E-mail de apresentação de empresa: veja o que é preciso para ter bons resultados com essa ferramenta
Publicado 10 Julho 2020
Última atualização em 10 Julho 2020

Como criar um e-mail de apresentação de empresa que realmente gere resultados? O primeiro passo é acreditar que essa forma de abordagem dá certo, concorda?
A chegada de outras formas de comunicação, como os aplicativos de mensagem, fez com que muitas pessoas acreditassem que o e-mail iria cair em desuso. Mas a verdade é que essa ferramenta está mais forte do que nunca.
De acordo com a Statista, em 2019 o número de pessoas que utilizam e-mail chegou a 3,9 bilhões. Até 2024, a expectativa é que seja mais de 4,48 bilhões de usuários.
Outra previsão da empresa é sobre o envio diário de correio eletrônico em todo o mundo: 347 bilhões, por dia, até 2023.
Mas ainda que esse meio de comunicação se mantenha popular e bastante utilizado, para que traga retorno para a sua empresa é preciso que seu e-mail de apresentação de vendas atenda a alguns critérios.
Por exemplo, sabia que o que você escreve no campo “assunto” pode influenciar na taxa de abertura? Pois uma pesquisa mostrou que linhas personalizadas aumentaram em 41,8% o número de e-mails abertos de empresas de produtos e serviços de consumo.
Quais seriam, então, os outros segredos para um e-mail de vendas de sucesso?
O que é um e-mail de apresentação de empresa
E-mail de apresentação de empresa é uma ferramenta de prospecção utilizada para apresentar ao lead soluções que podem resolver suas dores.
Diferentemente de um e-mail marketing, o qual é enviado para pessoas que já sabem quais produtos e serviços sua empresa oferece, o e-mail de apresentação de vendas é, praticamente, um dos primeiros contatos com seu potencial cliente.
Justamente por isso, estratégias como uso de gifs, imagens, mídias e outros, devem ser deixados de lado neste momento.
O foco de um e-mail de vendas é apresentar sua proposta comercial. Por isso, ele deve ser atrativo, direto e mostrar ao leitor como e porquê a sua empresa pode ajudá-lo.
As partes de um e-mail de apresentação de vendas
Devido a característica, o e-mail de apresentação de empresa costuma ter três partes:
- Abertura;
- Proposta;
- Encerramento.
Abertura
Entenda por abertura de um e-mail o campo destinado ao assunto e as primeiras palavras possíveis de serem visualizadas sem que o destinatário tenha que clicar para abrir.
O principal neste ponto é criar frases que despertem o interesse do leitor. Do contrário, ele sequer vai passar dessa etapa e todo trabalho que você tiver com as fases seguintes serão em vão.
Além disso, é bem importante personalizar esses campos.
Proposta
Este trecho deve mostrar ao potencial cliente a sua proposta comercial e os motivos pelos quais sua empresa é a mais indicada para resolver o seu problema.
A melhor maneira de fazer isso é de uma forma clara e direta, apresentado os valores que a sua marca oferece.
Encerramento
A parte final do seu e-mail de apresentação de empresa é que vai determinar qual a será a próxima ação do seu lead.
Dependendo de como finalizada a conversa, você receberá brevemente um retorno, ou seu contato cairá no esquecimento.
Montando um e-mail de apresentação de empresa
Até agora apresentamos o que podemos chamar de “esqueleto” do e-mail de apresentação de empresa.
No entanto, é preciso preencher essas partes com conteúdos que vão atrair seu potencial cliente e levá-lo à conversão.
Assim, se quer saber como fazer uma apresentação de empresa que traga resultados, atente-se às dicas a seguir.
Crie um assunto interessante
Mencionamos anteriormente que o assunto do e-mail é um dos pontos que leva o leitor a abrir, ou não, um e-mail. Por isso, para aumentar suas taxas de abertura é essencial que esse campo gere curiosidade.
