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Exemplos de mensagem automática no WhatsApp: 16 insights!

Por Zendesk

Última atualização em 16 fevereiro 2024

Que tal conferir vários exemplos de mensagem automática no WhatsApp? A versão Business da plataforma vem tornando mais comum a automatização das respostas, sem perder de vista a comunicação humanizada e que atende às demandas do cliente.

Essa é uma forma de estreitar o relacionamento com o cliente e fidelizá-lo, além de agilizar a comunicação. Por conta disso, as buscas por exemplos de mensagens automáticas no WhatsApp crescem a cada ano. 

Neste artigo, discutiremos a melhor forma de fazer esse contato com o lead ou consumidor e, também, traremos ideias e modelos práticos. Siga conosco!

Resumo
  • Antes de programar mensagens automáticas, vale conhecer os conceitos de árvore de decisão e chatbots. Além do mapa com possibilidades de retorno a partir das escolhas do usuário, usa-se o bot para automatizar as respostas.

  • Mesmo automatizando as mensagens mais simples no WhatsApp, é possível criar um vínculo mais próximo com o consumidor, por meio da personalização propiciada pela inteligência artificial e o uso de chatbots humanizados.

  • Os exemplos de mensagens automáticas no WhatsApp podem ser usados para: primeiro contato, resolução de problemas, atendimento após o expediente, venda e prospecção, reclamação e solicitação de dados.

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Neste artigo, você aprenderá

Por que conferir os exemplos de mensagem automática no WhatsApp?

O WhatsApp se tornou um importante meio de comunicação da atualidade. De acordo com a Forbes, o aplicativo atingiu 2 bilhões de usuários em 2020. Segundo o DataFolha, 92% dos brasileiros são usuários do mensageiro. 

Logo, empresas começaram a migrar para a plataforma com o intuito de ter uma relação mais próxima com seus clientes e, também, adquirir novos. E, quando você já está dentro do aplicativo, as chances de compartilhamento interno são ainda maiores.

O WhatsApp Business surgiu em 2018 e mudou a forma como fazemos negócios e compramos serviços e produtos. Felizmente, a opção corporativa do mensageiro não apenas transformou o mercado, como também trouxe diversas vantagens. 

Agora, pode-se não apenas criar um perfil empresarial, como ter acesso às estatísticas sobre o relacionamento com o cliente, iniciar conversas de modo mais fácil e automatizar as mensagens.

Esse recurso poupa bastante tempo do proprietário, que agora não precisa estar sempre disponível 24 horas para iniciar uma nova conversa com um cliente e atender qualquer demanda. Em paralelo, a solução ajuda a empresa a entender melhor o seu público-alvo. 

Por sinal, os exemplos de respostas automáticas para WhatsApp incluem: saudação, agradecimento, esclarecimento  de dúvidas e mais. Confira os modelos nos próximos tópicos.

Vantagens de utilizar o recurso de mensagens automáticas do WhatsApp

Os modelos de mensagem automática no WhatsApp facilitam e otimizam a comunicação entre o cliente e o proprietário. No entanto, as vantagens do recurso do WhatsApp Business não se limitam apenas à comunicação. 

Como já foi dito anteriormente, este é o aplicativo de mensagens mais usado por brasileiros e permite mostrar-se sempre online, mesmo que não esteja disponível. Por conta disso, a recepção desse formato de texto é muito maior.

Diferente de um e-mail marketing, que, muitas vezes, o cliente nem abre, o recebimento de uma mensagem automática pelo WhatsApp dificilmente passará despercebido. Especialistas dizem que o usuário irá, ao menos, clicar e ler a mensagem – algo que já causa um certo impacto. 

E, ao contrário do que muita gente possa imaginar, é viável criar um vínculo mais humanizado com o consumidor mesmo através de mensagens automáticas. Contudo, é necessário criar um equilíbrio entre o automático e o personalizado.

Árvore de decisão: o que é?

Antes de pensar em ideias de mensagens automáticas para WhatsApp, vale organizar maneiras de não deixar a conversa cair em uma robotização. Isso significa estar preparado para eventuais questionamentos do consumidor e conseguir responder tudo ou direcionar corretamente. Do contrário, as chances de não conseguir atender o cliente e deixá-lo frustrado são grandes.

