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Artigo 13 min read

Quais são os 6 princípios do Scrum? Entenda agora e aplique!

Por Zendesk

Última atualização em 11 março 2024

Se você acompanha e reconhece os benefícios das metodologias ágeis nas rotinas, certamente precisa saber quais são os 6 princípios do Scrum. Esta metodologia, assim como outras como Kanban e Lean, impacta diretamente na forma como os times enxergam, processam e gerenciam seus desafios. 

De acordo com o portal Go Remotely, 60% das empresas crescem após a adoção de uma metodologia ágil. Afinal, segundo a mesma pesquisa, essa estratégia apresenta uma baixa taxa de falha, algo como 8%. 

Quer conhecer os pilares do Scrum e entender como incorporar a metodologia ao mindset da sua equipe? A hora é agora. 

Metodologias ágeis: como podem te ajudar?

Podemos classificar uma metodologia ágil como um conjunto de técnicas focadas em gestão de projetos. Seu objetivo é aprimorar o processo de entrega, reduzir as chances de falhas e facilitar o acompanhamento das etapas por meio do faseamento.

O uso de metodologias ágeis já está disseminado em áreas como TI e Gestão. Mas a verdade é que pode ser muito útil em outros setores, como os que compõem a força de vendas. Isso porque, com a organização por etapas, é possível: 

  • otimizar o fluxo de trabalho;
  • tornar o time mais orientado e produtivo;
  • aumentar o engajamento da equipe e fortalecer o senso de colaboração;
  • melhorar processos internos;
  • viabilizar entregas de maneira pragmática, aumentando a satisfação do cliente;
  • economizar tempo e de recursos;
  • facilitar a gestão de mudanças.

Otimizar o fluxo de trabalho

As metodologias ágeis, como Scrum, enfatizam a entrega contínua e incremental de produtos ou projetos – o que ajuda a otimizar o fluxo de trabalho de várias maneiras.

Primeiramente, o uso de ciclos curtos de desenvolvimento (sprints no Scrum, por exemplo) permite que a equipe ajuste e otimize continuamente o trabalho com base no feedback recebido. Isso reduz a chance de retrabalho no final do projeto.

Ainda, a capacidade de reavaliar e ajustar as prioridades à medida que o desenvolvimento avança permite que os envolvidos se dediquem com mais afinco a tarefas mais críticas e valiosas. Dessa maneira, otimiza-se o fluxo de valor entregue.

Tornar o time mais orientado e produtivo

As metodologias ágeis encorajam a formação de equipes autônomas e com habilidades multidisciplinares. Essa característica permite que os envolvidos no projeto assumam responsabilidades e tomem suas próprias decisões sem precisar consultar a figura do “chefe” a todo momento.

Além disso, a orientação para a entrega iterativa de incrementos de produto plenamente funcional mantém a equipe concentrada em alcançar resultados concretos.

Assim, aumenta-se a motivação dos membros do time, pois enxergam o impacto direto de seu trabalho.

Aumentar o engajamento da equipe e fortalecer o senso de colaboração

Metodologias ágeis fomentam a comunicação frequente e transparente entre os colaboradores envolvidos diretamente no projeto e as demais partes interessadas. Reuniões regulares, como as diárias do Scrum, são essenciais para manter todos informados e na mesma página.

Devido ao caráter colaborativo das metodologias ágeis, à interação contínua entre os integrantes da equipe e à flexibilidade para se adaptar às mudanças, o time tende a se manter coeso e fortalecido.

Melhorar processos internos

A filosofia de inspecionar continuamente o próprio trabalho e adaptar-se às mudanças é central nas metodologias ágeis. Isso resulta em melhorias constantes nos processos internos da equipe.

Vale a pena pontuar também que a prática de conduzir retrospectivas ao término de cada iteração ou projeto permite que o time avalie o que teve um desempenho positivo, identifique oportunidades de melhoria e implemente mudanças para otimizar o desempenho futuro.

