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Artigo 6 min read

Atendimento humanizado na educação: importância e como implementar

Por Zendesk

Última atualização em 4 Abril 2023

O atendimento humanizado na educação é um fator-chave para que uma instituição de ensino consiga encantar e fidelizar pais e alunos, além de captar novas matrículas e se tornar um modelo de negócio lucrativo.

Com o mercado de educação mais competitivo e com o público mais exigente e criterioso, a qualidade do atendimento oferecido pela escola é determinante para conquistar a preferência dos alunos e se fortalecer perante a concorrência.

Para você ter uma ideia, 3 a cada 10 pessoas acreditam que um suporte amigável e empático é o que mais importa em um atendimento. Esse dado faz parte do Relatório Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente.

Já um levantamento feito pela Smart Customer Service revelou que mais da metade das pessoas ficam com receio de entrar em contato com uma empresa por que não querem ter que conversar com um assistente virtual em vez de um atendente humano.

Ou seja, se você quer oferecer para alunos e seus respectivos responsáveis uma experiência positiva com a sua escola, não dá mais para negligenciar a humanização do atendimento.

Tendo isso em vista, trouxemos aqui um conteúdo que vai explicar o que é e qual a importância do atendimento humanizado na educação.

Convidamos você a continuar com a leitura até o final para conferir também 6 dicas valiosas de como oferecer um atendimento humanizado na escola.

Atendimento humanizado na educação: o que é?

O atendimento humanizado é uma abordagem que se caracteriza pela empatia e escuta ativa. Na prática, isso significa que quem presta o atendimento reconhece que, do outro lado, existe também um ser humano com dores, necessidades e expectativas legítimas.

No atendimento humanizado em uma instituição de ensino, o estudante não é tratado apenas como um número, sendo mais um em meio a tantos outros alunos. O atendimento considera as individualidades e demandas específicas apresentadas pelo aluno.

A humanização tem a ver também com o acolhimento que a instituição dá a cada situação, buscando oferecer soluções personalizadas.

Em vez de seguir um script engessado de atendimento, a escola busca fortalecer o relacionamento com seu público avaliando caso a caso.

Qual a importância do atendimento humanizado na escola?

Adotar uma postura mecanizada demais para atender os clientes de uma empresa não é uma boa ideia, especialmente em se tratando de escolas e instituições de ensino em geral.

Pais e alunos querem se sentir ouvidos e ter a certeza de que a escola vai solucionar seus problemas – independentemente do nível de complexidade deles.

Um olhar mais humano sobre as demandas de atendimento apresentadas pelo público faz toda a diferença para que a instituição mantenha seus alunos satisfeitos, estreite o relacionamento com eles e os fidelize.

Outras vantagens ajudam a traduzir a importância da humanização do atendimento. São elas:

1 – Fortalecimento da marca

As escolas que focam em oferecer um atendimento personalizado e humanizado a pais e alunos conseguem fortalecer a imagem da instituição no mercado. Ela se torna referência e mais reconhecida.

2 – Comunicação mais otimizada

As interações não acontecem de forma vertical e unilateral. A comunicação entre a escola e o seu público se torna uma via de mão dupla, pois há um reconhecimento por parte da instituição de que o aluno precisa ser ouvido.

Veja também: O que é Comunicação Não Violenta (CNV)?

3 – Aumento na captação de novas matrículas

Com pais e alunos mais satisfeitos com o atendimento humanizado, a escola se beneficia do bom e velho marketing boca a boca. Ou seja, as pessoas recomendam a instituição para outros potenciais alunos, aumentando o volume de matrículas.

4 – Redução nas transferências

Além de aumentar a captação de novos alunos, a abordagem mais humanizada favorece também a retenção dos estudantes, reduzindo a taxa de transferências.

Humanização do atendimento a pais e alunos: 6 dicas de como fazer

Depois de entender o que é e qual a importância do atendimento humanizado na educação, que tal conferir 6 dicas essenciais de como implementar essa abordagem na sua instituição de ensino?

1 – Faça um diagnóstico do seu setor de atendimento

É muito importante que seja feita uma avaliação de como funciona a sua operação de atendimento hoje. A intenção é identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria.

2 – Invista na capacitação dos agentes de atendimento

Ofereça treinamentos para os atendentes, buscando conscientizá-los sobre a importância da empatia e instruí-los sobre como lidar em determinadas situações de atendimento.

3 – Crie uma seção online para dúvidas frequentes e informações importantes

No site da escola, crie uma página para esclarecer as dúvidas mais comuns de pais e alunos e colocar as orientações mais relevantes. Dessa forma, evita-se sobrecarregar os atendentes, permitindo que eles possam dar uma atenção mais humanizada a demandas de maior complexidade.

4 – Personalize as interações

O atendimento personalizado é indispensável para humanizar as interações. Um software de CRM pode ajudar nisso, pois essa solução tecnológica armazena todos os dados e informações mais relevantes sobre seus alunos e o histórico de relacionamento deles com a instituição.

Veja também: 5 dicas de como fazer um atendimento personalizado e conquistar mais clientes

5 – Utilize a tecnologia como aliada

Além do software de CRM, você pode implementar uma solução de chatbot para otimizar o atendimento. Esses robôs conversacionais operam com Inteligência Artificial e, mesmo não sendo operados por um atendente humano, são capazes de oferecer um atendimento personalizado e humanizado.

Leia também: Chatbot humanizado: 5 dicas para implementar no seu negócio

6 – Adote uma postura proativa

A proatividade é também um fator importante para a humanização do atendimento. Em vez de esperar que o aluno ou responsável procure a escola para solucionar uma questão, você pode se antecipar a esses problemas e entrar em contato com os estudantes para prestar os devidos esclarecimentos e tranquilizá-los.

Prezar pela qualidade no atendimento a pais e alunos é fundamental para a reputação, competitividade e até mesmo sobrevivência de uma instituição de ensino.

Com as dicas para atendimento humanizado na educação que você acabou de conferir, ficará mais fácil para você fidelizar os alunos da sua escola e conquistar outros novos.

Se você gostou deste conteúdo e quer se aprofundar mais sobre o tema atendimento, sugerimos o e-book Planejando e Reduzindo Custos de Atendimento. Neste material gratuito, você vai aprender a montar uma equipe de excelência e a otimizar os custos de operação por meio de um planejamento verdadeiramente eficaz.

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