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Artigo 6 min read

Como fazer um pitch de vendas no estilo Shark Tank?

Por Zendesk

Última atualização em 14 Agosto 2023

Quem trabalha com vendas está aprendendo constantemente como fazer um pitch de vendas melhor e mais poderoso para aumentar seus resultados.

Para te ajudar a alcançar esse objetivo, reunimos neste post algumas dicas e exemplos de pitch de vendas que vão contribuir com o seu desenvolvimento profissional.

Continue a leitura do artigo e confira nossas dicas para aprimorar o seu discurso de vendedor.

O que é pitch de vendas?

O pitch de vendas é o discurso que um vendedor faz para atrair o interesse de um potencial cliente, fazendo com que ele queira saber mais sobre o produto ou serviço oferecido e seus benefícios.

O objetivo é que essa fala seja bastante direta e objetiva para que, a partir dela, o vendedor consiga aprofundar sua abordagem, tendo certeza que o cliente deseja ouvi-la.

Por isso, o pitch de vendas precisa ser bem construído e levar em consideração as dores que os cliente trazem, assim como suas expectativas para a resolução dos problemas.

Assim, é possível fazer uma venda humanizada que coloca o foco no cliente e o vendedor consegue conduzir o atendimento para solucionar suas necessidades e dores.

Diferença entre elevator pitch e pitch de vendas

Outro termo comum do manual de atendimento ao cliente é elevator pitch que, em tradução livre e direta para o portgues, significa “discurso de elevador”.

Como o nome dá a entender é uma fala rápida e sucinta que o vendedor elabora para aproveitar uma oportunidade estratégica de falar com um cliente em potencial.

Para conseguir ser assertivo e chamar a atenção, o vendedor precisa ser tão ágil quanto se estivesse em um elevador e só tivesse poucos segundos para se comunicar.

Então, a diferença entre elevator pitch e pitch de vendas é que o primeiro abre o caminho para o segundo. Porém, ambos exigem que o vendedor seja perspicaz e objetivo para conseguir uma reunião, onde poderá aprofundar a abordagem de venda.

Qual a importância do pitch de vendas?

Aprender como fazer um pitch de vendas é importante porque ao dominar as habilidades de criação de discursos, os vendedores se conectam com o novo perfil de consumidor: o consumidor 4.0.

Esse perfil de cliente é mais atento e possui mais informações sobre o que deseja comprar, seja um produto ou serviço.

Então, as empresas precisam investir em um time de profissionais que saibam vender bem e também possuam boa comunicação e raciocínio rápido.

Com um bom pitch de vendas, o vendedor pode passar as informações essenciais e os benefícios mais importantes do que está sendo vendido.

Como fazer um pitch de vendas matador? 

As bases para fazer um pitch de vendas matador são:

  • conhecer o cliente;
  • saber suas dores/necessidades;
  • quais são as soluções que a empresa pode oferecer.

Com essas informações em mente, o passo a passo para organizar um pitch de vendas direto e efetivo é:

1. Estude seu potencial cliente

Estudar as características do potencial cliente (mercado, correntes, tamanho do negócio, quantidade de funcionários, etc.) é o primeiro passo de como fazer um pitch de vendas. 

Essas informações serão a base para a criação de personas que representam o cliente ideal da empresa. Dessa forma, os vendedores terão informações importantes para planejar um discurso que envolva e atraia o cliente.

2. Evite o uso de jargões

Os jargões de vendas são muito conhecidos pelos vendedores, mas quando se trata dos clientes não. Então, evite termos técnicos na hora de fazer um pitch de vendas.

Usar palavras comuns ou similares que não vão precisar de explicações extra aumentam as chances de o cliente engajar na conversa e prestar atenção no que o vendedor está falando. 

3. Conheça as soluções da empresa

Todo bom vendedor deve se dedicar para conhecer a fundo as soluções que a empresa oferece, os resultados que já foram alcançados e as novidades mais recentes.

Com isso, na hora de fazer o pitch de vendas, o vendedor pode criar um discurso personalizado para cada cliente em potencial, a partir do conhecimento das suas dores/necessidades.

Exemplos de pitch de vendas do Shark Tank

Agora que já vimos um pouco da teoria sobre como fazer um pitch de vendas, vamos ver como funciona na prática com alguns exemplos do programa Shark Tank.

O Shark Tank é um reality show japonês, mas que tem versões em vários países do mundo como Estados Unidos e Brasil. O objetivo do programa é que empreendedores tenham a oportunidade de vender sua ideia para os investidores, chamados de “tubarões”.

Ou seja, existem inúmeros exemplos de pitch de vendas para se inspirar e separamos alguns abaixo:

The Scrub Daddy

A Scrub Daddy é uma marca americana de esponjas de cozinha e que passou pelo Shark Tank em 2012. 

O criador do produto, Aaron Krause, fez seu pitch de vendas usando um formato de infomercial, ou seja, ele vendeu sua ideia e demonstrou a capacidade da esponja ao mesmo tempo. 

Hoje, a Scrub Daddy é considerada uma das marcas mais bem-sucedidas que passaram pelo programa americano com uma receita anual de US$ 175 milhões. 

O segredo da abordagem do pitch foi conhecer o valor genuíno do produto e os motivos para o consumidor comprá-lo para ganhar a confiança dos investidores. 

Groovebook

Outro exemplo de pitch de vendas de sucesso do Shark Tank é o Groovebook, um aplicativo para criação de álbuns de fotos.

O pitch de vendas foi baseado em como o app ajuda os usuários a liberar espaço no telefone e ainda receber registros mensais em formato álbum com as fotos. Um jeito simples de não perder lembranças.

A marca criada pelo casal Julie and Brian Whiteman recebeu US$150.000 de investimento do programa e foi comprada depois pela Shutterfly Inc. por US$14.5 milhões. 

TinDin

Tem exemplo brasileiro de pitch de vendas também. A empresa Tindin conseguiu criar um discurso criativo e firme para apresentar sua plataforma de mesada eletrônica.

O foco do serviço é a educação financeira de crianças e adolescentes por meio de uma experiência gamificada. Com o pitch, a startup conseguiu um investimento de R$ 176 mil.

Acompanhe o processo de vendas da sua empresa

Depois de fazer um pitch de vendas matador, os clientes precisam ser acompanhados de perto ao longo da sua jornada.

Você pode usar um CRM de vendas como o Sell para acompanhar de perto seu pipeline, fazer chamadas, enviar e-mails, agendar reuniões e ver o histórico de vendas em um só lugar, sem precisar registrar nada manualmente. 

Faça uma avaliação gratuita e melhore seus resultados.

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