Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Inteligência artificial para startups: a IA transformando o mercado

Por Zendesk

Última atualização em 21 fevereiro 2024

A inteligência artificial para startups tem se tornado cada vez mais importante devido à sua capacidade de melhorar a eficiência, reduzir custos e fornecer insights valiosos para o negócio.

De acordo com a pesquisa Zendesk CX Trends, 75% dos consumidores esperam que as empresas usem tecnologias, como chatbots e assistentes virtuais, para melhorar a experiência do cliente.

Além disso, 66% dos entrevistados dizem que o atendimento ao cliente é mais importante do que costumava ser há alguns anos, o que coloca as startups sob pressão para oferecer uma experiência excepcional ao consumidor.

Outros estudos indicam que a IA está transformando o mercado de startups. Segundo a pesquisa da McKinsey, a IA tem o potencial de gerar entre US$ 3,5 trilhões e US$ 5,8 trilhões em valor econômico anualmente em 19 setores diferentes.

A mesma pesquisa afirma que a IA pode aumentar a produtividade em até 40% em alguns setores. Com base nesses dados, podemos concluir que a IA é essencial para as startups que desejam atender às expectativas dos consumidores e permanecer relevantes no mercado atual.

Dessa forma, aquelas que implementam a IA em sua estratégia têm uma vantagem competitiva significativa em relação às que não o fazem. Mas como exatamente a IA está ajudando as startups? Vamos discutir alguns dos principais benefícios neste post.

Resumo

  • As soluções de IA podem ser usadas para melhorar a experiência do cliente com chatbots e assistentes virtuais disponíveis 24 horas por dia, automatizar tarefas repetitivas, analisar dados, identificar oportunidades de mercado etc.
  • Esses são alguns recursos de inteligência artificial que podem ser aplicados em startups: machine learning, processamento de linguagem natural, visão computacional, redes neurais e processamento de dados em tempo real.
  • Em paralelo, a IA também pode ser usada para melhorar a experiência do usuário, com: recomendações personalizadas, comunicação customizada, entendimento do comportamento e previsão das necessidades do cliente.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

Transformação digital das startups

A transformação digital é um processo que já está em andamento há algum tempo e que continua evoluindo rapidamente. Na verdade, ela começou nas empresas, mas foi nas startups que ela ganhou um papel central.

O seu início se deu na década de 1970, quando os primeiros computadores pessoais foram lançados. No entanto, foi em meados de 1990, com o surgimento da internet comercial, que a transformação digital realmente começou a decolar.

As empresas passaram a usar a internet para se comunicar com seus clientes, vender seus produtos e serviços e automatizar seus processos de negócios.

Com o tempo, a transformação digital evoluiu com o surgimento de novas tecnologias, como a nuvem, big data, machine learning e IA.

A IA em particular está se tornando cada vez mais importante nesse contexto, já que ela pode ser usada para automatizar processos de negócios, melhorar a eficiência e fornecer insights valiosos para as startups.

Só para exemplificar, as startups estão começando a usar dados para prever as necessidades dos clientes e oferecer soluções personalizadas antes mesmo que eles percebam que precisam delas.

Uso da IA nas startups

Nesse contexto que se apresenta, podemos destacar que o uso da IA nas startups está cada vez maior, e deverá continuar crescendo. E são muitas as utilidades que a inteligência artificial pode trazer para o negócio.

Deixe a IA cuidar do trabalho e tenha mais produtividade

Uma delas são os chatbots e assistentes virtuais para melhorar a experiência do cliente, oferecendo atendimento rápido e personalizado 24 horas por dia.

Eles respondem a perguntas comuns e resolvem problemas simples, liberando a equipe de atendimento ao cliente para lidar com problemas mais complexos.

As startups também estão usando a IA para automatizar tarefas repetitivas, como a triagem de currículos e a identificação de leads. Ou seja, a automação de processos com IA se tornou ainda melhor.

