Ir para o conteúdo principal

Artigo 13 min read

Questionário de avaliação de desempenho: aprenda a criar

Por Zendesk

Última atualização em 9 fevereiro 2024

Fazer um questionário de avaliação de desempenho é uma tarefa essencial para o setor de Recursos Humanos, gestores e líderes de sucesso identificarem pontos de melhorias dentro da empresa. 

Essa iniciativa permite fazer uma gestão de equipes com muito mais eficiência e criar um ambiente em prol das conquistas profissionais e empresariais em conjunto. 

No entanto, a escolha das perguntas para avaliação de desempenho dos funcionários faz toda a diferença e precisa ser feita corretamente. Pensando nisso, elaboramos este artigo para você compreender em detalhes tudo sobre:

  • o que é um questionário de avaliação de desempenho;
  • como fazer um questionário de avaliação de desempenho;
  • 42 exemplos de perguntas de avaliação de desempenho.

O que é um questionário de avaliação de desempenho?

O questionário de avaliação de desempenho é uma ferramenta com o objetivo de coletar dados e analisar a performance dos profissionais. É uma forma de mensurar o desempenho de funcionários ou equipes em relação às tarefas que executa, às metas e resultados esperados, além do comportamento e rendimento.

Tudo depende da finalidade da avaliação em questão.

De modo geral, a avaliação de performance é uma forma sistemática de identificar a performance individual ou de uma equipe durante um determinado período. 

Um questionário estruturado permite observar quais mudanças precisam acontecer para alinhar as expectativas entre a empresa e os colaboradores. Logo, ao aplicar uma avaliação de desempenho com regularidade, pode-se definir quais ajustes o setor de Recursos Humanos necessita fazer a curto ou longo prazo. 

Além disso, os dados coletados facilitam a tomada de decisões e estratégias a níveis gerenciais. 

Ou seja, é possível estabelecer ações com base nos resultados, como treinamentos para equipes, cobranças por resultados, correções de comportamentos, bonificações, aumentos salariais, etc.

A avaliação de desempenho também facilita o feedback na gestão de pessoas, que por sua vez é importante para reconhecer cada um dos colaboradores. 

Seja o feedback positivo ou negativo, ele fornece informações necessárias para que o profissional entenda como os gestores e líderes enxergam sua participação na empresa.

Baixe o relatório: por que é tão importante investir na experiência do colaborador?

Quais são os objetivos da avaliação de desempenho?

Os objetivos da avaliação de performance variam de acordo com o que se deseja descobrir e melhorar dentro da empresa. No geral, a ideia é usar um questionário para identificar quais são os pontos fortes e fracos de cada profissional ou equipe.

Inclusive, um questionário de avaliação de desempenho também pode ser feito para compreender se o perfil do funcionário combina com a cultura organizacional e com os valores da empresa.

De forma resumida, esses são os principais objetivos para aplicar um questionário de avaliação de desempenho:

  • analisar a performance dos funcionários;
  • melhorar a comunicação entre líderes e liderados;
  • identificar as hard e soft skills de cada profissional;
  • reconhecer os talentos na organização;
  • elaborar um histórico de desempenho de cada funcionário;
  • aprimorar o desempenho dos colaboradores;
  • aumentar o engajamento das equipes;
  • reduzir o índice de rotatividade;
  • reunir dados e dar feedbacks;
  • desenvolver as habilidades dos colaboradores;
  • melhorar os processos da empresa como um todo.

Leia mais: o que é e avaliação de desempenho? Quais são os objetivos?

7 tipos de questionário de avaliação de desempenho

Existem diferentes tipos de avaliação de desempenho que podem ser empregados no ambiente empresarial. O formato e modelo podem acompanhar perguntas específicas conforme o objetivo estabelecido.

Entre os principais tipos de avaliação de desempenho, podemos citar:

1. Questionário de autoavaliação de desempenho profissional

Neste primeiro exemplo, o profissional analisa o seu próprio desempenho em relação à função que exerce. A área de Recursos Humanos tem um papel fundamental neste processo ao criar um questionário com perguntas sobre dificuldades na rotina de trabalho, oportunidades, desafios, objetivos, entre outros.

