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Controle de vendas: Como desenvolver o crescimento comercial na sua empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 13 Abril 2021
Última atualização em 13 Abril 2021

O controle de vendas é um ponto chave para o sucesso e crescimento da sua empresa. Você já parou para analisar como anda essa etapa no seu negócio?

O objetivo principal de qualquer empreendimento é o lucro. Para lucrar é preciso vender seus produtos e serviços, mas para que esse processo seja eficiente você precisa do controle de vendas.

A melhora do desempenho das vendas não é dada por um fator isolado, mas sim pelo funcionamento eficiente e integrado de várias etapas e setores.

O controle de vendas não se baseia somente no comercial, ele precisa andar lado a lado com o marketing, o financeiro e estoque, para que todo processo flua para entregar valor ao cliente final.

É preciso também implementar estratégias, engajar a equipe e acompanhar de perto cada etapa da negociação.

Continue a leitura e veja como melhorar seu processo comercial e aumentar suas vendas, lucros e satisfação dos clientes.

O que é controle de vendas?

O controle de vendas engloba diferentes processos e setores dentro da empresa a fim de aprimorar o fluxo de vendas.

Isso se dá desde o recebimento da matéria-prima, passando pelo processo comercial, acompanhamento do trabalho dos vendedores, até o envio e recebimento da mercadoria pelo cliente. 

De forma geral, controlar as suas vendas significa acompanhar e registrar cada transição, monitorar a equipe, analisar dados e criar estratégias que buscam a melhoria contínua dos resultados.

Quando o controle do processo comercial é feito com eficiência, permite identificar gargalos operacionais e oportunidades para aumentar as vendas.

Qual a importância do controle de vendas?

O controle de vendas ajuda na saúde financeira, já que a sobrevivência de qualquer negócio depende dos recursos que entram, geralmente, através da venda de produtos.

Ao acompanhar as vendas é possível tomar atitudes que levem ao aumento das vendas, tais como o engajamento do time comercial, identificação dos melhores produtos, períodos de maior venda, marketing para captar novos clientes, entre outros.

Os principais benefícios ao melhorar o controle das vendas são:

Planejamento a longo prazo

O controle de vendas permite saber exatamente os produtos que têm mais apelo junto ao consumidor e qual a melhor época de vendas.

Com esses dados, é possível realizar um planejamento de compras futuras e de retorno financeiro.

Isso se estende por todas as áreas da empresa. Permitindo que o empresário se programe tanto para o corte de gastos, quanto para a contratação de mais funcionários ou acordos com fornecedores.

Ou seja, o controle de vendas deixa tudo mais previsível, evitando que surpresas interfiram negativamente no caixa da empresa.

Melhor controle financeiro

O controle das vendas, juntamente com o controle do fluxo de caixa permite que a área financeira da empresa esteja sempre em dia.

Além da previsibilidade do fluxo de caixa futuro, é possível saber também quanto há de capital de giro para fazer investimentos em seu negócio que resultem em maiores vendas.

Maior controle de estoque

O controle de estoque garante que a empresa tenha a quantidade adequada de mercadorias seja para ter condições de atender à demanda dos clientes, bem como para evitar que mercadorias fiquem paradas, resultando em dinheiro parado.

Controlando as vendas também fica mais fácil negociar com fornecedores e se programar para épocas de alta de vendas.

Como otimizar seu controle de vendas

Para fazer o controle de vendas de forma eficiente é necessário acompanhar todos os processos que o envolvem. Por isso, esse controle envolve muito mais do que o setor comercial.

O marketing, o financeiro,  o estoque e o atendimento ao cliente também devem estar integrados para garantir que as vendas ocorram da melhor forma. 

Para ter um exemplo simples de como todas essas áreas são imprescindíveis, pense em uma venda.

O cliente chega atraído pelo marketing, a equipe de vendas fecha o pedido, o produto vendido precisa ser baixado do estoque, se fatura e emite a nota fiscal, assim como o boleto de cobrança.

Depois de tudo isso concretizado, ainda há a atuação do financeiro para o controle do pagamento e do pós-venda para averiguar a satisfação do cliente e idealizá-lo para novas vendas.

Ainda existem mais processos além dos apresentados. Então, é realmente muita coisa para acompanhar manualmente. Se você tiver todo esse processo informatizado e sob controle, conseguirá automatizar, otimizar e supervisionar todas as etapas.

Com um sistema ERP esse controle de vendas fica centralizado em um único software, organizando as informações das vendas, automatizando tarefas e aumentando a produtividade do seu time. 

A vantagem deste sistema é que as altas e baixas dos produtos são feitas automaticamente no momento em que as transações são feitas. Além disso, é possível emitir relatórios que auxiliam na identificação de problemas.

O ERP também facilita o financeiro, permitindo a emissão de notas fiscais com rapidez, boletos bancários, cadastros de clientes e demais ferramentas relevantes para o melhor controle de vendas.

O que você acha de utilizar um ERP e controlar todo seu negócio em uma única tela?

O GestãoClick é um sistema ERP online que auxilia a gestão empresarial de micro, pequenas e médias empresas com um dos melhores custo benefícios do mercado.  

Com um sistema intuitivo, você controla o financeiro, cadastros, vendas, estoque, relatórios e emissão de notas fiscais, além de integrar o software com o sistema contábil do seu contador, e integração com as principais lojas virtuais e meios de pagamentos. 

Fique atento às necessidades da sua empresa. Seja qual for o ramo do seu negócio, certamente o controle de vendas merece atenção especial.

Logo que você começar a desenvolver o comercial de sua empresa, poderá notar os benefícios na prática.

Este conteúdo foi produzido pela equipe do ERP GestãoClick.