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Artigo 11 min read

Etapas do planejamento estratégico: guia prático + dicas

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 7 julho 2022

Quer começar ou simplesmente desenvolver todos os setores da sua empresa? Um bom planejamento estratégico ajuda, e muito, nisso!

A gente sabe que esse processo pode parecer, em um primeiro momento, difícil e nada prazeroso de se fazer. No entanto, entender cada uma das etapas do planejamento estratégico significa que você está disposto a evoluir cada vez mais seu negócio. 

Além disso, esse tipo de planejamento pode ser feito em qualquer fase da sua empresa. Portanto:

  • se está começando e precisa de um norte: faça a gestão estratégica;

  • quer se expandir no mercado? Monte uma estratégia;

  • pretende estar preparado para possíveis crises? Realize um planejamento estratégico.

Dito isto, vamos te ajudar nesse processo de construção e organização do seu negócio. Preparamos um guia completo sobre o assunto, onde você aprenderá sobre os tópicos abaixo.

  • O que é planejamento estratégico?

  • Importância de fazer um planejamento estratégico;

  • Etapas do planejamento estratégico: quais são?

Boa leitura!

O que é o planejamento estratégico?

Basicamente, a definição do conceito de planejamento estratégico se refere a uma série de ações com a finalidade de garantir um desenvolvimento saudável da empresa. Nele estarão expostas todas as metas e objetivos da organização.

Assim como as melhores maneiras de alcançá-las. É importante frisar que este planejamento deve se basear em estatísticas, informações e pesquisas de cenários reais. 

Lembre-se sempre que sua empresa está inserida em um tipo de mercado, que por sua vez é afetado por diversos contextos: sociais e econômicos, por exemplo. Qualquer decisão colocada no planejamento com a falta desses embasamentos, pode fazer com que a permanência do seu negócio esteja em risco.

Caso queira entender as etapas do planejamento estratégico para alavancar as chances de desenvolvimento da sua empresa, é importante fazer disso um processo participativo

Como assim?

Aplique a cultura de feedbacks 360º na sua instituição para entender as impressões que os próprios colaboradores possuem da cultura da empresa. Peça e discuta ideias, interaja, isso vai fazer com que se sintam parte integrante e ativa do desenvolvimento. 

Também pode te interessar: O que é gestão horizontal? Será que ela funciona para sua empresa?.

Importância de fazer um planejamento estratégico

Entendendo o que é o planejamento estratégico fica mais simples prosseguir neste guia completo. Mas, agora você pode estar se perguntando: qual a real importância de fazer este tipo de planejamento?

Pode-se dizer que formar uma base sólida para o sucesso é a principal importância do planejamento estratégico. Mas o que ela agrega durante esse processo é o que de fato importa. 

Confira a seguir os três principais benefícios de aplicar a estratégia na sua empresa. 

Embasar as tomadas de decisões

Por ser um “documento” que irá organizar todas as etapas para o alcance dos objetivos da empresa, o planejamento estratégico auxilia nas tomadas de decisões. Afinal, ele é embasado nas estatísticas e métricas mais importantes para o desenvolvimento do seu negócio.

Por todas essas informações estarem em um mesmo local a visualização do andamento da organização é facilitada. Além de ser um ótimo meio para a “retomada de rota” à resolução das metas e objetivos principais. 

Equipe mais alinhada

Como explicamos acima, realizar as etapas do planejamento estratégico precisa ser algo que agregue todos da equipe. Com isso, mesmo em setores diferentes, todos os colaboradores estarão trabalhando em prol da resolução dos objetivos centrais da empresa.

Uma equipe alinhada e comprometida é parte essencial para o sucesso e longevidade de um negócio. Essas características podem ainda se expandir em benefícios ao cliente. 

Como?

É fato que, além do comprometimento dos colaboradores, uma boa base de clientes também é muito importante para esse desenvolvimento. Com uma equipe de atendimento ao cliente alinhada a esse objetivo, a experiência do consumidor é evidenciada.  

Leia também: O que é escuta ativa, qual a sua importância e como desenvolvê-la?

Facilita a resolução de problemas

O terceiro fator de importância para se entender quais as etapas do planejamento estratégico e como realizá-las, está diretamente relacionada à identificação e resolução de problemas. Por ser um planejamento onde todas as estruturas da empresa ficam bem definidas é mais simples visualizar o que não vai de encontro com os objetivos finais. 

