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Como não ser um vendedor chato? 5 dicas para manter o cliente

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

Atualmente, dificilmente é possível gerar boas vendas se não houver uma conexão com o cliente. Pensando nisso, é fundamental entender como não ser um vendedor chato.

Afinal, já passou o tempo em que esses profissionais deveriam empurrar os produtos ou serviços a qualquer custo para conseguir finalizar o negócio. Considerando os hábitos dos consumidores e a competitividade do mercado, não há mais espaço para quem age dessa maneira.

Um estudo da PwC mostra que, para 73% dos entrevistados, ter uma boa experiência é determinante em suas decisões de compra, ficando atrás apenas do preço e da qualidade do produto. E para que essa percepção sobre a empresa e o profissional seja positiva, é imprescindível ser um bom vendedor.

Contudo, fica a dúvida: como saber se você é chato? O que realmente define essa característica, do ponto de vista dos potenciais clientes? Como conseguir identificar isso em você mesmo? Principalmente: como fazer para evitar?

O consumidor contemporâneo busca por um consultor. Alguém que possa realmente ouvi-lo, entender as suas dores e propor a melhor solução.

Por isso, cada vez mais se reconhece a necessidade de envolver-se. Os clientes não querem apenas um produto, mas sim um relacionamento com a empresa que estão comprando.

E isso pode ser extremamente positivo para o seu negócio – desde que entenda como não ser um vendedor chato. Quer saber mais sobre o assunto e descobrir se você é esse tipo de profissional? Então, continue a leitura.

Como saber se você é um vendedor chato?

Muitos profissionais, principalmente aqueles que estão nessa carreira há mais tempo, foram treinados para usar abordagens invasivas, inconvenientes e, muitas vezes, pressionando os clientes. 

Apesar da persistência ser uma virtude, e bem vista na hora de fechar um negócio, é necessário reconhecer o limite para que você não se transforme num vendedor chato.

Mas, afinal, qual a diferença entre um vendedor chato e um persistente? Algumas dessas características podem ajudar a entender o grande diferencial dos dois profissionais. O vendedor chato:

  • Não respeita o espaço do cliente e quer tudo no seu tempo;
  • Exagera na cobrança (seja por ligação, e-mail ou mensagem);
  • Não sabe ouvir e realmente interpretar o que o cliente tem a dizer;
  • Ignora as necessidades do clientes e tenta vender o que é melhor para ele;
  • Não consegue focar no relacionamento a longo prazo.

Não parece interessante lidar com uma pessoa que possui essas características, certo? Em um cenário de concorrência, é muito possível que o cliente opte por outra empresa pelo simples fato de não querer se relacionar com esse tipo de vendedor.

No fim das contas, ser um vendedor de sucesso tem muito mais a ver com o seu preparo e a maneira que você trata o cliente do que com “dom” ou “talento nato”, como muitos acreditam.

Lembre-se de que, independentemente da concretização da venda, a experiência do cliente continua sendo essencial. E, percebendo que a objeção contínua ou até mesmo a falta de interesse do cliente no produto é real, você deve saber quando parar para não ultrapassar os limites.

Como não ser um vendedor chato? 5 dicas

1. Conheça seu cliente e tenha suas informações em mãos

Ao atender os clientes, é imprescindível ter todas as informações sobre ele em mãos. Assim, você evita confundir dados, interesses e pode até ter acesso ao histórico de contato.

Mas, com certeza, depender da sua memória não é a melhor alternativa. Faz a diferença ter um sistema organizado em que consiga encontrar os dados mais relevantes sobre o consumidor sempre que precisar.

Pode ser uma agenda, uma planilha ou um software de CRM. A praticidade de cada uma dessas ferramentas irá depender da quantidade de clientes que você tem na sua carteira e se é necessário compartilhar essas informações com outras pessoas da equipe.

Com um CRM de vendas, por exemplo, além de ter todos esses dados de maneira facilitada, ainda é possível analisar a frequência de contato com o usuário. Tudo isso ajuda a indicar o momento certo de ligar para o cliente novamente, evitando que a frequência seja o problema no relacionamento entre as duas partes.

