Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

Comunicação interpessoal e intrapessoal: quais as diferenças?

Por Zendesk

Última atualização em 11 Abril 2024

A comunicação interpessoal e intrapessoal são duas habilidades comportamentais que trazem grandes benefícios à vida pessoal e profissional das pessoas. No mundo corporativo, especificamente falando, podem evitar diversos tipos de problemas e conflitos, aprimorar a convivência, contribuir com o desenvolvimento de projetos, e muito mais.

Para você entender melhor a importância desses conceitos e o impacto deles nas empresas, um relatório da Gartner revelou que a comunicação certa é fundamental para aumentar o engajamento dos funcionários, impulsionar a performance e o comprometimento.

Ao usar as formas adequadas de se comunicar, é possível ajudar os funcionários a entenderem como os trabalhos que realizam se conectam com os objetivos de outras pessoas e da empresa. Isso contribui para melhorar o desempenho em até 10%, de acordo com esse levantamento.

Por outro lado, uma pesquisa da revista britânica The Economist, divulgada em uma matéria do site Estadão, mostrou que barreiras de comunicação no ambiente de trabalho causam problemas relacionados à produtividade e à saúde dos colaboradores — 44% dos entrevistados apontaram isso.

A questão é que, muitas vezes, a empresa até tem uma estratégia de comunicação interna definida e válida, porém, o perfil do profissional não se ajusta a ela. Nesse caso, promover e estimular uma boa comunicação interpessoal e intrapessoal contribui, e muito, para mudar esse cenário.

Não sabe como fazer isso? Então, siga a leitura e confira tudo sobre esse importante tema.

O que são comunicação interpessoal e intrapessoal?

Comunicação interpessoal e intrapessoal são habilidades essenciais para melhorar relacionamentos por meio de diálogos claros, assertivos e empáticos. Na vida profissional, o desenvolvimento dessas competências ajudam a criar ambientes de trabalho saudáveis, elevar a produtividade, estimular a colaboração mútua e muito mais.

Para você entender melhor esses dois tipos de comunicação, explicarmos cada uma separadamente. Veja!

O que é comunicação interpessoal?

A comunicação interpessoal consiste na troca de informações entre duas ou mais pessoas de maneira verbal ou não-verbal. Em outras palavras, são os comportamentos utilizados para transmitir uma mensagem (fala, gestos, expressões e outros.), o que pode acontecer por meio de diferentes canais, tanto presenciais quanto virtuais.

Ter um bom domínio das habilidades interpessoais é fundamental tanto para a vida profissional quanto para a pessoal. Afinal, elas permitem que a pessoa se comunique com clareza e assertividade, características fundamentais para se relacionar com outras.

Logo, o desenvolvimento de uma boa comunicação interpessoal é extremamente benéfico. Como resultado, diversas capacidades podem ser adquiridas a partir do aprimoramento dessa competência. Algumas que se destacam são:

  • construção de relacionamentos mais sólidos e duradouros;
  • melhora do entendimento e da aceitação de diferentes pontos de vista;
  • possibilidade de expressar ideias complexas de maneira simples;
  • aumento do potencial de trabalhar bem em equipe.

Dica de leitura: “Estratégia de comunicação: o que é e por que ela é importante?

O que é comunicação intrapessoal?

Já a comunicação intrapessoal é o oposto, pois consiste na troca de informações consigo mesmo. É a popularmente conhecida “voz interior”. Basicamente, são os diálogos que você constrói por meio de pensamentos para refletir sobre situações, decisões e emoções, por exemplo.

Na verdade, a comunicação intrapessoal também pode ser exercida por diferentes canais, como escrita e gravação de áudio. Entretanto, o fato é que as reflexões se iniciam e se desenvolvem por meio dos pensamentos.

O aperfeiçoamento desse tipo de comunicação está diretamente relacionado à  inteligência emocional e às competências interpessoais e analíticas.

As reflexões internas são os recursos necessários para trabalhar o autoconhecimento e a autopercepção, práticas que contribuem positivamente com a capacidade de se expressar para outras pessoas.

Quais as diferenças entre comunicação interpessoal e intrapessoal?

Como você já deve ter percebido, a principal diferença entre a comunicação interpessoal e intrapessoal é a quantidade de pessoas envolvidas na transmissão e recepção das mensagens. Essa característica define todos os demais pontos de distinção desses conceitos.

A comunicação interpessoal é fundamentada na troca de ideias entre várias pessoas, podendo ser realizada de modo verbal ou não-verbal. Sendo assim, é vital para a construção de relacionamentos e conhecimento de diferentes perspectivas.

A comunicação intrapessoal, por sua vez, é baseada na reflexão interior, sendo realizada prioritariamente por meios não-verbais. Ela é crucial para analisar situações e decisões, trabalhar o autoconhecimento e manter a saúde mental em dia.

