Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Customer experience e user experience: saiba qual a diferença

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

Estamos vivendo a era do cliente, então, muito se fala sobre customer experience e user experience, mas você sabe qual a diferença entre eles? O comportamento do consumidor mudou, de modo que eles se tornaram mais exigentes.

É esperado que as empresas realizem atendimentos únicos e personalizados, criando assim uma experiência de excelência para cada um dos consumidores. E a relação entre esses termos é fundamental para fidelizar clientes a uma marca e torná-los promotores dela.

Segundo o relatório sobre as tendências da experiência do cliente da Zendesk, a experiência do cliente ajuda a aumentar a fidelidade deles. No levantamento, 74% dos clientes se declaram fiéis a uma determinada marca ou empresa, enquanto 52% dos clientes relatam fazer o possível para comprar de suas marcas favoritas.

Veja a seguir a definição de cada um deles e qual a diferença entre customer experience e user experience.

Resumo

    • O conceito de customer experience (CX) abrange a experiência completa do consumidor com a marca. Já a user experience (UX) é focada na experiência do usuário com plataformas, aplicativos, sites e softwares de uma empresa.
    • A CX envolve as impressões e percepções após interagir em diferentes pontos de contato ao longo da jornada do consumidor. Isso inclui: redes sociais, blogs, sites, apps, e-mails marketing, canais de atendimento e chatbots.
    • É importante investir em boas ferramentas para construir relacionamentos de excelência. Com recursos de IA, pode-se interagir com cada cliente de acordo com sua preferência, criando assim um atendimento único e personalizado.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

Customer experience e user experience: como diferenciá-los?

Customer experience (CX) é, em tradução literal, a experiência completa de um consumidor com uma marca. Isso envolve o atendimento, os conteúdos, as interações e o relacionamento da empresa com o cliente.

Já o user experience (UX) é traduzido como a experiência do usuário com as plataformas, aplicativos, sites e softwares de uma empresa. Entender como o cliente se relaciona com suas soluções é fundamental para medir os resultados e aprimorar sua experiência com a marca.

A seguir vamos explicar em detalhes o que são cada uma dessas experiências e como elas impactam o seu negócio.

O que é CX?

A experiência do cliente envolve todas as impressões e percepções sobre uma empresa ou marca após interagir com ela em diferentes pontos de contato ao longo da jornada do consumidor. Esses pontos podem ser redes sociais, blogs, sites, aplicativos, e-mails marketing, canais de atendimento e suporte, e chatbots, por exemplo.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Para as marcas, isso significa a imagem que elas passam para seu público, sendo um conceito muito mais amplo do que apenas o atendimento ao cliente. A CX impacta nas percepções do usuário ao conhecer uma empresa, ao navegar pelo site, ao preencher um formulário, ao realizar uma compra e até mesmo durante o pós-venda.

Por isso, é fundamental que as empresas invistam em oferecer uma experiência de excelência para seus clientes. Um caminho para isso é apostar em uma estratégia omnichannel, como você pode conferir clicando no link.

Em resumo, o customer experience está mais relacionado à história de um cliente com uma marca e suas diferentes percepções sobre ela ao longo dos pontos de contato. 

No vídeo abaixo você confere como é possível transformar o atendimento ao cliente em uma experiência completa:

O que é UX?

A experiência de um usuário está relacionada à forma como ele interage especificamente com um produto ou serviço de uma empresa, seja ele físico ou digital. O objetivo da UX é tornar os produtos atrativos, intuitivos, eficientes e desejáveis.

Ao navegar por um aplicativo, por exemplo, o cliente deseja encontrar rapidamente as informações que procura, resolver seus problemas com agilidade e não ter nenhuma dificuldade em qualquer etapa.

Dessa forma, a UX contempla as necessidades referentes a pontos de contato específicos em uma jornada, não sendo tão abrangente quanto CX é. Porém, é primordial que a experiência do usuário seja positiva, pois, caso contrário, isso impactará na percepção que o cliente tem da empresa como um todo.

Diferença entre CX e UX (e como ambos se relacionam)

A user experience está dentro de customer experience, porém, a CX atua em outras frentes que vão além do produto, por isso é mais abrangente. Será o customer experience que fidelizará um cliente a uma marca, mas isso só permanecerá assim caso sua experiência com os produtos da marca sejam excelentes.

Uma experiência positiva ao longo de toda a jornada de compra nos mais diferentes pontos de contato influencia em novos comportamentos e, por consequência, em resultados mais positivos para a empresa.

Dessa forma, o diálogo em todas as etapas deve ser coerente e ocorrer sem atritos, para que assim o consumidor tenha uma percepção unificada sobre o que a marca é. Lembre-se: os clientes não diferenciam customer experience e user experience; para eles qualquer experiência com uma marca e seus produtos é uma experiência. 

Por isso, é fundamental ter atenção a essas duas áreas para que haja consistência entre o que é oferecido em CX e em UX. Afinal, a marca é uma só e assim deve ser a experiência também.

Ofereça o melhor suporte, não importa o canal de atendimento

Como transformar a CX e a UX oferecidas pela sua empresa?

Agora que você já sabe o que significa CX e sua diferença para UX, é importante investir em uma ferramenta que apoie sua empresa na construção de relacionamentos de excelência com seus clientes.

Para isso, o Zendesk Service surge como uma solução para seu negócio. Com recursos de inteligência artificial, pode-se interagir com cada cliente de acordo com sua preferência, criando assim um atendimento único e personalizado.

Visite o site agora mesmo e conheça todas as soluções que aprimoram seu atendimento e ajudam a proporcionar uma experiência de excelência para seus clientes.

Isso e muito mais fará com que seu customer experience seja otimizado, tornando seus clientes fiéis à sua marca e também promotores dela. Preparado para transformar o modo como sua empresa lida com seus consumidores?

Faça uma avaliação gratuita e, depois, escolha o melhor plano para sua empresa!

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

 

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.