Ir para o conteúdo principal

Artigo 13 min read

Dinâmica de cooperação para time de vendas: online e presencial

Por Zendesk

Última atualização em 6 março 2024

Antes de falarmos sobre dinâmica de cooperação, pare e reflita se o seu negócio sofre com alguns destes problemas:

  • falha na comunicação entre as equipes;
  • cultura de colaboração inexistente;
  • processo decisório burocrático e sem resolução de problemas;
  • queda na produtividade e na moral da equipe;
  • ideias ultrapassadas ou sem inovação. 

Você passa por um mais problemas na rotina da sua empresa? Caso tenha assinalado um ou mais pontos, continue conosco. 

Aqui, você descobrirá dinâmicas de grupos para resolução de conflitos e tomadas de decisão em conjunto.

Parece interessante? 

Então, vamos a elas! 

Resumo

  • Empresas enfrentam desafios como comunicação ineficaz, falta de colaboração e processos decisórios lentos, o que conduz à necessidade de dinâmicas de grupo para estimular a cooperação, a motivação e a inovação.

  • As dinâmicas de grupo visam desenvolver habilidades sociais e preparar os colaboradores para diversos cenários e decisões coletivas, melhorando as relações interpessoais e criando um ambiente de trabalho mais harmonioso e eficiente.

  • Normalmente, gestores de RH ou especialistas externos lideram as dinâmicas de grupo para assegurar uma execução imparcial e eficaz. O foco é selecionar atividades acolhedoras para todos, evitando desconforto ou ansiedade entre os participantes.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

  • O que são dinâmicas de grupo
  • Dinâmicas de cooperação: confira as 8 mais importantes
  • Ilha do tesouro
  • Exercício de uma palavra avulsa
  • Troca rápida
  • A primeira ideia que surgir
  • Inventando um problema
  • Desvendando o código
  • Parede da memória
  • Pirâmides
  • Tudo certo com a dinâmica de grupo?

O que são dinâmicas de grupos? 

A dinâmica de grupo é uma atividade realizada com a equipe da empresa para que o gestor identifique o perfil dos seus colaboradores e, com base nisso, trabalhe a capacitação e desenvolvimento dos mesmos. 

Tal processo desenvolve as habilidades sociais do funcionário, prepara o profissional para situações simples e complexas, estimula tomada de decisão em favorecimento comum e melhora o entrosamento entre os membros da equipe. 

Em paralelo, ela aprimora a comunicação, incentiva a criatividade, encoraja o compartilhamento de ideias, provoca a troca de experiência e constrói um ambiente de trabalho mais saudável. 

Para tal, é preciso reunir o time no mesmo espaço, que pode ser presencial ou online, e propor atividades nas quais haja comunicação, pois ela tende a otimizar diversos quesitos, entre eles, o trabalho em equipe

Há uma infinidade de dinâmica de motivação e cada uma tem um objetivo distinto, por isso, é vital pesquisar e compreender o que se deseja, para, a partir daí, escolher uma atividade que atenda essa necessidade. 

Aliás, assista este vídeo e entenda na prática o que é dinâmica de cooperação para time de vendas:

“Nós temos que aprender a viver juntos como irmãos, ou pereceremos juntos como tolos” (Martin Luther King) 

Quem conduz a dinâmica de cooperação? 

De modo geral, o facilitador é o gestor do RH. Contudo, é indicado que a empresa procure alguém de fora do ambiente organizacional para conduzir a atividade. 

Tal conselho é importante porque o fato de ter um chefe guiando as dinâmicas pode deixar os colaboradores receosos e até mesmo apreensivos, com medo de respostas e do comportamento mostrado. 

Com isso em mente, considere a contratação de um especialista que saiba como aplicar e como selecionar a melhor dinâmica de cooperação para as necessidades da empresa. 

Em resumo, o especialista deve ter uma boa comunicação interpessoal e alta capacidade de compreensão, para identificar o perfil do time e propor um exercício que seja aceito por todos. 

Conhecer seu time de vendas é tão importante quanto saber quais são as necessidades dos seus clientes. Confira as principais tendências para aprimorar a experiência do cliente no Relatório CX Trends da Zendesk.

Relatório da Zendesk – CX Trends

Fique por dentro: Brincadeiras para aumentar as vendas da sua empresa: 5 atividades e seus benefícios

Dinâmica de cooperação: confira as 8 mais importantes! 

