Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

5 Soluções de IA da Zendesk que ajudam sua empresa

Por Zendesk

Última atualização em 27 outubro 2023

As soluções de IA da Zendesk chegaram para fortalecer ainda mais a suite de produtos já existente em seu extenso portfólio.

Com o avanço nas pesquisas e produtos relacionados à inteligência artificial, é imprescindível que as empresas estejam atentas às novidades, recursos e ferramentas que possam melhorar seus processos, seus serviços e produtos.

As conquistas recentes no campo de inteligência artificial inundaram as notícias e os telejornais. Mas, em meio a tanta informação, pode ser um pouco difícil entender, efetivamente, como estas soluções seriam empregadas, de maneira prática, em uma empresa.

Entretanto, se os negócios ainda estão tentando entender como usar a tecnologia a seu favor, os clientes já estão se acostumando com essas “novidades”.

O relatório de tendências da Zendesk, o CX Trends 2023, mostra um aumento nas expectativas dos consumidores em relação a mudanças nas formas como eles irão se relacionar com as empresas daqui para frente. Um dos dados indica que 71% dos clientes acreditam que IA ajuda a obter respostas mais rápidas, por exemplo.

Além disso, o estudo ainda apresenta que 64% dos consumidores esperam que os bots forneçam a mesma qualidade nos serviços que os humanos, e melhorem critérios como: 

  • atendimento;
  • qualidade da comunicação;
  • personalização de ofertas;
  • oferecimento de produtos por parte da empresa e mais.

Como atender às necessidades do mercado e dos clientes?

Para atender a todas essas demandas, você precisa ter uma ferramenta forte, completa e segura, que te ajude a atender as necessidades dos clientes e melhorar indicadores como taxa de conversão e retenção. 

Nesse cenário, a Zendesk, que já era uma referência no relacionamento com o cliente, fez o que faltava e reuniu o que realmente interessa para as empresas nas plataformas de IA que desenvolveu. 

A companhia integrou as principais soluções nas ferramentas de CRM e software de atendimento ao cliente, além de criar novas soluções que oferecem enormes benefícios para as empresas.

Portanto, vamos então conhecer as soluções de IA da Zendesk e responder às principais perguntas que você possa ter em relação a elas.

Para isso, nosso conteúdo foi organizado da seguinte maneira:

  • O que é a IA da Zendesk? (snippet)
  • Lista com as principais soluções de IA da Zendesk
    • Chatbots Inteligentes
    • Roteamento Inteligente
    • Análise de Sentimento
    • Automação de Fluxo de Trabalho
    • Autoatendimento Aprimorado
  • Quem é a Zendesk?

O que é a IA da Zendesk?

A IA da Zendesk é um conjunto de soluções inteligentes para empresas, utilizando tecnologia de inteligência artificial para entregar um serviço muito mais eficiente. A IA da Zendesk foi desenvolvida a partir de bilhões de interações reais entre atendimento e cliente e otimizada para o uso em diversas ferramentas.

Lista com as principais soluções de IA da Zendesk

Listamos aqui as principais soluções de IA da Zendesk que podem auxiliar a sua empresa. São soluções que podem servir para diversos tipos de empresas, principalmente aquelas que lidam com grande fluxo de atendimento ao cliente.

Selecionamos 5 soluções de IA da Zendesk para apresentar, são elas

  1. Chatbots Inteligentes
  2. Roteamento Inteligente
  3. Análise de Sentimento
  4. Automação de Fluxo de Trabalho
  5. Autoatendimento Aprimorado

1. Chatbots Inteligentes

Uma das soluções mais esperadas são os chatbots inteligentes com auxílio de IA. Graças a incrível base de dados da Zendesk, foi possível utilizar bilhões de interações reais de atendimento ao cliente para a criação de um chatbot que utilize inteligência artificial para fornecer respostas ainda melhores aos clientes.

Com a Zendesk IA, estes chatbots podem ajudar a resolver consultas comuns com muito mais facilidade, por exemplo:

  • responder dúvidas gerais;
  • agendar compromissos;
  • fornecer informações básicas;
  • encaminhar clientes para atendentes humanos quando necessário e mais.

