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UX para Ecommerce: como aumentar as vendas?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 29 outubro 2020
Última atualização em 29 outubro 2020

Aumentar as vendas é uma preocupação geral de todas as empresas, especialmente quem vive de vendas online. Busca-se uma série de estratégias com essa finalidade, mas há uma que ainda é menos explorada: o UX para ecommerce. 

Você sabia que sites que carregam lentamente representam uma perda de U$ 2,6 bilhões a cada ano? 75% das pessoas julgam a credibilidade de um site a partir de sua aparência estética? E que 94% das primeiras impressões de um site (sejam positivas ou negativas) derivam de seu design? E você sabia que estas questões estão relacionadas a UX?

UX, ou experiência do usuário, é uma área de estudo aplicado que tem como objetivo entender a maneira como um usuário utiliza interfaces de base tecnológica. No caso do UX para ecommerce, a ideia é conseguir mapear como o possível comprador vê, entende, sente-se e age quando está interagindo com a plataforma. E, dessa forma, pode-se identificar problemas e reduzi-los, de modo a facilitar o processo de compra.

Aprofundando: o que é UX?

UX vem do termo em inglês User Experience. Segundo Johannes Ippen, deve-se pensar não em experiência do usuário, mas sim numa experiência humana. Veja o TED no qual o importante designer de UX fala sobre a necessidade de mudar essa mentalidade:

Uma pessoa que trabalhe com UX deve se preocupar com a interface sim, mas também não pode se esquecer da importância da interação entre outros departamentos que também estão relacionados com a experiência dos clientes, como o marketing, o suporte e o setor de vendas. Quando o UX humaniza a experiência de uma forma mais completa, chega-se ao cenário ideal, ao qual Ippen se refere em sua palestra.

Então, o conceito de UX deve levar em conta não apenas a forma como o cliente interage diretamente com seu site, mas também a maneira como o design do site favorece a interação dele com outros setores da empresa que sejam necessárias desde o momento em que ele entra em seu site até a finalização da compra.

Deve-se levar em consideração, entre outros aspectos:

  • Design;
  • Posição de menus;
  • Imagens; 
  • Recursos para solucionar dúvidas;

Segundo o Google, os 3 principais pilares de usabilidade de um site saudável são:

  • Índice de carregamento: velocidade de carregamento do maior elemento da página;
  • Índice de interatividade: tempo entre o momento em que a pessoa clica e o resultado deste clique;
  • Índice de estabilidade visual: percebe se há ou não muitas mudanças inesperadas na disposição dos itens visuais de uma página, como imagens que “saltam”. 

De acordo com a Econsultancy, mais de 75% das pessoas que compram online acabam saindo de um site e visitando o de um concorrente quando o intervalo de interatividade é muito longo. Da mesma forma que 88% dos consumidores virtuais ficam menos propensos a retornar a um site depois de uma experiência ruim.

Benefícios do UX

Claro está que implementar UX para ecommerce será favorável à sua empresa. A pesquisa encomendada pelo Google e realizada pela 55 e pela Deloitte indica que:

  • Sites mais rápidos levam mais pessoas concluírem suas compras;
  • Sites mais rápidos mantém as pessoas por mais tempo em suas páginas, e acabam comprando mais coisas;
  • Sites mais rápidos têm taxas de rejeição menores.

Outro destaque da pesquisa é que reduzir o tempo de carregamento em 0,1 segundo pode significar um enorme impacto positivo nas vendas de uma empresa. Esta pequena melhora traz em média um aumento de 8,4% nas taxas de conversão de um ecommerce de varejo, e o ticket médio dos pedidos sofre um aumento de 9,2%. 

Mesmo em sites de venda de artigos de luxo, com emprego de técnicas de ux, ecommerce aumenta em 8% o número de páginas visualizadas por sessão.  

Além do aumento efetivo nas vendas usar UX para ecommerce também pode colaborar muito em outros aspectos, que no final também se revertem em melhores resultados de vendas.

Integrar setores com UX para ecommerce

Os estudos de UX permitem que uma empresa conheça muito bem seus clientes e potenciais clientes, e isto abre a possibilidade de que sua equipe atue de maneira mais integrada e proativa, antecipando questões e aumentando a segurança das transações.

Os setores de Marketing, comercial, atendimento e suporte, podem trabalhar junto ao UX, todos se beneficiando de suas descobertas. O alinhamento entre os setores é tão positivo para a empresa quanto para os clientes, que atingem uma excelente experiência de compra. 

Gerar valor agregado para seu produto

Quando seu ecommerce usa estratégias que foram geradas a partir de UX, a usabilidade e a navegabilidade melhoram, e tudo leva o usuário a ter uma experiência mais agradável, eficiente e rápida enquanto compra no seu site. 

Isto faz com que o cliente entenda que o custo-benefício do seu produto é mais elevado. Ou seja, você gera um valor agregado ao produto, pois o valor percebido é superior ao valor pago. O próprio cliente agrega o valor da qualidade do seu serviço ao preço concreto do produto.

Outro benefício que costuma derivar do valor percebido dos seus produtos por parte do mercado, é que muitas vezes isto gera indicações.

Competitividade e posicionamento

Se seus concorrentes já trabalhem com estratégias de UX, então faz sentido que sua empresa empregue também UX para ecommerce, mantendo-se assim no mesmo patamar em que seu nicho de atuação está nivelado.

Caso no seu nicho ainda não seja tão comum que se empregue UX para ecommerce, o fato de sua empresa fazer isso, a posiciona como pioneira e inovadora, trazendo uma enorme vantagem competitiva em relação aos demais. 

Humanização do processo de vendas

Este talvez seja um dos mais importantes benefícios: conseguir aproximar o digital, tornando a experiência o mais humana possível. Neste sentido, uma solução de CRM que facilite o processo de vendas pode ser uma forte aliada. 

Dessa forma, você permite que os futuros clientes troquem e interajam com a sua equipe de vendas antes de fecharem negócio. Isso cria uma conexão entre pessoas e a empresa, o que pode acarretar num significativo aumento das vendas. 

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