O que é gestão de demandas e como fazê-la de forma eficiente?
Publicado 23 julho 2021
Última atualização em 23 julho 2021

Todos os processos de uma empresa precisam ser organizados, e isso inclui atingir as necessidades dos clientes. É necessário que exista uma ordem de resolução de questões, para que todo o fluxo de trabalho seja eficiente. Portanto, quando você se perguntar o que é gestão de demanda, pense na importância de manter seus atendimentos organizados.
Realizar uma boa administração de demandas dá ao negócio a possibilidade de atingir prazos com mais facilidade, assim como auxilia na identificação de gargalos no atendimento, possibilitando a criação de medidas para necessidades internas e externas, que envolvam tanto colaboradores como consumidores.
Para entender um pouco mais sobre o que é gestão de demanda e por que ela é tão importante, preparamos esse conteúdo, onde vamos explicar como usar essa estratégia e quais os seus impactos em uma empresa.
Boa leitura!
O que é gestão de demanda?
Quando avaliamos que uma demanda diz respeito a busca por alguma coisa, em atendimento, quando nos referimos a gestão de demanda, estamos falando da possibilidade de gerenciar os desejos, sejam eles produtos ou serviços dos clientes.
A questão principal é: nenhum estabelecimento administra uma só demanda, ou somente um consumidor. Quando falamos em gerenciar necessidades, precisamos garantir o equilíbrio entre as solicitações e os atendimentos efetivos, o que é aparentemente fácil, mas, na prática é uma tarefa bem complexa.
Utilizar a estratégia de administrar demandas exige fiscalização, controle e direcionamento, para que seja criada uma constância entre oferta e demanda. Nesse processo, a empresa precisa investir em tecnologia, capacitação de equipe, comunicação com seus compradores, e experiência, para que os serviços oferecidos sejam tão ágeis quanto às solicitações do mercado.
Portanto, quando surgir a dúvida de o que é gestão de demanda, lembre-se que se trata da capacidade que o negócio tem em analisar, organizar e resolver solicitações dos consumidores, de maneira rápida e controlada, a fim de atender essas demandas.
Diferença entre gestão de demanda interna e externa
A administração de solicitações pode acontecer tanto de forma interna, como de maneira externa em uma companhia, e apesar das duas formas trabalharem na hierarquização e antecipação de atendimentos, é importante saber identificar a principal diferença entre eles.
- Demandas internas: estão ligadas às necessidades da própria organização, por melhorar o fluxo de gestão de demanda. Exemplos: novas ferramentas de trabalho, treinamentos, e tudo que melhore os resultados.
- Demandas externas: se referem as carências do mercado que a empresa atende. Nessa gestão, a preocupação é resolver as questões do consumidor.
Qual a importância da gestão de demanda?
A administração de demanda é importante por possibilitar que o negócio esteja sempre preparado e organizado para oferecer um atendimento eficiente para seu o público, mantendo assim o equilíbrio entre oferta e procura.
Diversas são as vantagens dessa estratégia, dentre elas estão:
- a redução de falhas;
- aumento da produtividade das equipes;
- assertividade nas decisões;
- eficiência no cumprimento de prazos;
- foco no que realmente importa;
- otimização do serviço;
- redução de custos;
- visibilidade dos atendimentos em andamento;
- dentre outras.
Consequências da má gestão de demanda
Se acompanhar o fluxo de gestão de demanda é tão importante, quais os prejuízos a má administração de solicitações pode causar? Na má gestão de demanda exemplos como:
- alto custo com manutenção e reparo de bens não utilizados;
- baixo desempenho dos colaboradores;
- baixa competitividade;
- estoque insuficiente, ou em excesso;
- redução no faturamento;
- ociosidade ou sobrecarga de trabalho;
- dentre outros.
5 formas de fazer uma gestão de demanda eficiente
Agora que você já sabe o que é gestão de demanda e qual a sua importância, confira algumas formas eficientes de realizar uma boa administração das suas solicitações.
- Entenda as necessidades dos seus consumidores
É de extrema importância que todas as necessidades dos clientes sejam levadas em consideração ao longo de um atendimento, isso ajuda na tomada de decisões, e facilita o direcionamento do consumidor para o agente certo.
Boas maneiras de entender essas necessidades, são realizando pesquisas de mercado ou contando com um sistema de CRM, a ferramenta que vai transformar suas vendas.
- Conheça os padrões do seu segmento
As demandas mudam sempre de acordo com as características do público, já os padrões de um segmento específico do mercado, tendem a seguir para a mesma direção. Saber identificar esses padrões ajuda muito na hora que um negócio for recompor o seu estoque.
Fica mais fácil entender esse direcionamento quando avaliamos a prática. Uma empresa de chocolates produz mais chocolates na Páscoa, assim como a de papel fabrica mais no período de volta às aulas.
- Monitore os indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho, ou KPIs, servem para guiar e avaliar se a direção que a companhia segue é a certa, e na administração de demandas, contar com bons KPI’s pode facilitar o acompanhamento de muitos processos relacionados aos níveis de estoque e qualidade de processos.
Na gestão de demandas exemplos de indicadores de desempenho eficientes são:
- giro de estoque;
- número de clientes não atendidos;
- participação de mercado (market share);
- porcentagem de produtos em falta;
- perdas, roubos e furtos;
- tempo médio de reposição do estoque;
- dentre outros.
Para entender mais sobre indicadores de desempenho, leia: O que é KPI?
- Prepare sua equipe
Funcionários bem preparados são fundamentais em qualquer empresa. Investir na capacitação dos profissionais que lidam diretamente com o cumprimento das demandas, e tem contato direto com os consumidores, não é um gasto, mas sim um investimento!
Uma equipe bem preparada se torna muito mais eficiente e capaz de atender as expectativas de quem requisita seus serviços, o que facilita na realização das demandas, e reflete em mais bons resultados.
- Automatize os processos
Apesar de parecer, a gestão de demandas não é uma tarefa fácil, por isso, apostar em tecnologias que auxiliem nessa estratégia pode ser uma forma de facilitar esse gerenciamento.
Investir em uma ferramenta de CRM automatizada, pode melhorar o atendimento ao cliente, auxiliar no cumprimento de demandas, e facilitar o acompanhamento do desempenho da equipe, sendo positivo de várias formas.
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