O uso de chatbots já é muito popular na internet. O nome, como já indica, trata-se de “robôs que conversam”. Essa função é muito utilizada, principalmente em sites, através de uma inteligência artificial programada para reagir a determinados grupos de palavras e trazer uma resposta adequada. 

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Porém, isso nem sempre acontece de uma forma efetiva e acaba gerando mais irritação do que satisfação. Para não deixar isso ocorrer nas mensagens automáticas do WhatsApp Business, é importante ter conhecimento sobre a árvore de decisão.

Em resumo, a árvore de decisão significa criar um mapa com diversas possibilidades de respostas a partir das escolhas selecionadas por um usuário. Dessa forma, pode-se avaliar todos os direcionamentos e oferecer o melhor caminho. 

Esse mecanismo pode ser utilizado para mapear um algoritmo ou conduzir uma conversa. No marketing digital, o começo da árvore de decisão é entendido com um único nó, que divide várias partes até encontrar o melhor resultado para o usuário. 

Ou seja, cada nó gera outros, que, por sua vez, criam mais possibilidades até que essa grande ramificação se torne uma árvore de alternativas.

Leia também! Chatbot humanizado: 5 dicas para implementar no seu negócio!

Como fazer uma árvore de decisão?

Uma árvore de decisão pode ser feita manualmente, num caderno ou através de software específico para essa finalidade. Em todo caso, é preciso ter em mente alguns pontos essenciais para o seu funcionamento. Veja:

  • nó de decisão: indica a decisão que precisa ser tomada;
  • nó de probabilidade: indica os resultados possíveis;
  • ramificações alternativas: indica um possível resultado ou ação;
  • alternativa rejeitada: indica a escolha que não foi selecionada;
  • nó de desfecho: indica um resultado final.

O nó de decisão é sempre o primeiro ponto. É a partir dele que o proprietário deve pensar nas soluções ou ações requisitadas, que são os nós de probabilidade. 

Vale ressaltar que uma mesma árvore pode ter diversos nós de decisão. O objetivo é criar uma grande ramificação com diferentes possibilidades até atingir um desfecho. 

Por outro lado, isso não significa que o problema levantado pelo usuário foi solucionado e sim que não há mais opções ofertadas pelo proprietário. De qualquer forma, essa é uma ótima maneira de entender melhor o seu público-alvo. 

Veja 16 exemplos de mensagem automática no WhatsApp

Agora que já entendemos o melhor funcionamento das mensagens automáticas, vamos estabelecer alguns modelos. Mesmo sendo uma funcionalidade mecânica, o cliente precisa sentir que será atendido adequadamente.

Naquele momento, ele é a pessoa com quem a empresa está em contato ao invés de estar falando com vários outros consumidores ao mesmo tempo. Por isso, é crucial ter bastante precisão e dar um cunho mais humanizado para o texto. 

Veja alguns exemplos e situações abaixo.

Ofereça aos seus clientes o melhor suporte, onde quer que estejam.

Primeiro contato com novos clientes

Um cliente entrou em contato pela primeira vez para conhecer e esse momento faz toda a diferença no relacionamento com o consumidor. Confira:

1 – Oi, tudo bem? Me chamo [nome do atendente] e estou aqui para te ajudar! Para começar, me diga o motivo do seu contato. Pode ser?

2 – Olá, bem-vindo a [nome da empresa]. Como podemos te ajudar?

3 – Oi, tudo bem? Aqui é [nome do atendente], da [nome da empresa]. Estou aqui para te ajudar e responder todas as suas dúvidas. No que posso te ajudar neste momento?

Resolução de problemas

Muitas pessoas utilizam o WhatsApp para buscar suporte técnico. Veja alguns exemplos:

4 – Olá, tudo bem? Obrigado por nos avisar sobre o problema. Vamos buscar uma solução. Para isso, peço que [instruções sobre o suporte]. Caso o problema persista, entre em contato através do [link para um novo direcionamento] e abra um chamado com a nossa equipe técnica. 

5 – Oi, como vai? Seu pedido foi solicitado e já estamos trabalhando para resolver o problema. Se precisar, entre em contato com a nossa equipe técnica através do [link para um novo direcionamento]. Mas, se quiser manter o contato por aqui, basta responder esta mensagem.

