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Artigo 8 min read

O que é CIO de uma empresa? 5 funções do Diretor de TI

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 26 janeiro 2022

O que é CIO de uma empresa? O Chief Information Officer, ou Diretor de IT, é o profissional responsável pela área de Tecnologia da Informação. Sua principal função tem como objetivo adaptar os processos das organizações para as inovações do mercado e rápidos avanços tecnológicos.

Por ser um líder do setor de TI, o CIO trabalha com decisões baseadas em dados, informações, métricas e indicadores de performance.

Segundo uma pesquisa da KPMG, 91% de seus CIOs revelam que a forma como as empresas usam os dados de clientes é tão importante quanto seus produtos e serviços.

Quer saber mais sobre o que é CIO? Então continue a leitura e descubra sua importância, principais funções e como podem ser a peça-chave para a transformação digital do seu negócio!

O que é CIO?

O CIO, ou Chief Information Officer, é o Chefe ou Diretor de Tecnologia da Informação, responsável por toda a área de TI de uma empresa. Seu objetivo é garantir o acesso às melhores e mais atuais tecnologias para tornar os sistemas da empresa cada vez mais produtivos e eficientes.

Seu papel é fundamental em tempos de digitalização e automação de processos por meio da tecnologia. Cabe ao Diretor de TI traçar estratégias para recursos e aplicações tecnológicas a fim de alcançar os resultados e objetivos da empresa.

Aliás, o CIO também está no alinhamento estratégico da governança de TI e inovação. Ele deve definir as estratégias a longo prazo e determinar a visão política, de normas e procedimentos da organização.

Na prática, o CIO se encarrega de implementar e supervisionar tarefas, como:

  • produtos e serviços de TI (hardwares e softwares);

  • processamento e armazenamento de dados;

  • desenvolvimento de políticas de uso de dados;

  • construção ou aquisição de sistemas de apoio ao negócio;

  • criação de métricas e apuração dos resultados de performance;

  • padronização e integração dos processos da organização, como a comunicação interna.

Leia mais: lidando com a experiência do cliente a partir da perspectiva do CIO

Antes de seguir em frente e vermos as funções de um CIO em uma empresa, é importante esclarecer uma pequena confusão que a sopa de letras (CEO, CIO, COO e CTO) às vezes causa na cabeça das pessoas.

CEO, CIO, COO e CTO: qual a diferença?

Enquanto o CIO de uma empresa é o cargo executivo mais alto da área de TI, é um profissional que responde a outros chefes da organização, como o CEO e o COO. Veja uma breve diferença entre CEO, CIO, COO e CTO!

  • CEO (Chief Executive Officer): é o diretor geral ou presidente da empresa é o cargo no topo da hierarquia organizacional. Suas funções envolvem tomadas de decisões sobre todos os níveis operacionais da empresa;
  • CIO (Chief Information Officer): como vimos acima, este é o Diretor de TI, responsável pelas decisões acerca da tecnologia e recursos e gestão de recursos digitais;
  • COO (Chief Operating Officer): o Diretor de Operações de uma empresa cuida das atividades comerciais, aquelas que geram receita para o negócio. Costuma ser o diretor mais próximo do CEO.
  • CTO (Chief Technical Officer): este profissional, conhecido como Diretor de Tecnologia, pode reportar ao CIO devido a proximidade de suas atividades. Porém, seu trabalho está ligado às partes mais técnicas dos sistemas de TI.

Entre outros cargos de alta liderança, também há o CPO (Chief Product Officer ou Diretor de Produtos, CMO (Chief Marketing Officer ou Diretor de Marketing), CXO (Chief Experience Officer ou Diretor de Experiência do Usuário) e tantos outros.

Leia também: Customer Experience e User Experience: saiba qual a diferença

Agora que sabe exatamente o que é CIO, confira em detalhes o que faz o Diretor de Tecnologia de uma empresa!

O que faz um CIO de uma empresa?

As principais funções de um CIO estão relacionadas a decisões estratégicas com o objetivo de assegurar que projetos sejam entregues conforme o planejamento e com um compromisso com a inovação.. 

O dever do CIO é direcionar os esforços da equipe de TI com suas visões voltadas aos novos recursos tecnológicos, sistemas internos e externos, além de tecnologias disruptivas.

1. Administrar recursos de TI

A administração de todo orçamento e recursos direcionados ao setor de TI é de responsabilidade do Chief Information Officer. Ou seja, os investimentos em infraestrutura, ferramentas e colaboradores estão nas mãos deste profissional.

