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Quais as principais características de um vendedor de sucesso?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Quais as principais características de um vendedor de sucesso? Entre tantas qualidades que este profissional pode ter, algumas em especial se destacam, sobretudo quando falamos sobre as soft skills.

Sim, é verdade que certas pessoas têm um talento natural e qualidades de um bom vendedor quase que instintivas. No entanto, essas características podem ser aprendidas para que qualquer um se destaque na profissão de vendedor.

Por isso, separamos quais 15 das melhores características de vendedores de sucesso para que você possa desenvolver ou treinar sua equipe!

15 características de um bom vendedor

1. Iniciativa

Um bom vendedor é aquele que não espera que o digam o que fazer, ele tem uma mentalidade empreendedora e toma a iniciativa por conta própria. O profissional se esforça constantemente para fazer o que for preciso para vender um produto.

2. Escuta ativa

Os melhores vendedores têm excelentes habilidades de escuta. Eles ouvem quais são as necessidades dos clientes para ajudá-los a descobrir suas opções e fornecer a solução ideal.

3. Gestão de tempo

O clássico clichê “tempo é dinheiro” se aplica na vida de um bom profissional, especialmente de vendas. Os vendedores de sucesso são capazes de gerenciar seu tempo com eficiência para que tenham mais oportunidades de garantir vendas.

4. Confiança

Se um vendedor não acredita em seu produto, quem mais vai? É por isso que uma das características de um bom vendedor é a confiança em seu produto ou serviço. Ele sabe que a solução com certeza será benéfica para o cliente e não tem medo de demonstrar convicção.

5. Resiliência

A resiliência é a qualidade de um bom vendedor para lidar com as dificuldades, superar obstáculos e otimizar o desempenho diante de adversidades. É encarar o “não” como um desafio para ter sucesso com o próximo cliente e melhorar suas abordagens de vendas.

6. Honestidade

Um vendedor de sucesso não vai mentir para fechar qualquer negócio que seja

O profissional sabe que é antiético e pode trazer mais danos do que vantagens, como a perda do cliente e possíveis outras oportunidades. Portanto, é melhor perder um acordo e manter sua honestidade, integridade e rede de contatos.

7. Empatia

A empatia é uma qualidade de bons vendedores porque significa que são capazes de fechar vendas antecipando as necessidades do cliente e demonstrando como o produto/serviço se encaixa em suas vidas.

Não só isso, o vendedor deve valorizar as emoções do potencial cliente de modo sincero e realmente se importar com a pessoa que está na sua frente.

8. Curiosidade

Grandes vendedores são curiosos por natureza e fazem muitas perguntas quando conversam com potenciais clientes. Eles não apenas querem descobrir o que o cliente precisa, também desejam deixá-lo confortável e satisfeito, além de valorizá-lo e construir um relacionamento a longo prazo.

9. Atitude positiva

Um bom vendedor é aquele que conta com uma positividade e otimismo contagiantes, com uma abordagem leve e atitudes que atraem o cliente para perto. 

As pessoas sempre vão preferir comprar algo com um vendedor que tem uma atitude positiva ao invés de alguém que é negativo ou pessimista. 

Sem contar que esses vendedores tornam todo o ambiente de trabalho em um lugar mais positivo.

10. Inteligência emocional

A inteligência emocional para vendas é uma das soft skills mais importantes desta lista. Trata-se da capacidade de perceber, gerenciar e lidar com as emoções, além de compreender as situações da perspectiva de outra pessoa. 

A inteligência emocional permite responder os clientes da forma adequada, mesmo nas situações mais desafiadoras e complexas.

11. Respeito

O respeito é uma característica que qualquer pessoa e profissional deve ter. Portanto, claro, os melhores vendedores respeitam os clientes. É importante sempre tratá-lo com educação, não importa a situação.

Mesmo que a venda não seja bem-sucedida, tratar o cliente com respeito pode transformá-lo em uma futura oportunidade.

Confira também: quais as palavras que um vendedor nunca deve usar?

12. Paixão

A paixão é um sentimento forte, mas também uma das principais características de um vendedor de sucesso. Paixão vende e os clientes são capazes de sentir que você acredita genuinamente na solução que está oferecendo. 

A própria paixão pela profissão também faz a diferença, sobretudo na hora de demonstrar a atitude positiva que citamos acima entre as características de um vendedor.

13. Motivação

A motivação é uma qualidade de um bom vendedor que se assemelha à paixão, mas é um pouco mais abrangente na rotina de vendas

A habilidade de conseguir se motivar é fundamental para os profissionais de vendas, principalmente quando são movidos por metas e objetivos, querendo sempre superar o seu próprio histórico.

14. Organização

Muitos profissionais podem ser vistos como vendedores ruins pela própria falta de organização. Um espaço de trabalho bagunçado, ideias confusas e distrações muitas vezes resulta em poucas vendas. 

Um bom vendedor é aquele que tem um método de organização no trabalho, sabendo como atuar e lidar com as diferentes tarefas do dia a dia.

15. Comunicação assertiva

Por fim, o que talvez seja uma das principais características de um vendedor de sucesso, temos a comunicação assertiva

Ser assertivo significa buscar o resultado desejado e defender uma opinião, mas, ao mesmo tempo, estar atento e respeitar as vontades e pontos de vista dos outros.

A comunicação assertiva nas vendas visa manter um diálogo eficaz e objetivo sem gerar conflitos com a outra parte envolvida, além de sustentar a capacidade de transmitir as mensagens de forma clara e útil.

Guia definitivo: como ser um bom vendedor?

Otimize a produtividade de sua equipe de vendas

A gestão de tempo é uma das principais qualidades de um bom vendedor, o que significa que a produtividade faz toda a diferença nos resultados da empresa.

Por isso, um software de CRM auxilia na produtividade dos seus vendedores, permitindo que analisem o histórico de seus prospects, identifiquem oportunidades e eventuais falhas nas negociações.

Sem contar que é uma das soluções ideais para estreitar relacionamentos com os clientes

O Zendesk Sell é um CRM de vendas completo que permite maximizar a negociação, produtividade e visibilidade do pipeline de suas equipes. 

A ferramenta conta com um painel de relatórios que fornecem diversos dados sobre as interações com os possíveis clientes, que pode ser extremamente útil em diversos exemplos de negociação.

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