Uma vez que você já sabe o que é dinâmica de cooperação, confira algumas sugestões de atividades para incluir na rotina da sua empresa:

Vamos entender cada uma delas! 

1- Ilha do tesouro

Uma das atividades mais populares quando se fala sobre dinâmica de cooperação. Isso porque ela estimula o trabalho em equipe e a motivação dos colaboradores

Para trabalhar com a Ilha do Tesouro, siga estas dicas: 

  • separe recompensas como uma caixa de bombom ou barras de chocolate. Adicionalmente, recolha folhas de jornais, na mesma quantidade de colaboradores disponíveis para a atividade;
  • divida os participantes em duplas. Peça para que cada colaborador fique em cima de uma folha de jornal que estará no chão; 
  • coloque o prêmio da recompensa na extremidade do espaço onde a atividade é realizada. 

A ideia é que as duplas alcancem o prêmio sem encostar o pé no chão e sem rasgar as folhas de jornal. Para isso, é vital criar uma estratégia, caso contrário, será mais complicado chegar ao destino final. 

Para promover o trabalho em equipe, permite-se a negociação entre as duplas. Assim, os participantes têm mais chances de concluírem o desafio. 

2- Exercício de uma palavra avulsa

Essa dinâmica de cooperação funciona assim: 

  • selecione uma frase associada a pauta da reunião e peça que todos escrevam em um adesivo um termo que lhes vem à mente; 
  • organize os termos em um quadro branco ou coloque-os em uma apresentação. 

Por exemplo: se for conduzir uma reunião para apresentação de resultados, reserve um momento para que todos respondam com a primeira palavra que lhes vier à mente. 

Caso o time mencione termos como estresse ou exaustão, talvez seja indicado repensar o ritmo do trabalho, a organização dos processos e até o treinamento dos colaboradores. 

Tal atividade é indicada porque é uma maneira confortável para a maioria dos funcionários reunir as opiniões, os pensamentos ou os sentimentos sobre um determinado assunto. 

Em outras palavras, você entende o panorama atual antes de tratar do assunto e, com isso, poderá detectar alguns focos de atenção que devem ser levantados, o que torna a reunião mais produtiva para todos. 

3- Troca rápida

Com essa dinâmica de cooperação, o seu time tem a possibilidade de finalizar o dia com mais leveza. Ademais, ela permite trabalhar a comunicação não verbal nas trocas cronometradas. 

Para jogar, é bem simples. Primeiro, separe os participantes em dois times e alinhe-os um de frente para o outro. 

O time A recebe um tempo para análise, que pode ser entre 15 a 30 segundos. Nesse período, peça para que eles memorizem o maior número de coisas sobre os colaboradores à sua frente. 

Em seguida, solicite que o time A vire-se, enquanto o time B tenta mudar a sua aparência ao máximo. 

Aqui, incentive os participantes a alterar qualquer coisa, desde inverter a ordem da fila até trocar de sapatos ou mexer no penteado. 

Com o tempo concluído, peça para que a equipe A vire-se de volta e dê entre 5 a 10 minutos para que os participantes descubram o que foi alterado. 

Fique à vontade para ajustar o tempo da atividade de acordo com o número de participantes. 

4- A primeira ideia que surgir

Mais uma dinâmica de grupo de conflitos interpessoais.

Aqui, você deve pedir para que todos escrevam a primeira ideia que vem à mente quando ouvirem um determinado problema. Registre as sugestões em uma lista e apresente-a ao time para debate. 

Para promover uma dinâmica mais divertida, peça para que a equipe escreva uma ideia sem lógica. Em seguida, reúna o time para que todos avaliem as sugestões. 

Talvez, após tal processo, é possível que os participantes percebam que nem todas as sugestões são ruins. 

De modo geral, esta ideia é indicada porque, em vários momentos, fixamos demais em certos gargalos e soluções. 

Escrever a primeira ideia que vem à mente ajuda a pensar fora da caixa, sem preconceitos. 

5- Inventando um problema

Cada colaborador deve criar o próprio exercício de resolução de problema e mostrá-lo aos participantes. 

Incentive a escolha de desafios que mesclam não só a questão física, mas também mental e criativa. Caso sobre tempo, experimente outros jogos. 

Tal exercício é recomendado porque permite que a equipe apresente os seus pontos fortes, desenvolvendo desafios que eles estarão aptos para enfrentar. 

