Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

O que é elevator pitch? Veja como fazer um com 5 dicas

Por Zendesk

Última atualização em 21 fevereiro 2024

Já pensou estar em um grande evento internacional de negócios e encontrar com Warren Buffett, um dos maiores e mais conhecidos investidores do mundo? Nessa situação, como você apresentaria o seu negócio a ele?

É por isso que você precisa saber o que é elevator pitch e como fazer um para conquistar novos investidores e clientes. 

Com esse discurso, você deve explicar o que é o seu negócio com rapidez e precisão, ao mesmo tempo em que transparece segurança e confiança sobre o que está falando.

Quer saber o que é elevator pitch, qual seu objetivo e como fazer um? Continue lendo!

Resumo

  • No “discurso de elevador”, apresente sua ideia de forma sucinta, objetiva e resumida, em até 1 minuto. Essa é uma estratégia para apresentar empresas, produtos ou serviços, com eficiência, para potenciais investidores e clientes.
  • Para fazer seu elevator pitch, considere os seguintes pontos: o problema que seu negócio resolve, o produto/serviço que a empresa oferece, seu modelo de negócio, o público-alvo e os diferenciais em relação aos concorrentes.
  • As dicas para fazer um bom elevator pitch incluem: seja claro e objetivo, adapte o discurso de acordo com a audiência, treine a abordagem, não desista após receber negativas e divulgue para colaboradores e potenciais clientes.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

O que é elevator pitch?

Elevator pitch é um termo inglês que significa “discurso de elevador”. A ideia é: se você encontrasse um potencial cliente no elevador e tivesse apenas o tempo da viagem para apresentar o seu negócio, como você faria? Isso é o que significa elevator pitch.

O termo foi criado como estratégia para apresentar empresas, ideias, produtos ou serviços com eficiência para potenciais investidores e clientes. Com isso, o termo conquistou o mundo dos negócios. Este é um método em que alguém apresenta sua ideia de forma sucinta, objetiva e resumida em até 1 minuto.

Tal estratégia é fundamental para entender quais são os pontos mais importantes do negócio e também para identificar se você está preparado para vender sua ideia com assertividade. Isso porque, não poderá contar com o apoio de recursos como apresentações ou documentos.

É claro que esse discurso de elevador não é tão literal e você não irá utilizá-lo apenas quando estiver nesse ambiente.

O elevator pitch também é importante caso você seja abordado em alguma feira ou evento, por exemplo, e alguém te pergunte: “O que você faz?” ou “O que a sua empresa faz?”. Ele também pode ser utilizado em reuniões, telefonemas, e-mails, enfim, qualquer oportunidade relevante para apresentar a si mesmo ou seu negócio.

Qual é o objetivo do elevator pitch?

O objetivo do elevator pitch é deixar a pessoa curiosa e interessada em retomar o contato com você. A ideia é que você desperte nela a vontade de querer saber mais a respeito do que você apresentou, até mesmo pedir seu cartão ou te convidar para continuar a conversa naquele mesmo momento.

Ou seja, não necessariamente o elevator pitch vai levar a uma venda, mas ele abre as portas para reuniões em que você terá a oportunidade de apresentar seu negócio com mais tempo e de maneira mais detalhada.

Inclusive, existe uma linha tênue entre o elevator pitch e o “discurso de vendedor”. Então, cuidado, pois, normalmente, as pessoas fogem quando percebem que foram abordadas por alguém que só quer empurrar um produto ou serviço para elas.

Leia também: O que é pitch de vendas e como fazer? Passo a passo prático para acertar a abordagem

Agora que você já sabe o que é elevator pitch e entendeu a sua importância, deve estar se perguntando: Mas, como fazer um elevator pitch que me ajude a alcançar esses objetivos? Veja abaixo algumas dicas que separamos.

Elevator pitch: como fazer?

A essência de um elevator pitch é apresentar a proposta de valor de um negócio. Para isso, o ideal é que o discurso passe pelos seguintes tópicos:

  1. o problema que o seu negócio resolve;
  2. o produto/serviço que sua empresa oferece para solucionar tal problema;
  3. seu modelo de negócio (como a empresa entrega a solução para o problema);
  4. o público-alvo da empresa;
  5. diferenciais do seu negócio em relação aos concorrentes.

Um exemplo de elevator pitch seria:

“A/O [Nome da empresa] trabalha para [problema a ser resolvido] por meio de [produto/serviço], com [modelo de negócio] para [público-alvo] sendo [diferenciais da empresa].”

Parece muito para falar em apenas 1 minuto, não é mesmo? Caso você pense que o discurso está “curto demais” e você não está conseguindo falar tudo o que gostaria, não se preocupe, pois a ideia é despertar a curiosidade e não “entregar todo o ouro” logo de cara.