2. Questionário de avaliação por superior imediato

Também conhecida por avaliação 90 graus ou avaliação direta, é uma das mais clássicas nas organizações. O gestor analisa de forma objetiva o desempenho dos funcionários de acordo com seus critérios. Porém, aqui, é importante considerar a relação dos gestores e colaboradores.

Neste caso, bons exemplos de perguntas para avaliação de desempenho são:

  • o que estou fazendo bem e devo continuar? (pergunta do funcionário para o superior);
  • o que eu poderia fazer para ser mais eficiente? (pergunta do funcionário para o superior);
  • o que fiz para ajudá-lo a fazer melhor seu trabalho? (pergunta do gestor para o funcionário);
  • o que fiz para impedir seu desempenho no trabalho? (pergunta do gestor para o funcionário).

3. Questionário de avaliação 180 graus

A avaliação 180 graus inclui tanto a autoavaliação quanto a análise do seu superior direto. Ou seja, o gestor informa e cobra metas, orientações e resultados, ao mesmo tempo em que recebe feedbacks dos colaboradores.

4. Questionário de avaliação 360 graus

Na avaliação 360 graus, a metodologia utilizada tem como objetivo coletar o feedback de vários profissionais da empresa que tenham contato direto ou indireto com o avaliado. Portanto, inclui a avaliação de colegas de equipe, líderes e gestores, colaboradores de outros departamentos e até mesmo a autoavaliação.

5. Questionário de avaliação por metas e resultados individuais

Assim como na avaliação pelo superior imediato, a avaliação de desempenho por metas e resultados individuais é um dos modelos mais objetivos. Apesar de ser benéfica para saber de fato o progresso e a performance de um funcionário, é interessante utilizá-la junto a outro método que ofereça um feedback construtivo.

6. Questionário de avaliação por desempenho da equipe ou grupo

Fazer uma avaliação de desempenho de toda a equipe é uma das maneiras mais eficientes para mensurar os resultados em diferentes setores, como o de vendas ou atendimento ao cliente, além da empresa como um todo.

Por exemplo, as metas de vendas da equipe podem ser analisadas por meio de KPIs e métricas estabelecidas anteriormente no planejamento estratégico.

7. Questionário de avaliação por competências

Na avaliação por competência, além de analisar os resultados do funcionário, também se leva em conta os seus conhecimentos, habilidades e atitudes (conhecida como a Técnica CHA). 

É um método de avaliação que ganha cada dia mais popularidade nas empresas que visam identificar a capacidade profissional de cada colaborador e as falhas que precisam de mais atenção.

Agora que já sabe o que é, os objetivos e quais os tipos, leia a seguir o passo a passo de como fazer um questionário de avaliação de desempenho na prática e exemplos de perguntas!

Como fazer um questionário de avaliação de desempenho?

Elaborar esse tipo de pesquisa pode parecer desafiador, mas existe uma abordagem que pode facilitar bastante o processo. Nesse caso, para fazer um bom questionário de avaliação de desempenho, você precisa definir quatro pilares para sustentar o documento. 

São eles:

  1. Objetivo;
  2. Tipo de avaliação;
  3. Tipo de respostas;
  4. Perguntas.

1. Objetivo

O primeiro passo para fazer um questionário de avaliação de desempenho é selecionar qual será o seu objetivo. É a partir dele que você consegue formular as melhores perguntas para avaliar os funcionários.

Por exemplo, se deseja analisar a produtividade de uma equipe de vendas, será preciso elaborar questões e reunir dados para identificar se a performance do time comercial está abaixo ou acima do esperado no mês, trimestre, semestre etc.

Pense também nas metas após coletar os resultados. Isto é, qual a finalidade do questionário: aprimorar a cultura de inovação da empresa, melhorar os processos, estimular o desenvolvimento profissional dos funcionários e equipes? 

As perguntas podem ser criadas levando em consideração aspectos, como:

  • metas e resultados;
  • liderança e motivação;
  • gestão de projetos;
  • habilidades de comunicação;
  • cultura organizacional;
  • desenvolvimento de carreira;
  • solução de desafios.

2. Tipo de avaliação

Nesta etapa, basta escolher o tipo de avaliação que deseja utilizar dentre as opções que citamos mais acima. Em equipes experientes e com bom relacionamento entre líderes e liderados, a autoavaliação costuma ser uma excelente alternativa.

