Ir para o conteúdo principal

Artigo 11 min read

Atendimento ao cliente digital-first: bom para os clientes e para os lucros

As soluções de atendimento telefônico dominantes não são mais suficientes para atender às necessidades dos clientes. Para melhorar a experiência e reduzir custos operacionais, as empresas têm de expandir as ofertas de serviços digitais.

Por Teresa Anania , vice-presidente de sucesso global do cliente

Última atualização em 26 Agosto 2021

A interação com as empresas mudou. Os clientes não ligam mais ao primeiro sinal de problemas: agora eles querem se comunicar com as empresas pelos canais digitais mais convenientes que já usam na vida pessoal, seja e-mail, chat em tempo real ou aplicativo de mensagens, como WhatsApp e Facebook Messenger. Os clientes também esperam que o atendimento esteja à disposição 24/7 por meio de soluções de autoatendimento e IA, como chatbots.

As soluções dominantes de atendimento telefônico não são mais suficientes para atender às necessidades dos clientes, e a pandemia só aumentou a demanda por ofertas de atendimento digital. Empresas que já ofereciam experiências digital-first para seus clientes antes da COVID-19 estavam mais bem equipadas para contrabalançar os picos nas solicitações dos clientes quando as linhas telefônicas congestionaram, conseguindo conectar equipes remotas nas linhas de frente da jornada do cliente. Líderes com excelente conhecimento digital vêm colocando a boa experiência do cliente em outro patamar. Por isso, os clientes passaram a esperar a mesma qualidade de atendimento de todas as marcas. Os clientes de hoje demonstram pouca paciência com empresas que têm canais digitais limitados: 80% dizem que apelam para um concorrente após mais de uma experiência ruim, conforme o Relatório de Tendências de Experiência do Cliente de 2021 da Zendesk.

Além disso, a McKinsey descobriu que as organizações de serviços que usam a tecnologia para repaginar a experiência do cliente podem reduzir o custo do atendimento de 20% a 40% e aumentar as taxas de conversão e o crescimento em 20%, o que significa que as experiências de atendimento ao cliente digital não geram apenas a clientes mais satisfeitos, mas também um resultado final melhor.

 

Como criar uma estratégia bem-sucedida de serviço digital-first

 

Transformação do atendimento ao cliente facilitada

Transformar o atendimento ao cliente não precisa ser complicado. Leve o atendimento ao cliente a outro nível implementando a solução omnichannel de atendimento completo da Zendesk. Ofereça aos agentes um espaço de trabalho unificado que conecta conversas entre canais com dados de clientes de outras fontes por meio de integrações personalizadas ou prontas para uso. Dê atendimento mais personalizado em escala, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e reduz os custos. Comece a avaliação gratuita do Zendesk hoje mesmo.

Histórias relacionadas

Artigo
6 min read

Inteligência artificial e help desk: como potencializar o suporte?

Saiba como aliar inteligência artificial e help desk para elevar os resultados do suporte técnico, com chatbots, análise preditiva, machine learning e +!

Artigo
6 min read

Inteligência artificial para startups: a IA transformando o mercado

Entenda o potencial de uso da inteligência artificial para startups e como a IA está revolucionando o mercado, com machine learning, PLN e mais!

Artigo
7 min read

Chatbot humanizado: 5 dicas para implementar no seu negócio

Entenda o que é um chatbot humanizado e veja como criar o seu em 5 passos, que envolvem: tom de voz, simplificação do atendimento, transparência e mais.

Artigo
6 min read

IA para automação de tarefas: saiba como utilizar!

Descubra como usar a IA para automação de tarefas, o que propicia: otimização de processos, flexibilidade, personalização, decisões informadas e mais!