito, é fundamental oferecer um suporte de qualidade para seus clientes.

Ele pode ter dúvidas ou querer resolver um problema rapidamente; e você precisa ajudá-lo nessa jornada. Quanto mais solícito seu time for, mais fidelizado o consumidor será.

Uma boa plataforma de CRM proporciona um conhecimento mais profundo sobre:

  • os canais em que o usuário gosta de ser atendido;
  • a forma como ele prefere ser chamado;
  • e até mesmo o melhor horário para o contato.

Por isso, essa é uma ferramenta que fortalece a cultura de excelência no atendimento, estreitando o relacionamento entre as duas partes.

5 – Aumentar a conversão de leads

Uma das estratégias muito efetivas de CRM é a ampliação da conversão de leads. Isso quer dizer que suas campanhas melhoram, pois elas chegarão nos clientes em potencial.

Essa estratégia é mais usada no topo de funil, pois é voltada para a captura do lead. Quanto mais qualificado ele for, maiores serão as chances de continuar percorrendo seu caminho até a compra de um produto.

Há companhias que são muito boas em atrair leads, no entanto, na hora de convertê-los em clientes, deixam a desejar. Com a ferramenta CRM, isso melhora drasticamente seu negócio.

6 – Elaborar ofertas com mais precisão

A estratégia de CRM também melhora as ofertas e promoções. Basicamente, elas se baseiam na resposta de uma pergunta: quando e por qual preço o seu cliente está disposto a pagar pelo produto?

Encontrando essas respostas, você cria produtos mais direcionados ao seu público-alvo, o que gera retornos mais satisfatórios.

Imagine que você crie um produto que atenda as necessidades do seu público. Contudo, o preço  não é o que o usuário pretende pagar. Nesse caso, o lançamento será desastroso.

Além de conhecer as necessidades do seu cliente, é vital saber o quanto ele está disposto a pagar pelo produto oferecido.

7 – Gerar relatórios mais simplificados para a tomada de decisões

Um sistema de CRM simplifica os relatórios, permitindo que os gestores tomem decisões muito mais embasadas. Afinal, eles geram métricas, números e informações importantes para toda a equipe.

Esse monitoramento constante mostra, por exemplo:

  • quantos leads estão sendo captados;
  • qual o percentual que está avançando na jornada de compras;
  • quais clientes voltam a consumir;
  • quais indicam o seu negócio;
  • quais são os canais de comunicação mais efetivos;
  • quais foram as campanhas que deram mais resultados. 

Enfim, há um panorama muito melhor para as decisões.

8 – Melhorar o planejamento

O planejamento é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Inclusive, qualquer gestor deve “perder” um bom tempo planejando seu dia antes de agir, já que um bom planejamento melhora a ação.

E uma plataforma CRM permite que as vendas sejam planejadas mais rapidamente. Você poderá ter acesso às informações essenciais, descobrindo pontos de sazonalidade e definindo quais os clientes compram mais.

Além disso, você encontra os produtos e serviços que trazem mais retorno ao seu negócio, bem como o ticket médio de compra de cada consumidor. Todos esses dados são facilmente encontrados no sistema.

E, apesar do planejamento envolver um grande tempo, ele é otimizado com um sistema CRM. E sua empresa ganha com isso.

9 – Ter mais agilidade nos processos de vendas

A agilidade na gestão de projetos resulta em trabalhos mais eficientes, maior satisfação da equipe e, consequentemente, mais vendas para o negócio.

Com uma boa estratégia CRM, os gestores ampliam o conhecimento dos processos, identificando os gargalos e corrigindo-os em um prazo muito menor.

Isso pode ser aplicado em praticamente todos os setores que possuem algum tipo de relacionamento com o consumidor, como:

  • vendas;
  • marketing;
  • suporte;
  • atendimento.

Com um bom sistema, você acompanha se a equipe está seguindo o processo ou pecando em alguma parte. 

10 – Alinhar os setores de marketing e vendas

Outro ponto importante do CRM é que ele melhora o alinhamento dos departamentos de marketing e vendas. É comum, inclusive, que em algumas empresas ocorra até uma certa rivalidade entre os setores.

Por meio da implementação de um software, os departamentos se tornam mais integrados e há um estreitamento nas relações. O resultado é que o trabalho fica mais cooperativo e menos competitivo.

As informações fluem com mais transparência e todos sabem exatamente o que é necessário fazer para aumentar as vendas. Quando os dois times entendem a necessidade da cooperação, as próprias ações se alinham.

Dessa maneira, as campanhas de captação e conversão de leads ganham em efetividade e o custo por aquisição de cliente diminui.

11 – Ter metas definidas e alcançáveis

Toda equipe de vendas trabalha com metas. Mas, muitas vezes, elas perdem o sentido, seja pela facilidade de serem alcançadas ou até mesmo por serem muito difíceis.

Há ainda gestores que não estabelecem as metas com clareza para a equipe de vendas, nem mensuram se os vendedores conseguirão atingi-las ou não. Com um sistema CRM, tudo fica mais fácil.

Até porque dá para medir em tempo real o desempenho de um funcionário e avaliar se ele está com alguma dificuldade para atingir a meta. Isso estreita o relacionamento do gestor com o próprio vendedor.

12 – Atualizar os dados para o gerente de vendas

Por fim, com uma ferramenta de CRM, o gerente de vendas fica sempre por dentro de tudo o que acontece com o time, em tempo real. Ele acompanha as ofertas e como está o controle em cada uma das fases.

Isso permite, por exemplo, identificar se um vendedor está com alguma dificuldade e oferecer soluções para ele. Também evita a pressão no final do mês, quando a meta está perto de ser atingida.

É uma forma de gerar mais qualidade de vida para todos os funcionários e, ao mesmo tempo, aprimorar o desempenho da organização.

Como escolher um bom sistema de CRM?

Agora que você já sabe quais são as melhores estratégias de CRM, vamos falar sobre como escolher um sistema. O primeiro passo é encontrar aquele que possibilite a introdução de módulos de acordo com suas necessidades.

Além disso, avalie se o sistema oferece tudo o que você precisa, como: ter uma visibilidade completa do pipeline, analisar o processo de vendas facilmente e encontrar os dados com agilidade.

E, se você está em busca de um sistema que ofereça tudo isso, uma boa alternativa é o Zendesk Sell. Com ele, você maximiza a produtividade do seu time e monta equipes focadas em dados. Gostou? Então, solicite uma avaliação grátis.

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

O que é prospecção de vendas? Descubra como gerar mais oportunidades

Entenda o que é prospecção de vendas, as principais técnicas, qual a melhor maneira de prospectar novos clientes e como a IA pode ajudar.

Artigo
11 min read

Inbound Sales versus Outbound Sales: quais são as diferenças?

Entenda o que é Inbound Sales, a diferença para o Outbound, principais vantagens

Artigo
9 min read

Chat de vendas: como usá-lo para melhorar as negociações?

Entenda o que é e como o chat de vendas pode alavancar os resultados do seu negócio + dicas de como usar o atendimento via chat!

Artigo
11 min read

Descubra os 5 tipos de consumidores mais comuns no mercado

Você sabe quais são os tipos de consumidores mais comuns? Conheça o perfil e características do brasileiro, a importância para sua estratégia e mais.