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Como aplicar as características do SCRUM nos projetos da sua empresa?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Utilizar estratégias e ferramentas tem se tornado cada vez mais comum, e até recomendado, para otimizar o trabalho das empresas como um todo. Independentemente do seu setor ou do mercado que integra, com as ferramentas certas o crescimento e alto rendimento da sua empresa será cada vez mais perceptível. 

Uma dessas ferramentas que podem auxiliar o trabalho da gestão de projetos do seu negócio é a metodologia ágil SCRUM. Com as características do SCRUM, você poderá aliar eficiência, alta produtividade e agilidade de processos. 

Ficou interessado em saber mais sobre a ferramenta? Continue por aqui pois preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, onde serão abordados os tópicos abaixo.

  • O que é SCRUM?;
  • 5 principais características do SCRUM;
  • Importância e vantagens do SCRUM.

Boa leitura!

O que é SCRUM?

Antes de entender quais as características do SCRUM que mais vão auxiliar na gestão dos seus projetos, você sabe o que é a técnica? Muito conhecido nas áreas tecnológicas e por profissionais que criam softwares, este termo e suas qualidades passaram a atuar também nos processos de gestão. 

O primeiro passo para entender a técnica scrum e suas características é vê-la como um conjunto de ações pensadas na evolução ágil de algo, seja de um departamento ou da empresa como um todo. Por esse motivo a técnica é conhecida também como metodologia ágil SCRUM, ou metodologia Scrum Agile

Mas que ações são essas?

A metodologia SCRUM é feita a partir do trabalho de três funções na equipe. São elas:

  • Product Owner: é a pessoa com maior responsabilidade em direcionar o caminho da equipe para onde a metodologia deve focar e quais objetivos alcançar;
  • Scrum Master: este é responsável por liderar as equipes a desenvolver a técnica e fazer com que elas entendam o real valor deste processo;
  • Time Scrum: formado pelas outras pessoas da equipe que colocarão o plano de ação em prática, focando nas metas e objetivos.

Estes devem se reunir periodicamente para que sejam traçados os planos pensando no desenvolvimento contínuo e ágil dos projetos da empresa. 

Leia também: O que é cultura ágil e como elas transformam os valores de uma empresa?

5 principais características do SCRUM

Agora que já sabe o que é o SCRUM e quais as principais funções que integram essa metodologia ágil, o próximo passo é entender como as características da ferramenta auxiliam seus projetos. Para isso, separamos as cinco principais características do SCRUM.

  • Times pequenos e autogerenciáveis;
  • Entregas semanais;
  • Equipes mais engajadas;
  • Cliente é o foco;
  • Requisitos podem ser modificados.

Quer saber como elas se aplicam no seu dia a dia? Confira a seguir os detalhes de cada uma delas e veja como cada uma pode auxiliar seus processos de gestão. 

1- Times pequenos e autogerenciáveis

A primeira das características do SCRUM é que, por ser uma metodologia ágil, a comunicação precisa ser também rápida e eficaz. Para isso os times scrum são formados com poucas pessoas. 

Diferentemente dos processos mais hierárquicos, com o scrum as equipes podem ser formadas com agentes de diferentes áreas e que serão responsáveis pelo próprio trabalho. Mesmo sendo liderados pelo Scrum Master, essa figura está ali apenas para auxiliá-los quando necessário.  

2- Entregas semanais

Outra característica desta metodologia são as reuniões com entregas. Não entendeu? É bem simples!

Por estarmos falando de uma metodologia ágil, ao invés de preparar uma entrega grande para o cliente ao fim de um período mais longo, elas são divididas em tarefas menores com entregas semanais. Isso faz com que a empresa acompanhe e solucione o desejo do cliente em um curto tempo.

3- Equipes mais engajadas

Por ter maior interação entre equipes, seja na formação dos times ou nas reuniões, os colaboradores ficam mais engajados em todo o processo. Além disso, por ser algo mais ágil e autogerenciável a troca de experiências é constante e, consequentemente, o desenvolvimento da sua empresa também.

Também pode te interessar: 7 técnicas de engajamento de equipes no trabalho remoto.

4- Cliente é o foco

Pode parecer óbvio, mas não custa lembrar quem é o foco dessa metodologia: o cliente. Portanto, na gestão de projetos utilizando o SCRUM, é preciso pensar o que pode ser funcional e atrativo para a sua base de clientes.

Além disso, é preciso estar em constante envolvimento com ele. Faça pesquisas de satisfação e peça feedbacks de quem consome seus serviços. Isso vai fazer com que os times scrum trabalhem com base no que eles querem no momento.

5- Requisitos podem ser modificados

A última das características do SCRUM é ser flexível. Diferentemente das técnicas mais tradicionais que têm requisitos fixos a serem seguidos, no scrum ele pode ser modificado com base nos interesses do cliente. 

Importância e vantagens do SCRUM

Até aqui você já entendeu o que é a técnica scrum e as características principais que vão te auxiliar nos projetos. Mas, o que é importante em todos os projetos SCRUM? E, quais as vantagens de utilizá-lo?

Entre as principais, podemos citar três. São elas:

  • processos mais ágeis;
  • maior engajamento das equipes;
  • melhora na experiência do cliente.

Veja os detalhes de cada uma das principais vantagens do SCRUM a seguir.

Processos mais ágeis

Por ser uma metodologia ágil, essa é, sem dúvidas, uma das principais vantagens do Scrum: a agilidade na realização de tarefas. Por serem realizadas em pequenas etapas, é mais difícil perder o foco do que de fato precisa ser finalizado e, assim, as entregas acontecem com mais rapidez.

Maior engajamento das equipes

Para o scrum acontecer de maneira eficiente, as equipes precisam estar bem integradas e se comunicando. Além disso, o autogerenciamento e as reuniões constantes fazem com que o engajamento seja maior.

Melhora na experiência do cliente

Como explicamos anteriormente, a metodologia scrum tem como foco o envolvimento com o cliente. Por estar sempre avaliando os interesses dos seus consumidores, a empresa que a utiliza melhora consideravelmente a experiência do cliente com o produto ou serviço que oferta.

Otimize a relação com o seu cliente!

Agora que já tirou todas as dúvidas sobre o que é importante em todos os projetos SCRUM, será que existe alguma maneira de otimizar a relação da sua empresa com seus clientes?

A resposta é… SIM!

O software de atendimento ao cliente da Zendesk é um bom exemplo. Com ele você proporcionará uma experiência mais completa ao seu cliente e também apoio aos seus colaboradores.  

A motivação para isso é simples! A instituição foca na gestão do relacionamento com o desenvolvimento profissional da equipe.

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