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O que é elevator pitch? Aprenda a fazer o seu com 5 dicas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 27 julho 2021
Última atualização em 12 outubro 2021

Já pensou estar em um grande evento internacional de negócios e encontrar com Warren Buffett, um dos maiores e mais conhecidos investidores do mundo? Nessa situação, como você apresentaria o seu negócio a ele? 

É por isso que você precisa saber o que é elevator pitch e como fazer um para conquistar novos investidores e clientes. Com esse discurso, você deve explicar o que é o seu negócio com rapidez e precisão, ao mesmo tempo em que transparece segurança e confiança sobre o que está falando. 

Quer saber o que é elevator pitch, qual seu objetivo e como fazer um? Continue lendo!

O que é elevator pitch? 

Elevator pitch é um termo inglês que significa “discurso de elevador”. A ideia é: se você encontrasse um potencial cliente no elevador e tivesse apenas o tempo da viagem para apresentar o seu negócio, como você faria? Esse é o elevator pitch. 

O termo foi criado como estratégia para apresentar empresas, ideias, produtos ou serviços com eficiência para potenciais investidores e clientes, e conquistou o mundo dos negócios. Este é um método em que alguém apresenta sua ideia de forma sucinta, objetiva e resumida em até 1 minuto.

Tal estratégia é fundamental para entender quais são os pontos mais importantes do negócio e também para identificar se você está preparado para vender sua ideia com assertividade, já que não poderá contar com o apoio de recursos como apresentações ou documentos. 

É claro que esse discurso de elevador não é tão literal e você não irá utilizá-lo apenas estando nesse ambiente. O elevator pitch também é importante caso você seja abordado em alguma feira ou evento, por exemplo, e alguém te pergunte “O que você faz?” ou “O que a sua empresa faz?”. Ele também pode ser utilizado em reuniões, telefonemas, e-mails, enfim, qualquer oportunidade relevante para você apresentar a si mesmo ou o seu negócio. 

Qual é o objetivo do elevator pitch? 

O objetivo do elevator pitch é deixar a pessoa curiosa para ela se interessar e retomar o contato com você querendo saber mais a respeito do que você apresentou, pedir o seu cartão ou te convidar para continuar a conversa naquele mesmo momento. 

Ou seja, não necessariamente o elevator pitch vai levar a uma venda, mas ele abre as portas para reuniões em que você terá a oportunidade de apresentar o seu negócio com mais tempo e de maneira mais detalhada.

Inclusive, existe uma linha tênue entre o elevator pitch e o “discurso de vendedor”, então cuidado, pois, normalmente, as pessoas fogem quando percebem que foram abordadas por alguém que só quer empurrar um produto ou serviço para elas. 

Para você entender as diferenças, veja aqui o que é um pitch de vendas.

O que tem que ter em um elevator pitch?

A essência de um elevator pitch é apresentar a proposta de valor de um negócio. Para isso, o ideal é que o discurso passe pelos seguintes tópicos:

  1. Qual o problema que o seu negócio resolve
  2. O produto/serviço que sua empresa oferece para solucionar tal problema
  3. O seu modelo de negócio (como a empresa entrega a solução para o problema)
  4. O público-alvo da empresa
  5. Diferenciais do seu negócio em relação aos concorrentes

Um exemplo de elevator pitch seria:

"A/O [Nome da empresa] trabalha para [problema a ser resolvido] por meio de [produto/serviço], com [modelo de negócio] para [público-alvo] sendo [diferenciais da empresa]."

Parece muito para falar em apenas 1 minuto, não é mesmo? Caso você pense que o discurso está “curto demais” e você não está conseguindo falar tudo o que gostaria, não se preocupe, pois a ideia é despertar a curiosidade e não “entregar todo o ouro” logo de cara. 

Uma dica importante é: cuidado para não ser raso ou vago demais ao construir o seu discurso. Um bom elevator pitch é objetivo, preciso e tem informações suficientes para atrair a atenção do ouvinte e fazê-lo se interessar pela sua proposta.

Veja um pitch criativo mostrado no Shark Tank Brasil:

5 dicas sobre como fazer um bom elevator pitch

“Ótimo, entendi o que é elevator pitch, mas como criar um?” Iremos te ajudar nessa tarefa! Veja a seguir algumas dicas sobre como fazer um elevator pitch. 

1. Seja objetivo

Parece óbvio, mas não custa reforçar: a objetividade é a palavra de ordem para fazer um elevator pitch envolvente. É preciso falar rápido, afinal, você tem apenas 1 minuto, e transmitir sua mensagem de forma clara e despertar a curiosidade.

2. Adapte o elevator pitch de acordo com a sua audiência

Após encontrar o seu elevator pitch ideal, ele não deve se tornar uma frase pronta decorada para ser usada em toda e qualquer oportunidade. 

É válido criar um elevator pitch “base” que possa ser adaptado para diferentes audiências e contextos, alterando uma palavra ou outra para que a comunicação seja ainda mais assertiva, dependendo do perfil de quem está escutando.

Claro que, caso você não conheça a pessoa, então o elevator pitch será o criado originalmente.

3. Treine o seu elevator pitch

Com o elevator pitch feito, é hora de treiná-lo. Decore o texto e treine o máximo possível. Depois, na hora de colocar a fala em prática, preste atenção em quais palavras chamam mais atenção do seu ouvinte, faça testes, veja o que funciona melhor, e vá fazendo ajustes e adaptações. 

O elevator pitch não é um discurso engessado e é importante mantê-lo atualizado. Além disso, tome cuidado para a sua fala não soar como algo decorado, por isso o treino é fundamental para a sua abordagem ser a mais natural possível.

4. Não desista após receber negativas

Por mais bem estruturado que seja o seu elevator pitch, invariavelmente você irá receber diversos “Nãos” após os seus discursos. Use as negativas como oportunidades para aprimorar o seu texto, torná-lo mais atrativo e moldá-lo a quem está ouvindo. 

5. Divulgue o elevator pitch

Para o seu elevator pitch ter ainda mais força, é importante que todos saibam qual é ele, dos colaboradores internos aos potenciais clientes. Então, divulgue o discurso internamente, faça campanhas nas redes sociais, coloque-o nas descrições dos perfis, deixe-o no seu site, enfim, mostre para o mundo qual é a essência do seu negócio

Conseguiu entender o que é elevator pitch? Após fazer os seus discursos, você conseguirá obter novos contatos, por isso vale ter uma ferramenta para manter o controle sobre todos eles e não deixar passar nenhuma oportunidade de negociação. 

Você pode usar um CRM de vendas, como o Sell, para acompanhar de perto seu pipeline, fazer chamadas, enviar e-mails, agendar reuniões e ver o histórico de vendas em um só lugar, sem precisar registrar nada manualmente.

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