Quais são os 6 princípios do Scrum? Entenda agora e aplique!
Última atualização em 13 dezembro 2022
Se você acompanha e reconhece os benefícios das metodologias ágeis nas rotinas, certamente precisa saber quais são os 6 princípios do Scrum. Esta metodologia, assim como outras como Kanban e Lean, impacta diretamente na forma como os times enxergam, processam e gerenciam seus desafios.
De acordo com o portal Go Remotely, 60% das empresas crescem após a adoção de uma metodologia ágil. Afinal, segundo a mesma pesquisa, essa estratégia apresenta uma baixa taxa de falha, algo como 8%.
Quer conhecer os pilares do Scrum e entender como incorporar a metodologia ao mindset da sua equipe? A hora é agora.
Metodologias ágeis: como podem te ajudar?
Podemos classificar uma metodologia ágil como um conjunto de técnicas focadas em gestão de projetos. Seu objetivo é aprimorar o processo de entrega, reduzir as chances de falhas e facilitar o acompanhamento das etapas por meio do faseamento.
O uso de metodologias ágeis já está disseminado em áreas como TI e Gestão. Mas a verdade é que pode ser muito útil em outros setores, como os que compõem a força de vendas. Isso porque, com a organização por etapas, é possível:
- otimizar o fluxo de trabalho;
- tornar o time mais orientado e produtivo;
- aumentar o engajamento da equipe e fortalecer o senso de colaboração;
- melhorar processos internos;
- viabilizar entregas de maneira pragmática, aumentando a satisfação do cliente;
- economizar tempo e de recursos;
- facilitar a gestão de mudanças.
Quantos princípios formam a base do manifesto ágil?
O Manifesto Ágil é a “carteira de identidade” das metodologias ágeis. Trata-se de um documento, publicado em 2001, por um grupo formado por 17 programadores de TI. O objetivo é caracterizar a estratégia e guiar novos usuários por seus 4 valores-chave e 12 princípios.
Aqui está um resumo de cada um dos 12 princípios que formam a base do manifesto ágil. Confira!
- Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado;
- Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.
- Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.
- Pessoas de negócios e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.
- Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.
- O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é pela conversa face a face.
- Software funcionando é a medida primária de progresso.
- Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
- A contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
- Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial.
- As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.
- Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.
Agora que você já sabe quantos princípios formam a base do manifesto ágil, pense sobre as palavras-chave contidas na lista. Satisfação do cliente, mudanças, agilidade, motivação, conjunto, conversar, desenvolvimento sustentável, simplicidade e autonomia são algumas delas.
Então, reflita: quantas dessas máximas já são aplicadas na sua empresa? Se sua resposta foi “poucas” ou “nenhuma”, não se preocupe. A seguir, você descobre quais são os 6 princípios do Scrum e como aplicá-los na rotina – um dos caminhos possíveis para incorporar os princípios da metodologia ágil de forma prática.
Um pouco sobre o Scrum
No Guia do Scrum, a metodologia se classifica como “um framework simples que ajuda pessoas, equipes e organizações a gerarem valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos”.
Nesse sentido, o objetivo do Scrum, seguindo a lógica da metodologia ágil, é facilitar a gestão e execução de projetos. Em essência, ele ajuda a orientar e organizar os times por meio da segmentação de tarefas em etapas, tornando o processo mais eficiente.
A base para a criação dos pilares do Scrum é o empirismo, ou seja, a experiência. Isso significa que todo o aprendizado surge a partir de tentativas práticas e da tomada de decisões que ocorre em consequência dos resultados obtidos.
Com os resultados obtidos a partir de experiências anteriores, espera-se que o time ganhe agilidade no desenvolvimento de novos produtos. E isso reflete interna e externamente, sobretudo no que tange à experiência do cliente.
Quais são os 6 princípios do Scrum? Entenda!
A metodologia é dividida em 3 grandes pilares: transparência, inspeção e adaptação. O entendimento de cada um deles torna-se mais fácil à medida que entendemos como se desdobram em princípios.
