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Gestão 360 graus: a estratégia que otimiza os resultados de uma empresa

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 19 outubro 2020
Última atualização em 20 outubro 2020

A gestão 360 graus tem como princípio uma palavra: integração. Essa estratégia permite que todas as áreas de uma empresa funcionem de forma complementar e contribuam de forma conjunta para o crescimento do negócio. 

Além disso, com rodadas de avaliação 360, os colaboradores têm a possibilidade de entenderem melhor como suas atuações individuais impactam nos resultados macro da empresa. Isso é importante para que todos trabalhem alinhados e busquem desenvolver uma cultura de alta performance

A seguir vamos explicar melhor o que é a gestão 360 graus, quais são os benefícios para a equipe e também como aplicar esse tipo de gestão na sua empresa. Confira! 

O que é gestão 360 graus?

A gestão 360 graus é uma metodologia que tem como base uma visão panorâmica de um negócio, ou seja, como as partes individuais e cada equipe contribuem para a empresa como um todo

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Com esse modelo de gestão é possível identificar as fortalezas e fraquezas da estratégia do negócio e, assim, fazer ajustes de rota sempre que necessário. Porém, para que essa metodologia funcione, é preciso que todas as equipes estejam integradas entre si e tenham clareza de como seus projetos têm impacto nos resultados da empresa

Benefícios que a gestão 360 graus pode trazer para a equipe

Um dos principais benefícios da gestão 360 é justamente a oportunidade de colaboradores e gestores terem uma visão holística sobre a contribuição de cada time para o alcance das metas da empresa

No caso de uma equipe de vendas ou atendimento, por exemplo, é fundamental que cada integrante saiba como o seu trabalho faz a diferença para os resultados do negócio. Ao ter essa percepção clara, o funcionário trabalha melhor e sente que de fato a sua atuação é importante para o crescimento da empresa. 

Além disso, outro benefício importante é que as decisões passam a ser tomadas com base em dados — e, assim, a empresa começa a caminhar para se tornar data driven, ou seja, quando é orientada a dados. 

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Quando decisões são feitas com base em achismos e percepções individuais, as chances de que algo não saia como o planejado são muito maiores. Por isso, o modelo de gestão 360 permite que ações sejam direcionadas com base em dados encontrados nas avaliações da performance de cada um dos times. 

E, por fim, outro benefício diretamente relacionado a isso é o aumento da eficiência da empresa como um todo. A gestão 360 graus oferece maior controle sobre os processos do negócio e uma visão assertiva sobre quais são os pontos que precisam ser melhorados para que os resultados sejam otimizados e o crescimento da empresa seja alavancado. 

Como aplicar esse tipo de gestão?

Alguns recursos são essenciais para que a gestão 360 graus funcione, veja abaixo quais são. 

Avaliação 360 graus 

A avaliação 360 graus (também conhecida como feedback 360 graus) é uma avaliação de desempenho que permite que um colaborador receba feedbacks de todos aqueles com quem ele trabalha: seus pares, seus subordinados, seus superiores e até dele mesmo, por exemplo. 

Esse processo é feito por meio de um questionário no qual será apontado quais são os comportamentos e competências que estão contribuindo para a evolução da empresa como um todo, bem como quais são os pontos a serem melhorados. 

Tal modelo de avaliação 360 é importante para qualquer área de um negócio pois permite que os funcionários tenham uma melhor percepção de como seu trabalho individual contribui para diferentes frentes da empresa — por isso “360 graus”, pois é uma visão panorâmica sobre a atuação de cada um. 

Para que um funcionário tenha propósito naquilo que está fazendo diariamente, é importante que ele tenha clareza sobre como os seus resultados são importantes para a evolução da empresa de modo geral. Por isso, ele também precisa entender quais são as competências esperadas que ele tenha. 

Assim, o resultado da avaliação 360 graus deve apresentar diretrizes sobre quais são as oportunidades de melhoria no dia a dia de trabalho para que o colaborador esteja alinhado aos objetivos que a empresa almeja alcançar. 

Importante destacar que esse resultado é confidencial e o funcionário tem acesso apenas à avaliação final, de modo que ele não tenha como saber por quem foi avaliado. Isso garante mais imparcialidade e que não haja nenhum viés de interpretação.

Ferramenta de gestão e monitoramento  

Para fazer uma gestão 360 eficaz é preciso ter uma ferramenta que permita o monitoramento e acompanhamento de forma integrada dos processos de diferentes áreas da empresa — e, se possível, em tempo real. Assim, será possível entender como as áreas contribuem entre si e quais são os pontos que precisam de atenção para que todos os times trabalhem alinhados. 

Uma ferramenta de gestão permite padronizar processos, monitorar os resultados de todos os colaboradores e seus respectivos projetos, acompanhar as métricas da empresa e analisar como cada um é responsável pelo crescimento do negócio. 

Considerando especificamente o cenário dos times de atendimento e vendas, é possível investir em uma ferramenta que otimize a rotina de trabalho para que assim os colaboradores estejam focados em trazer resultados positivos para a empresa por meio do relacionamento estabelecido com cada um dos clientes. 

A Support Suite, por exemplo, reúne soluções de atendimento ao cliente da Zendesk para a gestão das conversas com os consumidores e que pode contribuir para a construção desse relacionamento com os clientes. 

Além disso, a Support Suite permite que as equipes conectem todas as suas informações em um só lugar, permitindo assim a integração de sistemas e organização de todos os dados dos consumidores dentro da plataforma. 

Agora que você já sabe o que é a gestão 360 graus e como uma empresa pode se beneficiar dessa estratégia, que tal otimizar a gestão do seu time de atendimento para que a operação funcione ainda melhor? Baixe agora mesmo um manual gratuito sobre o assunto e saiba mais!

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