Pense nele como o título de um livro ou filme, ou seja, quanto mais atraente for, maiores as chances de o seu e-mail ser lido.
Lembre-se também de jamais mentir na descrição da mensagem — o título deve ser sempre compatível com o texto interno.
Além disso, evite frases muito curtas ou longas demais (essas podem ser cortadas e dificultar a leitura). O ideal é entre 21 e 40 caracteres.
Apresente-se e vá direto ao ponto
Conseguir com que seu lead abrisse seu e-mail de vendas? Parabéns! Garanta agora que a sua mensagem seja lida até o final indo direto ao ponto.
Para isso, comece se apresentando, informando o motivo do seu contato e, em seguida, siga para a apresentação da sua empresa. Veja este exemplo:
“Olá, Antonio. Tudo bem? Me chamo Douglas e sou um dos consultores da Zendesk. A Marta, do Slack, informou que você está em busca de um CRM de pós-venda. Por isso, vim para lhe apresentar nossa solução”.
Perceba que, em um curto trecho, foi possível apenas expor a dor do lead e também mostrar que a sua empresa pode solucioná-la.
Seguindo essa linha, basta apresentar o produto ou serviço em questão, se possível, com dados que comprovem sua eficácia.
Não perca o foco da mensagem
O e-mail de apresentação de vendas deve ter um único foco. Ou seja, se está apresentando uma solução, não use a mesma mensagem para convidar o leitor para participar de uma palestra, por exemplo.
A dualidade de informações pode desviar a atenção de destinatário, comprometendo o objetivo da sua proposta comercial.
Cuide da despedida
Mas não é porque o lead chegou até o final do seu e-mail que você deve relaxar. O encerramento da mensagem é tão importante quanto seu conteúdo.
Aqui, é preciso se atentar a três pontos:
- Uma despedida gentil;
- Uma chamada para ação eficaz;
- Uma boa assinatura profissional.
Despedida gentil
Mesmo o contato sendo por meio digital, não se esqueça que do outro lado tem uma pessoa, e não uma máquina.
Assim, evite termos como “att” e busque finalizações mais pessoais e que incentive a resposta, por exemplo, “Aguardo seu retorno. Abraços!”
CTA
O CTA, call to action, é uma chamada para a ação. Ou seja, qual o próximo passo você quer que seu lead dê.
Para isso, deixe claro o que pode ser feito. Veja estas sugestões:
- Que tal conversarmos mais sobre isso? Me ligue no telefone XXXx-XXXX.
- O que acha de conversarmos amanhã às 14h? Me retorne com a confirmação ou sugestão de outro horário.
Assinatura de e-mail
Uma assinatura de e-mail clara e objetiva é uma boa maneira de ajudar o destinatário a lhe encontrar sempre que preciso.
Por isso, utilize uma que tenha seu nome completo, cargo, nome da empresa e telefone de contato. Fotos profissionais também são bem-vindas, pois dão um rosto a quem está enviando a mensagem, gerando aproximação com o destinatário.
Revise antes de enviar
Erros de digitação e gramaticais impactam negativamente na sua imagem e da sua empresa. Para evitar qualquer transtorno, revise cuidadosamente seu e-mail de apresentação de empresa antes de enviar.
Escolha os melhores horários para envio
Tudo depende do segmento, no entanto, é bem mais profissional enviar um e-mail de vendas em horário comercial do que em finais de semana e feriado, por exemplo.
Além da chance maior de o lead estar conectado, não corre o risco da sua mensagem ir para o final da tela e se perder em meio a outras.
Use ferramentas de automação
Você não precisa disparar cada e-mail manualmente. Além de trabalhoso, as possibilidades de erros são grandes.
Ferramentas de automação de envio de e-mails ajudam a automatizar esse processo, bem como a mensurar taxas de aberturas e outros índices.
Somada a essa solução, o uso de um CRM de vendas, por exemplo, contribui para reunir todas as informações e interações com seus clientes em um único lugar, otimizando todas as tarefas.
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