Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

Core business: definição e como saber o do seu negócio?

Por Zendesk

Última atualização em 20 Abril 2023

A definição de core business é o negócio principal ou ainda atividade principal que a empresa desempenha. O que ela faz, qual serviço vende ou qual produto comercializa. 

É importante não confundir a missão da empresa com o core business. A atividade principal  é sobre a área, produto ou serviço em que a empresa é especialista. 

A missão diz respeito ao propósito da empresa e não à sua atividade central. A atividade central ajuda a empresa a alcançar a missão do negócio. 

Também é importante não confundir a definição de core business com modelo de negócio da empresa. O modelo de negócio é a forma como a empresa vai colocar em prática o que definiu como atividade principal. 

Por exemplo, uma empresa que tem como negócio principal, ou seja, como core business, vender sapatos pode ter como modelo de negócios uma loja física, um e-commerce, vender em marketplaces ou ainda optar por dropshipping

Mas, é claro que nem sempre é tão fácil definir o core business da empresa. Empresas de TI, por exemplo, podem desenvolver soluções de TI para outras empresas, prestar suporte, criar sites e lojas virtuais e mais. 

Definir qual é o core business faz com que a empresa se especialize e se torne referência na área. 

Entender qual é o core business da empresa vai ajudar os gestores e a equipe a tomarem decisões estratégicas, por exemplo, em relação a:

  • Criação do planejamento estratégico,
  • Identificação de concorrentes,
  • Quais setores e serviços terceirizar,
  • Estratégia de crescimento,
  • Definição de objetivos e metas,
  • Em qual mercado investir, 
  • Tipos de clientes que deve buscar e mais. 

Core business: definição

Entender o que é core business é fundamental para o sucesso da sua empresa. Como dissemos acima, a sua definição refere-se à atividade principal de um negócio. 

Conhecer a atividade principal da empresa permite que seja criada uma estratégia de crescimento alinhada a essa atividade.

Mesmo a expansão do negócio e a diversificação de ofertas são melhor trabalhadas a partir da definição do core business.

Por que é importante conhecer o seu core business?

Conhecer o core business do seu negócio permite a você focar no que realmente importa na empresa, inclusive, terceirizando atividades que não estejam ligadas a ele.

Inclusive, quando é feito um plano de negócios na sua empresa, ele precisa estar definido com clareza, até para que as decisões sejam tomadas sempre em cima daquilo que realmente importa para sua empresa.

Por exemplo, considere que você vai montar uma indústria que vende amendoim. A atividade principal do seu negócio é a produção e comercialização de amendoins.

Todavia há várias atividades que também acontecem como o fluxo de caixa, a logística de entrega que não são o core business mas são necessárias para que a venda aconteça.

Essas atividades podem ser terceirizadas, umas vez que não afetarão o produto final, colocando em risco a qualidade que você se propôs a entregar.

Quais são as principais vantagens de conhecer o core business?

Entre as principais vantagens de conhecer o core business da empresa estão: 

  • Assertividade na tomada de decisões, 
  • Planejamento estratégico alinhado, 
  • Melhor aproveitamento dos resultados da empresa, 
  • Se tornar especialista e referência no mercado. 

Assertividade na tomada de decisões

Ter uma definição de core business ajuda a empresa a tomar decisões sobre os investimentos a serem realizados, bem como auxilia na escolha em relação a organização da empresa, seus setores e departamentos, bem como dos profissionais que devem fazer parte da equipe.

Decisões estratégicas como as relacionadas a terceirização de áreas da empresa também são facilitadas. 

Em suma, o core business deve ser o ponto central do planejamento estratégico da empresa. 

Ter um melhor aproveitamento dos recursos da empresa 

A partir de escolhas mais assertivas, é uma tendência natural que a empresa otimize o uso dos recursos que tem disponível, sejam recursos de tempo ou capital. 

Tudo isso contribui para que as empresas tenham melhores resultados e conquistem suas metas de maneira mais eficiente. 

Se tornar especialista e referência 

Quando você torce o pé, você vai a um médico ortopedista. Quando sente dores no estômago, você procura um gastrologista. Um checkup no coração é feito pelo cardiologista. 