Tudo isso em linguagem natural, muito diferente dos antigos chatbots comuns encontrados por aí.

2. Roteamento Inteligente

O roteamento inteligente de chamadas auxilia empresas a organizar e otimizar suas comunicações com seus clientes, quando o contato é realizado a partir de ligações telefônicas.

A plataforma da Zendesk IA realiza a distribuição dos clientes para os setores ou agentes específicos com muito mais eficiência e rapidez. Conforme a necessidade de cada cliente e aquilo que sua empresa pode oferecer.

Esse tipo de roteamento inteligente ajuda a otimizar o fluxo de atendimento da organização e aumentar a eficiência do suporte.

3. Análise de Sentimento

A análise de sentimento se beneficia do processamento de linguagem natural realizado pela IA da Zendesk, permitindo que seja compreendido o tom das mensagens e o sentimento dos clientes através da interação com o sistema.

Com isso é possível identificar se eles estão satisfeitos, frustrados, confusos, entre outros sentimentos que eles possam ter no momento.

Com essa funcionalidade, as empresas conseguem avaliar a qualidade da experiência do cliente em cada etapa do atendimento, e abordar os problemas com muito mais velocidade, possibilitando uma chance ainda maior de resolução.

4. Automação de Fluxo de Trabalho

A automação baseada em IA tem o objetivo de auxiliar na otimização dos fluxos de trabalho internos de sua organização.

Com a automação, você pode realizar tarefas rotineiras e repetitivas com muito mais praticidade utilizando a inteligência artificial.

Dessa forma, é possível substituir o tempo que seus colaboradores gastariam com esses trabalhos realocando-os em funções mais complexas e com maior valor para sua organização.

5. Autoatendimento Aprimorado

A partir do uso de IA, a Zendesk pode criar bases de conhecimentos mais inteligentes, sugerindo informações relevantes aos clientes com base em suas perguntas e problemas.

Com isso, seus clientes poderão encontrar respostas de qualidade rapidamente, reduzindo a necessidade de interações com o suporte. Reduzindo assim, seus custos com atendimento.

Quem é a Zendesk?

A Zendesk é uma empresa especializada em soluções para pequenas e grandes empresas. Com um grande foco no atendimento ao cliente, a Zendesk possui escritórios em diversos países, ajudando empresas do mundo inteiro a melhorar a sua comunicação com seus consumidores.

Com a recente parceria entre a Zendesk e a OpenAI, criadora do famoso ChatGPT, a Zendesk passa a oferecer soluções de IA para turbinar seu portfólio de serviços.

A colaboração com a OpenAI vai ampliar seus produtos, trazendo soluções personalizadas no atendimento ao cliente.

Os modelos de IA personalizados pela Zendesk e OpenAI foram treinados com base em décadas de dados de experiência do cliente, e insights específicos do setor.

A combinação de forças entre OpenAI e Zendesk está trazendo melhorias e recursos revolucionários para a experiência do cliente, fornecendo respostas inteligentes e precisas.

Histórias relacionadas

Artigo
15 min read

O que é VSL e como isso potencializa suas vendas?

Entenda o que é VSL, aprenda como fazer um bom roteiro e como utilizar os vídeos para vendas nas suas estratégias de conteúdo de marketing e copywriting.

Artigo
5 min read

Criptografia e CX: Dados protegidos e clientes satisfeitos

Descubra como a criptografia e CX trabalham juntas para proteger os dados do cliente e garantir uma experiência segura e confiável.

Artigo
7 min read

Ataques cibernéticos: 8 melhores práticas para evitá-los

Os ataques cibernéticos podem custar caro para a reputação e o faturamento da sua empresa. Descubra como eles ocorrem e veja 8 medidas preventivas.

Artigo
15 min read

Machine learning: tudo sobre a tecnologia de aprendizagem de máquina

Entenda o que é e para que serve Machine Learning, sua relação com a Inteligência Artificial, ferramentas e desafios para implementar.