Ir para o conteúdo principal

Artigo 5 min read

Script de atendimento: o que é, importância e como montar um

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 10 março 2021

Script de atendimento ao cliente é uma ferramenta que direciona a atuação dos profissionais no que diz respeito ao contato com o cliente.

Consiste em um roteiro ou guia que indica as etapas de um atendimento, e que pode ser utilizado para suporte técnico, prospecção, venda, pós-venda, entre outros momentos.

O que é script de atendimento?

Script de atendimento consiste em um documento que direciona os profissionais durante o contato com o cliente.

A utilização dessa ferramenta visa dar apoio aos profissionais, bem como garantir maior fluidez no atendimento e reduzir as chances de falhas.

O uso de um script também ajuda a padronizar o atendimento mantendo, assim, a qualidade do serviço e tornando-o mais ágil e preciso.

O que é um script de vendas?

Script de vendas é uma ferramenta que orienta os vendedores sobre quais etapas devem seguir para aumentar as chances de fechar uma negociação.

Ou seja, é apresentado um passo a passo que orienta e dá suporte para os vendedores com o objetivo de os ajudar a vender mais.

Quais são os tipos de script de atendimento?

Há dois tipos de script de atendimento que costumam ser mais utilizados, que são:

  • Roteiro

  • Guia

Roteiro

No script tipo roteiro é possível encontrar com exatidão quais processos precisam ser seguidos pelo profissional.

Esse modelo contempla, por exemplo, quais frases devem ser ditas pelo agente durante o atendimento.

Geralmente, costuma ser utilizado quando o atendimento que está sendo prestado requer alto grau de precisão, tais como em canais de suporte técnico.

Guia

O script em forma de guia apresenta quais processos e etapas são necessárias para determinado atendimento.

Nessa versão é possível encontrar, por exemplo, orientações quanto a melhor abordagem, técnicas de argumentação, soluções que podem ser utilizadas de acordo com cada problema apresentado, entre outras.

Ainda que o script de atendimento do tipo guia traga o passo a passo do processo, ele dá ao agente a liberdade de aplicar cada um conforme julgar necessário.

Como montar um script de atendimento?

Para montar um bom script de atendimento é bastante indicado:

  • Conhecer bem o perfil do seu público

  • Definir o tipo de atendimento

  • Estabelecer as etapas a serem seguidas

  • Determinar quais frases-chave devem ser utilizadas durante a interação

  • Testar o seu script

  • Treinar a sua equipe para utilizá-lo no dia a dia

  • Revisar e ajustar sempre que necessário

Conhecer bem o perfil do seu público

O primeiro passo para a montagem de um script de atendimento é definir com qual público essa ferramenta será utilizada.

Essa definição é necessária para ajustar, por exemplo, a linguagem e o tom de voz que serão utilizados durante o atendimento.

Considerar o perfil do seu público também ajuda a identificar quais estratégias e abordagens podem ser utilizadas com cada perfil de consumidor, especialmente em vendas.

Definir o tipo de atendimento

As etapas de cada script vão depender de qual tipo de atendimento será prestado. Ou seja, uma prospecção de vendas tem fases, processos e necessidades diferentes de um atendimento pós-venda.

Por isso, o segundo passo da montagem dessa ferramenta é definir para qual tipo de atendimento ela está sendo criada.

Assim, se a sua empresa trabalha com SAC, Ouvidoria, Help Desk, Telemarketing, Call Center, entre outros formatos, é essencial criar um script para cada um.

Aqui também é o momento de definir o tipo de script de atendimento que será criado. Isso quer dizer, escolher se ele será na versão roteiro ou guia, de acordo com o atendimento que será prestado. 

Estabelecer as etapas a serem seguidas

Definido para qual atendimento o seu script será direcionando, o passo seguinte é estabelecer as etapas que devem ser seguidas.

Neste ponto é que o script de atendimento realmente ganha forma, visto ser o momento que serão determinadas as falas, ordem de interação, forma de interagir com o cliente, entre outros pontos.

Determinar quais frases-chave devem ser utilizadas durante a interação

Considerando que um dos propósitos do script é padronizar o atendimento, é bem importante que você defina algumas frases-chave durante a sua montagem.

Essas frases vão ajudar, por exemplo, a determinar como devem ser a saudação inicial e final do atendimento, garantindo que todos os profissionais utilizem a mesma linguagem.

Testar o seu script

Estabelecidas as etapas que devem ser seguidas pelos profissionais que vão utilizar o script é essencial testá-lo.

Assim, deve-se utilizar essa ferramenta na prática e verificar se ela realmente atende todos os pontos necessários para prestação de um bom atendimento.

Caso ainda não esteja adequado, é possível ajustar o script antes de disponibilizá-lo para a sua equipe.

Treinar a sua equipe para utilizá-lo no dia a dia

Com todos os ajustes concluídos, chegou o momento de entregar o script de atendimento para a sua equipe.

Porém, não basta disponibilizar essa ferramenta. O ideal é treinar o seu time para que os agentes saibam exatamente como e quando aplicar cada etapa descrita.

Aqui, vale também considerar o feedback dos profissionais. Afinal, eles lidam diariamente com os clientes e sabem melhor do que ninguém detalhes sobre essa interação.

Dica de leitura: “Como manter a satisfação do cliente interno? 5 dicas para o sucesso

Revisar e ajustar sempre que necessário

Se, porventura, os agentes fizerem algum apontamento com foco na melhoria do script, você ainda tem chances de ajustar antes de implementá-lo.

Mas mesmo que esteja tudo de acordo, é bastante indicado revisar a funcionalidade dessa ferramenta de tempos em tempos, a fim de garantir o resultado pretendido com o seu uso.

Qual a importância do script no telemarketing?

No telemarketing, o script de atendimento ajuda o agente a quais passos seguir durante a interação com o cliente.

Essa ferramenta ajuda o profissional a, por exemplo, se apresentar adequadamente, contornar objeções de vendas e a encerrar o atendimento de maneira satisfatória.

Mas não apenas a utilização de um script facilita a rotina dos seus agentes e aprimora o seu atendimento. Boas soluções são fundamentais nesse processo.

O Zendesk para atendimento ao cliente é uma solução de suporte completa, que otimiza o dia a dia da sua equipe e também a maneira como os seus clientes encontram as respostas que tanto precisam.

Histórias relacionadas

Artigo
14 min read

O que é URA? 6 vantagens + uso com IAs de atendimento

O que é URA? Veja como a unidade de resposta audível pode otimizar o atendimento ao cliente e como inteligências artificiais irão revolucionar a ferramenta.

Artigo
33 min read

Dicas para um bom atendimento ao cliente: 16 que você precisa conhecer

Conhecer dicas de bom atendimento ao cliente é essencial para se diferenciar da concorrência. Veja nossa lista com 16 pontos IMPERDÍVEIS para aplicar!

Artigo
11 min read

10 exemplos de perguntas de satisfação do cliente

Veja 10 exemplos de perguntas de satisfação do cliente, entenda os tipos de questionário, os insights que cada um fornece + ferramentas de apoio!

Artigo
15 min read

Qual a importância da comunicação assertiva? Como melhorar a prática?

O que é comunicação assertiva? Entenda a sua importância e benefícios. Melhore a satisfação do cliente e os resultados de sua empresa!