Viabilizar entregas de maneira pragmática, aumentando a satisfação do cliente

As metodologias ágeis dão prioridade à entrega de incrementos de produto. Além disso, elas se adaptam facilmente a mudanças nos requisitos do cliente ao longo do projeto.

Dessa forma, o cliente tem acesso a funcionalidades valiosas mais cedo, garantindo uma resposta mais ágil às suas exigências e expectativas.

Economizar tempo e recursos

Metodologias ágeis concentram-se em mitigar desperdícios e eliminar tarefas que pouco ou nada contribuem para a geração de valor ao produto final. Isso conduz a uma utilização mais eficaz dos recursos disponíveis.

Além disso, o planejamento ágil – muitas vezes feito em iterações curtas – permite adaptações dinâmicas nos planos conforme o projeto progride. Assim, evita-se a alocação excessiva de recursos em direções que ainda não conseguiram se provar eficazes.

Facilitar a gestão de mudanças

As metodologias ágeis consideram as mudanças nos requisitos como uma parte natural do processo de desenvolvimento.

Adicionalmente, o feedback regular e a capacidade de ajustar o curso com agilidade em reação às alterações nas exigências do cliente ou do mercado são características fundamentais dos métodos ágeis, como o Scrum.

Esse aspecto favorece a gestão de mudanças, fazendo com que o projeto seja mais maleável e ajustável.

Portanto, é seguro dizer que as metodologias ágeis proporcionam uma perspectiva flexível e colaborativa para a condução de projetos. Elas visam otimizar processos, impulsionar o nível de satisfação do cliente e criar equipes mais eficientes e engajadas.

Quando implementados corretamente, esses métodos proporcionam benefícios significativos em um cenário organizacional dinâmico e em constante mudança.

Veja também: Metodologia ágil: por que pode ajudar sua empresa a crescer?

Quantos princípios formam a base do manifesto ágil?

O Manifesto Ágil é a “carteira de identidade” das metodologias ágeis. Trata-se de um documento, publicado em 2001, por um grupo formado por 17 programadores de TI. O objetivo é caracterizar a estratégia e guiar novos usuários por seus 4 valores-chave e 12 princípios. 

Aqui está um resumo de cada um dos 12 princípios que formam a base do manifesto ágil. Confira! 

  1. Nossa maior prioridade é satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado;
  2. Mudanças nos requisitos são bem-vindas, mesmo tardiamente no desenvolvimento. Processos ágeis tiram vantagem das mudanças visando vantagem competitiva para o cliente.
  3. Entregar frequentemente software funcionando, de poucas semanas a poucos meses, com preferência à menor escala de tempo.
  4. Pessoas de negócios e desenvolvedores devem trabalhar diariamente em conjunto por todo o projeto.
  5. Construa projetos em torno de indivíduos motivados. Dê a eles o ambiente e o suporte necessário e confie neles para fazer o trabalho.
  6. O método mais eficiente e eficaz de transmitir informações para e entre uma equipe de desenvolvimento é pela conversa face a face.
  7. Software funcionando é a medida primária de progresso.
  8. Os processos ágeis promovem desenvolvimento sustentável. Os patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem ser capazes de manter um ritmo constante indefinidamente.
  9. A contínua atenção à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade.
  10. Simplicidade – a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado – é essencial.
  11. As melhores arquiteturas, requisitos e designs emergem de equipes auto-organizáveis.
  12. Em intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficaz e então refina e ajusta seu comportamento de acordo.

Agora que você já sabe quantos princípios formam a base do manifesto ágil, pense sobre as palavras-chave contidas na lista. Satisfação do cliente, mudanças, agilidade, motivação, conjunto, conversar, desenvolvimento sustentável, simplicidade e autonomia são algumas delas.

Então, reflita: quantas dessas máximas já são aplicadas na sua empresa? Se sua resposta foi “poucas” ou “nenhuma”, não se preocupe. A seguir, você descobre quais são os 6 princípios do Scrum e como aplicá-los na rotina – um dos caminhos possíveis para incorporar os princípios da metodologia ágil de forma prática. 