Agora, as diferenças entre comunicação interpessoal e intrapessoal ficaram ainda mais claras, certo?

O que fazer para melhorar a comunicação interpessoal?

Para melhorar a comunicação interpessoal, há cinco boas práticas que podem ser adotadas. São elas:

  1. aprimorar a comunicação intrapessoal;
  2. adaptar o tipo de comunicação ao interlocutor;
  3. solicitar feedbacks aos ouvintes;
  4. desenvolver uma comunicação clara;
  5. garantir uma comunicação não-violenta;
  6. aprender a escutar com atenção.

1. Aprimorar a comunicação intrapessoal

A comunicação intrapessoal e interpessoal são complementares e indissociáveis. Para conseguir se relacionar bem com outras pessoas e expressar as suas ideias, é essencial se conhecer e estar bem consigo.

Isso é importante porque as reflexões internas são um ponto-chave para administrar as emoções de maneira adequada e organizar as perspectivas em informações coesas.

Portanto, reservar um tempo para meditar e refletir sobre você e a sua vida pode ser um bom caminho a seguir para descobrir o que fazer para melhorar a comunicação interpessoal.

Procure incluir essas atividades em sua rotina para se tornarem hábitos. Além do relacionamento interpessoal, outros fatores podem ser beneficiados, como a sua concentração e entendimento dos seus limites.

2. Adaptar o tipo de comunicação ao interlocutor

Cada indivíduo possui uma personalidade única e seus próprios valores. Por esse motivo, não é eficiente se comunicar da mesma maneira com todos. Você precisa adaptar o seu discurso e a sua forma de se expressar de acordo com quem receberá a mensagem.

Suponhamos que você seja um vendedor e, já no primeiro contato com um cliente, oferece a ele um determinado produto e tenta de tudo para fazê-lo fechar a compra. O resultado mais provável é que o negócio não se concretize, concorda?

Como dissemos, cada pessoa tem as suas particularidades. Então, de início, o ideal é  conhecer melhor o consumidor para identificar quais são suas dores e desejos.

Após entender melhor suas necessidades, a comunicação pode ser adaptada, aumentando as chances de fechar a venda. Afinal, você saberá em quais aspectos do produto focar para demonstrar o valor que a solução que está sendo negociada tem.

Esse exemplo deixa claro como diversos detalhes da comunicação interpessoal precisam ser adaptados para ela ser efetiva.

3. Solicitar feedbacks aos ouvintes

Ter feedbacks constantes sobre as suas atitudes e competências é essencial para entender o que precisa ser melhorado.

Há muitas coisas que não percebemos sobre nós mesmos. Porém, as pessoas à nossa volta notam a maioria desses detalhes. Sendo assim, peça feedbacks a quem você se comunica com frequência.

Dessa forma, será possível identificar as principais deficiências e pensar em estratégias para solucioná-las.

4. Desenvolver uma comunicação clara  

A maneira como as mensagens são formadas e compartilhadas é uma parte relevante da comunicação interpessoal. Elas precisam ser expressas com clareza e coesão para não haver ambiguidades.

Nesse caso, a prática é o caminho mais adequado para conseguir melhor. Aos poucos, você perceberá que consegue se comunicar de maneira mais assertiva e, principalmente, sem parecer uma pessoa grosseira.

Saiba mais sobre comunicação adequada com a fala da professora Fernando Bérgamo no TEDxDeVryRecifeWomen:

5. Garantir uma comunicação não-violenta

Outro ponto importante é exercer uma comunicação não-violenta. Esse conceito foi criado pelo psicólogo Marshall Rosenberg e consiste em trabalhar a comunicação como um meio de honestidade, conexão e compaixão.

Para facilitar, Rosenberg criou quatro passos práticos para se comunicar de modo não-violento:

  • observação: faça observações sobre atitudes ou falas que estão impactando você de alguma maneira;
  • sentimentos: sinalize o sentimento que a fala ou ação está causando;
  • necessidades: esclareça qual é a mensagem ou busca por trás do sentimento;
  • pedidos: por fim, faça um pedido claro e objetivo baseado na necessidade identificada.

Para entender melhor, suponhamos que você esteja com a sensação de insegurança e desmotivação no seu trabalho, pois suas entregas constantemente são alteradas e nenhum feedback é dado sobre isso. 

Neste caso, um exemplo de comunicação não-violenta com o seu líder seria a seguinte para esclarecer esses pontos, seria:

“Com frequência, você está alterando os meus trabalhos sem dar feedbacks (observação). Isso me desmotiva, porque gera insegurança (sentimentos), pois preciso de um retorno para entender sobre a qualidade das minhas entregas e como posso melhorá-las (necessidades). Você poderia me dar um feedback quando fizer alguma alteração? (pedidos).”