Definir o core business da empresa ajuda você a tornar sua equipe especialista, oferecendo as melhores soluções para seus clientes, ampliando a satisfação deles com o negócio e melhorando o índice NPS, que mede o quanto seus clientes indicariam sua empresa para conhecidos. 

Além disso, a especialização ajuda a torná-la referência para o mercado, fazendo com que os clientes se direcionam até sua empresa quando precisam do serviço ou produto que você oferece. 

Leia também: Indicadores de atendimento ao cliente: conheça os 9 mais importantes e como mensurá-los

O que a falta do core business pode trazer para o negócio?

Em vista das vantagens apresentadas, é de presumir que a falta do conhecimento sobre o core business pode trazer alguns problemas para sua empresa, como:

  • atirar para todos os lados;
  • não ter conhecimento sobre o mercado;
  • falta de priorização de recursos.

Atirar para todos os lados

Quando uma empresa não tem o core business bem desenvolvido, um problema que ela enfrenta é atirar para todos os lados.

Por exemplo, imagine um empreendedor que abre uma balada noturna. Ele então coloca algumas bandas para tocar no local e serve algumas porções.

Entretanto, com o tempo ele decide servir almoço no local e passa a abrir durante o dia. Não obstante, começa a servir café da manhã também, e no final acaba não fazendo nenhuma das atividades bem-feitas.

Perceba que esse é um caso típico de falta de core business que prejudica o negócio. Se o bar noturno não estiver indo bem, é preciso pensar em soluções para melhorá-lo, estudando o setor etc.

Já ao querer avançar para outras áreas, o grande problema é que você não se especializa em nenhuma delas e não é capaz de criar nenhum diferencial.

Não ter conhecimento sobre o mercado

Sem um core business bem definido não há como conhecer o mercado que você está entrando ao certo. Portanto, para se destacar em um determinado nicho você tem que definir qual é o núcleo da empresa.

Pegando o mesmo exemplo acima. Se você abrir um bar noturno, o núcleo é oferecer arte e entretenimento para as pessoas, diferente de servir almoço que é saciar a fome.

Cada um desses mercados possui tendências diferentes e concorrentes diversos, o que fará a estratégia para cada um dos setores serem distintas.

Falta de priorização de recursos

Quando não se sabe qual é o seu core business fica mais difícil priorizar os recursos para o seu negócio. E isso atrapalha até o retorno sobre o investimento.

Uma empresa pode em alguns casos vender vários produtos diferentes, mas sempre terá aqueles que são os chamados carro-chefe do negócio.

Vamos novamente ao exemplo. Um supermercado pode fazer marmitas para oferecer aos seus clientes, mas esse não é o core business do estabelecimento.

Então o serviço pode ser interpretado como um chamarisco para que o consumidor compre junto com a marmita outros produtos, ou simplesmente circule mais pelo supermercado.

Quando se sabe exatamente qual é o produto core business e quais são aqueles que somente são destinados para atrair clientes, fica mais fácil elaborar uma boa estratégia para o seu negócio.

Como descobrir o core business da empresa?

É bastante comum que as empresas tenham dúvidas sobre o core business. Nesse cenário é importante destacar uma questão.

O core business não impede que a sua empresa diversifique seus serviços e produtos. A própria definição da atividade principal ajuda a organizar a estratégia de crescimento. 

Mas, afinal, como descobrir o core business da empresa? 

Em alguns casos, como mostramos ao longo deste artigo, é mais fácil buscar essa definição. Entretanto, em outros negócios esse conceito pode ser um pouco mais confuso. 

Por isso, apresentamos algumas dicas de como fazer a definição do core business da sua organização. 

1. Defina as características do seu negócio

Entenda quais são as principais características da empresa, da sua solução, serviço ou produto oferecido. 

Voltando ao exemplo do sapato, você pode vender sapatos de luxo ou sapatos confortáveis. Características como essas são importantes para definir o core business de maneira mais eficiente.

2. Conheça sua concorrência

Se a sua empresa ainda não tem um core business definido, avaliar o mercado pode ser uma boa ideia para se diferenciar. 

O diferencial da empresa em relação ao mercado também pode fazer parte do core business. Avalie tudo o que o seu concorrente faz, e tente entender o que você pode melhorar.

