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O que é Social Selling e como ele vai ajudar suas vendas?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 9 Dezembro 2020
Última atualização em 9 Dezembro 2020

As vendas de uma empresa podem ser impulsionadas a partir do momento em que você entende o que é social selling e descobre as oportunidades de negócio que estão presentes nas redes sociais. 

A ideia por trás do social selling é que, ao estabelecer um relacionamento com os clientes nestes canais, é possível engajá-los com sua marca e, assim, direcioná-los para uma conversão. Ou seja, a venda será uma consequência da relação inicialmente criada nas redes sociais

Para te ajudar a entender melhor o que é social selling, como usá-lo para gerar mais vendas e como fazer social selling na prática, continue lendo esse artigo!

O que é social selling?

Social selling (“venda social” em tradução livre) é a utilização das redes sociais como meio para a construção de relacionamentos com os clientes para gerar vendas. Porém, não basta apenas estar nas mídias digitais e publicar conteúdos aleatoriamente: é preciso criar uma estratégia que de fato gere engajamento e resulte em conversão. 

Por isso, o primeiro passo é analisar onde o seu público-alvo está e quais tipos de conteúdo são suas preferências de consumo. Em seguida, é possível criar um planejamento para investir em social selling e assim aumentar as chances de vendas por meio do engajamento gerado nas redes sociais. 

Como o social selling ajuda a alavancar as vendas?

Antes de mais nada é preciso enfatizar que as redes sociais em si não são uma ferramenta de venda, mas sim um canal que permite a criação de um relacionamento com o cliente.

As redes sociais conectam empresas aos seus consumidores e, ao engajar com cada um deles, é possível direcioná-los em suas respectivas jornadas de compra para que a conversão aconteça. 

Diretamente relacionado a isso, também é importante ter clareza sobre o funil de vendas do seu negócio para que as publicações feitas nas redes sociais tenham como foco temas de topo e meio de funil, ou seja, respectivamente as etapas de descoberta do problema e consideração de soluções. 

Para entender melhor como o social selling têm impacto nas vendas, a pesquisa da Sales for Life  mostra que vendedores que usam as redes sociais como parte da estratégia de prospecção têm uma eficiência 66% maior nas vendas quando comparado àqueles que utilizam apenas as técnicas tradicionais. 

Além disso, a mesma pesquisa mostra que 62,9% dos profissionais de vendas afirmam que o social selling se tornou extremamente importante para o fechamento de novos negócios

Assim, ao entender o que é social selling, você verá que essa estratégia tem o potencial de alavancar as vendas por meio do relacionamento criado nas redes sociais.

O objetivo é direcionar os clientes desses canais para o site da sua empresa quando eles estiverem na etapa de consideração, o que aumentará as chances de conversão e, por consequência, de vendas também.

Como fazer social selling na prática

1. Defina onde seu público está 

Para que suas publicações sejam assertivas, é importante publicar os conteúdos nos canais mais adequados para o perfil do seu público. Um social selling B2B, por exemplo, é mais focado no LinkedIn, enquanto uma estratégia B2C já é voltada para Facebook, Instagram e Twitter, para citar alguns exemplos. 

2. Faça um planejamento de conteúdos para topo e meio de funil

Imagine uma empresa que tenha cafés como produto principal. Não adianta fazer uma série de publicações mostrando seu produto se os clientes potenciais nas redes sociais ainda não estão maduros os suficientes para receberem essa informação.

Então, crie conteúdos de topo, como mostrar curiosidades sobre o café, explicar como um café é feito, e também conteúdos de meio de funil, como dicas para escolher o melhor café, as melhores opções do mercado e afins. 

3. Crie um relacionamento 

O poder das redes sociais está no fato de que seus clientes têm voz ativa nesses canais. Por isso, aproveite essa oportunidade e gere engajamento, crie conversas e estabeleça um relacionamento. Entenda o momento de cada um de seus clientes e direcione-os ao longo do funil para que a conversão aconteça. 

Esta também é a etapa de captação de leads. Ao perceber que o cliente potencial está maduro o suficiente, indique um conteúdo relevante que precise de um cadastro para ser acessado, mostre uma página que o estimule a deixar seus dados e, assim, gere leads para seu time de atendimento. 

Leia também: Como ser um bom vendedor: o guia definitivo

4. Qualifique os leads gerados

Neste momento é preciso ter uma ferramenta adequada para organizar e qualificar todos os leads gerados por meio da estratégia de social selling. Lembre-se de sempre acompanhar os dados para identificar quais tipos de publicações geram mais oportunidades de relacionamento, quais convertem mais e quais são mais assertivas. 

Para acompanhar esse volume de informações e também qualificar os leads, é importante ter um software que centralize todos os dados em um só lugar. O Zendesk Sell é uma ferramenta que permite isso, pois facilita a atualização constante dos dados no sistema, organiza os contatos e otimiza a qualificação, dentre outras soluções. 

5. Analise os resultados 

Para que você entenda se suas ações de social selling estão trazendo resultados financeiros para o seu negócio, é preciso analisar as métricas que mostram a jornada percorrida pelo seu cliente até ele realizar uma compra.

Faça um acompanhamento do volume de contatos que vieram das redes sociais e quantos fecharam uma venda. Suas decisões sempre devem ser pautadas em dados e a análise deve ir além do número de curtidas e compartilhamentos. 

Preparado para investir em social selling?

Agora que você já sabe o que é social selling, como ele vai ajudar nas suas vendas e como utilizar essa estratégia no contexto da sua empresa, basta colocar as ações em prática, fazer testes e acompanhar os resultados. 

Caso seja preciso faça ajustes, redefina metas e refaça conteúdos, sempre analisando as métricas. Assim, você estará trabalhando para que as conversões aumentem e, por consequência, as vendas também. 

E, claro, tenha as melhores ferramentas como aliadas para tornar o social selling ainda mais eficaz. Veja aqui como o Zendesk Sell pode ajudar a otimizar a qualificação dos seus leads para manter as vendas do seu negócio a todo vapor.

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