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UX Research: o que é e como utilizar na sua empresa? Guia prático

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Entender as motivações que fazem um cliente comprar seu produto ou serviço é parte importante do processo de vendas. Mas, para além disso, é fator essencial também na concepção do design e usabilidade deste mesmo produto. 

Neste caso estamos falando da UX Research, ou pesquisa da experiência do usuário. Mas você pode estar se perguntando:

“Como funciona a UX Research, o que é e quais os métodos de pesquisa UX?”

Parte integrante do desenvolvimento do produto, essa prática está aliada ao “guarda chuva” da área de UX, que engloba também mais cinco frentes de atuação. Todas são importantes dentro do processo de concepção de um produto que valorize a experiência do usuário, sendo a UX Research a primeira desse sistema.

Para te ajudar a resolver todas essas dúvidas, preparamos um conteúdo que vai servir como um guia prático sobre os tópicos abaixo.

  • O que é UX?;
  • UX Research: o que é e como funciona?;
  • 5 vantagens da UX Research.

Boa leitura!

O que é UX?

Para entender a UX Research, o que é e como ela funciona na prática é preciso antes compreender como funciona a área de UX, ou User Experience (experiência do usuário, traduzida para o português).

Basicamente, a área engloba todo o processo para oferecer a melhor experiência digital ao usuário de um produto ou serviço. Para isso, é dividida em seis frentes de atuação. São elas:

  • UX Research: responsável pela pesquisa dos interesses dos usuários;
  • Information Architecture: este profissional tem como objetivo deixar a “jornada” pelo site ou aplicativo mais simples e intuitiva;
  • UI/UX Development: responsável por definir como o produto irá funcionar;
  • UX Writing: a partir da compreensão do usuário, utiliza a escrita para ter uma comunicação mais efetiva;
  • Product Design: engloba desde a pesquisa até a criação de testes do produto.

Também pode te interessar: UX para Ecommerce: como aumentar as vendas?

UX Research: o que é e como funciona?

Agora que entendeu o que é UX fica mais simples conhecer melhor a UX Research. Como mostramos de maneira básica acima, ela é a parte da pesquisa do processo da experiência do usuário.

No UX, a etapa de pesquisa do usuário é a primeira a acontecer. Nela, o profissional irá analisar qual as necessidades de cada pessoa que acessa o site ou app da empresa.

Para isso, ele utiliza técnicas de análise, ferramentas e métodos de pesquisa UX. Confira os principais a seguir.

Métodos de pesquisa UX

Toda pesquisa precisa de métodos e ferramentas para ser analisada de maneira eficiente. Com a UX Research não seria diferente.

Existem dois principais métodos de pesquisa UX. São eles:

  • pesquisa quantitativa UX;
  • pesquisa qualitativa UX.

Veja os detalhes de cada uma abaixo.

Pesquisa quantitativa UX

A pesquisa quantitativa UX está diretamente ligada à quantidade. Ou seja, o analista avalia a resposta de diversos usuários e, a partir disso investiga coisas como:

  • problemas de usabilidade enfrentados pela maioria;
  • forma de se comportar; e
  • feedback.

Para realizá-la, é preciso que se faça um questionário com perguntas para os seus usuários responderem. É preciso que elas sejam bem diretas e fechadas (com respostas “sim” ou “não”). Com isso, o analista irá entender a relação dos usuários com aquilo que acredita ser o foco principal para a melhoria. 

Pesquisa qualitativa UX

Por ir direto ao ponto, a pesquisa quantitativa UX muitas vezes não consegue avaliar outro aspecto importante para se entender o usuário: o comportamento e os motivos que o fizeram ir até o site ou app.

Para isso existe a pesquisa qualitativa UX. Ela não se baseia na resposta de uma grande quantidade de pessoas, mas sim em entender todos os motivos que fazem um grupo de interesse da pesquisa ir até o produto da empresa.

A pesquisa é feita por meio de diversos métodos, entre os mais conhecidos estão:

  • entrevista em profundidade;
  • teste de usabilidade; e
  • grupo focal.

Leia também: Como fazer formulários de contato? 4 passos simples e práticos.

5 vantagens da UX Research

Até aqui você já entendeu:

  • O que é UX
  • UX Research: o que é e como funciona
  • Principais metodologias do UX

Mas ainda falta alguma coisa, como, por exemplo: quais as vantagens de fazer a pesquisa de experiência do usuário? Confira as cinco principais a seguir.

1- Análise do comportamento dos usuários e suas necessidades

A primeira vantagem de realizar uma boa pesquisa do usuário é entender para além do comportamento, quais as necessidades que ele tem e os motivos que o fizeram ir até o seu produto ou serviço. A UX Research é muito importante nesse sentido, pois é com essa análise que se dará continuidade a um processo com base em dados.

2- Estratégias bem esclarecidas

Uma UX Research bem feita traz o esclarecimento maior sobre quais são as ideias e estratégias que um negócio deve seguir para conquistar o usuário para convertê-lo em cliente. 

3- Melhor direcionamento de produtos e serviços

Entendendo exatamente como se comporta o usuário, por meio das pesquisas quantitativas e qualitativas, as próximas equipes no processo de UX poderão trabalhar melhor o direcionamento de produtos e serviços. 

4- Reduz gastos com protótipos

Não é demais salientar que qualquer processo precisa ter uma base forte para se desenvolver bem e sem gastos desnecessários. Com a UX Research, suas equipes terão uma base de dados e informações consistentes para trabalhar em protótipos do produto que terão maiores possibilidades de satisfazer o usuário.

5- Primeiro passo para melhorar a jornada do usuário

As outras vantagens podem até ter deixado claro a importância de realizar a UX Research, mas não custa dizer que ela tem como vantagem principal ser a primeira etapa no processo de UX. A pesquisa é quem dá a “partida” para a produção de tudo o que virá depois.

Ofereça a melhor experiência ao seu cliente

Agora que já tirou todas as dúvidas sobre o UX Research, o que é, como ele funciona, as metodologias e vantagens de utilizá-lo, será que existe alguma maneira de otimizar a relação da sua empresa com seus usuários e futuros clientes?

A resposta é… SIM!

O software de atendimento ao cliente da Zendesk é um bom exemplo. Com ele você proporcionará uma experiência mais completa ao seu cliente e também apoio aos seus colaboradores.  

A motivação para isso é simples! A instituição foca na gestão do relacionamento com o desenvolvimento profissional da equipe.

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