Ir para o conteúdo principal

Artigo 10 min read

Para maratonar: 16 filmes para vendedores assistirem e se inspirarem!

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 22 julho 2022

Nada mais gostoso que um bom filme para curtir na TV, não é mesmo? Agora, imagine unir o útil e o agradável, ou seja, aprender e se divertir ao mesmo tempo? Pensando nisso,  fizemos uma lista especial com os melhores filmes para vendedores. 

Muito mais do que diversão, nossa seleção de  16 filmes sobre vendas e persuasão, ajudará você a conhecer as principais habilidades de negociação, para, assim, estimuladas a fim de potencializar suas capacidades de vendas.

Optamos por uma lista com diversos filmes para vendedores, pois, segundo a pirâmide de aprendizagem — um conceito de William Glasser —, nosso cérebro assimila 50% mais informações quando vemos e ouvimos, portanto, ao assistir a um filme, a probabilidade de aprendermos algo com ele é grande.

Agora que você já entende a vantagem de aprender assistindo um filme, escolha uma sala confortável onde possa acomodar sua equipe e convide-os para uma sessão especial de cinema.

Vamos lá?

16 filmes para vendedores que vão motivar sua equipe

Veja a lista que separamos entre os temas de empreendedorismo, motivação e persuasão. São 16 filmes para você e sua equipe de vendas assistirem ainda este ano!

Empreendedorismo

1 — A rede social

A Rede Social conta a história do empreendedor de sucesso Mark Zuckerberg e a saga do Facebook como fenômeno mundial.

Um dos grandes momentos deste filme acontece quando Mark Zuckerberg discute com o cofundador brasileiro da empresa, Eduardo Saverin, sobre como monetizar a plataforma.

Fica claro que Zuckerberg tinha uma visão ampla de que era preciso fazer os usuários do Facebook enxergarem valor na plataforma. E colocar banners com anúncios na rede social teria o efeito contrário, espantando alguns usuários.

Essa é uma das maiores lições relativas a vendas deste filme: não entregar para o cliente o que ele não quer. Descubra o que ele valoriza e mostre como sua empresa pode fazer isso para ele.

No caso do Facebook, a possibilidade de entregar a mensagem certa para a pessoa certa com ajuda de filtros e segmentação é o que faz da plataforma um sucesso, tanto para empresas como para quem apenas se diverte nessa rede social. 

2 — Tony Robbins – Eu não sou seu guru

Esse filme é uma produção documental da Netflix, colocada em seu catálogo desde 2016. A obra reúne diversos vídeos dos bastidores do seminário anual realizado na Flórida (EUA),  pelo palestrante e escritor Tony Robbins.

Tony Robbins é mundialmente conhecido como o “guru dos negócios”, mas como o próprio nome do filme sugere, ele não gosta muito do título que leva. 

Ainda assim, o trabalho desse profissional chama a atenção, principalmente por seus treinamentos em desenvolvimento pessoal já terem ajudado nomes como Bill Clinton, princesa Diana, Mikhail Gorbachev, Madre Teresa e Nelson Mandela.

Sem dúvidas, esse é um dos filmes sobre vendas da Netflix que em 2021 ainda faz muito sucesso!

3 — Steve Jobs

Em uma lista de filmes indicados para vendedores, histórias de empreendedorismo como a de Steve Jobs, não podem faltar!

O filme baseado na vida desse gênio, cofundador da Apple, foi lançado em 2015, e hoje faz parte do catálogo da Netflix.

Trata-se de uma obra que aborda fatos cruciais da carreira de Jobs, mostrando seus pontos fracos e a sua audácia visionária ao criar o Macintosh, em 1984, tornando-o um grande revolucionário da indústria dos computadores pessoais e celulares.

4 – Fome de poder – The Founder

Fome de poder é um daqueles filmes inspiradores! Baseado na história real da trajetória de Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milkshake, que enxergou um grande potencial em uma pequena hamburgueria dos irmãos Dick e Mac McDonalds.

A obra mostra os dois lados de um empreendedor que fez o que achava certo para expandir a franquia do McDonald. Trata-se de uma produção cheia de lições sobre foco, determinação, empreendedorismo e lições de moral.

