Artigo | 7 min read

10 livros de vendas mais vendidos e o que você tem a aprender com eles

Por Zendesk

Última atualização em 22 março 2023

O setor de vendas não para de crescer e adotar novas técnicas e metodologias. Tudo isso está relacionado à mudança do comportamento do consumidor, muito afetada pela tecnologia e amplo acesso à informação. É por isso que aprofundar seu conhecimento e ter contato com novos modelos comerciais é vital para que você e sua empresa se mantenham competitivos. Nesse cenário, conhecer os livros de vendas mais vendidos é uma forma simples de se capacitar. 

A seguir, organizamos uma lista com 10 best sellers de vendas que vão oferecer amplo conhecimento sobre vários assuntos importantes dentro do setor comercial. 

Assim você poderá escolher o que melhor se adequa a sua necessidade. Comece hoje mesmo a melhorar seus resultados rumo à alta performance. 

TOP 10 livros de vendas mais vendidos

Conheça, a seguir,a lista de TOP livros de vendas mais vendidos no Brasil e no mundo:

  1. Alcançando a excelência em vendas: SPIN selling, Neil Hackman
  2. Receita previsível, Aaron Ross & Marylou Tyler
  3. A venda desafiadora, Matthew Dixon e Brent Adamson
  4. Armas da Persuasão, Robert Cialdini
  5. Objeções, Jeb Blount
  6. Como Chegar ao Sim, de Roger Fischer e William L. Ury
  7. A bíblia das vendas, de Jeffrey Gitomer
  8. Vendas não ocorrem por acaso, de Thiago Concer
  9. Prospecção fanática, de Jeb Blount 
  10. Inteligência emocional para o sucesso de vendas, de Colleen Stanley

#1 Alcançando a excelência em vendas: SPIN selling, de Neil Hackman

No livro “Alcançando a excelência em vendas: SPIN selling”, o autor Neil Rackham, criador da metodologia SPIN de vendas, apresenta os tipos de perguntas e as maneiras como elas devem ser feitas para atrair a atenção de clientes em potencial e aumentar as chances de conversão.

O modelo tem como objetivo ampliar os resultados alcançados em processos comerciais complexos, aqueles com alto ticket médio, múltiplos tomadores de decisão e um custo de aquisição de clientes (CAC) elevado.

Não sabe o que é esse modelo comercial? Então indicamos que comece lendo nosso artigo O que é SPIN Selling? Conheça a metodologia efetiva para vendas complexas” e depois adquira o livro. 

#2 Receita previsível, Aaron Ross & Marylou Tyler

Ter a capacidade de fazer uma projeção de vendas eficiente gera muita inteligência estratégica para as empresas, porque permite que elas tomem decisões mais assertivas sobre estoque, produtos e serviços, investimentos e muito mais. 

Se você precisa ampliar sua capacidade de prever seus resultados, este é o livro que está faltando na sua estante. 

Os autores de “Receita previsível” abordam o tema compartilhando estratégias que vão ajudar seu negócio a atingir a receita previsível, entre elas, a geração de leads.

Aprenda também a escalar seu negócio, gerando mais vendas sem que isso acarrete o aumento proporcional de custos, como a necessidade de contratação de mais vendedores. 

#3 A venda desafiadora, de Matthew Dixon e Brent Adamson

O que é ser um bom vendedor? Os autores do livro “A venda desafiadora” descartam a ideia de que um profissional de qualidade é aquele quem tem uma boa lábia. 

A obra considera que, dentro do modelo atual, com conceitos como jornada do cliente e venda consultiva, o papel do vendedor é mostrar quais são os reais benefícios da compra de determinado produto ou serviço para o cliente.

O que esse comprador tem a ganhar? Quais problemas serão solucionados? Quais resultados serão otimizados?

Aprenda também dicas de como ser um vendedor de sucesso e como conhecer o cliente da sua empresa, para então ampliar seus resultados comerciais.

#4 Armas da Persuasão, de Robert Cialdini

Em “Armas da persuasão”, Robert Cialdini compartilha sete gatilhos mentais que vão ajudar você a levar um prospect à decisão de compra, são eles: 

  • reciprocidade,
  • compromisso,
  • coerência, 
  • aprovação social, 
  • afeição, 
  • autoridade,
  • escassez.