Isso sem falar na análise de dados que pode ser usada para melhorar a eficiência operacional, identificar oportunidades de mercado e personalizar a experiência do cliente.

E por falar em identificar oportunidades do mercado, a IA também é usada para prever a demanda futura por produtos ou serviços, permitindo que as startups se preparem melhor para atender às necessidades dos consumidores. 

Em paralelo, ela também é utilizada para coletar feedback dos clientes e identificar problemas com produtos ou serviços. Ou seja, são muitos os usos da IA em startups.

Leia também:

Quais as opções de inteligência artificial para startups?

Dentre as principais inteligências artificiais para startups estão machine learning, o processamento de linguagem natural, a visão computacional, as redes neurais e o processamento de dados em tempo real. Vamos falar sobre cada uma delas.

1. Machine learning

O machine learning é uma tecnologia de IA que permite que as máquinas aprendam com os dados e melhorem continuamente seu desempenho.

As startups podem usar essa tecnologia para analisar grandes volumes de dados e identificar padrões, prever tendências de mercado e personalizar a experiência do cliente.

2. Processamento de linguagem natural

O processamento de linguagem natural, por sua vez, é uma tecnologia de IA que permite que as máquinas entendam e processem a linguagem humana.

Ela pode ser usada para criar chatbots e assistentes virtuais para melhorar a experiência do cliente, fornecer suporte personalizado e automatizar tarefas de negócios.

3. Visão computacional

Já a visão computacional possibilita que as máquinas processem e analisem imagens e vídeos, podendo ela ser usada para identificar padrões em imagens, fazer reconhecimento facial e melhorar a segurança.

4. Redes neurais

Essa é uma tecnologia inspirada no funcionamento do cérebro humano, e pode ser utilizada para criar modelos de previsão de demanda, análise de dados e reconhecimento de padrões, mudando totalmente a forma como os produtos e serviços são oferecidos.

5. Processamento de dados em tempo real

Por fim, as startups podem usar o processamento de dados para analisar informações em tempo real, permitindo a tomada de decisões mais rápidas e embasadas. Só para ilustrar, essa tecnologia permite o monitoramento de redes sociais e detecção de fraudes.

Inclusive há profissionais que fazem o desenvolvimento de algoritmos para startups para deixar esse monitoramento ainda mais preciso, e saber exatamente quais clientes devem ser impactados com os produtos e serviços.

Como é a personalização de serviços com IA?

Ainda que existam muitas limitações e desafios de startups no que diz respeito a personalização de serviços usando a IA, esse é um campo que já avançou bastante nos últimos anos, uma vez que ela pode ser usada para coletar dados e usá-los para melhorar a experiência do usuário, como:

  • recomendações personalizadas: as empresas podem usar algoritmos de recomendação baseados em dados de navegação, histórico de compras, preferências pessoais e outras informações para recomendar produtos relevantes;
  • comunicação personalizada: pode-se usar a IA para personalizar a comunicação com seus clientes, criando mensagens com base nos interesses, histórico de compras e comportamento de navegação;
  • experiência do usuário personalizada: é possível usar algoritmos de aprendizado de máquina para entender o comportamento do usuário e adaptar a experiência deles com base nessas informações;
  • previsão de necessidades do cliente: a inteligência artificial pode prever as necessidades futuras do consumidor com base em seus padrões de comportamento e histórico de compras, permitindo a criação de soluções personalizadas.

De modo geral, a inteligência artificial para startups deverá revolucionar o mercado nos próximos anos, e é necessário estar preparado para ela.

E se você está em busca de implementar a inteligência artificial na sua startup por meio de chatbots e personalização do atendimento ao cliente, conheça o Zendesk Service. Nós temos a solução que você precisa.

Faça uma avaliação gratuita da ferramenta e, depois, escolha o plano que atende às suas demandas!

A Zendesk tem planos adaptados à realidade da sua empresa, seja ela grande ou pequena.

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.