Um pouco sobre o Scrum

No  Guia do Scrum, a metodologia se classifica como “um framework simples que ajuda pessoas, equipes e organizações a gerarem valor por meio de soluções adaptativas para problemas complexos”. 

Nesse sentido, o objetivo do Scrum, seguindo a lógica da metodologia ágil, é facilitar a gestão e execução de projetos. Em essência, ele ajuda a orientar e organizar os times por meio da segmentação de tarefas em etapas, tornando o processo mais eficiente.

A base para a criação dos pilares do Scrum é o empirismo, ou seja, a experiência. Isso significa que todo o aprendizado surge a partir de tentativas práticas e da tomada de decisões que ocorre em consequência dos resultados obtidos. 

Com os resultados obtidos a partir de experiências anteriores, espera-se que o time ganhe agilidade no desenvolvimento de novos produtos. E isso reflete interna e externamente, sobretudo no que tange à experiência do cliente

Quais os principais pilares do Scrum?

Os principais pilares do Scrum são:

  1. Empirismo
  2. Auto-organização
  3. Colaboração
  4. Priorização baseada em valor
  5. Time-boxing
  6. Iterativo-incremental

Quais são os 6 princípios do Scrum? Entenda! 

A metodologia é dividida em 3 grandes pilares: transparência, inspeção e adaptação. O entendimento de cada um deles torna-se mais fácil à medida que entendemos como se desdobram em princípios.

Por isso, você conhece os 6 princípios do Scrum logo adiante. Eles são vistos como fundamentais para dominar a ferramenta e alcançar os resultados propostos por ela. 

1- Empirismo

Em essência, e como dissemos anteriormente, o Scrum defende que você deve aprender pela experiência. Esse princípio se conecta com os pilares trazidos anteriormente, pois incentiva que cada um experimente por si próprio as ferramentas dadas pela metodologia. 

A partir daí, cabe a cada indivíduo confirmar as hipóteses levantadas, descartar práticas cujo resultado não foi satisfatório e, claro, trabalhar para otimizar os caminhos trilhados. 

Aplicações práticas

  • Realizar revisões regulares do produto para garantir que ele atenda às expectativas.
  • Conduzir reuniões diárias de stand-up para inspecionar o progresso e adaptar planos conforme necessário.
  • Manter transparência nas atividades e impedimentos por meio de quadros visuais e outras ferramentas.

2- Auto-organização

A ideia de auto-organização se conecta com o conceito de autonomia. Ela parte do princípio de que cada indivíduo envolvido em um projeto deve ser capaz de se organizar e estruturar seus passos e planos de ação de maneira autônoma. 

Embora soe como algo individualista, a auto-organização está fortemente ligada a um entendimento maior da sua parte no todo. Aqueles que conseguem compreender seu papel e estruturar as demandas têm mais capacidade de contribuir com a equipe, tornando-se peças importantes no alcance dos objetivos.

Aplicações práticas

  • A equipe decide como dividir e realizar o trabalho durante uma iteração.
  • A tomada de decisões sobre a melhor abordagem para resolver problemas específicos está nas mãos da equipe.
  • A gestão das tarefas diárias e a resolução de impedimentos são responsabilidades autônomas da equipe.

3- Colaboração

Quem quer saber quais são os 6 princípios do Scrum precisa entender o valor da colaboração no enriquecimento da estratégia. Embora a metodologia valorize a auto-organização, ela enxerga esta etapa como um caminho para viabilizar a colaboração mais efetiva.

Na metodologia Scrum, acredita-se que egoísmo e individualismo são passaportes diretos para o fracasso do projeto. Em contrapartida, quando o gerenciamento de projetos acontece como um processo de criação de valor compartilhado, com times trabalhando e interagindo em conjunto, o resultado só pode ser o alcance de melhores resultados.

Aplicações práticas

  • Reuniões diárias promovem a comunicação contínua.
  • A cooperação entre integrantes dos times envolvidos no projeto e partes interessadas é incentivada durante reuniões de planejamento, revisão e retrospectiva.
  • A responsabilidade compartilhada leva a um ambiente de trabalho mais integrado.