Atualmente, Fome de poder, que foi lançado em 2016, pode ser assistido no canal de streaming do Youtube.

5 — O lobo de Wall Street

Um clássico filmes para vendedores: O Lobo de Wall Street, estrelado por ninguém menos que Leonardo DiCaprio.  

O enredo se baseia em fatos inspirados na vida de um corretor de valores de Wall Street, Jordan Belfort

O filme traz três importantes reflexões para vendedores:

  • Nunca abandone a ética em seu trabalho, as consequências podem ser desastrosas;

  • Saiba balancear vida pessoal e trabalho;

  • É possível superar desafios se você estiver devidamente motivado.

6 – Upstarts

Upstarts é um filme para vendedores, da Netflix, lançado em 2019, que retrata a  história empreendedora de três universitários que se associam e criam uma startup.

Nesse filme indiano sobre negócios, é possível aprender não só sobre empreendimento, mas também sobre as dificuldades por trás de uma sociedade entre amigos.

Motivação

7 — O menino que descobriu o vento

O menino que descobriu o vento é uma bela história de motivação e determinação. 

O filme é sobre um jovem do Malawi, que inspirado por um livro constrói uma turbina eólica aos 14 anos de idade, no intuito de ajudar a família e sua comunidade com o cultivo local.

O filme da Netflix é inspirador e bastante relevante, pois fala sobre acreditar em projetos  e dá muita importância ao saber ouvir. A obra é de 2019, baseada em uma história real, e um filme que pode auxiliar líderes a fortalecer suas carreiras.

8 — Coach Carter — Treino para a Vida

Coach Carter é um filme antigo, mas com muitos conceitos aplicáveis ao cenário atual, principalmente para líderes que notam suas equipes desmotivadas. 

O filme conta a história do coach Carter, um professor que se dedica a mudar a história de uma equipe de basquete, que mesmo com muitas dificuldades demonstra potencial para ser trabalhado e desenvolvido.

Um filme com lições sobre persistência, mudanças e capacidade de crescimento em equipe, perfeito para ampliar a visão de como dinâmicas de grupo podem potencializar os resultados de uma equipe de vendas. 

9 — Amor e outras drogas

Outro filme de motivação para vendedores com uma lição de moral bastante séria: a ética em vendas é fundamental.

Por mais competitivo que seja o mercado em que você atua, por mais tentador que pareça adotar práticas duvidosas, esse não é o caminho.

O filme retrata a vida profissional e amorosa de um representante farmacêutico da gigantesca Pfizer que começa vendendo Viagra, mas acaba se transformando em um verdadeiro traficante de drogas.

10 — De porta em porta

Um filme para vendedores no estilo “sessão da tarde”, De Porta em Porta conta a história verídica de superação, garra e força de vontade de Bill Porter, um vendedor de porta em porta que sofre de paralisia cerebral.

Evidentemente a lição que se aprende ao assistir o filme é não se deixar deter pelos obstáculos. Superar desafios pode parecer uma expressão surrada, mas no caso de Porter, se encaixa perfeitamente com a realidade.

Você já sonhou em ser considerado o melhor vendedor da empresa, um campeão de vendas?

Pois é, Porter alcançou esse objetivo, apesar de todas as adversidades! 

11 —  Presente de Grego

Vendas é uma coisa séria, mas a gente pode aprender sobre ela se divertindo, não é mesmo?

Presente de Grego está na nossa lista de filmes para vendedores porque de forma relaxante e engraçada mostra que vender tem muito a ver com entender de forma empática o que seu público precisa e, assim, entregar para ele exatamente o que espera.

Confira as aventuras de uma mãe que se torna vendedora de comida natural para bebês, que ela mesma produz.

Persuasão

12. O sucesso a qualquer preço

O título de mais um dos filmes sobre vendas e persuasão que separamos para você é um trocadilho que traz uma dica importante tanto para a vida como para vendedores: O importante não é o preço das coisas, mas o valor que damos a elas, inclusive às nossas atitudes em busca de sucesso.