Sobre esse tema, leia também: “9 exemplos reais de falhas de comunicação: como evitá-los?

6. Aprender a escutar com atenção

A comunicação interpessoal não se resume ao compartilhamento de ideias. Também é fundamental escutar verdadeiramente as perspectivas dos outros.

Aliás, só assim você conseguirá colocar em prática diversas dicas que apresentamos, a exemplo de adaptar o seu discurso e se comunicar de maneira não-violenta.

Portanto, dê espaço para que as pessoas exponham as suas ideias e procure escutá-las com atenção.

Para aprender, em detalhes, como fazer isso, leia o artigo: “O que é escuta ativa, qual a sua importância e como desenvolvê-la?

Qual a importância da comunicação interpessoal para os negócios?

A comunicação interpessoal é a peça-chave para o sucesso de qualquer empresa. Ela tem forte impacto no relacionamento entre os profissionais, na promoção de ajuda interna mútua, na formação e solidificação de parceria com terceiros e na relação com os clientes finais da marca.

Como você pôde ver nas pesquisas que citamos logo na abertura deste artigo, falhas na comunicação afetam seriamente o ambiente de trabalho, a convivência entre colegas, a produtividade, o engajamento e o comprometimento dos funcionários.

Quanto a isso, não é preciso ir muito longe, basta você mesmo responder: prefere trabalhar em um lugar no qual as mensagens e falas são claras, precisas e no tom certo, ou acha que ficará mais confortável em um ambiente com gritos e ofensas? Nem precisa pensar muito para responder, não é mesmo?

Agora, pense como um cliente e responda como gostaria que seu atendimento fosse feito: por um agente disposto a ouvir o que você está falando, sincero e transparente sobre as atitudes que serão tomadas; ou um que não deixa você se expor e dá respostas “curtas e grossas”? Novamente, nem é necessário refletir muito, não é mesmo? 

O que estamos querendo dizer com esses exemplos é que o impacto da comunicação nas relações profissionais pode ser grande e bastante considerável, tanto para o lado bom quanto para o ruim.

Reflexo da comunicação nos negócios

Uma boa comunicação interpessoal ajuda a:

  • estimular e aprimorar o trabalho em equipe;
  • aumentar a confiança e segurança dos profissionais;
  • evitar conflitos internos e externos;
  • e muito mais.

Todos esses pontos juntos contribuem para elevar o nível de satisfação dos clientes e, consequentemente, o volume de vendas e de faturamento.

Por outro lado, problemas com comunicação interpessoal e intrapessoal trazem retornos bem diferentes desses.

Como melhorar a comunicação da sua empresa?

Para evitar os transtornos que uma comunicação inadequada pode trazer, existem diversas medidas que podem ser tomadas. Por exemplo, você pode promover aos seus funcionários cursos e palestras que abordam o tema e estimulem o desenvolvimento dessa habilidade.

Paralelamente, é fundamental entregar os recursos certos de trabalho, que facilitem as conversações entre eles e entre eles e os clientes.

A evolução das tecnologias de comunicação empresarial estão aí para serem exploradas. Inclusive, o relatório da Gartner que citamos deixou claro que o segredo para uma força de trabalho engajada é implementar soluções de comunicação que possibilitem e capacitem os funcionários.

Um software de atendimento ao cliente, por exemplo, é um sistema que ajuda no compartilhamento de dados e informações entre os agentes e na entrega de respostas mais rápidas e precisas aos consumidores, melhorando a comunicação com eles.

Quando essa ferramenta é baseada em IA, é possível personalizar as interações, ajustar os chats para usar o tom de voz certo e, com isso, garantir que a sua marca se comunique da forma correta com cada cliente que entrar em contato.

A Zendesk pode ajudar você com tudo isso. Comece uma avaliação gratuita agora e descubra como.

Histórias relacionadas

Artigo
7 min read

Rastreamento de intenção do cliente: decifrando o comportamento de compra

Entenda o que é, qual a importância e como fazer o rastreamento de intenção do cliente - além dos principais obstáculos para as organizações.

Artigo
6 min read

Confiança do cliente na Era da IA: a importância da transparência

Entenda a importância da transparência na obtenção da confiança do cliente na Era da IA e confira casos de sucesso para se inspirar.

Artigo
16 min read

LGPD comentada: conheça as normas em uma linguagem clara

Veja a LGPD comentada, amplie seu conhecimento sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais + 5 formas de garantir o cumprimento na sua empresa.

Artigo
15 min read

Três pilares da excelência no atendimento: como adotá-los?

Conheça os três pilares da excelência no atendimento, como eles afetam as interações com seus clientes e como a tecnologia ajuda a melhorar estas bases.