Lembre-se que toda a comunicação antes, durante e depois da avaliação de desempenho deve ser transparente e focada na melhoria dos resultados.

No caso de uma avaliação de equipe, é possível planejar estratégias para o desenvolvimento de determinados setores e promover a troca de conhecimentos e experiências.

3. Tipo de respostas

Também existem diferentes tipos de respostas em um questionário de avaliação de desempenho. A escolha, geralmente, fica entre:

  • respostas abertas: a avaliação é feita em forma de texto, com opiniões pessoais, exemplos e justificativas. Trazem informações e dados completos, mas, ao mesmo tempo, são mais difíceis de analisar individualmente. É recomendado para equipes pequenas ou em perguntas específicas.
  • respostas fechadas: oferece uma ou diversas alternativas dentro de um conjunto de opções já definidas. Podem ser respostas de múltipla escolha, dicotômicas (“sim” ou “não”), resposta única, matriz (escala Likert) ou ranking. Os resultados são facilmente quantificáveis para análise de dados.
  • respostas tipo NPS: embora a pesquisa NPS seja comum para medir a satisfação de clientes, também pode ser utilizada na avaliação de desempenho e experiência dos funcionários. Neste formato, os avaliadores devem atribuir uma nota de 0 a 10, sendo 0 “muito baixo” ou “muito ruim”, por exemplo, e 10 sendo “muito alto” ou “excelente”.

4. Perguntas

Por fim, chegou a horar definir as perguntas do seu questionário de avaliação de desempenho de funcionários. 

Nesta etapa, tenha em mente todos os aspectos descritos até aqui e formule ou escolha as perguntas que mais fazem sentido para seus objetivos

Aliás, se você for o líder de uma equipe remota, não se esqueça de considerar as melhores formas de fazer a avaliação no trabalho a distância de forma justa para todos. A gestão de equipes remotas apresenta desafios ainda maiores.

A seguir, confira alguns exemplos de perguntas para avaliação de desempenho de funcionários. 

42 sugestões de perguntas para avaliação de desempenho

A escolha das perguntas para uma avaliação de performance pode depender do tipo que você escolher. Em geral, a maioria pode ser adaptada conforme o modelo de avaliação. 

Abaixo, separamos 42 exemplos de perguntas em quatro categorias: geral, liderança, trabalho em equipe e crescimento profissional.

Perguntas gerais para avaliação de desempenho

Esse tipo de pergunta traz uma abordagem mais objetiva e direta. Serve para entender a postura do colaborador e como isso afeta o seu dia a dia. Nessa categoria, as nossas sugestões são as seguintes:

  1. O profissional é proativo e tem iniciativa?
  2. É dedicado em suas tarefas e busca atingir as metas?
  3. Sempre cumpre seus prazos e objetivos no trabalho?
  4. O funcionário é organizado com suas atividades?
  5. Consegue se adaptar a novas situações e desafios?
  6. Está sempre disposto a colaborar?
  7. Apresenta os resultados esperados de seu trabalho?
  8. Tem um comportamento ético?
  9. Sabe administrar seu tempo e produtividade?
  10. Define prioridades para alocar seu tempo?
  11. Consegue se comunicar de forma clara e coesa?
  12. É capaz de usar a tecnologia e os recursos da empresa?
  13. Concentra-se nas necessidades do cliente?
  14. Não foge de novas responsabilidades?
  15. Direciona seus esforços para atingir os objetivos da empresa?
  16. Costuma chegar atrasado com frequência?
  17. Falta ao trabalho muitas vezes e sem justificativa?
  18. Traz problemas pessoais para o dia a dia do trabalho
  19. Domina o uso dos softwares, hardwares e outros recursos relacionados a suas atividades?
  20. A cultura da organização promove um ambiente de trabalho confortável e de suporte?

Perguntas sobre liderança

O questionário de avaliação de desempenho pode servir para mensurar o impacto da liderança na performance individual e coletiva dos seus comandados. Confira alguns exemplos:

  1. O colaborador inspira o crescimento e aprendizado da equipe?
  2. Toma iniciativa para resolver problemas e conflitos?
  3. Motiva colegas a atingirem seus objetivos profissionais?
  4. Entende os diferentes perfis e consegue incentivar o melhor de cada?
  5. Mostra maturidade para lidar com questões estratégicas e de grande responsabilidade?
  6. Apresenta habilidades de planejamento, organização e agilidade na tomada de decisão?

