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Artigo 5 min read

Bot de atendimento no WhatsApp: 3 vantagens para o negócio

Por Zendesk

Última atualização em 22 março 2023

Você já pensou em usar um bot de atendimento no WhatsApp na sua empresa? Pois saiba que essa ferramenta pode ser de grande ajuda para aprimorar a experiência do seu cliente com a marca. 

Antes de tudo, vale destacar que o relatório de atendimento ao cliente da Zendesk mostrou que o volume de tickets em conversas pelo app aumentou 370% em 2021, em relação a 2020. 

Além do mais, 69% dos consumidores afirmam que interagirão com um bot para resolver problemas mais simples. Esses números mostram a relevância de oferecer um suporte de qualidade por esse canal, o que implica no uso de um sistema automatizado e online 24 horas, como é o caso dos bots.

Sendo assim, confira neste artigo as principais vantagens de usar essa ferramenta e, ainda, veja como fazer atendimento via WhatsApp com os bots em 4 passos!

3 vantagens de utilizar um bot de atendimento no WhatsApp

Atualmente, esse aplicativo tem múltiplos usuários ao redor do mundo. E, como falamos, seu uso por parte dos clientes mais do que triplicou em um ano. Nesse sentido, os bots de atendimento no WhatsApp ajudam a agilizar todo o processo. 

Isso porque eles podem ser usados em diversas áreas, como no pós-venda e na pré-venda, trazendo várias vantagens para a empresa. Confira as 3 principais a seguir!

1. Reduz os custos operacionais 

Uma das vantagens de usar um bot de atendimento no WhatsApp é a redução dos custos operacionais com o atendimento ao cliente da empresa. 

Isso acontece, principalmente, porque um bot pode dar respostas automáticas no WhatsApp. Devido a isso, é necessário ter menos colaboradores disponíveis. 

Além do mais, esse processo evita que o time fique preso em tarefas repetitivas, já que elas podem ser feitas por um robô. Diante disso, os agentes têm mais tempo para atender demandas mais complexas e que carecem de atenção humana. 

2. Personaliza o atendimento ao cliente

Um bot de atendimento no WhatsApp permite que você personalize o contato, para que a conversa fique com a cara do seu cliente. Isso é feito através de uma análise dos perfis e da segmentação deles. 

O resultado são mensagens únicas e que entregam ao seu consumidor o que ele deseja ler naquele momento. 

Mas qual é a relevância disso? O relatório da Zendesk que citamos acima mostrou que 90% dos clientes afirmam que gastarão mais em empresas que oferecem um atendimento personalizado

Em paralelo, 68% deles esperam que toda sua experiência com a marca seja assim, personalizada. Consequentemente, essa é uma oportunidade única de aumentar suas vendas.

>>>> Aproveite e leia também: como o chatbot para atendimento redefine o suporte com AI?

3. Aumenta a satisfação dos clientes

Por fim, com um bot de atendimento no WhatsApp, você aumenta a satisfação dos seus clientes. Além da personalização, os bots trazem mais rapidez para o contato, em especial pelas respostas automáticas no WhatsApp. 

Sem dúvida, manter seus clientes satisfeitos é interessante e lucrativo. Ainda de acordo com o relatório da Zendesk:

  • para 81% deles, uma experiência positiva de atendimento aumenta as chances de comprarem novamente; 
  • para 76%, experiências negativas os fariam procurar um concorrente; 
  • para 74%, um erro pode ser perdoado após um bom atendimento; 
  • e, para 61%, uma experiência ruim é o suficiente para mudar para um concorrente. 

Como criar um bot de atendimento no WhatsApp em 4 passos?

O processo de atendimento com chatbots não é tão complicado. Em vista disso, confira como criar um bot no WhatsApp em apenas 4 passos.  

1. Baixe o WhatsApp Business API 

O primeiro passo para criar um bot no WhatsApp é baixar o API do WhatsApp Business, que é voltado para empresas de médio e grande porte.

Feito o download, basta repassar as informações profissionais e pessoais e, então, enviar para análise. Caso seja aprovada, a ferramenta já estará pronta para ser usada na íntegra. 

2. Defina seu público-alvo 

O próximo passo na criação de um bot para atendimento no WhatsApp é definir bem o  público-alvo. Ou seja, para quem você deseja vender. 

Essa etapa é indispensável, pois, com ela, pode-se descobrir:

  • o que seus potenciais clientes desejam ver;
  • qual o tipo de linguagem usada por eles;
  • qual é o fluxo de mensagens;
  • quais são os horários mais adequados para fazer contato
  • e muito mais. 

3. Crie seus diálogos 

Finalizado o passo anterior, chegou a hora de escrever os diálogos. Destacamos que essa é uma etapa de extrema importância, uma vez que ela definirá o tom e o andamento de toda a conversa. 

Dito isso, antes de decidir o que o seu bot falará, tente pensar em qual problema o  cliente poderia ter e se ele aceitaria receber áudios ou vídeos. Outro ponto é tentar, ao máximo, escrever falas que se assemelham à linguagem que usamos no dia a dia. 

O propósito é que a interação seja natural e não robótica. Por fim, pense nas possíveis variáveis e tente se antecipar a elas, para evitar ser pego de surpresa.

4. Teste se tudo funciona corretamente 

O último passo na criação de um bot de atendimento para o WhatsApp é fazer testes, para garantir que a ferramenta está funcionando corretamente. 

Esse processo ainda serve para corrigir erros antes que ela seja usada e, assim, garantir uma melhor experiência para os clientes.

Ofereça um atendimento de excelência aos seus clientes 

Agora que você já sabe quais são as vantagens e como criar um bot de atendimento, que tal conferir o Zendesk Service, inclusive para múltiplos usuários no WhatsApp? 

Neste software completo de atendimento ao cliente, você pode:

  • atender seu consumidor de qualquer lugar;
  • personalizar toda a experiência dele;
  • contar com um sistema de autoatendimento;
  • e muito mais. 

Em outras palavras, tudo para ajudar seu negócio a crescer. Aliás, você pode testar grátis o Zendesk Service e conferir na prática o que ele pode fazer pela sua empresa!

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