Por exemplo, vamos imaginar que você tenha um e-commerce de calçados masculinos. Os diferenciais em relação ao seu concorrente podem ser:

  • serviço de entrega mais rápido;
  • preço mais em conta;
  • mais serviços agregados.

3. Encontre um foco para suas atividades

Com essas informações, você tem mais base para delimitar um campo de atuação para sua empresa. Isso contribui para que você não perca tempo com processos que não vão agregar valor ao seu negócio.

Por exemplo, ao invés de perder tempo com vários tipos de ideias, se concentre em um caminho principal, e então defina como será a sua atuação dentro desse nicho.

4. Identifique oportunidades

Mais uma forma de buscar pelo core business da empresa é identificar um bom nicho de mercado e as oportunidades que ele oferece. 

Muitas empresas que já estão no mercado podem identificar uma necessidade do mercado e investir nela para criar sua atividade principal.

O core business de bancos virtuais, como Nubank, surgiu dessa avaliação do mercado. Leia mais no case Atendimento ao cliente Nubank e Zendesk: entenda como essa parceria se transformou em um case de sucesso”.

5. Crie uma estratégia de crescimento

Ter uma boa estratégia de negócios é fundamental para o crescimento da sua empresa. Você só conseguirá expandir e crescer se souber para onde deve ir.

Portanto, primeiramente você precisa definir qual é o seu core business, depois terá que encontrar qual é a forma mais eficiente de ter sucesso com ele.

Vale dizer que para uma estratégia funcionar você tem que ter um objetivo muito claro, pois, a estratégia nada mais é que o meio pelo qual se pretende alcançar um objetivo.

6. Segmente o seu público-alvo

Um ponto muito importante para que você tenha sucesso no seu ramo é saber muito bem quem é o seu público-alvo. E isso pode ser definido como:

  • sexo;
  • faixa etária;
  • classe social;
  • interesses;
  • região que mora.

Na verdade, o processo de segmentação pode ser ainda mais específico, visto que tudo depende para quem você deseja vender o seu produto.

7. Saiba quais são os seus diferenciais

Para se destacar no mercado uma marca precisa ter diferenciais, e eles precisam estar muito claros. Por isso, é crucial saber quais são os seus diferenciais.

Isso pode ser uma entrega mais rápida, um preço abaixo da média, uma funcionalidade que nenhum outro produto possui.

Enfim, são esses diferenciais que serão os responsáveis por fazer o seu cliente deixar de comprar no seu concorrente para comprar o produto de você.

Se você não tem clareza em relação aos diferenciais que possui, certamente será muito mais difícil chegar onde você deseja.

Tecnologia na estratégia de negócios

Sem dúvida o uso de tecnologia vem transformando algumas empresas e criando novas oportunidades de core business. 

Agilidade no atendimento e na entrega, por exemplo, podem ser características que completam um core business eficiente, como foi o caso do Nubank. 

Se você ainda tem dificuldades para entender o seu negócio indicamos a leitura do artigo “Como a metodologia Canvas ajuda a entender o seu negócio?”. 

Conheça também as funcionalidades da Zendesk e transforme a atividade principal da sua empresa em uma experiência única para seu cliente. 

A Zendesk oferece mais do que um CRM de vendas para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas.

Com o Zendesk Sales Suite, sua empresa tem acesso a uma plataforma completa e uma solução de vendas moderna para melhorar suas negociações e as ofertas para seus clientes. 

Histórias relacionadas

Artigo
12 min read

O que é copywriting e como funciona? Descubra!

Veja o que é copywriting e como funciona + técnicas de persuasão em vendas, uso correto de gatilhos mentais e como implementar tudo isso na sua empresa.

Artigo
15 min read

Processo comercial de vendas: como criar? [Passo a passo]

Qual a importância do processo comercial de vendas? Descubra quais são as etapas e veja dicas para otimizar o da sua empresa. Saiba mais!

Artigo
16 min read

Ruídos na comunicação empresarial: o que são e como evitá-los

Quais os principais tipos de ruídos na comunicação empresarial? Entenda o que são, como impactam os resultados e mais.

Artigo
12 min read

5 cases de vendas: como se tornar um exemplo de sucesso?

Conheça as estratégias usadas por empresas como Sofit Frotas, Deskfy, QuantoSobra e outras para se tornarem exemplos de cases de vendas e inspire-se.