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Core business: definição e como saber o do seu negócio?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 18 dezembro 2020
Última atualização em 18 dezembro 2020

A definição de core business é o negócio principal ou ainda atividade principal que a empresa desempenha. O que ela faz, qual serviço vende ou qual produto comercializa. 

É importante não confundir a missão da empresa com o core business. A atividade principal  é sobre a área, produto ou serviço em que a empresa é especialista. A missão diz respeito ao propósito da empresa e não à sua atividade central. A atividade central ajuda a empresa a alcançar a missão do negócio. 

Também é importante não confundir a definição de core business com modelo de negócio da empresa. O modelo de negócio é a forma como a empresa vai colocar em prática o que definiu como atividade principal. 

Por exemplo, uma empresa que tem como negócio principal, ou seja, como core business, vender sapatos pode ter como modelo de negócios uma loja física, um e-commerce, vender em marketplaces ou ainda optar por dropshipping

Mas, é claro que nem sempre é tão fácil definir o core business da empresa. Empresas de TI, por exemplo, podem desenvolver soluções de TI para outras empresas, prestar suporte, criar sites e lojas virtuais e mais. 

Definir qual é o core business faz com que a empresa se especialize e se torne referência na área. 

Entender qual é o core business da empresa vai ajudar os gestores e a equipe a tomarem decisões estratégicas, por exemplo, em relação a:

  • Criação do planejamento estratégico,
  • Identificação de concorrentes,
  • Quais setores e serviços terceirizar,
  • Estratégia de crescimento,
  • Definição de objetivos e metas,
  • Em qual mercado investir, 
  • Tipos de clientes que deve buscar e mais. 

Core business: definição

Como dissemos acima, a definição de core business refere-se à atividade principal de um negócio. 

Conhecer a atividade principal da empresa permite que seja criada uma estratégia de crescimento alinhada a essa atividade.

Mesmo a expansão do negócio e a diversificação de ofertas são melhor trabalhadas a partir da definição do core business.

Entre as principais vantagens de conhecer o core business da empresa estão: 

  • Assertividade na tomada de decisões, 
  • Planejamento estratégico alinhado, 
  • Melhor aproveitamento dos resultados da empresa, 
  • Se tornar especialista e referência no mercado. 

Assertividade na tomada de decisões

Ter uma definição de core business ajuda a empresa a tomar decisões sobre os investimentos a serem realizados, bem como auxilia na escolha em relação a organização da empresa, seus setores e departamentos, bem como dos profissionais que devem fazer parte da equipe.

Decisões estratégicas como as relacionadas a terceirização de áreas da empresa também são facilitadas. 

Em suma, o core business deve ser o ponto central do planejamento estratégico da empresa. 

Ter um melhor aproveitamento dos recursos da empresa 

A partir de escolhas mais assertivas, é uma tendência natural que a empresa otimize o uso dos recursos que tem disponível, sejam recursos de tempo ou capital. 

Tudo isso contribui para que as empresas tenham melhores resultados e conquistem suas metas de maneira mais eficiente. 

Se tornar especialista e referência 

Quando você torce o pé, você vai a um médico ortopedista. Quando sente dores no estômago, você procura um gastrologista. Um checkup no coração é feito pelo cardiologista. 

Definir o core business da empresa ajuda você a tornar sua equipe especialista, oferecendo as melhores soluções para seus clientes, ampliando a satisfação deles com o negócio e melhorando o índice NPS, que mede o quanto seus clientes indicariam sua empresa para conhecidos. 

Além disso, a especialização ajuda a torná-la referência para o mercado, fazendo com que os clientes se direcionem até sua empresa quando precisam do serviço ou produto que você oferece. 

Leia também: Indicadores de atendimento ao cliente: conheça os 9 mais importantes e como mensurá-los

Como descobrir o core business da empresa?

É bastante comum que as empresas tenham dúvidas sobre o core business. Nesse cenário é importante destacar uma questão. O core business não impede que a sua empresa diversifique seus serviços e produtos. A própria definição da atividade principal ajuda a organizar a estratégia de crescimento. 

Mas, afinal, como descobrir o core business da empresa? 

Em alguns casos, como mostramos ao longo deste artigo, é mais fácil buscar essa definição. Entretanto, em outros negócios esse conceito pode ser um pouco mais confuso. 

Por isso, apresentamos algumas dicas de como fazer a definição do core business da sua organização. 

1. Defina as características do seu negócio

Entenda quais são as principais características da empresa, da sua solução, serviço ou produto oferecido. 

Voltando ao exemplo do sapato, você pode vender sapatos de luxo ou sapatos confortáveis. Características como essas são importantes para definir o core business de maneira mais eficiente.

2. Conheça sua concorrência

Se a sua empresa ainda não tem um core business definido, avaliar o mercado pode ser uma boa ideia para se diferenciar. 

O diferencial da empresa em relação ao mercado também pode fazer parte do core business. 

3. Identifique oportunidades

Mais uma forma de buscar pelo core business da empresa é identificar as brechas do mercado e as oportunidades que ele oferece. 

Muitas empresas que já estão no mercado podem identificar uma necessidade do mercado e investir nela para criar sua atividade principal.

O core business de bancos virtuais, como Nubank, surgiu dessa avaliação do mercado. Leia mais no case Atendimento ao cliente Nubank e Zendesk: entenda como essa parceria se transformou em um case de sucesso”.

Tecnologia na estratégia de negócios

Sem dúvida o uso de tecnologia vem transformando algumas empresas e criando novas oportunidades de core business. 

Agilidade no atendimento e na entrega, por exemplo, podem ser características que completam um core business eficiente, como foi o caso do Nubank. 

Se você ainda tem dificuldades para entender o seu negócio indicamos a leitura do artigo “Como a metodologia Canvas ajuda a entender o seu negócio?”. 

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