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Artigo 5 min read

Experiências imersivas: entenda o que é e como aplicar no seu negócio

Por Zendesk

Última atualização em 31 Mai 2023

Sua empresa já está pensando em como promover experiências imersivas para o cliente? Se a resposta for sim, saiba que você está no caminho certo. 

Pesquisas apontam que 61% dos consumidores dizem estar mais propensos a comprar de uma marca que utiliza tecnologia imersiva. Enquanto isso, 47% acredita que tecnologias imersivas os fazem sentir mais conectados com as marcas e seus produtos.

É hora de começar a ajustar a sua estratégia de marketing e vendas para incorporar experiências imersivas. 

Quer saber como? Continue a leitura.

O que é experiência imersiva?

Experiência imersiva é aquela que ativa diversos sentidos ao longo da jornada de experimentação, despertando, ao fim do processo, uma sensação de valor emocional e conexão profunda. 

Para criar esse tipo de atmosfera, empresas e instituições se valem de múltiplos recursos, tais como: 

  • telas;
  • voz;
  • expressão corporal;
  • realidade virtual ou aumentada (ou VR e AR, siglas em inglês para virtual reality and augmented reality).

É importante ter em mente que, de acordo com o objetivo da experiência ou o momento em que ela acontece, são utilizados um ou mais elementos da lista acima, podendo, inclusive, ser combinados com outros. 

No Relatório Zendesk de Tendências em Experiência do Cliente 2023, falamos sobre experiências imersivas de um outro ponto de vista: o do atendimento ao cliente.

A pesquisa feita para a elaboração do relatório mostrou que o futuro é cada vez mais omnichannel. E mais do que integrar processos, a estratégia de oferecer múltiplos canais de contato que conversam entre si, agora, é uma necessidade do consumidor. 

Os clientes buscam pelo que chamamos de experiência conversacional, ou seja, contatos que se aproximem ao máximo de conversas reais. 

Nesse sentido, a integração de canais e a fluidez entre eles gera experiências imersivas no sentido de que simulam um atendimento presencial: contínuo, humanizado e personalizado.  

Exemplos de experiências imersivas

Para te ajudar a visualizar o impacto das experiências imersivas, separamos 2 exemplos de diferentes mercados para ilustrar. 

1- Exposição Monet à Beira D´água

A exposição Monet à Beira D’água utiliza projetores para espelhar telas em grande escala, unindo sensações visuais e auditivas (as projeções são incrementadas com sons que remetem aos ambientes retratados, como jardins, paisagens e até bares). 

Além disso, lança mão de elementos naturais, como os lagos, para refletir as imagens projetadas, e pontes que levam o visitante a interagir com a obra e se sentir, literalmente, parte dela. 

Veja, no vídeo abaixo, como a exposição funcionou:

2- Hotéis Marriott

A rede de hotéis Marriott, em parceria com a Framestore VR e a Relevant, transportou seus clientes para destinos dos sonhos, utilizando a ajuda da realidade virtual para impulsionar a viagem sem que fosse preciso entrar em um avião ou trem. 

Para tornar a experiência ainda mais verossímil, foram usadas turbinas de vento e aquecedores para simular a temperatura e as condições dos destinos visitados. 

A ideia da cadeia de hotéis é que, com a ajuda da ferramenta, fique mais fácil decidir os próximos destinos turísticos — assim como os hotéis em que os viajantes se hospedarão em cada viagem.

Na prática: como fazer uma experiência imersiva em marketing e vendas?

Investir em experiências imersivas para promover satisfação e encantamento dos clientes é uma alternativa cada vez mais viável para negócios de múltiplos segmentos. 

Isso porque, como pontuamos anteriormente, não é preciso ter acesso a ferramentas caras ou mesmo dispor de espaços físicos de grande escala. 

Basta conhecer a estratégia e utilizá-la como guia para desenvolver relacionamentos fluidos, sinérgicos e integrados. 

Veja abaixo algumas ideias práticas para promover experiências imersivas

1- Eventos

Eventos são uma boa oportunidade para promover experiências imersivas clássicas. Isso porque, em geral, dispõe-se de um bom espaço, no qual é possível explorar elementos como projeções de vídeo, áudio e instalações físicas, como túneis.  

2- Ativações de marca

Por meio de ativações de marca, sua empresa pode marcar presença em eventos, feiras e locais estratégicos, proporcionando experiências imersivas que vão desde o uso de realidade virtual e aumentada até a interação com equipamentos e espaços construídos. 

3- Comunicação integrada e fluida na jornada de compra 

Ter chatbots de inteligência artificial simulando humanos é uma forma de promover experiências imersivas por meio da comunicação. 

Além disso, experiências de conversação em que os clientes iniciam uma interação em um canal e depois alterne facilmente para outro materializam o conceito de CX imersiva, ou seja: uma experiência que permite aos clientes serem vistos e ouvidos individualmente e de maneira personalizada. 

CX imersiva: use a tecnologia a seu favor

Ao fim deste artigo, você pode estar se perguntando: por onde começar a criar experiências imersivas, despertando emoções e conduzindo melhores relacionamentos com os clientes? 

O primeiro passo, sem dúvidas, é otimizar processos comerciais com a ajuda da tecnologia. 

Com um software de atendimento ao cliente como o Zendesk Service, é possível integrar canais de comunicação e criar a ideia de continuidade no relacionamento com o consumidor ao longo da jornada. 

Além disso, ao armazenar dados e fornecer ferramentas internas de colaboração, o sistema garante que os agentes de atendimento conheçam o histórico e ofereçam alternativas de forma individualizada ao cliente. É como se ele estivesse sendo atendido pessoalmente por um atendente em uma loja.

Quer ver o Zendesk Service em prática e testar suas funcionalidades? Preencha o formulário e faça um teste gratuito! 

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