Resumidamente, os gatilhos mentais são elementos externos que agem no subconsciente humano despertando emoções que levam a ação.

#5 Objeções, de Jeb Blount

Por falar em gatilhos mentais, em “Objeções”, Jeb Blount afirma que a venda não é uma profissão natural porque a natureza humana age instintivamente para evitar a rejeição, logo é preciso vencer esse medo para se tornar um bom vendedor. 

Além de ajudar os representantes comerciais a se desafiarem nesse sentido, a obra também apresenta estratégias de como superar a objeção de clientes e melhorar os resultados das negociações.

#6 Como Chegar ao Sim: A negociação de acordos sem concessões, de Roger Fischer e William L. Ury

Ainda sobre o tópico acima, em “Como chegar ao sim: a negociação de acordos sem concessões” você terá acesso a um método claro e prático de negociação que vai te ajudar a concretizar vendas que oferecem benefícios e garantem um bom acordo para todos os envolvidos.

Entre os assuntos abordados, você terá acesso a conteúdos práticos sobre como alcançar seus objetivos sem prejudicar o relacionamento com o cliente e negociar com pessoas difíceis ou mais poderosas.

Logo, se você ou a sua empresa, estão com baixo índice de sucesso nas negociações, esse livro vai te mostrar o caminho para mudar essa realidade.

#7 A bíblia das vendas, de Jeffrey Gitomer

O livro “A bíblia das vendas” reúne técnicas de vendas de sucesso, aplicadas pelo autor Jeffrey Gitomer, que também é um renomado diretor de vendas e consultor americano. 

Ao compartilhar sua experiência, Gitomer toma o cuidado de traduzir seu método em uma linguagem simples, com uma lista de “10 mandamentos” sobre hábitos e comportamentos que levam um vendedor ao sucesso. 

O autor deixa bem claro quais condutas do representante comercial fazem a diferença na hora de concluir um negócio e o que deve ser feito para que haja um aumento na taxa de respostas positivas.

#8 Vendas não ocorrem por acaso: O guia de vendas da equipe comercial, de Thiago Concer

Thiago Concer é o maior palestrante de vendas do Brasil e se tornou um dos nomes mais relevantes sobre o assunto no cenário nacional.

Em “Vendas não ocorrem por acaso”, ele compartilha entrevistas exclusivas com convidados, ensina como construir um processo de vendas passos a passo, e ainda oferece:

  • dicas de vendas, 
  • metodologias de negociação,
  • exemplos práticos de situações comuns e como agir em cada uma delas, e mais. 

#9 Prospecção fanática, de Jeb Blount 

A prospecção é uma das etapas mais importantes de todo o processo comercial, contudo, nem sempre é realizada da forma correta. 

Diante desse problema, a obra “Prospecção Fanática” oferece um guia prático sobre como realizar a prospecção para que haja sucesso em todas as etapas do funil de vendas, até a conversão. 

Entenda a importância de manter uma prospecção consistente dentro do negócio e conheça técnicas que vão te ajudar a colocar isso em prática, para alcançar o alto desempenho em vendas.

Leia também: Prospecção ativa: o que é e como atrair mais clientes?

#10 Inteligência emocional para o sucesso de vendas, de Colleen Stanley

Por último, mas não mesmo importante, em “Inteligência emocional para o sucesso de vendas” você vai entender como trabalhar inteligência emocional do vendedor, porque isso é importante e como afeta nos resultados alcançados. 

Sabemos que a pressão para bater a meta e conquistar o cliente, pode atrapalhar nas negociações, mas também pode funcionar como um estímulo. Por isso, a obra te ajuda a entender como usar a emoção para maximizar seus resultados e os números da sua equipe.

Agora você tem em mãos uma lista de best sellers de vendas que vão alavancar seus resultados e de todos os vendedores da sua empresa. Por isso, comece hoje mesmo, escolha uma obra e comece a se desenvolver. O aprendizado nunca é demais dentro de vendas. 

Somado ao conhecimento e às técnicas que você vai aprender com os livros de vendas mais vendidos, não se esqueça que uma equipe de alta performance só é conquistada com o apoio da tecnologia, em especial com o uso de um CRM de vendas, como o da Zendesk.  

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