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Artigo 10 min read

Como identificar tendências de mercado de 2022: 5 dicas e 7 sites para acompanhar

Por Zendesk

Última atualização em 14 março 2023

Faz parte do trabalho de uma empresa atual se manter atenta às novidades do mercado, às mudanças no comportamento do consumidor e na concorrência. Tudo isso a mantém  preparada para sair na frente ou acompanhar às novas necessidades do universo em que estão inseridas. Por isso, neste artigo, vamos mostrar como identificar tendências de mercado e manter seu nível de competitividade. Curtiu? Então continue lendo!

O que é tendência de mercado?

Antes de entender de fato como identificar tendências de mercado, é preciso entender o conceito de tendência dentro de uma lógica mercadológica. 

Quando pensamos em tendência dentro deste contexto, estamos tratando de mudanças que estão ocorrendo ou que têm grandes chances de acontecer em breve, e que vão impactar as relações comerciais, dentro de um setor específico ou do mercado como um todo.

O desenvolvimento tecnológico acelerado tem criado novas tendências cada vez mais rápido, por isso, quem não se mantém atento tende a perder boas oportunidades e está ficando para trás.

Vários acontecimentos podem gerar novas tendências de mercado, entre eles:

  • invenção de novas tecnologias, 

  • criação de novos dispositivos digitais, 

  • popularização de canais de comunicação, 

  • evoluções de produtos e serviços,

  • novos valores que a sociedade começa a desenvolver, 

  • crescimento do ativismo social sobre temas atuais, 

  • novos nichos de mercado, 

  • mudanças de comportamento de compra e mais.  

Mas, afinal, como identificar as  tendências de mercado, para então se preparar para aproveitar o melhor que elas têm a trazer? É sobre isso que vamos falar nas próximas linhas. Confira!

Como identificar tendências de mercado? 5 dicas essenciais

Todo mundo quer estar na vanguarda e inovar, além de muito reconhecimento como uma empresa “a frente do seu tempo”, prever os movimentos do mercado irá te dar a chance de explorar áreas ainda sem concorrência.

Claro que não é uma tarefa simples e não existe uma receita pronta para isso, mas se você quer saber como identificar tendências de mercado e sair na frente dos seus concorrentes, veja essas dicas:

Peça feedbacks a seus clientes

Seus clientes são uma base de consumidores que já conhece o seu produto e decidiu comprar de você. Claro que eles não vão te dizer quais as novas tendências do mercado apenas dando um retorno da experiência que tiveram com sua marca, mas podem deixar algumas pistas valiosas.

Dentro de feedbacks de clientes é possível encontrar oportunidades dentro das reclamações, sugestões e experiências descritas por eles. 

Aquilo que os clientes “sentem falta” em um produto, pode vir a se tornar uma tendência.

Invista em pesquisas de mercado

Um ponto que certamente irá te ajudar a encontrar exemplos de tendências de mercado é investir em algumas pesquisas de mercado, seja contratando uma empresa para saber mais sobre um determinado público, seja acompanhando as pesquisas que vêm sendo feitas por outras organizações e órgãos confiáveis.

Observe com olhar crítico tentando extrair novas tendências que elas possam vir a revelar.

Acompanhe influenciadores e páginas da sua área

Cada dia mais as pessoas passam horas em frente aos celulares e as redes sociais. Dificilmente você vai encontrar alguém que não tenha nenhuma rede social e não siga algumas pessoas que admira.

Os chamados influenciadores digitais volta e meia ditam tendência, basta seguir alguns deles para comprovar esse ponto. Basta eles postarem um tipo de produto como parceiro para rapidamente os consumidores iniciarem suas pesquisas sobre o item.

Diferencie novos padrões de consumo de modas passageiras

Um ponto onde muitos empreendedores pecam é o de investir rápido demais em alguma tendência que possa ser passageira. Claro que dá para aproveitar e surfar na onda dessas “modinhas”, faturando alto em um período específico, mas atenção para o volume de investimento que você fará para isso. Agir rápido é fundamental, mas é preciso ter cautela.

Um exemplo recente são as lives de shows de artistas famosos. Durante uma parte da quarentena feita devido o Covid-19, esses eventos fizeram muito sucesso, sendo cada vez mais bem produzidos e com mais investimento. Entretanto, num dado momento elas perderam o fôlego e com a volta das atividades não tem mais tanto propósito.

Faça análise de concorrência e fique de olho

Se você pensa que é apenas você quem está em busca de uma forma de como identificar tendências de mercado, saiba que seus concorrentes também estão nessa, por isso, é essencial ficar de olho neles.

Sites e ferramentas de monitoramento de tendências de mercado

Algumas ferramentas e sites voltados para o mapeamento do mercado podem ser parceiros muito úteis para que você encontre novas tendências de mercado.

Use esses canais para identificar padrões de comportamento que estão em alta e tendências que parecem ter “vindo para ficar”. 

WGSN

Uma das principais formas de identificar tendências de mercado é seguir sites que são referências quando o assunto são novas formas de consumo. O WGSN é um bom exemplo disso. Mesmo sendo um site voltado para a moda, eles tratam de muitos assuntos e possuem materiais e serviços de consultoria para quem quer ficar atento às tendências.

B9

O site brasileiro que é referência em produção de podcasts e que recentemente anunciou uma parceria com a Globo, oferece um conteúdo de notícias muito rico em vários setores como: 

  • Cultura, 

  • Política, 

  • Social Media, 

  • Criatividade, 

  • Mercado Tecnológico, 

  • Negócios e muito mais. 

Os podcasts mais famosos são o Braincast e o Mamilos, que sempre tratam de assuntos atuais de diversas áreas. Vale a pena acompanhar. 

