3 exemplos de OKR para vendas: saiba como otimizar seus resultados!

Última atualização em 13 dezembro 2022

Os mais eficientes exemplos de OKR para vendas em um só lugar. 

Aprenda a definir seus objetivos com mais foco e priorize aquilo que importa em um determinado momento. 

Neste artigo, você descobrirá o poder do OKR estratégico para o seu negócio e como atingir, com a máxima precisão, seus alvos. 

Parece interessante? 

Continue com a leitura e tire suas dúvidas! 

Antes de mais nada, o que é ORK? 

Na tradução literal, Objectives and Key Results significa objetivos e resultados-chave.É um sistema utilizado para definir metas, que facilita a conquista de objetivos por meio do alinhamento do foco de um time. 

Para que você entenda melhor esse conceito, vamos voltar ao tempo? Mais precisamente em 1988.

Foi nesse período que o Google, maior gigante de buscas, iniciou a operação da empresa no mercado. 

Para que a companhia atingisse um impacto real, seus empresários tiveram que tentar e fracassar várias vezes, acompanhando a evolução e avaliando o que era essencial. 

Isso só foi possível porque John Doerr apresentou o sistema OKR, que ajuda a definir metas colaborativas para organizações, times e indivíduos. 

A propósito, o próprio John Doerr apresenta um TED Talk  no qual ele compartilha porque o sucesso passa pela definição dos objetivos concretos. Assista: 

Benefícios do OKR para vendas 

Entre os principais benefícios do OKR para vendas estão: 

  • Envolvimento e sentimento de pertencimento: por conta de todos da equipe terem autonomia para ajudar na definição dos objetivos, seus colaboradores têm sensação de pertencer a um grupo, o que aumenta a motivação;
  • Transparência e conhecimento do contexto: o registro do desenvolvimento das metas deixa todos os colaboradores dentro do que está acontecendo, inclusive aqueles que entraram recentemente. Ademais, cada um sabe o seu papel dentro da empresa; 
  • Foco em prioridades: uma das principais bases desse sistema é a contribuição para se concentrar em determinados objetivos. Logo, o time de vendas consegue ter um panorama melhor de quais alvos devem ser priorizados;
  • Maior produtividade: seu time consegue operar com mais foco e compreensão dos processos necessários para conquistar a meta definida. 

Princípios das OKRs 

Uma vez entendido os benefícios das OKR, chegou a hora de conhecer os principais que compõem este sistema. 

Isso é importante para que você aprenda como definir OKR com precisão. 

Por isso, vamos entender cada um deles, acompanhe: 

  • Menos é mais: considere escolher entre 3 a 5 OKRs para focar naquilo que é mais importante;
  • Crie objetivos “de baixo para cima”: isto é, encoraja times e colaboradores a definir metade de seus próprios objetivos, em consulta com os líderes da companhia; 
  • Flexibilidade: se um objetivo não parecer vital ou prático de acordo como está escrito, fique a vontade para modificar ou descartar no meio do ciclo; 
  • Permita errar: apesar de objetivos operacionais serem executados na íntegra, evite o perfeccionismo. Se falhar, análise os obstáculos, conserte-os e retome o processo;
  • Não vá com sede ao pote: em complemento ao tópico anterior, todos procedimentos requerem tentativas e erros. À vista disso, tenha em mente que o seu negócio pode precisar de até 4 ou 5 ciclos para ter um OKR positivo. 

Leia mais:

Como definir o OKR?

Chegamos à metade deste artigo te convidando a definir os próximos ORKs da sua empresa. 

Para isso, é necessário compreender o conceito por trás dos termos  “Objetivos” e “Resultados-chave”. 

Em paralelo, você aprenderá uma terceira definição que também é essencial para te ajudar nesse processo. 

Continue conosco!

1- Objetivo 

Como o nome já indica, escolha um objetivo. Bons propósitos devem ser qualitativos e claros, sem indicadores e atributos técnicos. Dito de outra forma, todos precisam entender a meta que está sendo atingida. 

Ademais, priorize um objetivo que traz motivação para a equipe por conta de ser um desafio. A nossa dica, portanto, é pensar em focos que os envolvidos fiquem engajados. 

Enfim, aprenda a priorizar uma meta. Isso porque nenhuma companhia ou segmento consegue resolver todos os problemas ao mesmo tempo. 

