Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Benefícios do Employee Experience: por que implementar? Veja!

Por Zendesk

Última atualização em 18 fevereiro 2024

Você conhece os benefícios do Employee Experience? Esse é um termo que vem ganhando forma no mundo corporativo e mostra a importância que as empresas vêm dando para a percepção dos colaboradores sobre o local em que trabalham.

Segundo uma pesquisa realizada pela Progic, a principal prioridade para 67% das companhias entrevistadas é melhorar a experiência do colaborador. Será que a sua empresa está pronta para investir de forma estratégica nesse segmento?

Neste artigo você vai descobrir o que é Employee Experience, conhecer 5 benefícios e ainda vai encontrar um passo a passo de como implementá-lo na sua empresa. Quer saber mais? Então, continue a leitura!

Resumo
    • O conceito de Employee Experience envolve toda a experiência que um colaborador passa trabalhando na empresa. Ou seja, refere-se à percepção do colaborador em todas as etapas, desde a admissão até o desligamento.

    • Os 5 principais benefícios do Employee Experience incluem: aumento do engajamento, melhora da produtividade, atração de talentos, diminuição da rotatividade e fortalecimento da cultura organizacional.

    • Para melhorar a experiência do colaborador, as boas práticas são: incentivo ao desenvolvimento profissional, cultura de feedback, flexibilidade (de horário e local de trabalho), benefícios, cultura de inclusão e diversidade e mais.

Conteúdos relacionados

Neste artigo, você aprenderá

O que é Employee Experience?

Employee Experience é toda a experiência que um colaborador passa trabalhando em uma empresa. Ou seja, se refere a percepção pelo colaborador em todas as etapas, desde a admissão, até o desligamento.

Sendo assim, estão dentro do conceito de Employee Experience fatores como modelo e ambiente de trabalho, cultura organizacional, gestão de desempenho, bem-estar, remuneração, entre outros.

É aí que surgem as estratégias voltadas à experiência do colaborador, a fim de colher os benefícios do Employee Experience, que serão detalhados mais à frente. Mas qual a importância desse conceito na prática? É isso que você verá a seguir.

Qual a importância do Employee Experience?

De modo geral, a importância do cuidado com os colaboradores é necessária para promover um desempenho positivo da empresa como um todo. Quando os colaboradores estão satisfeitos em trabalhar em determinado local, eles tendem a ser mais produtivos e engajados.

É o que mostra uma pesquisa realizada por nós da Zendesk. Nela, foi constatado que 41% dos profissionais de Employee Experience entrevistados disseram que uma experiência do colaborador negativa aumenta as chances de rotatividade em uma empresa. 

Esse é um dado valioso, não acha? Pensando nisso, que tal se aprofundar um pouco mais nos benefícios do Employee Experience para uma empresa?

5 benefícios do Employee Experience

Os 5 principais benefícios do Employee Experience são: aumento do engajamento, melhora da produtividade, atração de talentos, diminuição da rotatividade e fortalecimento da cultura organizacional.

Chegou a hora de entender melhor cada um deles!

  1. Aumento do engajamento: quando a experiência é positiva, é normal que haja um maior engajamento dos colaboradores em relação ao trabalho e mais comprometimento com os objetivos da empresa.
  2. Melhora da produtividade: com o aumento do engajamento, também é natural que haja a melhora da produtividade. Se isso se tornar uma realidade para vários colaboradores, é provável que ocorra também um aumento do desempenho da empresa como um todo.
  3. Atração de talentos: empresas que oferecem uma boa experiência para os seus colaboradores também tendem a atrair mais talentos, afinal, a empresa fica marcada como um local positivo no mercado de trabalho.
  4. Diminuição da rotatividade: a boa experiência do colaborador contribui não apenas para atrair os talentos, como também para retê-los, o que reduz o turnover e, consequentemente, os custos para realizar novas contratações.
  5. Fortalecimento da cultura organizacional: todos os benefícios anteriores contribuem para o fortalecimento da cultura organizacional, melhorando a imagem da empresa tanto interna quanto externamente.

E afinal, como implementar Employee Experience na empresa? Se você ficou com essa dúvida, confira o passo a passo a seguir!

Facilite a colaboração entre seus agentes de suporte com uma ferramenta personalizável.

Como implementar Employee Experience na empresa?

