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O que é gestão de demandas e como fazê-la de forma eficiente?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 23 julho 2021
Última atualização em 23 julho 2021

Todos os processos de uma empresa precisam ser organizados, e isso inclui atingir as necessidades dos clientes. É necessário que exista uma ordem de resolução de questões, para que todo o fluxo de trabalho seja eficiente. Portanto, quando você se perguntar o que é gestão de demanda, pense na importância de manter seus atendimentos organizados.

Realizar uma boa administração de demandas dá ao negócio a possibilidade de atingir prazos com mais facilidade, assim como auxilia na identificação de gargalos no atendimento, possibilitando a criação de medidas para necessidades internas e externas, que envolvam tanto colaboradores como consumidores.

Para entender um pouco mais sobre o que é gestão de demanda e por que ela é tão importante, preparamos esse conteúdo, onde vamos explicar como usar essa estratégia e quais os seus impactos em uma empresa.

Boa leitura!

O que é gestão de demanda?

Quando avaliamos que uma demanda diz respeito a busca por alguma coisa, em atendimento, quando nos referimos a gestão de demanda, estamos falando da possibilidade de gerenciar os desejos, sejam eles produtos ou serviços dos clientes.

A questão principal é: nenhum estabelecimento administra uma só demanda, ou somente um consumidor. Quando falamos em gerenciar necessidades, precisamos garantir o equilíbrio entre as solicitações e os atendimentos efetivos, o que é aparentemente fácil, mas, na prática é uma tarefa bem complexa.

Utilizar a estratégia de administrar demandas exige fiscalização, controle e direcionamento, para que seja criada uma constância entre oferta e demanda. Nesse processo, a empresa precisa investir em tecnologia, capacitação de equipe, comunicação com seus compradores, e experiência, para que os serviços oferecidos sejam tão ágeis quanto às solicitações do mercado. 

Portanto, quando surgir a dúvida de o que é gestão de demanda, lembre-se que se trata da capacidade que o negócio tem em analisar, organizar e resolver solicitações dos consumidores, de maneira rápida e controlada, a fim de atender essas demandas.

Diferença entre gestão de demanda interna e externa

A administração de solicitações pode acontecer tanto de forma interna, como de maneira externa em uma companhia, e apesar das duas formas trabalharem na hierarquização e antecipação de atendimentos, é importante saber identificar a principal diferença entre eles. 

  • Demandas internas: estão ligadas às necessidades da própria organização, por melhorar o fluxo de gestão de demanda. Exemplos: novas ferramentas de trabalho, treinamentos, e tudo que melhore os resultados.
  • Demandas externas: se referem as carências do mercado que a empresa atende. Nessa gestão, a preocupação é resolver as questões do consumidor.  

Qual a importância da gestão de demanda?

A administração de demanda é importante por possibilitar que o negócio esteja sempre preparado e organizado para oferecer um atendimento eficiente para seu o público, mantendo assim o equilíbrio entre oferta e procura.

Diversas são as vantagens dessa estratégia, dentre elas estão:

  • a redução de falhas;
  • aumento da produtividade das equipes;
  • assertividade nas decisões;
  • eficiência no cumprimento de prazos;
  • foco no que realmente importa;
  • otimização do serviço;
  • redução de custos;
  • visibilidade dos atendimentos em andamento;
  • dentre outras.

Consequências da má gestão de demanda

Se acompanhar o fluxo de gestão de demanda é tão importante, quais os prejuízos a má administração de solicitações pode causar? Na má gestão de demanda exemplos como:

  • alto custo com manutenção e reparo de bens não utilizados;
  • baixo desempenho dos colaboradores;
  • baixa competitividade;
  • estoque insuficiente, ou em excesso;
  • redução no faturamento;
  • ociosidade ou sobrecarga de trabalho;
  • dentre outros.

5 formas de fazer uma gestão de demanda eficiente

Agora que você já sabe o que é gestão de demanda e qual a sua importância, confira algumas formas eficientes de realizar uma boa administração das suas solicitações.

  1. Entenda as necessidades dos seus consumidores

É de extrema importância que todas as necessidades dos clientes sejam levadas em consideração ao longo de um atendimento, isso ajuda na tomada de decisões, e facilita o direcionamento do consumidor para o agente certo. 

Boas maneiras de entender essas necessidades, são realizando pesquisas de mercado ou contando com um sistema de CRM, a ferramenta que vai transformar suas vendas.

  1. Conheça os padrões do seu segmento

As demandas mudam sempre de acordo com as características do público, já os padrões de um segmento específico do mercado, tendem a seguir para a mesma direção. Saber identificar esses padrões ajuda muito na hora que um negócio for recompor o seu estoque. 

Fica mais fácil entender esse direcionamento quando avaliamos a prática. Uma empresa de chocolates produz mais chocolates na Páscoa, assim como a de papel fabrica mais no período de volta às aulas.

  1. Monitore os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho, ou KPIs, servem para guiar e avaliar se a direção que a companhia segue é a certa, e na administração de demandas, contar com bons KPI’s pode facilitar o acompanhamento de muitos processos relacionados aos níveis de estoque e qualidade de processos.

Na gestão de demandas exemplos de indicadores de desempenho eficientes são:

  • giro de estoque;
  • número de clientes não atendidos;
  • participação de mercado (market share);
  • porcentagem de produtos em falta;
  • perdas, roubos e furtos;
  • tempo médio de reposição do estoque;
  • dentre outros.

Para entender mais sobre indicadores de desempenho, leia: O que é KPI?

  1. Prepare sua equipe

Funcionários bem preparados são fundamentais em qualquer empresa. Investir na capacitação dos profissionais que lidam diretamente com o cumprimento das demandas, e tem contato direto com os consumidores, não é um gasto, mas sim um investimento!

Uma equipe bem preparada se torna muito mais eficiente e capaz de atender as expectativas de quem requisita seus serviços, o que facilita na realização das demandas, e reflete em mais bons resultados

  1. Automatize os processos

Apesar de parecer, a gestão de demandas não é uma tarefa fácil, por isso, apostar em tecnologias que auxiliem nessa estratégia pode ser uma forma de facilitar esse gerenciamento.

Investir em uma ferramenta de CRM automatizada, pode melhorar o atendimento ao cliente, auxiliar no cumprimento de demandas, e facilitar o acompanhamento do desempenho da equipe, sendo positivo de várias formas.

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