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Artigo 6 min read

Como conquistar alunos novos? 8 dicas de CX educacional para alavancar matrículas

Por Zendesk

Última atualização em 2 fevereiro 2023

Implementar uma cultura de Customer Experience pode ser determinante para as instituições de ensino que buscam como conquistar alunos novos.

A experiência do cliente é um fator que vem se tornando cada vez mais relevante e decisivo para estudantes, pais e responsáveis na hora de escolher em que escola ingressar ou matricular os seus filhos.

Para você ter uma ideia, o Relatório Global de Tendências em CX 2021 revelou que, de 2019 a 2021, 76% dos brasileiros passaram a dar mais importância para a experiência que as empresas oferecem aos clientes.

Trazendo isso para o contexto educacional, a melhoria da experiência do aluno é fundamental não apenas para atrair novos estudantes, mas também para fidelizar aqueles que já estão matriculados.

Neste artigo, vamos apresentar 8 dicas de como captar alunos a partir do Customer Experience e estabelecer um relacionamento de longo prazo com eles.

Como conquistar alunos novos com Customer Experience?

O Customer Experience é uma área que se dedica a oferecer para os clientes de uma empresa a melhor experiência possível em todos os pontos de contato entre eles e a marca.

E por “experiência”, entende-se a percepção que os clientes têm ao interagirem com os produtos e serviços da empresa.

Tendo isso em vista, confira a partir de agora como conquistar alunos novos a partir de 8 dicas de Customer Experience aplicadas à educação.

1 – Defina um ICP para a sua escola

ICP significa Ideal Customer Profile – ou Perfil de Cliente Ideal. Ou seja, qual é o perfil de alunos que você considera ideais para a sua escola?

A partir da resposta para essa pergunta, você poderá direcionar melhor as suas estratégias de CX para captação e fidelização de alunos.

Com base no ICP, é possível oferecer experiências que sejam relevantes para o seu público. Para definir o Perfil de Cliente Ideal, considere aspectos como demografia, perfil socioeconômico, localização geográfica, preferências, dores, necessidades, canais de comunicação mais utilizados, etc.

2 – Conte com um sólido plano de ensino

O plano de ensino é um documento que pode impactar a experiência dos alunos e, por isso, é determinante para conquistar novas matrículas.

Os alunos, pais e responsáveis precisam ter clareza sobre a metodologia de ensino adotada em sala de aula, quais conteúdos serão ensinados, como serão feitas as avaliações, quais serão as atividades extracurriculares, quais são as regras de conduta, os objetivos a serem cumpridos, entre outros pontos importantes.

3 – Faça benchmarking dos seus principais concorrentes

Os seus concorrentes podem ser uma grande fonte de inspiração. Busque investigar que estratégias e boas práticas de CX para captação de alunos novos eles adotam e que têm potencial para serem adaptadas à realidade da sua escola.

Faça benchmarking para comparar a experiência que as outras escolas oferecem e identificar em que pontos você está falhando, além de oportunidades para fazer melhor com os seus alunos.

4 – Crie ações que impactem a comunidade ao redor

Para conquistar alunos novos e oferecer boas experiências, você não deve encarar a sua escola como uma ilha isolada; é preciso considerar também a comunidade ao redor em que ela está inserida.

Nesse sentido, crie ações voltadas à integração dos alunos com a comunidade. Planeje atividades fora dos portões da escola e também crie um programa que abra as portas para que pessoas de fora possam usufruir dos recursos e infraestrutura da instituição.

5 – Adote uma estratégia omnichannel

É muito importante para a captação de novos alunos que a sua escola disponibilize diferentes canais de atendimento para o seu público.

Eles devem conseguir contatar a escola de diferentes maneiras, seja para esclarecer dúvidas, efetivar a matrícula ou qualquer outro tipo de solicitação.

Para isso, uma estratégia omnichannel possibilita que seus diferentes canais operem de forma integrada, favorecendo a experiência dos alunos. Assim, uma solicitação iniciada por e-mail, por exemplo, pode ter continuidade por telefone sem que o aluno precise explicar tudo do zero.

Veja também: Consumidor‌ ‌omnichannel:‌ ‌perfil, comportamento‌ ‌e‌ como agir para encantá-lo‌? 5 dicas práticas ‌

6 – Simplifique os processos de matrícula e rematrícula

Para conquistar alunos novos, é imprescindível que a experiência de matrícula – e também de rematrícula – seja o mais simples e rápida possível.

Processos muito burocráticos e com um sistema lento e pouco amigável (no caso das matrículas online) tendem a desestimular alunos, pais e responsáveis, que desistem de ingressar na sua escola.

Procure investir em ferramentas e desenvolver diretrizes internas que otimizem esse processo.

7 – Mensure o nível de satisfação dos seus atuais alunos

Para conquistar alunos novos, é interessante que você entenda o nível atual de satisfação do seu corpo discente atual.

Isso porque a tendência é que pais e alunos satisfeitos recomendem a sua escola para outras pessoas, gerando mais oportunidades de fazer novas matrículas.

Portanto, mantenha o nível de satisfação dos alunos no seu radar e busque identificar maneiras de promover a melhoria constante desse indicador.

Um método muito utilizado para medir a satisfação é a pesquisa de NPS:

8 – Utilizar um software de CRM

O software de CRM é um sistema especializado na gestão do relacionamento com os clientes.

Esse tipo de ferramenta pode ser utilizada para conquistar novas matrículas. Todas as informações mais relevantes sobre potenciais alunos e o histórico de interações com a sua escola ficam armazenados em um só lugar.

Você pode segmentar os seus contatos e adotar estratégias mais direcionadas, aumentando as chances de gerar uma conversão.

Leia também: Gestão de relacionamento com o cliente: o que é software de CRM

Bom, essas são as nossas 8 dicas de como conquistar alunos novos com o Customer Experience. O que você achou dessas recomendações?

Como você pôde conferir na nossa última dica, um sistema de CRM pode ser um verdadeiro aliado na melhoria da experiência do aluno e na captação de novas matrículas.

Felizmente, a Zendesk oferece uma solução robusta para você implementar na sua escola: o Zendesk Sell.

A nossa plataforma de CRM permite centralizar todas as informações sobre alunos em potencial, antecipar o volume de oportunidades, analisar a progressão de leads no funil de vendas, realizar abordagens personalizadas e muito mais.

Quer entender melhor como o Zendesk Sell funciona na prática? Então faça um tour por essa solução e inicie a sua avaliação gratuita!

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