Ir para o conteúdo principal

Artigo 6 min read

Evolução do marketing: de onde viemos e para onde estamos indo?

Por Zendesk

Última atualização em 24 janeiro 2023

Você já percebeu como as marcas estão usando as redes sociais corporativas? A evolução do marketing nos dias atuais representa uma mudança na comunicação que vem ocorrendo nos últimos anos. Partindo para o digital e buscando compreender os novos desejos e comportamentos dos consumidores.

Isso acontece porque os hábitos de consumo das pessoas mudaram ao longo dos anos. Portanto, as empresas têm a responsabilidade de criar alternativas que as satisfaçam além dos produtos ou serviços. 

Essas mudanças foram colocando o consumidor em foco e melhorando a forma como as empresas alcançam e se conectam com seus clientes. Hoje, você vai conhecer um pouco sobre a evolução do marketing!

As etapas da evolução do marketing

Marketing 1.0

Há alguns anos, a realidade do mercado era menos escolha de produtos e menos concorrência. O Marketing 1.0 foca no produto e seu desenvolvimento com o objetivo de vender o produto. Suas divulgações se concentram nas especificações do produto.

Durante a Revolução Industrial, nasceu o Marketing 1.0, com foco em produtos, embora ainda não fosse nenhuma forma de marketing digital propriamente dito. É importante lembrar que esse período foi uma época de produção em massa e padronização de produtos.

Naquela época, nem as necessidades nem os desejos das pessoas eram o foco. Além disso, não havia muita concorrência, o que é um grande motivo pelo qual as empresas não pensavam em diferenciação e, por consequência, as técnicas de marketing eram mais rudimentares, já que nem eram tão necessárias.

Marketing 2.0

Nesta versão, o marketing já está na era da informação, o que faz uma grande diferença em relação à versão mais antiga. Afinal, os consumidores podem obter informações mais precisas sobre os produtos e fazer comparações de preços.

Isso vale também para marcas e empresas, o que torna os usuários mais cuidadosos. Desta forma, o foco neste momento passa a ser o cliente. 

No Marketing 2.0 foi a primeira vez que essa evolução do marketing olhou com maior atenção para os clientes. A divulgação se tornou um dos pilares mais importantes do marketing.

Está buscando estratégias para sua empresa? Confira nosso artigo: Estratégias para melhorar o marketing digital para vendas.

Marketing 3.0

Nós só alcançamos o Marketing 3.0 na virada do século 21, ou seja, é algo bem recente. Nesta etapa da evolução do marketing, as empresas se adaptaram a um novo perfil de consumidor, se atentando a soluções, serviços e produtos, além de buscar o engajamento do cliente com as marcas.

Outro marco importante para essa fase é que o novo consumidor passou a buscar por recursos que proporcionem qualidade de vida, otimizem os recursos naturais e protejam o meio ambiente. 

A sustentabilidade, a solidariedade e as soluções criativas tornaram-se padrões muito valorizados pelo público e pelas empresas que voltam a adaptar as suas comunicações para corresponder às expectativas desses consumidores e atraí-los.

Desse modo, a única alternativa do marketing foi acompanhar a tendência e também mostrar preocupação com as mesmas pautas de seus clientes. Do contrário, o consumidor não iria gerar vínculo com a marca.

Leia também:

Guia de retenção de clientes: aprenda a fazer e sabia como agir em tempos de crise!

Marketing 4.0

Finalmente, vivemos na era do Marketing 4.0. Nesta etapa da evolução do marketing, o essencial é propor conexões humanas em ações e atividades para atender às necessidades do mercado com base na criação de valor por meio de informações para públicos específicos.

Como já explicamos brevemente, no passado o consumo era orientado fisicamente, mas hoje o consumo está se tornando cada vez mais digital. E cabe ao mercado se adaptar e aproximar os consumidores da empresa. É aí que entra o Marketing 4.0! 

O marketing 4.0 é um novo conceito que teoriza a combinação do marketing tradicional e digital. Mais do que apenas entender o Marketing 4.0, é ideal entender seu impacto, não só no campo do marketing, mas também nos campos paralelos e na sociedade em geral.

O desafio nesse momento é criar uma forma de comunicação integrada que alinhe a linguagem entre o marketing digital e o tradicional. Tudo isso se conecta com o consumidor de forma real, vendo-o como uma pessoa e não apenas uma parte do mercado.

Marketing 5.0

A era do Marketing 5.0 se concentra na tecnologia e na experiência humana. Assim, novas ferramentas de marketing digital são gradualmente integradas ao trabalho diário da empresa para melhorar a experiência do cliente.

Portanto, Marketing 5.0 significa usar tecnologia que simula o comportamento humano para melhorar a experiência do consumidor. O termo foi criado pelo guru do marketing Philip Kotler, e a promessa dessa evolução do marketing é entregar mais valor em todas as etapas da jornada do cliente.

Em resumo, o Marketing 5.0 trata de alavancar a transformação digital para criar uma jornada única, entregando as informações corretas ao cliente certo no momento exato em que ele precisa, aproveitando todas as tecnologias disponíveis para uma comunicação direcionada e precisa.

Por falar em tecnologia, quando o assunto é marketing e tecnologia, não podemos deixar de contar com excelentes ferramentas que auxiliem a sua empresa nesse processo, como o Zendesk Sell!

Com ele você poderá montar equipes focadas em dados para que sejam produtivas, acompanhem as expectativas do cliente e tenham visibilidade total do pipeline.

Leia também:

Marketing Preditivo

Um dos exemplos de marketing 5.0 e da aplicação prática dessa evolução é o marketing preditivo. 

Por meio da análise preditiva usando a tecnologia, é possível prever o resultado de uma campanha de marketing, antes mesmo do lançamento

Esta é uma atividade importante para orientar o trabalho e o orçamento de forma estratégica e eficaz.

Quer mais um exemplo prático? A melhora do mapeamento da jornada do cliente é crédito do marketing 5.0. 

Agora já é possível ir além das táticas de vendas, planejando comunicações de forma otimizada e atendendo a personalização e proximidade que os clientes exigem.

Além da agilidade para resolver quaisquer pendências, os clientes esperam um atendimento mais empático e resolutivo. Afinal, não há nada mais estressante do que ter que repetir seus pedidos para pessoas diferentes uma e outra vez!

E aqui também entram, além de tecnologias de marketing, as tecnologias de atendimento, que fazem com que o cliente enxergue comodidade e confiança em uma empresa.

Para isso, você pode contar com o Zendesk Service, forneça suporte conversacional de maneira prática para seus clientes, para que seja simples para eles obterem as respostas de que precisam.

Histórias relacionadas

Artigo
5 min read

Insights de inovação para atendimento: conheça as principais tendências!

Confira os principais insights de inovação para atendimento e como a Zendesk pode ajudar a oferecer soluções de experiência do cliente de alto nível.

Artigo
6 min read

Privacidade de dados em IA: importância e o papel dos líderes de CX

Entenda a importância da privacidade de dados em IA, o papel dos líderes de CX na proteção de dados e as principais tendências de privacidade.

Artigo
6 min read

O que é empatia digital? A evolução dos chatbots e o impacto na interação entre clientes e marcas

Entenda o que é empatia digital e a evolução dos chatbots que se adaptam às necessidades dos clientes para oferecer atendimento de alto nível.

Artigo
6 min read

O futuro do atendimento ao cliente: a revolução da IA generativa

Saiba o que esperar do futuro do atendimento ao cliente com a solidificação da IA generativa como uma das tendências para os próximos anos.