Perguntas sobre trabalho em equipe

Agora é o momento de avaliar como o desempenho e a postura do funcionário impactam os seus colegas. Veja as sugestões:

  1. Trabalha bem em equipe?
  2. Oferece feedbacks construtivos?
  3. Trata colegas e líderes com respeito?
  4. Responde de forma construtiva aos erros dos outros?
  5. Sabe conciliar opiniões e gerir conflitos?
  6. Está aberto a mudanças e inovações?
  7. É um membro da equipe que valoriza a participação de todos?
  8. Recebe feedbacks de forma madura e aceita críticas construtivas?
  9. Que pontos fortes e valores mais contribuem para o time?
  10. A equipe fornece suporte no trabalho sempre que necessário?

Perguntas sobre crescimento profissional

Por fim, existem perguntas para entender o que o funcionário espera alcançar no futuro. É uma forma de traçar um plano de carreira, partindo do desempenho atual, para verificar se ele está bem direcionado ou se requer ajustes. Os principais exemplos são:

  1. Quais são os próximos objetivos na carreira do colaborador?
  2. Busca capacitação com cursos e treinamentos em sua área de atuação?
  3. Gostaria que a empresa ajudasse a encontrar alguém para orientar seu desenvolvimento de carreira ou oferecesse novos treinamentos?
  4. O funcionário traz novas ideias, inovações e sugestões de projetos?
  5. Vai além das obrigações e faz mais do que o solicitado e esperado?

Dica bônus: dê liberdade para falar

Na hora de finalizar o questionário de avaliação de desempenho, é uma boa prática finalizar a pesquisa com um campo aberto para comentários, dúvidas e sugestões. 

Dar essa abertura deixa o colaborador mais confortável e faz ele sentir que sua opinião é valorizada, o que estimula ele a compartilhar sua experiência e dividir informações mais sinceras. 

Além disso, é uma forma de otimizar a qualidade dos dados obtidos, pois o funcionário pode fornecer um insight bem relevante, mas que não se encaixou em nenhuma das perguntas do documento. 

Nesse caso, não dar liberdade para ele falar o que quiser pode fazer você perder uma oportunidade valiosa.

Novas formas de avaliar performance

Se você busca ferramentas assertivas para avaliar a performance da sua equipe e facilitar a gestão, visando otimizar a experiência do cliente, a Zendesk pode ajudar.

Com o nosso software de gestão de atendimento você conta com uma série de recursos para auxiliar o dia a dia dos agentes de suporte. É ideal para integrar sua equipe, automatizar processos e conseguir uma operação mais eficiente em pouco tempo.

Além disso, a plataforma do Zendesk Service foi feita para que a gestão consiga monitorar a rotina dos seus colaboradores com mais qualidade. Assim você pode ficar de olho nos indicadores de desempenho em tempo real e ainda gerar relatórios automáticos, que dão um insight sobre formas de otimizar seus resultados.

Faça hoje mesmo uma avaliação gratuita da Zendesk Service, uma solução de atendimento ao cliente completa.

Histórias relacionadas

Artigo
13 min read

O que são clientes detratores? É possível convertê-los?

Descubra o que são clientes detratores, quais riscos eles trazem para a sua reputação e como transformá-los em consumidores neutros ou promotores.

Artigo
7 min read

SAC 3.0 e SAC 4.0: conceitos, diferenças e principais tendências

SAC 3.0 e SAC 4.0 são a evolução do serviço de atendimento ao cliente, com ferramentas e tecnologias que visam melhorar a experiência do consumidor.

Artigo
8 min read

O que é carteira de clientes? Como montar, gerenciar e otimizar?

O que é carteira de clientes? Na prática, são empresas e pessoas com quem se faz negócios regularmente, alvos principais de estratégias de fidelização.

Artigo
7 min read

WhatsApp no atendimento ao cliente: principais tendências

Usar o WhatsApp no atendimento ao cliente já não é novidade. Além do suporte multicanal, a tendência é integrar IA nos apps de mensagem. Saiba TUDO!