Assim sendo, escolha aquilo que cause mais impacto para o contexto atual e tente manter, no máximo, de dois a três objetivos comumente. 

2- Prazo

Antes de mais nada, saiba que este ponto não está presente no OKR. 

Contudo, acreditamos que ele é importante para guiar o seu time na busca pelo objetivo. 

O que ocorre é que a equipe tende a ficar motivada a se esforçar quando temos prazos definidos. 

Desse modo, análise quais estratégias serão necessárias para atingir a meta desejada e escolha um limite realista e coerente.  

Considere um período que seja adequado à realidade da sua empresa.  Inclua períodos mais espaçados para evitar sobrecarga e estresse da equipe. 

Via de regra, costumam ser escolhidos OKRs anuais, divididos em OKRs trimestrais.

Esse intervalo permite avaliar a sua empresa a cada três meses, verificando os objetivos e os ajustes necessários. 

Resultados-chave 

Voltando para a nossa metodologia, falamos sobre os resultados-chave. 

Trata-se de um conjunto de parâmetros que ajudam a quantificar a evolução feita para atingir o alvo principal.  

Eles podem ser avaliados como se fossem indicadores de tiro curto, porque ao atingir cada resultado-chave você estará mais próximo do objetivo. 

Fique atento para escolher entre dois a cinco resultados-chave para se alcançar. Passar desse limite pode não ser agradável para o seu time. Isso porque, o excesso provoca confusões e, de maneira geral, reduz o foco do objetivo principal. 

Ah, lembre-se da documentação. É vital registrar toda a evolução feita para chegar a um resultado-chave. 

Isso traz mais engajamento e foco para o seu time, uma vez que todos estão atualizados sobre o progresso e saberão a sua função para atingir o objetivo. 

Aliás, saiba como organizar e acompanhar os OKRs de forma eficaz, confira:

Exemplos de ORK para vendas 

Estamos na metade deste artigo com foco nos exemplos de OKR para vendas. 

Depois de tudo que falamos até aquele, eles proporcionam mais clareza sobre como aplicar esta metodologia no time comercial. Veja abaixo!

Exemplo 1 

  • Objetivo 1: Geração de Leads
  • Objetivo 2: Potencializar em 45% a geração de leads Inbound

Resultados-chave:

  • Criar 5 conteúdos mensais para blog corporativo;
  • Produzir 7 materiais para captação de contatos mensalmente; 
  • Conquistar 65% dos novos contatos associados ao ICP; 
  • Aperfeiçoar em 23% a taxa de conversão da empresa.

Exemplo OKR 2 

  • Objetivo 1: Qualificação de Leads;
  • Objetivo 2: Aperfeiçoar a qualificação de leads, alcançando performance de 40%.

Resultados-chave:

  • Desenvolver um funil de vendas mais assertivo, executando a revisão anualmente;
  • Identificar um sistema de CRM conveniente para coletar mais dados sobre os leads e centralizá-los; 
  • Aplicar um novo fluxo de qualificação;
  • Criar 2 novos canais de prospecção. 

Exemplo OKR 3

  • Objetivo 1: contribuir para o meu time comercial 2x por semana durante 5 meses;
  • Objetivo 2: melhorar a performance da equipe, alcançando NPS de 80% em relação ao treinamento. 

Resultados-chave:

  • Contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores por meio de treinamentos;
  • Desenvolver apresentações completas para o time de vendas;
  • Compreender o contexto de algum prospect de outro funcionário e dar dicas para fechamento. 

Exemplo OKR 4 

  • Objetivo 1: estudar 2x por semanas materiais focadas em vendas durante 3 meses; 
  • Objetivo 2: melhorar a performance em fechamento, por meio de conteúdos em aula e palestras. 

Resultados-chave:

  • Finaliza a obra “Spin Selling“;
  • Inscreva-se em 8 horas de treinamento;
  • Conquiste pelo menos um certificado em vendas. 

Otimize a tomada de decisão em sua empresa! 

Esperamos que até aqui você tenha entendido exemplos de OKR para vendas. 

De qualquer forma, consideramos importante trazer a pergunta que John Doerr, autor do livro Avalie o que importa, nos orienta para encontrar um objetivo:

“O que é mais relevante para os próximos 3,6 ou 12 meses”.

A partir daí, você se concentra nas metas mais importantes para a sua equipe. 

Se o seu foco é melhorar a qualificação de leads, inclua a contratação de um sistema, como Sell.

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