Encontrando-os e entendendo a sua raiz, resolvê-los passa a ser parte de um processo facilitado. É importante, mais uma vez, aliar a equipe nesta etapa. Fazer reuniões com os gestores das áreas que apresentam os problemas e discutir ideias para solucioná-los, é um bom exemplo.

Lembre-se: todos esses fatores de importância só serão identificados com o acompanhamento constante das etapas do planejamento estratégico.

Etapas do planejamento estratégico: quais são?

Agora que sabe o que é e qual a importância de realizar todas as etapas do planejamento estratégico, vamos para a parte prática? Afinal, você veio até aqui para entender como montar e organizar a estratégia da sua empresa.

Neste sentido, é importante deixar claro que cada estratégia é única. Ou seja, mesmo seguindo um passo a passo, pode ser que você sinta a necessidade de mensurar ou detalhar mais alguns aspectos dentro deste planejamento. 

E tudo bem se isso acontecer! Como já citamos neste guia, o processo de montar o planejamento estratégico deve ser dinâmico e agregador. 

O importante é que ele seja o mais embasado possível nas estatísticas e métricas mais interessantes para o desenvolvimento saudável do seu negócio. Dito isto, vamos direto ao assunto: quais as etapas do planejamento estratégico?

Na lista temos as sete principais de todo o processo. São elas:

  • conhecer o mercado que está inserido;

  • analisar os cenários macro e micro;

  • identificar seus stakeholders;

  • missão, visão e valores;

  • definição de metas e objetivos;

  • definição do plano de ação;
  • mensuração e acompanhamento de resultados.

Confira a seguir os detalhes de cada uma das etapas do planejamento estratégico.

1- Conhecer o mercado que está inserido

A primeira das principais etapas do planejamento estratégico é conhecer e analisar o mercado que está inserido. O motivo é que ele está em constante movimentação e é importante estar inserida nelas.

Essa avaliação permitirá que se observe com mais clareza as oportunidades que podem ser aproveitadas para alcançar os objetivos da empresa. Além disso, sempre acompanhe periodicamente pesquisas feitas ou divulgadas por instituições de confiança, como o Sebrae, por exemplo.

O motivo de realizar esse acompanhamento é apenas um: fatores externos e improváveis podem “bagunçar” a lógica inicial de andamento do mercado. Um exemplo disso é a chegada da pandemia e a dificuldade que muitos empreendedores tiveram de manter o negócio de pé. 

Na próxima etapa falaremos mais sobre como fatores externos interferem na vida de uma empresa. Continue aqui para não perder nada.

2- Analisar os cenários macro e microeconômicos

Como mostramos acima, fatores externos podem e vão interferir no bom ou mau andamento de uma empresa. Por esse motivo é importante analisar os diversos tipos de cenários dentro de um planejamento estratégico.

Mas você deve estar se perguntando: como imaginar que viveríamos uma pandemia? 

Realmente, não tem como prever esse tipo de cenário. No entanto, um bom planejamento estratégico precisa ter maneiras de lidar com os piores e melhores cenários macro e microeconômicos com base em estatísticas e análises.

Alguns exemplos de cenários:

  • macroeconômico: alta na inflação; queda do Produto Interno Bruto (PIB); aumento do dólar;
  • microeconômico: aumento do preço da matéria-prima; queda na base de clientes da empresa; queda na receita.   

3- Identificar seus stakeholders

A terceira das sete etapas do planejamento estratégico é identificar e entender quem são os stakeholders da empresa. O termo stakeholders se designa às pessoas ou entidades que são impactadas de alguma forma pelas ações da sua empresa.

Entre os exemplos, podemos citar:

  • clientes;

  • funcionários;

  • concorrentes;

  • proprietários;

  • Estado;

  • gestores;

  • sindicatos;

  • parceiros.

É importante entender a relevância de cada stakeholder para a empresa. O motivo é que assim, conseguirá bolar uma estratégia mais elaborada pensando nas especificidades de cada grupo. 

Para identificá-los corretamente é preciso conhecer bem o negócio a qual está inserido, o mercado e também a base de clientes que já existem e os potenciais. Além disso, essa etapa deve ser uma das primeiras a ser inseridas dentro de um planejamento estratégico, pois todas as outras dependerão dessa análise. 