4- Priorização baseada em valor

Entre os 6 pilares do Scrum, o 4º deles destaca a importância dada à geração de valor na metodologia. 

Isso significa que, na prática, os usuários devem trabalhar para entregar valor de maneira frequente e com qualidade, seja desenvolvendo um projeto, software ou script de atendimento ao cliente. A intenção máxima é solucionar a demanda, ou seja, entregar no mínimo aquilo que o cliente necessita. 

Aplicações práticas

  • A definição de prioridades é realizada pelo Product Owner, com base no valor percebido pelo cliente.
  • O backlog passa por um processo constante de revisão e reestruturação a partir do feedback do cliente e das mudanças nas necessidades do negócio.

5- Time-boxing

O princípio do time-boxing diz respeito à gestão de tempo relacionada ao Scrum. Essa metodologia defende que as etapas do projeto devem ter prazos bem delimitados para início e fim. 

Dessa forma, reuniões diárias (Daily Scrum), Sprints (blocos que representam as etapas nas quais o projeto é dividido), reuniões de revisão e avaliação de resultados são agendadas e orientadas pelo tempo. 

O nome time-boxing, que faz menção ao “encaixotamento” do tempo, ajuda a entender a função dos prazos no cumprimento de cada etapa: a de torná-las algo focado e objetivo.

Aplicações práticas

  • Sprints são time-boxed, garantindo que as iterações tenham uma duração fixa e previsível.
  • Reuniões têm limites de tempo rigorosos para garantir que sejam eficientes.
  • O time-boxing promove a entrega de valor em intervalos regulares.

6- Iterativo-incremental

Por fim, o último dos 6 pilares Scrum é o chamado iterativo-incremental. E aqui, atenção! Não se deve confundir iterativo com interativo. Embora tenham grafias semelhantes, as palavras têm significados diversos. 

Algo iterativo é aquilo que acontece com base na execução de um laço, uma repetição. Dessa forma, dizemos que o processo iterativo-incremental é aquele no qual as fases acontecem de forma repetida e, e a cada iteração, acrescenta-se (o incremento), isto é, algo como entrega.

Aplicações práticas

  • A entrega de incrementos de funcionalidades a cada ciclo viabiliza a evolução do produto de forma adaptativa.
  • Os feedbacks obtidos em cada iteração orientam os ajustes contínuos no desenvolvimento.
  • O produto resultante é construído incrementalmente, gerando valor para o cliente a cada incremento.

Antes de seguir em frente, assista ao vídeo abaixo e veja um resumo do funcionamento da ferramenta Scrum:

Scrum na prática: torne seu atendimento ao cliente mais otimizado 

Agora, você sabe quais são os 6 princípios do Scrum e como a metodologia pode te ajudar a enxergar a rotina com mais objetividade e clareza. Porém, ainda é possível facilitar muito mais! 

Com a ajuda da tecnologia, a gestão do atendimento ao cliente pode ser integrada, simplificada e acompanhada por relatórios e dados atualizados. 

O Zendesk Service, software de atendimento ao cliente da Zendesk, não só facilita o atendimento ao cliente, mas também prepara as equipes para o sucesso. É uma solução completa em um pacote eficiente, que mantém a empresa em sincronia.

Por exemplo, nosso software permite que sua equipe personalize as experiências do cliente, gerando fidelidade e receita.

Dentre as várias funcionalidades, é possível oferecer suporte inteligente em grande escala com o uso de Inteligência Artificial e bots; eles dão respostas instantâneas aos clientes, dobram a capacidade intelectual dos atendentes humanos e ainda elevam a produtividade da empresa.

Fica muito mais fácil para os clientes obterem as respostas de que precisam sobre seus produtos ou serviços.

Com as soluções especializadas da Zendesk, você consegue aprimorar a experiência de funcionários e clientes, melhorar a eficiência operacional e fornecer insights valiosos para tomar decisões mais bem informadas.

Quer ver como tudo isso funciona na prática? Então faça um tour pelo Zendesk Service para conhecer todos os recursos e inicie o período de avaliação gratuita do nosso sistema.

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