6- Desvendando o código

Seguimos com a nossa lista de dinâmica de cooperação focada em um exercício divertido para quebrar a cabeça. Ele pode ser feito dentro ou fora do escritório, presencialmente ou à distância. 

Em suma, crie diversos códigos para que os membros da equipe encontrem e desvendem para completar o desafio.

Assim, você trabalha o pensamento criativo e estimula um ambiente competitivo saudável. 

7- Parede da memória

Antes de mais nada, separe uma lousa e notas adesivas. 

Registre vários temas associados à rotina de trabalho na lousa. 

Entre os mais comuns, destacam-se:

  • primeiro dia de trabalho;
  • comemoração de equipe;
  • viagens à trabalho. 

Em seguida, entregue a cada participante algumas notas adesivas e solicite que ele registre as suas memórias ou conquistas favoritas relacionados a um ou mais desses temas. 

A nossa dica é que você convide toda a equipe para compartilhar as histórias dos velhos tempos e colocar as notas na lousa à medida que avançam. 

Mas por que esse jogo é uma boa opção? 

Bem, ele é uma ótima maneira de finalizar o mês, um longo dia ou um workshop porque permite compartilhar experiências positivas que deixaram os colegas de time sorrindo. 

Caso esteja finalizando uma viagem corporativa ou um workshop de vários dias, recomenda-se que você faça uma versão mais sucinta do jogo: peça a todos que compartilhem sua experiência favorita ou uma grande conquista dos últimos dias. 

8- Pirâmides

Nesta dinâmica, você deve selecionar um espaço amplo, que pode ser um corredor, uma sala de reuniões ou o próprio refeitório. 

Com o local escolhido, forme equipes entre quatro a seis participantes e dê 10 copos de papel a cada funcionário. 

Na sequência, solicite que os times façam uma fila com cerca de 2 a 3 metros de distância entre cada colaborador. Agora, é só iniciar a dinâmica, que envolve os seguintes passos: 

  • peça para que a primeira pessoa de cada fila construa uma pirâmide com quatro copos na base; 
  • solicite que o segundo participante ajude a levar a pirâmide para a sua estação, que pode ser no chão ou numa mesa; 
  • deixe claro que eles podem deslizar no chão ou carregá-la ao mesmo tempo, entretanto, caso a pirâmide se desfaça, os participantes devem reconstruí-la no local antes de seguirem a sua viagem;
  • informe ao segundo participante que ele precisa destruir a pirâmide na estação seguinte e reconstruí-la antes que a terceira pessoa possa ajudá-los a conduzi-la para a próxima base; 

Essa dinâmica de cooperação se estende até que a pirâmide alcance a última estação. Vence o time que terminar primeiro. 

O exercício da pirâmide é recomendado para uma pausa na metade do dia, pois incentiva a capacidade de comunicação e o trabalho de equipe. 

Quer mais dicas? Confira este vídeo da Sólides que ensina dinâmicas de cooperação online para a sua empresa: 

“Na longa história da humanidade, aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar mais efetivamente têm prevalecido” (Charles Darwin).

Tudo certo com a dinâmica de cooperação? 

Dinâmica de motivação e cooperação são vitais para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, conheça outras soluções para implementar na rotina do seu negócio, como o Zendesk Service.

Nossa plataforma de atendimento ao cliente conta com as ferramentas e tecnologias ideais — inclusive a IA da Zendesk —para ajudar suas equipes de vendas, marketing e suporte aos clientes, pois elas permitem entregar as melhores experiências, com produtividade, qualidade e foco. 

Facilite a colaboração entre seus agentes de suporte com uma ferramenta personalizável.

Saiba mais sobre o Zendesk Service e veja como obter uma demonstração gratuita do software.

Simplifique o trabalho dos seus agentes com Zendesk.

Aproveite e faça seu cadastro para testar gratuitamente a ferramenta que ajuda a extrair e expandir o melhor potencial da sua organização.

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Como melhorar os processos internos de uma empresa? 5 dicas

Buscando saber como melhorar os processos internos de uma empresa, seja um pequeno ou grande negócio?…

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
7 min read

Tendências emergentes no CX Inteligente: uma visão geral

Descubra quais as principais tendências de CX Inteligente e como os líderes de CX estão encarando essas tecnologias emergentes.