Uma dica importante é: cuidado para não ser raso ou vago demais ao construir o seu discurso. Um bom elevator pitch é objetivo, preciso e tem informações suficientes para atrair a atenção do ouvinte e fazê-lo se interessar pela sua proposta. Veja um exemplo de elevator pitch criativo mostrado no Shark Tank Brasil:

Leia também: Storytelling para vendas: use histórias para vender mais

5 dicas sobre como fazer elevator pitch

“Ótimo, entendi o que é elevator pitch, mas como fazer um elevator pitch?” Iremos te ajudar nessa tarefa! Veja a seguir algumas dicas sobre como fazer um elevator pitch.

1. Seja objetivo

Parece óbvio, mas não custa reforçar: a objetividade é a palavra de ordem para fazer um elevator pitch envolvente. É preciso falar rápido, afinal, você tem apenas 1 minuto. Além disso, deve transmitir sua mensagem de forma clara e despertar a curiosidade.

Relatório da Zendesk – CX Trends

2. Adapte o elevator pitch de acordo com a sua audiência

Após encontrar o seu exemplo de elevator pitch ideal, ele não deve se tornar uma frase pronta decorada para ser usada em toda e qualquer oportunidade.

É válido criar um elevator pitch “base” que possa ser adaptado para diferentes audiências e contextos. Dessa maneira, altere uma palavra ou outra para que a comunicação seja ainda mais assertiva, dependendo do perfil de quem está escutando.

Claro que, caso você não conheça a pessoa, então o elevator pitch será o criado originalmente.

Leia também: 3 dicas para atrair mais consumidores para a sua empresa

3. Treine o seu elevator pitch

Com o elevator pitch pronto, é hora de treiná-lo. Decore o texto e treine o máximo possível. Depois, na hora de colocar a fala em prática, preste atenção em quais palavras chamam mais atenção do seu ouvinte, faça testes, veja o que funciona melhor, e vá fazendo ajustes e adaptações.

O elevator pitch não é um discurso engessado e é importante mantê-lo atualizado. Além disso, tome cuidado para a sua fala não soar como algo decorado. Por isso, o treino é fundamental para a sua abordagem ser a mais natural possível.

4. Não desista após receber negativas

Por mais bem estruturado que seja o seu elevator pitch, invariavelmente você irá receber diversos “Nãos” após seus discursos. Use as negativas como oportunidades para aprimorar seu texto, tornando-o mais atrativo e moldando-o a quem está ouvindo.

5. Divulgue o elevator pitch

Para seu elevator pitch ter ainda mais força, é importante que todos saibam qual é ele, dos colaboradores internos aos potenciais clientes. Então, divulgue o discurso internamente, faça campanhas nas redes sociais, coloque-o nas descrições dos perfis, deixe-o no seu site, enfim, mostre para o mundo qual é a essência do seu negócio. 

Conseguiu entender o que é elevator pitch? Após fazer os seus discursos, você conseguirá obter novos contatos, por isso, vale ter uma ferramenta para manter o controle sobre todos eles e não deixar passar nenhuma oportunidade de negociação.

Depois de saber como fazer seu pitch elevator, comece a usar ferramentas para facilitar a rotina, como o Zendesk Service, uma solução de atendimento ao cliente completa e fácil de usar, que acompanha o crescimento da sua empresa. 

E o melhor: com as soluções de inteligência artificial, você personaliza o elevator pitch para atender à demanda da sua audiência. Afinal, pode-se entender o perfil de consumo, antecipar tendências, prever demandas e muito mais.  

Quer conhecer? Comece uma avaliação gratuita e, depois, escolha um dos nossos planos!

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Histórias relacionadas

Artigo
11 min read

13 estratégias de divulgação que realmente dão resultado!

Quer melhorar os resultados do seu negócio? Então confira essas 13 estratégias de divulgação que separamos com exclusividade para você!

Artigo
8 min read

O que é upsell e downsell? Conheça benefícios e exemplos dessas estratégias

Aprenda o que é upsell e downsell e como essas técnicas são essenciais para aumentar o faturamento da empresa e manter o cliente engajado.

Artigo
13 min read

PNL para vendas: O que é? Como funciona e como fazer na minha empresa?

Sabe o que é Programação Neurolinguística e como ela pode melhorar suas vendas? Aprenda usar PNL para vendas e potencializar seus resultados

Artigo
12 min read

O que é venda B2B? Como funciona, vantagens e desafios

Você conhece o que é venda B2B? Entenda mais sobre os diferentes tipos, benefícios e como construir relacionamentos com clientes B2B. Saiba mais!