O que é o lead de vendas 4.0? Como fazer sua gestão?

Por Douglas da Silva, Web Content & SEO Associate, LATAM

Última atualização em 13 dezembro 2022

A quarta revolução industrial é como ficou conhecida a rápida aplicação de tecnologias e métodos digitais na indústria. Pautada por novas tecnologias, recursos móveis, aumento do acesso a internet e sua participação na rotina das pessoas, ela impactou também na relação entre empresas e seus clientes.

Nesse contexto, surgiu a gestão de leads e a necessidade de adaptar o funil de vendas para a versão 4.0, ou seja, desenvolver e implementar estratégias digitais para gerar oportunidades de negócios. Quer saber o que é lead de vendas 4.0 e qual sua relevância? Então continue lendo!

Definição de leads de vendas e marketing

Primeiro de tudo, é bom definirmos o conceito de lead. Um lead é um comprador potencial para seus produtos ou serviços, são indivíduos que demonstraram interesse sobre o tipo de item que você comercializa ou sobre sua marca.

Por conta desse interesse ou mediante alguma recompensa, como um cupom de desconto ou envio de um e-book, ele compartilhou dados de contato e informações sobre seu perfil, que poderão ser utilizados para identificar oportunidades de negócio a serem exploradas pelos seus vendedores.

De acordo com o tipo de estratégia em que esse perfil se encaixa, o lead pode ser separado em dois grupos: leads de vendas e leads de marketing.

O que são leads de vendas?

São clientes que compartilharam informações e estão com interesse ativo sobre seus produtos e serviços, ou seja, devem ser trabalhados para a apresentação de uma proposta comercial clara, idealmente entrando no radar da equipe de vendas.

O que são leads de marketing?

Leads de marketing são perfis interessados na comunicação da sua marca. Eles podem não ser clientes ativos, mas ajudam a compor os seguidores nas redes sociais e outros consumidores que engajam e dão mais visibilidade para suas iniciativas de marketing digital.

O que é lead de vendas 4.0?

Vendas 4.0, assim como o conceito de indústria 4.0, são aquelas embasadas e viabilizadas pelo digital, com forte participação de tecnologias e interações virtuais com o cliente em potencial. 

Dessa forma, podemos entender o que é o lead de vendas 4.0 como aquele perfil adquirido por meio de ferramentas digitais, como landing pages, fluxos automatizados, redes sociais e campanhas de marketing.

Posteriormente, esses indivíduos entram no fluxo da gestão de leads para serem transformados em clientes ativos, efetuando compras e participando do faturamento da sua empresa.

Importância dos leads de vendas 4.0 para sua empresa

Sabendo o que é lead de vendas 4.0, podemos estabelecer os principais motivos para valorizar esses possíveis clientes digitais para qualquer empresa, seja ela um e-commerce ou loja física. Para aproveitar as vantagens desse tipo de consumidor, basta estabelecer sua presença em ambientes virtuais.

De início, temos um grande volume de pessoas que podem ser alcançadas por meio de estratégias digitais. Mesmo para marcas que trabalham em regiões limitadas, como uma cidade ou bairro, ela expande seu alcance e a capacidade de gerar interesse quando utiliza esses meios.

Além disso, temos que reconhecer que os leads de vendas 4.0 são mais engajados e chegam mais rápido ao estágio final da jornada, que é a compra. Dessa forma, é mais assertivo trabalhar o seu interesse e gerar negócios dessa forma.

Por fim, vale mencionar que atualmente temos diversas ferramentas que facilitam a gestão de leads 4.0, sendo que a maioria oferece recursos personalizados e um custo mais acessível, tornando o investimento nesse tipo de plataforma em algo mais relevante e recompensador.

Como fazer a gestão de leads de vendas 4.0?

Pronto, definimos o que é lead de vendas 4.0 e a importância de investir em estratégias para aquisição de clientes em plataformas digitais. O que nos resta agora é mostrar como isso é feito no fluxo operacional de uma marca.

De modo geral, isso faz parte da rotina da gestão de leads, que compreende todos processos implementados com o objetivo de gerar os leads 4.0, identificar as oportunidades, categorizar os interesses e aplicar ações voltadas para a conversão.

O lead é alguém que demonstrou interesse, compartilhou informações e pode ser uma oportunidade de venda. Para fechar negócio, as 6 etapas mais importantes da gestão de leads são:

  1. atração e conteúdo relevante: oferecer um conteúdo relevante em blogs e redes sociais para atrair e engajar os clientes é uma boa forma de despertar o interesse do público e gerar leads para vendas;
  2. captação de leads: é essencial criar ambientes e oportunidades adequadas para a captação de leads. A criação de conteúdo relevante, landing pages e formulários rápidos são meios interessantes para essa etapa, servindo para captar possíveis clientes em diferentes etapas do funil de vendas;
  3. segmentação de leads: de acordo com o nível de maturidade, tipo de interesse e etapa em que o lead se encontra no funil de vendas, deve-ser realizada a segmentação dos perfis para implementação estratégias personalizadas de nutrição e conversão;
  4. fluxo de nutrição: a nutrição de leads pode ser definida como a organização das próximas interações com o cliente. Seja ele captado por demonstrar interesse no seu produto ou conteúdo, o fluxo de nutrição deverá estimular esse desejo e aumentar a conexão entre a marca e o consumidor em potencial;
  5. qualificação de leads de vendas: a seguir temos a etapa de qualificação de leads de vendas, que irá atribuir pontos de acordo com o volume e nível de interações que cada cliente realizou na etapa de nutrição. Quanto maior o lead scoring, mais próximo da conversão ele está e maiores a chances do vendedor 4.0 fechar negócio;
  6. conversão: o resultado ideal da gestão de leads é realizar a conversão, por isso, essa é a etapa final do processo. Porém, é relevante entendê-lo como um ciclo, que pode ser repetido. O cliente que já comprou na sua loja é um lead bem qualificado, que pode ser nutrido para novas aquisições no futuro.

Pronto, agora você já sabe o que é lead de vendas 4.0 e tem um bom ponto de partida para gerenciar essas oportunidades e trabalhar a sua conversão no seu CRM.

Ainda não tem um software CRM de vendas na sua empresa?

Então conheça o Zendesk Sell, uma solução completa e inteligente para visualizar o pipeline do seu negócio com mais clareza e estabelecer um relacionamento mais assertivo com seu cliente.

Com essa plataforma, o que não faltam são recursos para otimizar a atuação e o acompanhamento da sua equipe de vendas. Registre informações dos clientes, qualifique e gerencie seus leads, acompanhe métricas de desempenho e tenha tudo que precisa para aproveitar melhor cada oportunidade.

Conheça todos esses recursos do Zendesk Sell e veja como obter uma avaliação gratuita da nossa plataforma!

Software de CRM de vendas completo

CRM de vendas para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas

Software de CRM de vendas completo

CRM de vendas para melhorar a produtividade, os processos e a visibilidade do pipeline para as equipes de vendas

Experimente grátis