Por isso, você conhece os 6 princípios do Scrum logo adiante. Eles são vistos como fundamentais para dominar a ferramenta e alcançar os resultados propostos por ela.
1- Empirismo
Em essência, e como dissemos anteriormente, o Scrum defende que você deve aprender pela experiência. Esse princípio se conecta com os 3 pilares trazidos anteriormente, pois incentiva que cada um experimente por si próprio as ferramentas dadas pela metodologia.
A partir daí, cabe a cada indivíduo confirmar as hipóteses levantadas, descartar práticas cujo resultado não foi satisfatório e, claro, trabalhar para otimizar os caminhos trilhados.
2- Auto-organização
A ideia de auto-organização se conecta com o conceito de autonomia. Ela parte do princípio de que cada indivíduo envolvido em um projeto deve ser capaz de se organizar e estruturar seus passos e planos de ação de maneira autônoma.
Embora soe como algo individualista, a auto-organização está fortemente ligada a um entendimento maior da sua parte no todo. Aqueles que conseguem compreender seu papel e estruturar as demandas têm mais capacidade de contribuir com a equipe, tornando-se peças importantes no alcance dos objetivos.
3- Colaboração
Quem quer saber quais são os 6 princípios do Scrum precisa entender o valor da colaboração no enriquecimento da estratégia. Embora a metodologia valorize a auto-organização, ela enxerga esta etapa como um caminho para viabilizar a colaboração mais efetiva.
Na metodologia Scrum, acredita-se que egoísmo e individualismo são passaportes diretos para o fracasso do projeto. Em contrapartida, quando o gerenciamento de projetos acontece como um processo de criação de valor compartilhado, com times trabalhando e interagindo em conjunto, o resultado só pode ser o alcance de melhores resultados.
4- Priorização baseada em valor
Entre os 6 pilares do Scrum, o 4º deles destaca a importância dada à geração de valor na metodologia.
Isso significa que, na prática, os usuários devem trabalhar para entregar valor de maneira frequente e com qualidade, seja desenvolvendo um projeto, software ou script de atendimento ao cliente. A intenção máxima é solucionar a demanda, ou seja, entregar no mínimo aquilo que o cliente necessita.
5- Time-boxing
O princípio do time-boxing diz respeito à gestão de tempo relacionada ao Scrum. Essa metodologia defende que as etapas do projeto devem ter prazos bem delimitados para início e fim.
Dessa forma, reuniões diárias (Daily Scrum), Sprints (blocos que representam as etapas nas quais o projeto é dividido), reuniões de revisão e avaliação de resultados são agendadas e orientadas pelo tempo.
O nome time-boxing, que faz menção ao “encaixotamento” do tempo, ajuda a entender a função dos prazos no cumprimento de cada etapa: a de torná-las algo focado e objetivo.
6- Iterativo-incremental
Por fim, o último dos 6 pilares Scrum é o chamado iterativo-incremental. E aqui, atenção! Não se deve confundir iterativo com interativo. Embora tenham grafias semelhantes, as palavras têm significados diversos.
Algo iterativo é aquilo que acontece com base na execução de um laço, uma repetição. Dessa forma, dizemos que o processo iterativo-incremental é aquele no qual as fases acontecem de forma repetida e, e a cada iteração, acrescenta-se (o incremento), isto é, algo como entrega.
Antes de seguir em frente, assista ao vídeo abaixo e veja um resumo do funcionamento da ferramenta Scrum:
https://www.youtube.com/watch?v=XfvQWnRgxG0&t=6s
Scrum na prática: torne seu atendimento ao cliente mais otimizado
Agora, você sabe quais são os 6 princípios do Scrum e como a metodologia pode te ajudar a enxergar a rotina com mais objetividade e clareza. Mas ainda é possível facilitar muito mais!
Com a ajuda da tecnologia, a gestão do atendimento ao cliente pode ser integrada, simplificada e acompanhada por relatórios e dados atualizados.
O Zendesk Service, software de atendimento ao cliente da Zendesk, não só facilita o atendimento ao cliente, mas também prepara as equipes para o sucesso. É uma solução completa em um pacote eficiente, que mantém a empresa em sincronia.
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