Meio e Mensagem

Outro site recheado de notícias e reportagens voltados para comunicação, publicidade e tecnologia, o site Meio e Mensagem tem uma estrutura menos dinâmica e é bem voltado ao mercado publicitário, mas vale a pena acompanhar .

Google Analytics

Importante ferramenta do Google, o Analytics é responsável por monitorar e trazer todos dados referentes às visitas ao seu site, ele oferece vários relatórios e possui filtros que podem ser muito úteis na hora de identificar insights e testar a resposta dos seus visitantes.

Google Trends

Já o Google Trends possui um mecanismo que permite analisar várias tendências utilizando o fluxo de buscas de palavras-chave que são pesquisadas no Google. 

Desta forma, você consegue encontrar diversos termos que estão sendo mais usados no momento em pesquisas de usuários e que podem indicar um movimento de mercado ou uma tendência.

Google Alertas

Outra ótima ferramenta do Google, o Alertas serve principalmente para monitorar e alertar sobre certos assuntos que possam estar relacionados a temas que interessam a sua empresa. Você pesquisa os assuntos que você julga pertinente seguir e o Google te alerta para cada atualização envolvendo este termo.

CRM 

Uma ferramenta fundamental em qualquer empresa, o CRM é um software de gestão de clientes e irá acompanhar e registrar todo o contato feito com seus clientes e prospects.

Por meio do sistema é possível coletar dados e informações relacionadas aos seus consumidores e o que eles podem estar buscando. 

Um banco de dados como o oferecido pelo sistema vai te ajudar a melhorar a inteligência do negócio, também em relação às tendências.

Leia também: O que é Business Intelligence, para que serve + exemplos

7 tendências de mercado para 2022 para ficar de olho

Agora que você entendeu melhor o que são e como identificar tendências de mercado, vamos apontar aqui algumas das tendências mais em alta para 2022. Fatalmente algumas delas (ou todas elas) vão influenciar o mercado no ano que vem. 

Home Office

Uma das tendências que começou a surgir por necessidade em 2020, se manteve forte e em crescimento em 2021 mesmo com a vacinação e a possibilidade do trabalho presencial, o Home Office já é uma realidade para muita gente e nada indica que isso vá mudar.

Estamos falando de uma tendência muito relevante para todas as empresas, afinal, pode ser um modelo mais econômico de trabalho. 

Além disso, é uma oportunidade para quem vende material de escritório, cadeiras, mesas e materiais de escritório em geral.

Mercado de produtos saudáveis ou artesanais

O mercado de produtos saudáveis vem em um crescimento constante, só entre os meses de janeiro e abril de 2021, o crescimento foi de 47,8% segundo um levantamento da BCC Research.

A mesma pesquisa ainda aponta que o crescimento deve ser de cerca de 1,5% ao ano até pelo menos 2024, quando o ramo chegará a valer cerca de R$211,3 bilhões de dólares.

Outro ramo que segue em ascensão é o de produtos artesanais que na mesma pegada do público que consome produtos saudáveis. Afinal, esse consumidor também busca opções de produtos menos industrializados.

O ramo de produtos artesanais também atrai quem não se importa em pagar um pouco a mais por produtos feitos com mais qualidade e exclusivos como: 

  • cervejas, 

  • sabonetes, 

  • perfumes, 

  • roupas, 

  • móveis,

  • artigos de decoração feitos à mão.  

Setor de serviços cada vez mais online

Quase todo tipo de produto já pode ser comprado de forma online, seja pelo computador ou pelo celular, em poucos cliques você consegue resolver tudo sem sair de casa e o setor de serviços deve seguir esse movimento.

Sua empresa pode oferecer soluções online? Talvez seja interessante entrar nesse mercado. Por isso, fique atento, porque em 2022 as vendas online continuam firmes e fortes.

Autenticidade cada vez mais valorizada

Você já deve ter se deparado com pessoas discutindo sobre como os diversos produtos parecem tão iguais.

Esse tipo de sentimento é uma das coisas que movimentam o setor de produtos artesanais para frente e para alguns especialistas do mercado, a autenticidade é algo que tende a ser cada vez mais valorizado.

Pagamentos via celular mais recorrentes

Os meios de pagamentos são outros que vem crescendo de forma vertiginosa, se antes as operadoras de cartão comandavam o mercado, agora serviços como Paypal, Mercado Pago e PicPay, além de outras soluções de pagamentos vêm crescendo.

Além disso, temos o Pix, que a cada dia tende a se tornar um pré-requisito de qualquer estabelecimento e e-commerce no geral. Também tem as criptomoedas que também vão se popularizando cada vez mais. 

Consumo e economia compartilhadas

Os serviços compartilhados devem crescer com a volta normal de circulação entre as pessoas. O mercado tem se mostrado promissor para locais de trabalho compartilhados como coworkings e aluguel de moradias no estilo do AirBnB.

Essa forma de consumo tende a mudar os padrões que antes eram voltados para compra e venda para uma maneira de “alugar” mais recorrente. Os próprios aplicativos de transporte vem fazendo muitas pessoas desistirem de comprarem carros.

Ferramentas para acompanhar as tendências de mercado

O uso de tecnologia dentro das empresas é uma das tendências que não podem ser ignoradas. Além de elas próprias serem uma nova forma de relação entre você, seus clientes e suas soluções, elas também facilitam a identificação de comportamentos que podem se traduzir em novas tendências.

Por isso, indicamos que você conheça mais sobre o sistema de CRM para equipe de vendas e o software de atendimento ao cliente

Entre em contato com a Zendesk, faça um teste gratuito das nossas soluções que vão contribuir para melhorar a experiência do cliente e identificar as tendências de mercado. Descubra o que podemos fazer para te ajudar a melhorar o desempenho da sua empresa.

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