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Linguagem corporal em vendas: entenda a importância

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Publicado 23 setembro 2021
Última atualização em 23 setembro 2021

O corpo fala, e saber identificar todos os sinais é muito importante, principalmente quando expressões corporais podem ajudar a concluir negócios a partir da utilização da linguagem corporal em vendas.

Saber lidar com o comportamento dos consumidores está diretamente ligado a interpretação de sinais não verbais e verbais na comunicação, o que para muitos hoje é visto como uma técnica de PNL em vendas, capaz de se tornar um diferencial determinante para a estratégia de impressionar os clientes. 

De modo a esclarecer algumas dúvidas sobre o tema no âmbito empresarial, continue a leitura e aprenda:

  • o que é linguagem corporal?;
  • qual a relação da linguagem corporal e do PNL em vendas?;
  • por que a linguagem corporal em vendas é importante?;
  • como identificar os sinais da linguagem corporal?;
  • 4 dicas para melhorar sua linguagem corporal em vendas.

Boa leitura!

O que é linguagem corporal?

O conjunto de movimentos, posturas e gestos, realizados de forma sutil ou explícita, consciente ou inconscientemente, e que carregam significado próprio em uma comunicação interpessoal é o que chamamos de linguagem corporal.

Essa linguagem, transmitida por sinais não verbais e verbais, pode ser percebida com clareza, ou ser captada pelo receptor sem que o interlocutor da mensagem perceba, mas a captação da informação dependerá do grau de conhecimento corporal de quem recebe a mensagem.

A linguagem corporal diz muito sobre a intenção e os sentimentos das pessoas, e conhecer alguns dos sinais emitidos pelo corpo, pode ser uma forma de evitar conflitos, criar um relacionamento de valor e negociar, tornando essa uma excelente técnica para se utilizar nas vendas.

Complemente o assunto lendo: Comunicação assertiva: dicas para colocar em prática no seu atendimento.

Qual a relação da linguagem corporal e do PNL em vendas? 

Programação neurolinguística, ou PNL, é uma abordagem não comprovada pela ciência, que utiliza técnicas psicológicas para melhorar o desenvolvimento e a comunidade das pessoas. 

Ao ter um bom conhecimento de PNL, os indivíduos conseguem intervir em sua linguagem corporal, tendo mais possibilidade de receber comportamentos positivos.

Em vendas, essas ações podem ser notadas quando um agente assume uma postura de confiança em uma situação que causaria nervosismo na maioria dos vendedores, isso por saber que o seu posicionamento pode refletir na decisão de compra do consumidor.

Para entender melhor o conceito de PNL, leia: PNL para vendas. O que é? Como funciona e como fazer na minha empresa? 

Por que a linguagem corporal em vendas é importante?

Ter uma boa linguagem corporal em vendas pode ser determinante para o bom relacionamento entre vendedores e seus clientes, pois, ao assumir uma postura que transmita confiança, a possibilidade de convencer as pessoas se torna grande.

Em uma venda física, gestos, postura e tom de voz podem determinar a confiabilidade do vendedor e dos produtos que ele oferece, e assim como quem vende avalia os sinais de interesse ou desinteresse do consumidor, o cliente também analisa o agente o tempo todo.

Como identificar os sinais da linguagem corporal?

Mãos fechadas na linguagem corporal, o que significa para você? Esse gesto simboliza insegurança, e deve ser evitado na hora de realizar uma venda.

Cada gesto, postura, e até mesmo tonalidade de voz, pode identificar algo, tanto na linguagem corporal em vendas, como no cotidiano, por isso, é importante saber identificar quando esses sinais são positivos ou negativos. 

Sinais de linguagem corporal negativa

  • Mãos na cintura: representam agressividade;
  • pés e pernas inquietas: demonstram ansiedade ou impaciência;
  • braços cruzados: mostram uma postura defensiva;
  • olhos baixos: indicam desmotivação
  • desviar o olhar: pode ser entendido como um sinal de mentira ou insegurança;
  • dentre outros gestos.

Sinais de linguagem corporal negativa

  • Contato visual constante: mostra confiança;
  • posição espelhada: demonstra entendimento;
  • pés apontados na direção do vendedor: interesse;
  • postura de peito aberto: mostra abertura e confiança;
  • dentre outros sinais.

4 dicas para melhorar sua linguagem corporal em vendas

Mantenha o contato visual

O contato olho no olho é uma forma de transmitir confiança, verdade e atenção ao consumidor, dando-lhe o interesse necessário em seguir com uma compra. Não olhar diretamente nos olhos ao falar, pode passar a sensação de hesitação ou falta de confiança, características que nenhum vendedor gosta de ter.

Dica: não exagere! Muito contato visual pode parecer intimidador ou uma atitude desesperada.

Tenha um aperto de mão firme

Um aperto de mão firme, mas não com muita força, consegue transmitir firmeza e confiança nas ações, principalmente quando ele é dado no início e final de uma conversa.

Dica: durante uma venda, use a técnica do aperto de mão com o contato visual, isso dará firmeza a toda a negociação.

Tenha simpatia nas expressões faciais

As expressões faciais são excelentes sinais não verbais para envolver alguém em uma conversar, até porque, ninguém gosta de conversar com alguém que não demonstra reações.

Dica: Sorria, levante as sobrancelhas, se expresse durante um atendimento, e aproveite para identificar nas expressões dos consumidores, sinais de interesse ou desinteresse, essa é uma ótima forma de melhorar sua linguagem corporal em vendas.

Demonstre estar atento 

Ninguém gosta de sentir que está falando sozinho, ou, perceber desinteresse no outro. Atitudes que mostrem desinteresse, como pedir que a pessoa repita o que acabou de dizer, ou um olhar desatento, podem transmitir a sensação de distração.

Dica: Num atendimento presencial, ou por telefone, a falta de atenção pode ser notada por ações, expressões e até mesmo tom de voz, o que torna esse um momento de atenção exclusiva ao cliente. 

Use a linguagem corporal em vendas a seu favor

Saber identificar sinais não verbais em atendimentos, é uma maneira de aproveitar uma técnica mental extremamente positiva para potencializar os resultados de vendas e o aproveitamento de oportunidades em uma empresa.

Utilizar a estratégia de linguagem corporal em vendas, alinhada com outras ferramentas, tende ainda a melhorar a produtividade e os processos dos agentes de atendimento, tornando toda a comunicação mais empática e satisfatória para os clientes. 

Todo esse processo pode ser alinhado ao uso de um CRM de vendas, que auxilie na criação de roteiros específicos para cada consumidor, com informações que ajudarão a mudar uma linguagem de dúvida quando for a hora de  fechar um negócio.

Teste o Zendesk para vendas e descubra como ele pode ser ainda mais eficiente quando unido a estratégias de linguagem corporal em vendas. 

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