Artigo | 6 min read

CRM como vantagem competitiva: use essa ferramenta e transforme seus negócios

Por Zendesk

Última atualização em 9 fevereiro 2023

Atualmente, o mundo dos negócios é extremamente concorrido. Por isso, diversas empresas buscam formas de melhorar, otimizar e automatizar os seus serviços. Nesse momento, é preciso que você possa enxergar um sistema CRM como vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.

Assim, se você ainda não sabe o que é, como funciona e todos os benefícios de ter um sistema CRM como vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes, nós vamos te explicar. 

Fique ligado e confira tudo sobre e ao final, vai entender porque precisa ter um na sua empresa, confira!

O que é CRM?

A sigla CRM é a abreviação de “Customer Relationship Management”, ou em português “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. Ou seja, se trata de um software para te ajudar a fazer uma melhor gestão dos seus clientes e leads. 

Por isso é preciso que você enxergue o CRM como vantagem competitiva no mercado.

Afinal, por meio do CRM você pode potencializar o seu marketing, atendimento e todos os pontos de contato com a sua empresa. Dessa forma, ao conseguir estabelecer um melhor relacionamento com o cliente, as suas chances de conseguir atraí-lo para os seus negócios vai aumentar consideravelmente.

Leia também:

Como funciona um sistema de CRM?

Um software como esse é capaz de armazenar dados e informações sobre os seus clientes e também dos leads. Coisas importantes, como o nome, endereço, número de telefone e tudo que for importante para o seu serviço ou produto.

Além do mais, consegue detalhar todas as atividades e pontos de contato que uma pessoa tenha com a sua empresa. Seja por meio de ligação telefônica, de abertura de um e-mail ou mesmo de uma visita ao seu site, tudo isso fica armazenado no sistema.

 

Porque o sistema de CRM como vantagem competitiva é importante?

Como vimos, um software de CRM não pode ser resumido a uma espécie de lista com dados básicos sobre clientes e interessados. 

Pois, além disso, ele é capaz de reunir e unificar dados e informações importantes para as suas equipes, como o  histórico de acessos, informações pessoais e preferência de compras dentro ou fora do seu segmento.

Assim, um CRM como vantagem competitiva em relação à concorrência faz toda diferença. Pois, ele capaz de:

  • rastrear, armazenar e gerenciar dados sobre os clientes;
  • manter a sua equipe conectada por qualquer dispositivo;
  • controlar de e-mails dos clientes, enviados e recebidos;
  • tornar tarefas repetitivas mais simples e eficazes para a captação de novos leads;
  • fazer recomendações e percepções em tempo real para ajudar no atendimento;
  • pode ser adaptado e atualizado para se adequar ao crescimento da sua empresa.

Sugestão de leitura:

Vantagens de um sistema CRM como vantagem competitiva

Sabendo tudo que um sistema CRM pode fazer, fica claro entender porque ele é tão vantajoso. Afinal, ele contribui de forma direta para que sua empresa deixe para trás processos obsoletos e desorganizados. 

O software vai manter tudo que você precisa sempre em ordem e com total acessibilidade, o que vai otimizar e contribuir para o seu processo de vendas.

Com um sistema de CRM sua empresa vai se livrar de uma vez por todas das pilhas intermináveis de papéis, pastas e lembretes. 

Dessa forma, com as vantagens do CRM, vão estar sempre trabalhando com informações atualizadas sobre os seus clientes e leads, bem como com todos os contatos que eles façam com a empresa.

Então, agora vamos ver os 5 motivos pelos quais um sistema CRM como vantagem competitiva é tão importante. 

 

1. Melhoria no relacionamento com os clientes

O atendimento ao cliente é uma das chaves para o sucesso. Por isso, é essencial oferecer uma boa experiência ao cliente, para que ele se sinta satisfeito e se mantenha ligado a sua empresa. Mas, como fazer isso? Por meio de um CRM.

As estratégias de CRM vão te ajudar a entender melhor os seus clientes e também os seus leads. Pois, de forma antecipada você poderá escanear toda situação e encontrar a solução que melhor se adapta às necessidades e ao perfil de cada um.

 

2. Identificar as melhores oportunidades

O sistema CRM como vantagem competitiva vai te ajudar a traçar o perfil ideal de cliente para a sua empresa. Além de traçar quais os melhores canais para chegar até eles. 

Assim, com todos esses dados, a sua campanha de marketing pode ser melhor direcionada. 

Dessa forma, ao encontrar mais leads do que antes, fechar cada vez mais negócios e segurar um número maior de clientes satisfeitos. você vai poder começar a pensar em expandir sua empresa.

 

Leia também:

 

3. Armazenamento e gerenciamento de dados

Em um mundo cada vez mais digital é importante ter um programa que possa corresponder às necessidades das empresas. E é exatamente para isso que o sistema de CRM foi criado.

Esse tipo de software consegue armazenar e ainda fazer uma triagem das informações para te entregar apenas o que for mais importante sobre cada cliente ou lead que você tiver. 

Assim, além de ter todos os dados pessoais, você vai conseguir criar estratégias de CRM que façam essas pessoas terem uma ligação com a sua empresa, seja por meio do conteúdo, do marketing ou mesmo do seu atendimento. 

 

4. Melhor gestão de tempo

“Tempo é dinheiro!” Essa é uma frase muito conhecida no Brasil, ainda mais quando se fala em mundo de negócios. Quanto mais pessoas conseguir atender e em menos tempo, seja por meio de ligações, e-mail ou em seu site, melhor.

Além disso, com um atendimento padronizado, onde o sistema vai te oferecer tudo que precisa para suprir as carências de cada cliente, todo atendimento fica mais rápido e bem avaliado. 

Por isso, é fundamental ter um sistema de CRM como vantagem competitiva, você vai conseguir atender muito mais pessoas e da melhor forma do que aqueles que não possuem um.

 

5. Avaliar os resultados

Por mais que você tente fazer as mais diversas campanhas, se você não conhecer a sua base de dados e o perfil do seu cliente, as suas chances de sucesso vão ser reduzidas drasticamente. 

Por isso, o CRM vai te ajudar a traçar o seu público-alvo, para que assim você possa criar a abordagem certa.

Com todos os dados na palma da sua mão, você vai poder identificar quais pontos tiveram bons resultados e aqueles que não atingiram as metas. Em seguida, é só fazer os ajustes necessários e buscar seguir crescendo.

Hora de você ter o seu CRM

Agora que você compreendeu o CRM como vantagem competitiva para o mercado atual, é hora de ter o seu. Para isso, você precisa de um software completo e que tenha a melhor gestão de dados possíveis. Portanto, você precisa do CRM Zendesk Sell, que irá te ajudar com diversos recursos de ponta a fazer uma excelente gestão de relacionamento com o cliente e a se destacar perante a concorrência!

Software de CRM de vendas completo

CRM de vendas para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas

Software de CRM de vendas completo

CRM de vendas para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas

Experimente grátis