Uma das cenas mais marcantes deste título mostra uma antiga técnica de vendas, hoje superada, que se chamava ABC, Always be Closing, isto é: sempre fechando a venda!

13. Carros usados

Carros usados é um filme sobre vendas e persuasão, sem dúvida! 

Apesar de alguns estereótipos e exageros, ele mostra a importância de saber usar a linguagem certa com as pessoas certas, conhecer o perfil dos clientes e ser persistente na hora de vender.

Serve também como alerta para o fato de que é preciso sempre evoluir e conhecer novas técnicas de persuasão em vendas, sob o risco de perder a confiança de seus clientes.

14 — O Senhor das Armas

Um filme sobre vendas e persuasão com uma história empolgante, cheia de aventuras e reviravoltas.

O Senhor das Armas, estrelado por Nicolas Cage, se baseia na história de outro personagem real, só que muito menos ético que Porter: trata-se de um traficante internacional de armas.

O filme deve ser assistido com um certo filtro sobre o cinismo do protagonista e deixa uma lição valiosa, quando ele perde seus entes queridos em função das escolhas que tomou na vida.

15 — O primeiro milhão

Ambição é o tema deste filme para vendedores. Ele mostra que é possível atingir seus objetivos se você criar um processo comercial adequado, seguir as etapas de vendas e usar os argumentos certos.

Porém, como em muitos dos filmes para vendedores apresentados aqui, deixa um alerta sobre ética e o quanto devemos avaliar aquilo que realmente é valioso em nossas vidas. 

Afinal, se o objetivo dos vendedores é mostrar o valor real das soluções que vendem para seus clientes, por que não fazer o mesmo quando se trata de nossas opções e decisões sobre a vida pessoal e a carreira?

16 — O tigre branco

O tigre branco é um filme sobre negócios da Netflix de 2021. A obra conta a história de Balram Halwai, um aldeão pobre que se tornou um grande empresário na Índia moderna.

Um excelente filme de motivação para vendedores, que mostra dois cenários de vida de um mesmo jovem, que graças a sua ambição mudou de vida, utilizando uma forma não tão inspiradora para mudar de vida.

Esse título merece estar nessa lista pela lição ensinada, e também por seu roteiro brilhante, digno de uma indicação ao Óscar. 

Qual a importância de estimular a aprendizagem sobre vendas em uma empresa?

De modo geral, a aprendizagem é fundamental para que as estratégias de uma empresa deem certo, pois, por meio dela a possibilidade de ampliar as capacidades individuais e em equipe são muito maiores. 

Ao investir algum tempo assistindo filmes sobre vendas, os líderes podem aproveitar alguns insights gerados pelas tramas, e envolver seus profissionais em uma discussão saudável sobre os ensinamentos do filme.

E aí? Já salvou esses filmes sobre vendas na sua lista da Netflix de 2021? Que tal programar uma semana especial com seus vendedores, assistindo a alguns desses filmes de motivação, empreendedorismo e persuasão?

Inicie logo essa sessão e some o aprendizado dos filmes as suas estratégias de atendimento ao cliente, sem dúvidas a sua empresa terá bons resultados!

Histórias relacionadas

Artigo
15 min read

Processo comercial de vendas: como criar? [Passo a passo]

Qual a importância do processo comercial de vendas? Descubra quais são as etapas e veja dicas para otimizar o da sua empresa. Saiba mais!

Artigo
12 min read

O que é venda B2B? Como funciona, vantagens e desafios

Você conhece o que é venda B2B? Entenda mais sobre os diferentes tipos, benefícios e como construir relacionamentos com clientes B2B. Saiba mais!

Artigo
13 min read

Pontos de contato com o cliente: quais são e como otimizá-los?

Como melhorar a experiência dos compradores a partir do uso inteligente dos pontos de contato com o cliente ? Descubra quais são eles e como usar!

Artigo
5 min read

Processo de vendas: passo a passo para pequenas empresas

Entenda o que é, as etapas do processo de vendas passo a passo e o que é feito em cada uma delas para obter mais sucesso nas vendas.