4- Missão, visão e valores

A quarta etapa do planejamento estratégico é imprescindível. Sem ela, fica mais fácil desviar as atenções para o que não faz parte da cultura da sua empresa. 

O que pode ser um grande problema para quem quer se desenvolver de maneira constante e saudável. Portanto, defina qual é a missão, visão e os valores da sua empresa.

A missão deve estar relacionada aos motivos que fizeram você criar a sua marca. Por que ela existe? É importante colocar detalhes nesta etapa.

A visão é o que o próprio nome já diz. Como você visualiza sua empresa no futuro? Não tenha medo de sonhar, mas tenha cautela. 

Para ajudar, coloque o fator tempo na visão da sua empresa. Por exemplo: em 10 anos virar uma empresa unicórnio. 

Já os valores estão relacionados aos princípios da empresa. Aqui, é importante que eles sejam bem visualizados nas ações dos cargos mais altos, para que toda a organização esteja ciente deles. 

5- Definição de metas e objetivos

A quinta das sete principais etapas do planejamento estratégico, na verdade são duas. Mesmo que a definição de metas e objetivos estejam interligadas, é importante compreender que elas possuem papéis diferentes dentro de uma estratégia. 

Os objetivos se assemelham à visão da empresa. No entanto com um pouco mais de detalhe. Utilizando do exemplo anterior, qual seriam os objetivos para se tornar uma empresa unicórnio? Podemos citar:

  • expandir a empresa para outros nichos;

  • conseguir mais financiadores;

  • aumentar a base de clientes.

Mas e as metas? Pode-se dizer que as metas são um tipo de roteiro para alcançar os objetivos. Ou seja, elas estão inseridas neles. 

Basicamente as diferenças estão no grau de detalhamento. E, quanto mais detalhe em um planejamento estratégico melhor. 

Para deixar mais claro, alguns exemplos de metas para o objetivo: “aumentar a base de clientes”.

  • Investir em marketing digital e de conteúdo;
  • Fazer parcerias com influencers;

  • Oferecer mais treinamento às equipes de atendimento ao cliente e vendas. 

Não se esqueça: a definição de metas e objetivos funciona como um norteador das suas estratégias nos diversos setores da empresa. 

6- Definição do plano de ação

Em um planejamento também tem lugar para programar as ações. E essa é a sexta das principais etapas do planejamento estratégico. 

Na definição do plano de ação é importante voltar na etapa de identificação dos stakeholders e atribuir o papel de cada um no desenvolvimento da empresa. Visualize todas as etapas do planejamento estratégico e tudo o que já foi analisado e avaliado para definir ações efetivas. 

Lembre-se sempre que toda ação bem feita, tem uma base consolidada ao fundo. Para não se perder na definição do plano de ação, a ferramenta 5W2H pode te ajudar. 

Ela consiste basicamente em responder a sete perguntas básicas. São elas:

  • What – O que fazer?

  • Why – Por que fazer?

  • Where – Onde fazer?

  • When – Quando fazer?

  • Who – Quem vai fazer?

  • How – Como fazer?

  • How much – Quanto custa fazer?

7- Mensuração e acompanhamento de resultados

No mesmo grau de importância de definir onde se quer chegar com as etapas do planejamento estratégico, está acompanhar o resultado das ações. Por esse motivo, não deixe de fazer a mensuração e acompanhamento de resultados da sua empresa.

Essa etapa será muito importante para definir o que pode ser mudado ou aperfeiçoado. Lembre-se sempre da visão e dos objetivos da empresa para que a análise tenha eles como foco da definição de sucesso. 

Desenvolva sua equipe!

Até aqui você já entendeu o que é, qual a importância e quais as etapas do planejamento estratégico. Todo este guia, mais as dicas de implementação de cada etapa do planejamento possuem um objetivo em comum: organizar todos os processos da sua empresa para um desenvolvimento saudável. 

E não é segredo dizer que uma equipe forte e bem treinada, só tem a agregar nessa evolução. A Zendesk é uma ótima opção para te ajudar ainda mais nesse caminho! 

Com o seu software de atendimento ao cliente, a instituição foca na gestão do relacionamento com o desenvolvimento profissional da equipe.  

Não perca tempo e faça agora mesmo uma avaliação gratuita do software de atendimento da Zendesk. Sua equipe e clientes agradecem!

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