Atendimento após o horário comercial ou ausência

Pelo WhatsApp, um novo cliente pode entrar em contato a qualquer momento. Mas isso não significa que você precisa respondê-lo naquela exata hora. Na verdade, essa é uma das grandes vantagens da mensagem automática. Acompanhe alguns exemplos:

6 – Olá, muito obrigado pelo seu contato! Nosso horário de atendimento é das [incluir horário]. Deixe sua mensagem que iremos responder assim que retornarmos. Obrigado.

7 – Oi, tudo bem? Ficamos muito felizes em receber sua mensagem e retornaremos assim que possível.. Trabalhamos das [incluir horário] e, se preferir, adiante sua mensagem para que possamos te ajudar em breve. Obrigado.

8 – Olá, tudo bem? No momento, estamos de recesso, mas retornaremos em [incluir data]. Escreva sua mensagem e responderemos assim que possível. Muito obrigado e até breve.

Venda e prospecção

Muitas vezes, o contato não parte do consumidor e sim da marca. Em alguns casos, depois da primeira compra, o cadastro feito em lojas e outras empresas torna-se uma oportunidade para anunciar promoções e tentar a fidelização de um cliente. Então, é importante não ser muito invasivo nessa primeira troca de mensagens.

9 – Olá, tudo bem? Muito obrigado por comprar [incluir serviço/produto adquirido] na [nome da empresa]. Por sinal, temos mais alguns produtos que você pode se interessar [incluir link]. Caso precise de ajuda, estamos aqui para o que precisar!

10 – Olá, tudo bem? Nós, da [incluir nome da empresa], estamos com algumas promoções e acreditamos que você deveria dar uma olhada: [incluir link]. Desde já, muito obrigado pela sua atenção e obrigado por confiar no nosso trabalho.

Reclamação

Em caso de reclamação, muitas pessoas recorrem ao WhatsApp por ser um meio onde é mais fácil demonstrar sua insatisfação. Por isso, é importante ter paciência e tato nessas situações. Entenda:

11 – Olá, sentimos muito pelo ocorrido! Já estamos fazendo o máximo para resolver seu problema. Poderia aguardar [indicar a duração] enquanto buscamos uma solução?

12 – Olá, agradecemos o retorno e lamentamos o problema ocorrido. Nossa equipe já está trabalhando para entender o que aconteceu e buscar uma solução. Fique conosco para que possamos lhe informar sobre cada etapa do processo, tudo bem?

13 – Olá, sentimos muito que isso tenha acontecido e já estamos trabalhando para que o problema seja resolvido. Pedimos que aguarde [indicar a duração] e já voltamos com a resolução do seu problema.

Solicitação de dados

Esse tipo de mensagem automática para WhatsApp é bastante utilizado em atendimentos de suporte, seja para a resolução de problemas ou novos cadastros. Conheça algumas dicas:

14 – Olá, bem-vindo a [nome da empresa]! Para agilizar o atendimento, envie sua dúvida, o nome de usuário e o email de cadastro para que nossa equipe consiga localizar todas as suas informações.

15 – Bom dia! Seja bem-vindo ao [nome da empresa]! Vamos retomar o contato assim que possível. Para facilitar o atendimento, informe seu e-mail, nome completo e número de protocolo. Obrigado!

16 – Olá, sou [nome do atendente], da [nome da empresa] e vou te ajudar neste processo! Tenha em mãos seu RG e CPF para quando estas informações forem solicitadas. Fique atento, nossos atendentes não perguntam informações de pagamento ou dados de cartão de crédito.

Independente da solicitação feita pelo consumidor, é preciso fazer com o que ele se sinta ouvido e que terá a sua solução atendida. Apesar da mensagem automática facilitar a vida do empreendedor, o recurso não pode servir para que o cliente se sinta desprezado de alguma forma. Digital ou presencialmente, a única forma de fazer um consumidor feliz é tratá-lo com atenção.

Enfim, esperamos que você tenha gostado dos exemplos de mensagem automática para WhatsApp. E, se quiser aprimorar o atendimento, saiba que a Zendesk tem vários insights para melhorar a experiência do cliente. Aproveite!

Não sacrifique a qualidade pelo preço. Melhore a experiência que você oferece aos seus clientes com Zendesk.

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