As melhores estratégias para aumentar a satisfação dos colaboradores passam pela análise e identificação dos pontos fortes e fracos da cultura da empresa, a definição dos objetivos, a implementação e comunicação das mudanças e a avaliação de resultados.

  • Identificação e análise: o primeiro passo é identificar e analisar quais são os pontos fortes e fracos em relação à cultura organizacional da empresa. Para isso, faça levantamentos e pesquisas com os próprios colaboradores e não se esqueça de criar um ambiente seguro para isso.
  • Definição dos objetivos: com esses dados em mãos, defina quais são os objetivos necessários para tornar a experiência do colaborador mais positiva e interessante. Estabeleça as metas e trace um caminho realista para alcançá-las.
  • Implementação e comunicação: implemente o caminho definido para chegar nos objetivos e não se esqueça de comunicá-lo de forma transparente aos colaboradores. Dê tempo para que possam se habituar com a nova realidade.
  • Avaliação de resultados: faça uma gestão de resultados utilizando métricas pré-estabelecidas e, se necessário, realize ajustes no plano original.

Agora que você já sabe como implementar Employee Experience na empresa, deve estar se perguntando quais práticas influenciam no resultado positivo em relação aos colaboradores. Resumimos as principais para você!

Práticas para melhorar a experiência do colaborador

Em resumo, algumas práticas para melhorar a experiência do colaborador são: incentivo ao desenvolvimento profissional, cultura de feedback, possibilidade de flexibilidade (de horário e local de trabalho), oferecimento de benefícios, cultura de inclusão e diversidade e possibilidade de crescimento dentro da empresa.

Essas práticas entram na etapa de implementação da estratégia e possibilitam que os benefícios do Employee Experience sejam alcançados.

Qual o papel das ferramentas de Employee Experience?

Agora que você já viu quais os benefícios, como implementar o Employee Experience e promover o bem-estar dos colaboradores na sua empresa, deve estar se perguntando como é possível gerenciá-lo na prática, não é mesmo?

É aí que entram as ferramentas e tecnologias que ajudam a otimizar esse trabalho e garantem uma boa experiência sem muita complicação!

Existem ferramentas de Employee Experience especializadas em comunicação e colaboração, gestão de tarefas, programas de feedback e reconhecimento e até mesmo plataformas de treinamentos e desenvolvimento dos colaboradores.

Ofereça o melhor suporte, não importa o canal de atendimento

Conheça o Zendesk corporativo!

Como você viu, o Employee Experience é um conceito que define a experiência que um colaborador passa em uma empresa em todas as etapas relacionadas, desde a admissão, até o desligamento.

Mas não adianta conhecer apenas os benefícios do Employee Experience, é necessário ter um suporte para implementá-lo de forma estratégica e eficaz. É para isso que existe a Zendesk!

A Zendesk oferece uma solução completa de atendimento que é fácil de usar e se adapta ao seu negócio, preparando as equipes para o sucesso e mantendo a empresa em sincronia.

Com o Zendesk corporativo, uma solução de Employee Experience, é possível manter as demandas dos colaboradores organizadas e priorizadas, liberando as equipes internas para se concentrarem nas tarefas gerais, enquanto a ferramenta auxilia na gestão da sua estratégia.

Faça um teste gratuito e coloque em prática sua estratégia de Employee Experience, contando com recursos de inteligência artificial para facilitar a vida dos agentes!

Simplifique o trabalho dos seus agentes com Zendesk.

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Como melhorar os processos internos de uma empresa? 5 dicas

Buscando saber como melhorar os processos internos de uma empresa, seja um pequeno ou grande negócio?…

Artigo
9 min read

Sistemas de IA para experiências do usuário: urgências e tendências

Entenda como os sistemas de IA para experiências do usuário podem ser utilizados para otimizar o trabalho dos agentes e trazer mais satisfação aos clientes.

Artigo
6 min read

Dados em tempo real: como melhoram a experiência do cliente?

O uso de dados em tempo real vem ganhando força entre os líderes de CX e as empresas. Aprenda a implementar esse recurso em seu negócio!

Artigo
7 min read

Tendências emergentes no CX Inteligente: uma visão geral

Descubra quais as principais tendências de CX Inteligente e como os líderes de CX estão encarando essas tecnologias emergentes.