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Avaliação por escala gráfica: como essa metodologia funciona?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Simples, didática e de fácil análise. Estas são algumas das características que fazem da avaliação por escala gráfica uma das mais utilizadas metodologias de avaliação de desempenho. 

Ainda que você nunca tenha trabalhado com este formato de avaliação no ambiente profissional, certamente já viu algo semelhante na época da escola. A metodologia é muito usada por professores no momento da avaliação comportamental de seus alunos, sobretudo os mais jovens.  

Mas, afinal, como usar escalas gráficas na gestão de pessoas? Há alguma desvantagem em seguir o modelo? 

Tire essas e outras dúvidas ao longo deste artigo. 

O que é avaliação por escala gráfica? 

A avaliação por escala gráfica é uma metodologia de avaliação de desempenho. Ela é bastante utilizada para avaliar de forma numérica o comportamento dos funcionários.

Mas o que isso significa? 

Vamos lá. A empresa identifica comportamentos que são necessários para a eficiência do trabalho do empregado e, durante a avaliação, mensura o nível de aderência do colaborador a estes comportamentos. Alguns dos atributos mais comuns são a capacidade de tomar iniciativas, cumprir prazos, trabalhar bem em equipe etc. 

Além disso, setores específicos podem incorporar características específicas a esta análise. Um líder de equipe de vendas, por exemplo, pode avaliar agilidade, relacionamento com o cliente e organização como atributos-chave de um profissional do setor.  

Na maioria dos casos, a classificação abrange características e habilidades pessoais e profissionais, como 2 classificações para competência pessoal, 2 para metas ou objetivos pessoais, 1 classificação para meta departamental e 2 para objetivos organizacionais gerais. 

O que as escalas gráficas de gestão de pessoas medem?

 Como dissemos anteriormente, a avaliação por escala gráfica serve, de forma geral, para medir o fit entre uma característica (considerada essencial para o desempenho de determinada função) e o comportamento do funcionário. 

Dessa forma, as escalas gráficas de gestão de pessoas podem ser usadas para medir uma ampla gama de comportamentos dos funcionários. 

É possível, por exemplo, trabalhar com formulários padronizados por setor e até por empresas. Em contrapartida, a análise pode ser realizada a partir de documentos inteiramente personalizados, criados para atender a um trabalho específico ou a um grupo que desempenha tarefas semelhantes. 

Veja alguns exemplos de comportamentos que são comumente medidos em uma avaliação por escala gráfica:

  • Capacidade de trabalhar em equipe;

  • Tem iniciativa;

  • Exibe motivação;

  • Cumpre os prazos;

  • Tem ritmo de produtividade;
  • Tem bom relacionamento com clientes e outros funcionários; 

  • Cumpre metas;
  • Supera expectativas. 

Como fazer uma escala gráfica de avaliação de desempenho?

Agora que você já conhece a avaliação por escala gráfica na teoria, que tal visualizar o modelo de forma prática? 

Antes do passo a passo para criar a sua, veja abaixo um exemplo de escala gráfica de avaliação de desempenho. Observe a formatação do formulário e os aspectos analisados neste caso. 

Mantenha este modelo em mente e continue a leitura para entender como desenvolver uma avaliação por escala gráfica do zero. 

1- Determine os aspectos a serem avaliados

O primeiro passo para elaborar um modelo de avaliação por escala gráfica é determinar quais serão os aspectos considerados. Suponhamos que, nesta avaliação, um líder comercial vá observar o comportamento de seus vendedores internos. 

Neste caso, alguns dos aspectos avaliados poderiam ser: 

  • capacidade de organização;

  • senso de urgência e prioridade; 

  • relacionamento com o cliente;

  • sinergia com a força de vendas; 
  • cumprimento das metas. 

2- Escolha uma escala gráfica

Em seguida, é hora de entender como cada um dos aspectos será pontuado. O formulário de classificação gráfica pode ser formatado de várias maneiras, dependendo das necessidades do empregador. 

Entretanto, independentemente do formato escolhido, o formulário listará várias perguntas ao lado de uma escala de classificação com dois extremos (um negativo e um positivo)  e opções intermediárias. 

Alguns dos formatos mais comuns de pontuação em escalas gráficas são:

  • Escalas numéricas (1-10, sendo 1 equivalente a “precisa melhorar” e 10 sendo “excelente”);

  • Escalas de uma palavra (excelente, bom, bom, regular, ruim)

  • Escalas de comentários curtos (desempenha acima das expectativas, atende às expectativas, pode melhorar em algumas áreas, têm desempenho abaixo das expectativas). 

3- Monte a sua tabela de avaliação 

Estruture o formulário de avaliação de maneira que os critérios sejam dispostos em formato de lista. É importante que cada um deles tenha espaços pré-determinados para a atribuição da classificação, como vimos no exemplo acima. 

Vantagens e desvantagens da avaliação por escala gráfica

Por ser tão amplamente utilizada, você deve imaginar que a avaliação por escala gráfica reúne apenas vantagens, certo? 

Saiba que não é bem assim. Assim como outras metodologias de avaliação de desempenho, a escala gráfica contém algumas ressalvas que devem ser levadas em conta e, sempre que possível, neutralizadas com a ajuda de outros tipos de métodos. 

Veja a seguir um resumo com as principais vantagens e desvantagens da escala gráfica para avaliação de desempenho: 

Vantagens

• É um método simples e de fácil compreensão;

• Possibilita a padronização dos critérios de comparação;

• A quantificação dos resultados facilita a avaliação e a classificação das performances.

Desvantagens

• A classificação das atribuições pode ter um viés pessoal ou ser influenciada por fatores externos (estereótipos, preconceitos etc), tornando a análise parcial e pouco confiável;

• A análise tem, como ponto forte, o destaque de performances extremas: extremamente competente ou muito pouco sintonizado com os princípios do negócio. Nesse sentido, comportamentos medianos podem ser difíceis de mapear.

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  • Avaliação de desempenho geral: avalia o desempenho dos colaboradores em relação a aspectos relacionados à gestão da empresa.
  • Desempenho por competências: avalia os colaboradores de acordo com as competências essenciais para realizarem seu trabalho.
  • Desempenho por produtividade: mede a produtividade dos colaboradores de acordo com as metas projetadas e os resultados obtidos.
  • Avaliação 360: avalia o colaborador a partir do ponto de vista de sua equipe de trabalho.

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