2. Não fale demais

Como saber o que o seu cliente precisa, senão ouvindo o que ele tem a dizer?  Um dos maiores segredos sobre como não ser um vendedor chato é evitar falar o tempo todo. Pelo contrário, o ideal é escutar atentamente aquilo o que o seu consumidor precisa falar. 

Muitas vezes, o próprio cliente orienta toda a negociação, entregando ao vendedor todas as informações e argumentos que serão necessários para converter a venda. Mas, para isso, é necessário saber ouvir.

Dica de leitura: Ouvir o cliente: por que essa prática é importante e 5 dicas para escutar melhor os clientes da sua empresa

3. Saiba aproveitar o tempo do cliente

Para entender como não ser um vendedor chato, você precisa ter em mente que o tempo dele é algo precioso. Por isso, sempre que possível, vá direto ao assunto, mas evitando “atropelar” a fala do futuro comprador. 

Ou seja: não fique com enrolações, mas deixe-o falar quando ele quiser. Ouça o que ele tem a dizer e, sem mais rodeios, comece a responder pontualmente os seus questionamentos, sempre de maneira clara, precisa, segura e sincera.

Além disso, ao invés de fazer ligações frequentes, caso uma conversa não termine com a negociação, tente combinar com o potencial cliente quando seria o melhor momento para retornar. Isso dá uma maior percepção de organização, e permite que o consumidor consiga se planejar melhor para o próximo contato.

4. Mantenha o foco nas necessidades do cliente

Uma vez que você conhece o seu cliente, tem todos os dados relevantes sobre ele e ouviu o que ele tinha a dizer, então provavelmente tem em mãos as informações mais importantes para a continuidade da negociação.

Afinal, saber ouvir permite que você consiga identificar as suas reais necessidades, podendo oferecer algo que o atenda, com muito mais assertividade e agilidade. 

Dessa forma, ao invés de tentar oferecer vários produtos para o cliente, opte por aqueles que realmente irão satisfazer suas demandas, resolvendo o problema que ele tem.

Por fim, essa também é uma boa maneira para desenvolver um relacionamento de longo prazo. Afinal, ao compreender o consumidor e oferecer algo realmente de valor, há maiores chances de alcançar a satisfação do cliente.  

5. Saiba usar o social selling a seu favor

Social selling, ou, venda social, é um processo em que vendedores utilizam as redes sociais para criar um relacionamento com potenciais clientes. Esse método de conquista se baseia na confiança. Os prospects são atraídos e se conectam com a marca. 

Mas, em momento nenhum, a marca precisa deixar evidente que seu maior interesse é vender. Isso deve estar intrínseco, sendo a venda um reflexo natural do bom relacionamento construído entre a empresa e o prospect. 

Isso porque no social selling, duas questões são consideradas importantes: o conteúdo de qualidade e os seres humanos

Quer saber mais sobre essa estratégia? Confira esse conteúdo: O que é Social Selling e como essa estratégia pode ajudar nas suas vendas?

Como ter empatia no atendimento ao cliente? Dica bônus

Ter uma comunicação empática é fundamental para criar relacionamentos duradouros entre o cliente e a empresa.

Uma das definições para empatia é “ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias”.

Então, por vezes, é fácil reconhecer se você é um vendedor chato. É só se colocar no lugar do cliente. Você gostaria de receber a mesma quantidade de ligações ou sentir a mesma pressão para fechar um negócio?

Essa é a importância de ter a empatia como central tanto nas vendas quanto no atendimento ao cliente. 

Por fim, recapitulando: como não ser um vendedor chato?

  • Conheça seu cliente;
  • Tenha todas suas informações em mãos;
  • Saiba ouvir e não fale demais;
  • Aproveite o tempo do cliente;
  • Mantenha o foco nas necessidades;
  • Use o social selling a seu favor;
  • Tenha uma comunicação empática.

Além disso, outra dica é contar com um ferramenta de vendas que inclua diferentes funcionalidades, como:

  • Gestão de conteúdo;
  • Análise de dados;
  • Avaliação dos resultados de cada contato;
  • Medição de alcance de metas;
  • Monitoramento de resultados da equipe, e mais. 

Transforme conversas em conversões com o Zendesk Sell. Tenha uma visão completa sobre o pipeline de vendas, mantendo sua equipe focada nos leads e nas oportunidades de maior valor. 

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