Por exemplo, se um software de Customer Relationship Management é a melhor escolha para otimizar o suporte e atendimento ao cliente, cabe ao CIO garantir o acesso da equipe a uma plataforma de CRM aberta e flexível.

Ou, então, se a eficiência é um ponto importante de sua gestão, a utilização de ferramentas de produtividade podem ser levadas em consideração. O mesmo vale para outros objetivos, como redução de custos, gerenciamento de riscos, segurança de dados etc.

Como justificar o custo de um CRM?

2. Gerenciar projetos de tecnologia

O Diretor de TI deve gerenciar e supervisionar todos os projetos e novas estratégias para que aconteçam conforme o planejamento. Como dissemos anteriormente, todas as suas decisões devem ser baseadas em dados e métricas, e não achismos.

Se um dos projetos é melhorar a comunicação interna da equipe com a tecnologia, seu trabalho é encontrar e comprovar a forma ideal de alcançar esse objetivo.

Pode ser por meio de ferramentas existentes no mercado compatíveis com o cenário da organização ou outras soluções, por exemplo.

No entanto, quando falamos de gerenciamento, o CIO também deve estar atento aos riscos envolvidos no processo de transformação digital, como regulamentações, gestão de vulnerabilidades e proteção contra ataques cibernéticos.

Não deixe de ler: entenda o que é gestão de projetos de TI, suas etapas e dicas

3. Delegar funções na área de TI

O diretor de TI delega tarefas, orienta e supervisiona a equipe de TI, como operadores e analistas da Tecnologia da Informação. 

Sendo um líder em sua área, o CIO de uma empresa deve estar sempre por dentro do desempenho de sua equipe para se certificar que tudo seja executado conforme o planejado.

Aliás, por se tratar de um cargo de liderança, algumas habilidades são essenciais para um bom CIO, como:

  • excelente comunicação para lidar tanto com o alto escalão quanto sua equipe;
  • compromisso com a inovação a fim de estar atualizado com as novas tecnologias;
  • visão analítica para observar os fatos por uma perspectiva baseada em dados e informações;
  • entre outras softs skills.

4. Otimizar processos e recursos tecnológicos

Uma das principais funções de um CIO de uma empresa é aumentar o desempenho operacional por meio de estratégias inovadoras, contratações ou aquisição de recursos tecnológicos.

Isto é, ele deve aproveitar todo o potencial da área da Tecnologia da Informação em busca de resultados e soluções aprimoradas.

O Diretor de TI tem a função de ajudar a organização a alcançar o máximo de aproveitamento, produtividade e eficiência com a assistência da tecnologia.

Segundo a Gartner CIO Survey 2018, 68% dos CIOs veem a otimização da excelência operacional e 58% a agilidade da empresa como um objetivo profissional. São objetivos não relacionados à área de TI em si, mas que são possíveis com a utilização da tecnologia

O atendimento ágil para a experiência do cliente e um sistema de chamados de TI, por exemplo, são duas possibilidades que podem ajudar as empresas a otimizar suas operações de forma eficiente.

5. Analisar informações e monitorar dados 

O monitoramento de KPIs (indicadores de desempenho) é outra das principais funções de um CIO. Um departamento de TI de sucesso deve estabelecer, acompanhar e avaliar o desempenho e dados da empresa ao longo do tempo.

Ao analisar as informações e métricas, é possível avaliar a evolução da empresa e tomar as melhores decisões em relação aos recursos de TI e a produtividade da própria equipe em si.

Alguns dos indicadores de desempenho de TI mais importantes, são:

Saiba mais: a experiência do cliente é um ponto de virada digital – Veja o que os líderes de TI deverão enfrentar

O poder dos dados de TI na era do cliente

Agora que você já sabe o que é CIO, certamente notou como a área de Tecnologia da Informação oferece as melhores oportunidades de mudanças quando o assunto é a experiência do cliente. 

Com uma base de dados sólida, os líderes e diretores de TI devem se esforçar para criar atendimentos personalizados de acordo com as necessidades dos clientes.

Isso só é possível graças às inovações digitais e uma abordagem de TI que coloca o cliente em primeiro lugar. Logo, usar o poder da tecnologia com ferramentas de atendimento omnichannel, por exemplo, é um enorme passo rumo ao futuro.

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